Connect with us

Noticias

Ação em Heliópolis oferece serviços gratuitos e variados neste sábado

Published

on

Ação em Heliópolis oferece serviços gratuitos e variados neste sábado


Moradores da comunidade de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, puderam acessar diversos serviços de órgãos federais durante a manhã e tarde deste sábado (20).

A iniciativa Governo do Brasil na Rua, do governo federal, levou atendimento como dentistas, equipes do INSS e serviços como o ID Jovem, além de vacinação para pessoas e microchipagem e vacinação para cães e gatos.

Também estavam presentes a Caixa, com linhas de crédito de reforma, e o Ministério da Cultura, com informações sobre editais e bolsas.

“E qual é a ideia? É trazer os programas, os serviços do governo federal para o povo, onde o povo está, porque às vezes o povo não tem como ir até o governo”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

“Ali atrás tem o balcão do INSS. Muita gente que estava esperando um tempão na fila de perito do INSS, ou precisava de um documento, tem dificuldade de mexer no digital, no celular. Pessoas idosas estão vindo aqui e resolvendo o problema.” 


São Paulo (SP), 20/12/2015 - O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, participa da abertura do mutirão Governo do Brasil na Rua, que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, participa da abertura do mutirão Governo do Brasil na Rua, que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, na abertura do Governo do Brasil na Rua em Heliópolis – Rovena Rosa/Agência Brasil

A iniciativa, explicou o ministro, serve tanto para fazer o serviço público chegar a áreas em que o governo não tem equipamentos diretos quanto para mostrar à população serviços que ela eventualmente não conhece, como a linha de financiamento Reforma Casa Brasil, de linhas de crédito de até R$ 30 mil, da Caixa, ou a documentação e microchipagem de animais, pelo programa SimPatinhas.

A ação em São Paulo é a segunda da série de Feiras. A primeira, no sábado (13) passado, fez 4,4 mil atendimentos na comunidade Sol Nascente, em Ceilândia, município do Distrito Federal.


São Paulo (SP), 20/12/2015 - Vacinação de animais domésticos contra raiva na segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - Vacinação de animais domésticos contra raiva na segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vacinação de animais domésticos contra raiva na segunda edição do Governo do Brasil na Rua – Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir da segunda quinzena de janeiro as edições da Feira recomeçam, com previsão de atendimento a outras 25 cidades. As ações, em parceria com prefeitos e governadores, vão até junho de 2026, encerrando pouco antes do período de suspensão de atividades de serviços, por força da legislação eleitoral.

Para o ministro da Secretaria Geral, embora a ideia seja de integrar a iniciativa do governo federal com os entes municipais e estaduais – como ocorreu na semana passada, em Brasília – os representantes de São Paulo não tiveram interesse na iniciativa: 

“Lamentavelmente, aqui em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio não mostraram interesse em se aproximar, em trazer políticas do governo na rua. São visões diferentes de governo, né? Tem governador por aí que é aplaudido de pé na Faria Lima. O presidente Lula é aplaudido de pé aqui em Heliópolis, em Paraisópolis, nas comunidades e nas periferias desse Brasil.” 

“É natural que os governos tenham posições diferentes e não queiram colaborar, mas isso não vai impedir a gente de continuar trazendo os programas do governo do Brasil para a rua”, concluiu o ministro.

De tudo um pouco


São Paulo (SP), 20/12/2015 - O músico Paulo de Ângelo participa da segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - O músico Paulo de Ângelo participa da segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Músico Paulo de Ângelo na segunda edição do Governo do Brasil na Rua, em Heliópolis – Rovena Rosa/Agência Brasil

Entre os moradores presentes, não importava tanto quem oferecia o serviço, mas o fato dele finalmente chegar, com efetividade.

O cearense Paulo Afonso de Ângelo, morador da região há 30 anos, chegou há poucos dias de uma temporada visitando parentes no Norte. Pretendia resolver pendências no INSS, passar pelo dentista e estava checando se suas vacinas estavam atualizadas.

“Eu acho que tá sendo muito bom, só que eu cheguei um pouquinho atrasado, se eu soubesse tinha chegado mais cedo, né? Porque não sei se vai dar tempo de fazer tudo, mas o que eu quero fazer é pelo menos o principal, que é a vacina e a outra parte do INSS, que eu já estou aguardando com a ficha”, contou Paulo, que trabalha como compositor e cantor. 

Com seu gato em uma caixa de transporte, a diarista Luzinete do Carmo atualizava a carteira de vacinação do bichano.

Um pouco mais cedo trouxe também sua cachorrinha e fez, para ambos, o RG dos animais.

Em seguida ela aproveitou para resolver pendências da Previdência:

“Rapaz, eu só achei que não foi assim, tipo, muito avisado. Eu vi no Google ontem à noite, do nada. Eu tava no Google e vi, se não eu nem saberia. Aí hoje eu vim logo cedo, com minha cachorra. Agora com meu gato e vou voltar pra passar no INSS”, disse Luzinete. 


São Paulo (SP), 20/12/2015 - Valdirene Souza procura orientação sobre assistência Social durante a segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - Valdirene Souza procura orientação sobre assistência Social durante a segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Valdirene Souza procura orientação sobre assistência social – Rovena Rosa/Agência Brasil

Aguardando na fila para conversar com os atendentes do INSS, a metalúrgica Valdirene Souza veio para a Feira pois durante a semana lhe falta tempo para buscar esse tipo de serviço.

“Eu vim aqui para ver que tem um desconto no meu INSS já faz anos. Inclusive eu fui até no Correio para ver isso e fiquei de voltar lá, mas não voltei. Aí como já está aqui, resolvi aproveitar. No dia a dia tem de agendar. A gente que trabalha tem a vida muito corrida, né?”, ponderou a metalúrgica. 

Do outro lado do balcão

Os serviços foram oferecidos por servidores de diversos órgãos. Tathiana Bagatini, por exemplo, trabalha na Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, no estado de São Paulo.

Ela veio com outros quatro colegas e estavam atuando junto com os trabalhadores da vigilância sanitária da prefeitura, que vacinavam animais de estimação e realizavam a microchipagem, com trabalhadores de uma ONG. 

“Está sendo diferente para a gente, porque o nosso habitual é com animais silvestres. Animal doméstico, a gente nem tem atribuição, mas a gente veio para ajudar aqui no final de semana e está sendo muito interessante. A população tem tantas necessidades que a gente acabou ajudando com mais de uma. Muita gente a gente ajudou fazendo o cadastro do GOV.br, que as pessoas tinham que fazer para poder colocar o microchip, e muitos não tinham o cadastro”, explicou a servidora.

Segundo Tathiana, a maior dificuldade era de acesso, como um pacote de dados ou um celular compatível, ou ainda de pessoas que não conheciam os procedimentos para acessar a plataforma.


São Paulo (SP), 20/12/2015 - Segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - Segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segunda edição do Governo do Brasil na Rua, em Heliópolis – Rovena Rosa/Agência Brasil

Do outro lado do balcão

Teve ainda quem tenha vindo para trabalhar, mas aproveitou uma parada para botar os direitos em dia. É o caso de Brenda Goulart, que recebeu a segunda dose da vacina contra Hepatite B.

A servidora, da Secretaria Nacional de Juventude, esteve na ação de Ceilândia e acompanhará a caravana da Feira durante o próximo semestre, atuando no cadastro e emissão de carteirinhas do ID Jovem. Esse serviço atendeu algumas dezenas de pessoas neste sábado, a maioria com dificuldade para resolver pendências de cadastro na plataforma.

O ID Jovem pode ser feito por qualquer cidadão de 15 a 29 anos, cadastrado no CadÚnico e com renda média familiar abaixo de dois salários mínimos. Entre os benefícios após o cadastro estão a comprovação para o desconto de meia entrada em eventos culturais e a possibilidade de descontos ou mesmo de gratuidade em viagens de ônibus interestaduais.

“Estamos aqui para ajudar os jovens a entender, explicar o que é a política pública, explicar quais são os direitos que ela traz. E quem está com os requisitos certinhos, a gente emite a carteirinha também”, explicou Brenda. 


Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGU envia à Itália defesa de extradição de Carla Zambelli
Internacional8 minutos ago

AGU envia à Itália defesa de extradição de Carla Zambelli

Pessoas com HIV e aids falam de sua marginalização na sociedade
Noticias38 minutos ago

Pessoas com HIV e aids falam de sua marginalização na sociedade

Arrecadação federal bate recorde de R$ 266,8 bilhões em maio
Economia46 minutos ago

Arrecadação federal bate recorde de R$ 266,8 bilhões em maio

Venezuelana recebeu alerta no celular segundos antes de sentir tremor
Noticias2 horas ago

Venezuelana recebeu alerta no celular segundos antes de sentir tremor

Critérios para monetização com menores nas redes estão mais claras
Noticias2 horas ago

Critérios para monetização com menores nas redes estão mais claras

Conta de luz deve ter alívio em agosto com R7,2 mi de "bônus de Itaipu"; veja quem recebe
Economia2 horas ago

Conta de luz deve ter alívio em agosto com R$767,2 mi de "bônus de Itaipu"; veja quem recebe

Acusação contra Harvey Weinstein é retirada após atriz dizer que não suporta mais testemunhar
Entretenimento2 horas ago

Acusação contra Harvey Weinstein é retirada após atriz dizer que não suporta mais testemunhar

Gonet diz que não vê falta grave no caso da arma de Bolsonaro 
Noticias3 horas ago

Gonet diz que não vê falta grave no caso da arma de Bolsonaro 

Difícil tarefa dos artilheiros que marcaram em todos jogos de uma Copa
Esporte3 horas ago

Difícil tarefa dos artilheiros que marcaram em todos jogos de uma Copa

Presidente do BC reage a questionamentos dos EUA ao PIX: 'Algo que terá de ser aceito'
Economia3 horas ago

Presidente do BC reage a questionamentos dos EUA ao PIX: 'Algo que terá de ser aceito'

Líderes de todo o mundo se solidarizam com Venezuela após terremoto
Noticias4 horas ago

Líderes de todo o mundo se solidarizam com Venezuela após terremoto

Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela
Internacional4 horas ago

Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela

Imóvel desaba e mata duas meninas na Ilha do Governador, no Rio
Noticias5 horas ago

Imóvel desaba e mata duas meninas na Ilha do Governador, no Rio

Sandra Annenberg reage à imitação de Tata Werneck em encontro no Fantástico: 'Ri sem parar'
Entretenimento5 horas ago

Sandra Annenberg reage à imitação de Tata Werneck em encontro no Fantástico: 'Ri sem parar'

Lula assina contratos para retomar obra em fábrica de fertilizantes
Economia5 horas ago

Lula assina contratos para retomar obra em fábrica de fertilizantes

Paramount está pronta para vender joint venture com Universal por compra da Warner, diz agência
Entretenimento5 horas ago

Paramount está pronta para vender joint venture com Universal por compra da Warner, diz agência

Apple aumenta preços de MacBooks e iPads após disparada no custo de memória
Noticias6 horas ago

Apple aumenta preços de MacBooks e iPads após disparada no custo de memória

Mais de 10 mil professores foram contratados com nota da PND de 2025
Noticias6 horas ago

Mais de 10 mil professores foram contratados com nota da PND de 2025

Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026
Economia6 horas ago

Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026

Ativismo negro de Candeia é debatido em livro que expõe a complexidade da militância do sambista e questiona a fama de policial severo e truculento
Entretenimento6 horas ago

Ativismo negro de Candeia é debatido em livro que expõe a complexidade da militância do sambista e questiona a fama de policial severo e truculento

Micron supera Meta e Tesla em valor de mercado impulsionada pela demanda por infraestrutura de IA
Noticias7 horas ago

Micron supera Meta e Tesla em valor de mercado impulsionada pela demanda por infraestrutura de IA

Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%
Noticias7 horas ago

Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

Marina Versos vai interpretar Marília Mendonça em cinebiografia
Entretenimento7 horas ago

Marina Versos vai interpretar Marília Mendonça em cinebiografia

Senacon apura suspeita em anúncios de bet da CazéTV na Copa do Mundo
Economia7 horas ago

Senacon apura suspeita em anúncios de bet da CazéTV na Copa do Mundo

‘Wannabe’, sucesso das Spice Girls, completa 30 anos em meio a rumores de reencontro
Entretenimento7 horas ago

‘Wannabe’, sucesso das Spice Girls, completa 30 anos em meio a rumores de reencontro

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional12 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia12 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias12 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política11 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia12 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias12 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia12 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação12 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política11 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias11 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional12 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política12 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia12 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional9 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias12 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia10 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política12 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional12 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política12 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

USP mantém aprovação após “carteirada” com ajuda de ministros do STF
Educação3 meses ago

USP mantém aprovação após “carteirada” com ajuda de ministros do STF

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional12 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento12 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento12 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia12 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias12 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais