Connect with us

Educação

Evento na UERJ tem defesa do grupo terrorista Hamas

Published

on

Evento na UERJ tem defesa do grupo terrorista Hamas


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi palco, na última terça-feira (27), de um evento com manifestações de apoio ao grupo terrorista Hamas e dos atos criminosos do dia 7 de outubro de 2023. Além do grupo palestino, outras organizações terroristas foram saudadas e, do lado de fora, eram vendidas camisetas do Hezbollah.

O denominado ato político “Nenhum passo atrás: deter o extermínio em Gaza e a intervenção sionista no Brasil!”, organizado por entidades pró-Palestina, ocorreu no auditório do 11º andar da instituição pública e contou com a presença de ativistas, membros do MST, de partidos políticos, e de Cláudia Assaf, diplomata do Itamaraty que atua na Embaixada do Brasil em Burkina Faso.

Além de críticas às políticas adotadas pelo governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, os discursos dos 10 palestrantes defenderam a revolução armada. Em alguns momentos, o ataque terrorista do dia 7 de outubro perpetrado pelo Hamas, que vitimou mais de 1200 israelenses, foi comemorado.

No local, era possível ver cartazes com menções à Yahya Sinwar, ex-líder do Hamas, morto pelo exército israelense em outubro do ano passado e arquiteto do ataque terrorista que desencadeou o atual conflito no Oriente Médio. Um dos participantes portava com orgulho a bandeira do Hamas.

Bandeira do Hamas no ato político “Nenhum passo atrás: deter o extermínio em Gaza e a intervenção sionista no Brasil!”, ocorrido na UERJ. (Foto: Arquivo pessoal)

Do lado de fora do auditório, nas dependências da universidade pública, simpatizantes vendiam camisas do Hezbollah e broches do Hamas.

Barraca com broches do Hamas, da Palestina e de líderes revolucionários para venda nas dependências da UERJ. (Foto: Arquivo Pessoal)
Camisas do Hezbollah à venda nas dependências da UERJ. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além desses produtos, também era possível adquirir itens com símbolos comunistas e de líderes revolucionários como Che Guevara, Mao Tsé-Tung, Lenin, entre outros.

“A esquerda tem que fazer uma campanha pública em defesa do Hamas”, disse um dos palestrantes

Cada palestrante falou por volta de 10 minutos e alguns dos discursos faziam uma defesa aberta de grupos terroristas do Oriente Médio.

Thiago Guilherme Faria, advogado da diplomata Cláudia Assaf, defendeu um combate armado ao que chamou de “intervenção sionista no Brasil”.

“Não existe crime em defender os movimentos de resistência, seja o Hezbollah no Líbano, o Hamas em Gaza. O Brasil não categoriza essas entidades como organizações terroristas. Muito diferente do que as pessoas estão falando. Pelo contrário, são organizações de resistência, e sim, muitas vezes a resistência tem que se dar por meio da luta armada”, disse o advogado. Sua fala foi interrompida por aplausos do público e da mesa, e gritos de “viva o Hamas!”.

Outro a defender grupos terroristas foi o representante do Partido da Causa Operária (PCO), que iniciou sua fala criticando partidos de esquerda que não fazem uma defesa aberta dos movimentos revolucionários que prezam pela luta armada no Oriente Médio.

“Infelizmente houve um grande setor na esquerda que não quis defender a resistência armada sob a desculpa da resistência islâmica ser machista, homofóbica. Acusações falsas.”

“A esquerda tem que não só se posicionar, mas fazer uma campanha aberta e pública em defesa do Hamas, do Hezbollah, da Jihad Islâmica, dos Houthis do Iêmen, do Talibã e de todos os povos que se levantam contra o imperialismo.”

Ao final de sua fala, o representante do PCO prestou solidariedade a Lucas Passos, brasileiro de 35 anos condenado a mais de 16 anos de prisão por terrorismo. Segundo a Polícia Federal, Lucas é suspeito de participar do planejamento dos ataques que aconteceriam no DF. Ele foi preso em novembro de 2023 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, quando voltava de uma visita ao Líbano.

Imagens de cartazes glorificando a imagem de Yahya Sinwar, ex-líder do Hamas. (Foto: Arquivo pessoal)

Em alguns momentos, os palestrantes celebraram e elogiaram o ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023, quando representantes do Hamas invadiram Israel por céu, terra, e mar, vitimando pelo menos 1200 israelenses e sequestrando mais de 250.

Em seu discurso, um ativista pró-Palestina chamou Israel de entidade “nazi-sionista”, além de classificar o atentado do Hamas de operação “heroica” e “grandiosa”.

“[…] De forma magistral, glorificada, engrandecida, pela heroica resistência do povo palestino, que a partir da grandiosa operação do ‘Dilúvio de Al-Aqsa’ [nome dado pelo Hamas ao atentado do dia 7 de outubro] mostra mais uma vez, como outros povos do mundo já mostraram, que é possível vencer qualquer inimigo explorador. Se você tem uma causa justa, se você está do lado certo da história, se se organiza, não há superioridade bélica, econômica.”

Nos intervalos, o público entoava cantos e gritos como “do rio ao mar, a Palestina triunfará”, “chega da chacina, PM na favela e Israel na Palestina” e “fora Israel da Palestina e fora yankees [americanos] da América Latina”.

“Temos medo. Qual é o próximo passo?”, diz aluno judeu da UERJ

A reportagem da Gazeta do Povo recebeu denúncias de alunos que afirmaram que eventos dessa temática vêm ganhando força, especialmente após o 7 de outubro. De acordo com os entrevistados, alunos de origem judaica sentem medo de frequentar o espaço público universitário.

“As manifestações pró grupos terroristas vêm crescendo muito desde o 7 de outubro, antes disso, a gente via algumas pichações em banheiros, dizeres de ‘morte aos sionistas’, coisas mais pontuais. Depois do início da guerra, essas manifestações e eventos aumentaram muito. Muitos cartazes mentirosos em relação a guerra, alguns remetendo a símbolos judaicos, com objetivo de desumanizar os judeus”, afirmou um aluno da UERJ, judeu, que não quis se identificar por medo de represálias.

Ele afirma que os eventos normalmente se apresentam como “moderados”, somente pró-Palestina, sem a promoção de grupos terroristas em sua divulgação. Porém, na prática, para ele, o “objetivo é desumanizar os judeus sionistas. Isso dentro de um espaço público, sendo financiado pelo poder público de certa forma”.

“Isso vem escalonando para cada vez mais. Nós, eu e meus amigos judeus, nos sentimos menos seguros dentro de um ambiente universitário público que se diz plural e acolhedor. Não temos voz. Não temos representatividade nenhuma.”

Para os alunos, a UERJ pouco faz para combater o crescimento de apologias favoráveis a organizações terroristas. E que eventos dessa temática já foram organizados pela própria associação de docentes da faculdade, a Asduerj.

“Se criou um ambiente favorável para que a UERJ virasse palco para o evento do dia 27. Evento esse que chegou ao ápice do absurdo. Eventos com pessoas com camisas do Hamas, com bandeiras do Hamas, vendendo camisas do grupo terrorista Hezbollah, do Fatah. Vendendo produtos dos grupos que juram matar todos os judeus. Não só em Israel, como no mundo inteiro.”

Os alunos afirmam ainda que após o 7 de outubro suásticas começaram a aparecer nas dependências da universidade. Para eles, essas manifestações vêm dos mesmos alunos que promovem mensagens contra Israel.

“Depois do 7/10/2023, eu me deparei com uma coisa que eu nunca tinha visto antes. Algumas suásticas. Prontamente eu pedi para limparem. Mas foram aparecendo mais e mais suásticas e frases com teor odioso. Tudo indica que eram das mesmas pessoas que acenavam contra Israel, pró terroristas”, afirma um estudante.

Registro de suásticas, enviado pelos denunciantes, nas dependências da UERJ.

“Hoje, o ambiente é hostil para nós. Esse último evento ultrapassou todos os limites. Qual o próximo passo? É uma situação horrível. Não temos como nos sentir seguros em um ambiente assim. Temos medo.”

UERJ afirma que não recebeu denúncias e que o conteúdo debatido é de responsabilidade dos organizadores

Procurada, a UERJ afirmou que “o conteúdo debatido no evento e sua dinâmica são de inteira responsabilidade de seus organizadores”. A instituição disse ainda que “reafirma sua posição pela solução pacifista e diplomática dos conflitos regionais, contrária às soluções bélicas, defendendo os direitos das populações civis envolvidas na questão”.

A universidade afirmou, também, não ter recebido nenhuma reclamação da comunidade acadêmica sobre qualquer evento ou registro de “perseguição de cunho antissemita junto às instâncias desta Universidade”. “Orientamos que qualquer pessoa que se sinta perseguida dentro da Uerj registre sua manifestação na Ouvidoria, para que seja possível ciência e apuração.”

Em nota enviada à Gazeta do Povo, Bruno Feigelson, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), afirmou que “qualquer evento em que se ouça a expressão ‘Palestina Livre, do Rio ao Mar’ (sustentada pelo Hamas para pregar a extinção do Estado de Israel e o extermínio da população judaica); em que se nega o direito a Israel de existir, porque condena e distorce o movimento sionista, e ofende judeus comparando-os a nazistas, não quer construir soluções para o conflito no Oriente Médio, que foi iniciado pelo ataque terrorista do Hamas”.

“Ainda hoje há reféns sob a mira de terroristas! Isso é inaceitável! E é contestado, inclusive, por palestinos que também há muito tempo não aguentam mais o terrorismo. Nesse contexto, porém, o que mais cresce, no Brasil e no mundo, é o antissemitismo contra judeus, alimentado por discursos de ódio à origem judaica, ou seja, por racismo”, lamenta.

“Ficou claro o perigo de fingir que o discurso de ódio é apenas opinião no último triste episódio do assassinato do casal nos EUA. Isso é o que acontece quando se incita o ódio com base em falsas informações para uso político. Seguiremos lutando pelos direitos da nossa comunidade”, finaliza.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fiscalização apreende 250 metros de redes de pesca irregulares no Rio Paraná, em Presidente Epitácio | Presidente Prudente e Região
Noticias37 minutos ago

Fiscalização apreende 250 metros de redes de pesca irregulares no Rio Paraná, em Presidente Epitácio | Presidente Prudente e Região

Advogado diz que Mauro Cid não tentou deixar o país | Política
Política39 minutos ago

Advogado diz que Mauro Cid não tentou deixar o país | Política

Irã passou dos limites e pagará caro, diz chanceler de Israel
Internacional43 minutos ago

Irã passou dos limites e pagará caro, diz chanceler de Israel

Inscrições para o Enem dos Professores começa em 14 de julho
Noticias50 minutos ago

Inscrições para o Enem dos Professores começa em 14 de julho

Bolsas de Nova York ficam no vermelho após ataques entre Israel e Irã; petroleiras disparam
Economia51 minutos ago

Bolsas de Nova York ficam no vermelho após ataques entre Israel e Irã; petroleiras disparam

COB anuncia primeiros embaixadores dos Jogos das Juventude
Esporte1 hora ago

COB anuncia primeiros embaixadores dos Jogos das Juventude

Cúpula Brasil-Caribe firma adesões à Aliança Global contra a Fome
Noticias2 horas ago

Cúpula Brasil-Caribe firma adesões à Aliança Global contra a Fome

Itamaraty cita 'escalada das tensões' no Oriente Médio e recomenda a brasileiros que não viajem para Israel
Política2 horas ago

Itamaraty cita 'escalada das tensões' no Oriente Médio e recomenda a brasileiros que não viajem para Israel

Israel x Irã: como o conflito evoluiu até o ponto mais tenso; cronologia
Internacional2 horas ago

Israel x Irã: como o conflito evoluiu até o ponto mais tenso; cronologia

Mais de 488 mil aposentados já foram aos Correios contestar descontos
Noticias2 horas ago

Mais de 488 mil aposentados já foram aos Correios contestar descontos

Pesquisa: imposto para super-ricos resultaria em justiça social
Economia2 horas ago

Pesquisa: imposto para super-ricos resultaria em justiça social

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação
Noticias3 horas ago

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação

Ex-ministro da Defesa se desculpa em carta após ser rude com advogado em interrogatório no STF
Política3 horas ago

Ex-ministro da Defesa se desculpa em carta após ser rude com advogado em interrogatório no STF

É #FAKE que acidente aéreo na Coreia do Sul em 2024 ocorreu na decolagem; Boeing se chocou contra muro após pousar
Internacional3 horas ago

É #FAKE que acidente aéreo na Coreia do Sul em 2024 ocorreu na decolagem; Boeing se chocou contra muro após pousar

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã
Noticias3 horas ago

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã

Advogado diz que Mauro Cid não tentou deixar o país | Política
Economia3 horas ago

Ampliar faixa de isenção do IR sem tributar mais rico pode piorar distribuição de renda, diz governo

“Todos somos admiradores do regime chinês”
Entretenimento4 horas ago

“Todos somos admiradores do regime chinês”

Ceagesp recebe festa japonesa e entrega Torre do Relógio restaurada
Noticias4 horas ago

Ceagesp recebe festa japonesa e entrega Torre do Relógio restaurada

Moraes rejeita recurso da Defensoria contestando condenação de Carla Zambelli
Política4 horas ago

Moraes rejeita recurso da Defensoria contestando condenação de Carla Zambelli

Domo de Ferro, A Seta, Viga de Ferro, Patriota e Estilingue de David: conheça os 5 sistemas de defesa de Israel
Internacional4 horas ago

Domo de Ferro, A Seta, Viga de Ferro, Patriota e Estilingue de David: conheça os 5 sistemas de defesa de Israel

Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã
Noticias4 horas ago

Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics
Economia4 horas ago

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics

Aiea defende solução negociada entre Israel e Irã
Noticias5 horas ago

Aiea defende solução negociada entre Israel e Irã

PF prende Gilson Machado, ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro
Política5 horas ago

PF prende Gilson Machado, ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro

Irã passou dos limites e pagará caro, diz chanceler de Israel
Internacional5 horas ago

Líder supremo do Irã promete retaliar Israel | Mundo

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional9 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional10 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional10 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento10 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional10 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional10 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional9 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política7 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional9 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional9 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional9 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento9 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento9 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional9 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento9 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional9 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional9 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional9 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte7 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional9 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia5 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors
Internacional8 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors