Connect with us

Educação

Evento na UERJ tem defesa do grupo terrorista Hamas

Published

on

Evento na UERJ tem defesa do grupo terrorista Hamas


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi palco, na última terça-feira (27), de um evento com manifestações de apoio ao grupo terrorista Hamas e dos atos criminosos do dia 7 de outubro de 2023. Além do grupo palestino, outras organizações terroristas foram saudadas e, do lado de fora, eram vendidas camisetas do Hezbollah.

O denominado ato político “Nenhum passo atrás: deter o extermínio em Gaza e a intervenção sionista no Brasil!”, organizado por entidades pró-Palestina, ocorreu no auditório do 11º andar da instituição pública e contou com a presença de ativistas, membros do MST, de partidos políticos, e de Cláudia Assaf, diplomata do Itamaraty que atua na Embaixada do Brasil em Burkina Faso.

Além de críticas às políticas adotadas pelo governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, os discursos dos 10 palestrantes defenderam a revolução armada. Em alguns momentos, o ataque terrorista do dia 7 de outubro perpetrado pelo Hamas, que vitimou mais de 1200 israelenses, foi comemorado.

No local, era possível ver cartazes com menções à Yahya Sinwar, ex-líder do Hamas, morto pelo exército israelense em outubro do ano passado e arquiteto do ataque terrorista que desencadeou o atual conflito no Oriente Médio. Um dos participantes portava com orgulho a bandeira do Hamas.

Bandeira do Hamas no ato político “Nenhum passo atrás: deter o extermínio em Gaza e a intervenção sionista no Brasil!”, ocorrido na UERJ. (Foto: Arquivo pessoal)

Do lado de fora do auditório, nas dependências da universidade pública, simpatizantes vendiam camisas do Hezbollah e broches do Hamas.

Barraca com broches do Hamas, da Palestina e de líderes revolucionários para venda nas dependências da UERJ. (Foto: Arquivo Pessoal)
Camisas do Hezbollah à venda nas dependências da UERJ. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além desses produtos, também era possível adquirir itens com símbolos comunistas e de líderes revolucionários como Che Guevara, Mao Tsé-Tung, Lenin, entre outros.

“A esquerda tem que fazer uma campanha pública em defesa do Hamas”, disse um dos palestrantes

Cada palestrante falou por volta de 10 minutos e alguns dos discursos faziam uma defesa aberta de grupos terroristas do Oriente Médio.

Thiago Guilherme Faria, advogado da diplomata Cláudia Assaf, defendeu um combate armado ao que chamou de “intervenção sionista no Brasil”.

“Não existe crime em defender os movimentos de resistência, seja o Hezbollah no Líbano, o Hamas em Gaza. O Brasil não categoriza essas entidades como organizações terroristas. Muito diferente do que as pessoas estão falando. Pelo contrário, são organizações de resistência, e sim, muitas vezes a resistência tem que se dar por meio da luta armada”, disse o advogado. Sua fala foi interrompida por aplausos do público e da mesa, e gritos de “viva o Hamas!”.

Outro a defender grupos terroristas foi o representante do Partido da Causa Operária (PCO), que iniciou sua fala criticando partidos de esquerda que não fazem uma defesa aberta dos movimentos revolucionários que prezam pela luta armada no Oriente Médio.

“Infelizmente houve um grande setor na esquerda que não quis defender a resistência armada sob a desculpa da resistência islâmica ser machista, homofóbica. Acusações falsas.”

“A esquerda tem que não só se posicionar, mas fazer uma campanha aberta e pública em defesa do Hamas, do Hezbollah, da Jihad Islâmica, dos Houthis do Iêmen, do Talibã e de todos os povos que se levantam contra o imperialismo.”

Ao final de sua fala, o representante do PCO prestou solidariedade a Lucas Passos, brasileiro de 35 anos condenado a mais de 16 anos de prisão por terrorismo. Segundo a Polícia Federal, Lucas é suspeito de participar do planejamento dos ataques que aconteceriam no DF. Ele foi preso em novembro de 2023 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, quando voltava de uma visita ao Líbano.

Imagens de cartazes glorificando a imagem de Yahya Sinwar, ex-líder do Hamas. (Foto: Arquivo pessoal)

Em alguns momentos, os palestrantes celebraram e elogiaram o ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023, quando representantes do Hamas invadiram Israel por céu, terra, e mar, vitimando pelo menos 1200 israelenses e sequestrando mais de 250.

Em seu discurso, um ativista pró-Palestina chamou Israel de entidade “nazi-sionista”, além de classificar o atentado do Hamas de operação “heroica” e “grandiosa”.

“[…] De forma magistral, glorificada, engrandecida, pela heroica resistência do povo palestino, que a partir da grandiosa operação do ‘Dilúvio de Al-Aqsa’ [nome dado pelo Hamas ao atentado do dia 7 de outubro] mostra mais uma vez, como outros povos do mundo já mostraram, que é possível vencer qualquer inimigo explorador. Se você tem uma causa justa, se você está do lado certo da história, se se organiza, não há superioridade bélica, econômica.”

Nos intervalos, o público entoava cantos e gritos como “do rio ao mar, a Palestina triunfará”, “chega da chacina, PM na favela e Israel na Palestina” e “fora Israel da Palestina e fora yankees [americanos] da América Latina”.

“Temos medo. Qual é o próximo passo?”, diz aluno judeu da UERJ

A reportagem da Gazeta do Povo recebeu denúncias de alunos que afirmaram que eventos dessa temática vêm ganhando força, especialmente após o 7 de outubro. De acordo com os entrevistados, alunos de origem judaica sentem medo de frequentar o espaço público universitário.

“As manifestações pró grupos terroristas vêm crescendo muito desde o 7 de outubro, antes disso, a gente via algumas pichações em banheiros, dizeres de ‘morte aos sionistas’, coisas mais pontuais. Depois do início da guerra, essas manifestações e eventos aumentaram muito. Muitos cartazes mentirosos em relação a guerra, alguns remetendo a símbolos judaicos, com objetivo de desumanizar os judeus”, afirmou um aluno da UERJ, judeu, que não quis se identificar por medo de represálias.

Ele afirma que os eventos normalmente se apresentam como “moderados”, somente pró-Palestina, sem a promoção de grupos terroristas em sua divulgação. Porém, na prática, para ele, o “objetivo é desumanizar os judeus sionistas. Isso dentro de um espaço público, sendo financiado pelo poder público de certa forma”.

“Isso vem escalonando para cada vez mais. Nós, eu e meus amigos judeus, nos sentimos menos seguros dentro de um ambiente universitário público que se diz plural e acolhedor. Não temos voz. Não temos representatividade nenhuma.”

Para os alunos, a UERJ pouco faz para combater o crescimento de apologias favoráveis a organizações terroristas. E que eventos dessa temática já foram organizados pela própria associação de docentes da faculdade, a Asduerj.

“Se criou um ambiente favorável para que a UERJ virasse palco para o evento do dia 27. Evento esse que chegou ao ápice do absurdo. Eventos com pessoas com camisas do Hamas, com bandeiras do Hamas, vendendo camisas do grupo terrorista Hezbollah, do Fatah. Vendendo produtos dos grupos que juram matar todos os judeus. Não só em Israel, como no mundo inteiro.”

Os alunos afirmam ainda que após o 7 de outubro suásticas começaram a aparecer nas dependências da universidade. Para eles, essas manifestações vêm dos mesmos alunos que promovem mensagens contra Israel.

“Depois do 7/10/2023, eu me deparei com uma coisa que eu nunca tinha visto antes. Algumas suásticas. Prontamente eu pedi para limparem. Mas foram aparecendo mais e mais suásticas e frases com teor odioso. Tudo indica que eram das mesmas pessoas que acenavam contra Israel, pró terroristas”, afirma um estudante.

Registro de suásticas, enviado pelos denunciantes, nas dependências da UERJ.

“Hoje, o ambiente é hostil para nós. Esse último evento ultrapassou todos os limites. Qual o próximo passo? É uma situação horrível. Não temos como nos sentir seguros em um ambiente assim. Temos medo.”

UERJ afirma que não recebeu denúncias e que o conteúdo debatido é de responsabilidade dos organizadores

Procurada, a UERJ afirmou que “o conteúdo debatido no evento e sua dinâmica são de inteira responsabilidade de seus organizadores”. A instituição disse ainda que “reafirma sua posição pela solução pacifista e diplomática dos conflitos regionais, contrária às soluções bélicas, defendendo os direitos das populações civis envolvidas na questão”.

A universidade afirmou, também, não ter recebido nenhuma reclamação da comunidade acadêmica sobre qualquer evento ou registro de “perseguição de cunho antissemita junto às instâncias desta Universidade”. “Orientamos que qualquer pessoa que se sinta perseguida dentro da Uerj registre sua manifestação na Ouvidoria, para que seja possível ciência e apuração.”

Em nota enviada à Gazeta do Povo, Bruno Feigelson, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), afirmou que “qualquer evento em que se ouça a expressão ‘Palestina Livre, do Rio ao Mar’ (sustentada pelo Hamas para pregar a extinção do Estado de Israel e o extermínio da população judaica); em que se nega o direito a Israel de existir, porque condena e distorce o movimento sionista, e ofende judeus comparando-os a nazistas, não quer construir soluções para o conflito no Oriente Médio, que foi iniciado pelo ataque terrorista do Hamas”.

“Ainda hoje há reféns sob a mira de terroristas! Isso é inaceitável! E é contestado, inclusive, por palestinos que também há muito tempo não aguentam mais o terrorismo. Nesse contexto, porém, o que mais cresce, no Brasil e no mundo, é o antissemitismo contra judeus, alimentado por discursos de ódio à origem judaica, ou seja, por racismo”, lamenta.

“Ficou claro o perigo de fingir que o discurso de ódio é apenas opinião no último triste episódio do assassinato do casal nos EUA. Isso é o que acontece quando se incita o ódio com base em falsas informações para uso político. Seguiremos lutando pelos direitos da nossa comunidade”, finaliza.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Júlio Lancelotti promove almoço de natal para moradores de rua em SP
Noticias14 minutos ago

Júlio Lancelotti promove almoço de natal para moradores de rua em SP

Prefeitura de Conchas abre processo seletivo para professores
Noticias1 hora ago

Prefeitura de Conchas abre processo seletivo para professores

Rússia compara com pirataria bloqueio dos Estados Unidos à Venezuela
Internacional2 horas ago

Rússia compara com pirataria bloqueio dos Estados Unidos à Venezuela

Diddy tenta soltura imediata da prisão, e defesa do rapper fala em 'punição excessiva'
Entretenimento2 horas ago

Diddy tenta soltura imediata da prisão, e defesa do rapper fala em 'punição excessiva'

Toffoli nega pedido da PGR e mantém acareação no caso Banco Master
Noticias2 horas ago

Toffoli nega pedido da PGR e mantém acareação no caso Banco Master

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral
Política3 horas ago

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada
Noticias3 horas ago

Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Política4 horas ago

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Natal tem sol forte e calor de até 40°C no Rio de Janeiro
Noticias4 horas ago

Natal tem sol forte e calor de até 40°C no Rio de Janeiro

Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro
Noticias5 horas ago

Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Em 1º sermão de Natal, papa lamenta condições dos palestinos em Gaza
Internacional6 horas ago

Em 1º sermão de Natal, papa lamenta condições dos palestinos em Gaza

Pescadores profissionais têm até dia 31 para comprovar atividade
Noticias6 horas ago

Pescadores profissionais têm até dia 31 para comprovar atividade

Maior campeã paralímpica, Carol Santiago aprova testes para 2028
Esporte7 horas ago

Maior campeã paralímpica, Carol Santiago aprova testes para 2028

Rio inicia credenciamento de ambulantes para o carnaval de rua 2026
Noticias7 horas ago

Rio inicia credenciamento de ambulantes para o carnaval de rua 2026

Mariah Carey ganha processo envolvendo All I want for Christmas is you
Entretenimento8 horas ago

Mariah Carey ganha processo envolvendo All I want for Christmas is you

TV Brasil transmite show especial de Simone no dia 25 de dezembro
Noticias8 horas ago

TV Brasil transmite show especial de Simone no dia 25 de dezembro

Réveillon do Rio pode injetar R$ 3,34 bilhões na economia da cidade
Economia9 horas ago

Réveillon do Rio pode injetar R$ 3,34 bilhões na economia da cidade

Programa Eco Invest Brasil encerra 2025 com R$ 14 bi em financiamentos
Noticias9 horas ago

Programa Eco Invest Brasil encerra 2025 com R$ 14 bi em financiamentos

Aplicativo gratuito da Embrapa ajuda a planejar barragens no semiárido
Economia10 horas ago

Aplicativo gratuito da Embrapa ajuda a planejar barragens no semiárido

Pioneiro no Brasil, álbum de Natal de Simone chega aos 30 anos com mais glórias e memes do que antipatias
Entretenimento10 horas ago

Pioneiro no Brasil, álbum de Natal de Simone chega aos 30 anos com mais glórias e memes do que antipatias

Idosa de 73 anos é levada ao hospital após acidente na rodovia dos Tamoios
Noticias10 horas ago

Idosa de 73 anos é levada ao hospital após acidente na rodovia dos Tamoios

Astro paralímpico, Gabrielzinho enaltece treinador: “Mente pensante”
Esporte11 horas ago

Astro paralímpico, Gabrielzinho enaltece treinador: “Mente pensante”

Como os artistas cristãos estão conquistando ouvintes e entrando no mainstream da música pop
Entretenimento11 horas ago

Como os artistas cristãos estão conquistando ouvintes e entrando no mainstream da música pop

Mãe de mulher morta após ser arrastada na Marginal: 'Acabou o sofrimento, agora é pedir Justiça'
Noticias11 horas ago

Mãe de mulher morta após ser arrastada na Marginal: 'Acabou o sofrimento, agora é pedir Justiça'

Retrospectiva 2025: relembre histórias inspiradoras e de superação na região de Piracicaba
Noticias12 horas ago

Retrospectiva 2025: relembre histórias inspiradoras e de superação na região de Piracicaba

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional6 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias6 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia6 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política5 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia5 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia6 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política5 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação6 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias5 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional3 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia4 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional6 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias6 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política6 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia6 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias6 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política6 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional6 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política6 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento5 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional6 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento6 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia6 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias6 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias6 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri