Connect with us

Internacional

Quem é a brasileira que mudou postos de controle viário de Angola ao denunciar corrupção de policiais

Published

on

Quem é a brasileira que mudou postos de controle viário de Angola ao denunciar corrupção de policiais




Letícia Pavim é formada em relações internacionais, cofundadora de uma empresa de desenvolvimento de jovens para o mercado e criadora de conteúdo. Aos 24 anos, ela concilia o trabalho na internet com empresa. Letícia Pavim é empresária e criadora de conteúdo
Arquivo Pessoal
Após denunciar o golpe do policial corrupto em Angola e ser responsável por mudanças nos postos de controle viário do país, a brasileira Letícia Pavim viralizou nas redes sociais.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A criadora de conteúdo de 24 anos cresceu em Ribeirão Preto (SP) e se formou em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ao g1, ela contou que a viagem para o continente africano tinha o objetivo de divulgar o turismo local e influenciar mulheres que viajam sozinhas.
Mensagem que ela compartilha para mais de 77 mil pessoas no TikTok e quase 30 mil no Instagram.
Com 24 países na bagagem, línguas inglesa e espanhola fluente e mandarim com nível intermediário, o principal objetivo é mostrar que viajar sozinha é uma ótima opção.
“Eu quero compartilhar as vivências, eu quero quebrar esse estereótipo, eu quero impulsionar mais mulheres a viajarem sozinhas. A maioria das pessoas tem medo, falta coragem, claro que tem a questão financeira, mas tem muito essa questão da coragem”, diz.
Letícia Pavim durante sua viagem para o continente africano
Arquivo Pessoal
Sonho antigo de conhecer o mundo
Letícia lembra que desde pequena, quando perguntavam seu sonho, a resposta era sempre a mesma: viajar o mundo. Influenciada pela mãe, que tinha uma agência de turismo, até os 18 anos ela foi com a família para Argentina, Chile e Disney.
As viagens só fizeram aumentar o desejo da jovem de realizar um intercâmbio, mas apesar de uma vida confortável, as condições financeiras foram um empecilho na época. Aos 17 anos, Letícia entrou na faculdade e usou sua paixão pelo mundo para escolher o curso.
“Eu vou fazer Relações Internacionais, vou fazer pós em Comércio Exterior e depois trabalhar em uma multinacional, para mim era esse o plano, mas a vida aconteceu nesse caminho”.
Na época, Letícia conta que o pai foi contra sua decisão da escolha do curso, já que ele era engenheiro, assim como o irmão da jovem e a outra irmã arquiteta. Apesar da opinião do pai, ela insistiu em fazer Relações Internacionais.
Foi quando ela se mudou para São Paulo, consolidou sua independência e decidiu participar de todas as organizações da Universidade. Em uma delas ela entrou para a área de marketing e desenvolveu habilidades com programas de imagem.
“Eu comecei a ser freelancer de artes digitais, era aniversário de alguém, eu fazia o flyer, fazia banner, redes sociais da mãe de um amiga, costureira do meu bairro. Eu falei ‘eu quero fazer o intercâmbio então vou fazer acontecer’ e consegui pagar metade da minha viagem para a Espanha”.
Letícia Pavim no seu primeiro intercâmbio na Espanha
Arquivo Pessoal
Em 2018, ela conquistou seu primeiro intercâmbio e passou um mês na Espanha para aprender o idioma.
Quando voltou, a partir de um presente que recebeu de um a amiga na viagem, ela desenvolveu seu próprio negócio em uma matéria da faculdade que foi um sucesso e conseguiu financiar todos os custos do seu próximo destino.
Dessa vez o Egito foi o local escolhido. Letícia foi trabalhar em uma start-up e lembra do choque cultural que sentiu naquele momento, mas nada abalava a vontade de conhecer a cultura daquele país.
“Todo mundo me passou mesmo, falando que ia morrer, falando as piores coisas do mundo e aí obviamente eu fiquei tensa, mas eu queria muito ir. Até aquele momento foi a experiência mais incrível da minha vida, foi extraordinário”.
Letícia Pavim viajou para o Egito
Arquivo Pessoal
Reviravolta
A viagem para o Egito rendeu bons amigos e ajudou Letícia a fortalecer a imagem de que uma jovem, mulher, pode visitar os mais diferentes lugares. No entanto, ela ainda não compartilhava esses conteúdo nas suas redes sociais.
Quando voltou para o Brasil ela decidiu trabalhar em uma multinacional enquanto ampliava o seu próprio negócio que começou na faculdade. A vida estava caminhando bem, quando no final de 2020 ela foi para Recife (PE) visitar sua família e seu sobrinho que tinha nascido.
“Todo mundo pegou covid, até meu sobrinho de seis meses. No dia 31 de dezembro meu pai foi internado e no dia 7 de fevereiro ele faleceu. A minha toda desmoronou, por completo, meu pai era realmente minha base, ele cuidava, me protegia, era meu porto seguro”.
Após a perde do pai, já em Ribeirão Preto, a mãe da Letícia entrou em depressão e aquela se tornou sua prioridade. Ainda em 2021, a jovem perdeu seu cachorro e decidiu que era o momento da mãe voltar para Recife onde estava toda a família.
Após tantas perdas, ela decidiu se organizar financeiramente, sair da multinacional e encerrar sua empresa criada na universidade. Naquele momento, focou em abrir um negócio que estava nos papéis com um amigo que fez durante a viagem pro Egito, voltar a viajar e compartilhar seu conteúdo.
Letícia Pavim durante sua viagem pela Índia
Arquivo Pessoal
O destino dessa vez foi a Índia, um sonho antigo que ganhou mais sentido após ficar amiga de indianos no Egito. Letícia acionou seus contatos, arrumou as malas e partiu para a nova aventura.
“Eu fiquei três meses lá, organizei tudo, fui para 20 cidades sozinha, escalei o Himalaia por seis dias, fiz um retiro de dez dias no topo das montanhas, fiquei em hostel de empreendedores, foi uma loucura. Eu já fui com a cabeça de criar conteúdo, eu queria compartilhar sobre viajar sozinha.”
Depois da Índia, Letícia foi para o Sri Lanka e viajou também pela Europa. Foi a partir da Índia que Letícia começou a publicar em suas redes sociais e começou a ver seu público crescer e se identificar com suas experiências.
Comunidade
Após entender que criar conteúdo fazia sentido na sua vida, ela decidiu conciliar a vida de empreendedora com a de criadora de conteúdo. Atualmente Letícia é cofundadora de uma empresa de desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho e produz mídia sobre viagem nas redes sociais.
Uma das inúmeras amizades que Letícia fez durante as viagens contou que era possível viajar trabalhando para o Ministério de Turismo dos países. Ela enxergou nisso um grande negócio e conseguiu a primeira parceria em março de 2023, com o governo de El Salvador.
“Eu fiz uma viagem de uma semana, 100% patrocinada, passagem, comida, hotel, tudo do mais alto nível. E aí eu compartilho minhas vivências e consigo ao mesmo tempo trabalhar na minha empresa”.
A brasileira Letícia Pavim visitou a Etiópia
Arquivo Pessoal
Após essa primeira experiência, ela decidiu que era hora de planejar sua viagem para o continente africano com a parceria de alguns ministério de turismo. A jovem foi para Etiópia, Malawi, Moçambique, Angola e Tanzânia.
Para Letícia, nada vale mais do que ver os comentários em suas redes sociais das pessoas que ela conseguiu impactar com os seus conteúdos.
“Uma menina que foi para o Sri Lanka me mandou ‘nossa, eu ví seus vídeos, me ajudou muito’. Recentemente uma menina foi para Índia, ela estava com muito medo e eu dei todos os direcionamentos, até na escolha de roupas. Pra mim é muito feliz ver isso, é um retorno muito bom”.
Golpe em Angola
Durante sua viagem pelo continente africano, Letícia foi para Angola e viu de perto o poder dos seus conteúdos nas redes sociais. No seu primeiro dia no país, ela passou por pelo menos sete postos polciais, sendo que em todos foi solicitado algum tipo de pagamento para o motorista.
Indignada com a situação, a jovem decidiu compartilhar um vídeo nas suas redes sociais relatando o que tinha presenciado. O vídeo viralizou e repercutiu em diversos sites.
Brasileira sofre golpe do policial corrupto em Angola e causa mudanças no país
Com a exposição, Letícia recebeu diversos avisos de angolanos orientando ela a apagar o vídeo pois ela poderia receber algum tipo de repressão policial. A jovem acionou a embaixada brasileira e recebeu suporte de Rafael Vidal, embaixador do Brasil na Angola.
Após o conteúdo viralizar, o governo angolano suspendeu os postos de controle por 24 horas e, depois, diminuiu a quantidade deles nas estradas permanentemente. Nos sites de notícias locais, a decisão foi associada ao vídeo.
*Sob supervisão de Helio Carvalho
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Papa Leão XIV pede que Igreja ilumine “noites escuras do mundo”
Noticias32 minutos ago

Papa Leão XIV pede que Igreja ilumine “noites escuras do mundo”

Globo Rural: informações adicionais das reportagens do dia 11/05/2025
Economia33 minutos ago

Globo Rural: informações adicionais das reportagens do dia 11/05/2025

Poupança tem saída líquida de R$ 6,4 bilhões em abril
Noticias37 minutos ago

Poupança tem saída líquida de R$ 6,4 bilhões em abril

Hugo Motta mandou recado ao STF e fez gesto para agradar oposição ao colocar em votação resolução que trava ação penal do golpe
Política46 minutos ago

Hugo Motta mandou recado ao STF e fez gesto para agradar oposição ao colocar em votação resolução que trava ação penal do golpe

Padre 'gato' brasileiro vira hit nas redes sociais ao ser filmado no anúncio de novo papa
Internacional49 minutos ago

Padre 'gato' brasileiro vira hit nas redes sociais ao ser filmado no anúncio de novo papa

Deus ama a todos e o mal não prevalecerá
Entretenimento1 hora ago

Deus ama a todos e o mal não prevalecerá

Moraes vota por suspensão parcial de ação do golpe contra Ramagem
Noticias2 horas ago

Moraes vota por suspensão parcial de ação do golpe contra Ramagem

Brasil deve terminar o ano melhor do que estimado por projeções
Economia2 horas ago

Brasil deve terminar o ano melhor do que estimado por projeções

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
Noticias2 horas ago

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ

Apesar de decisão da Câmara, Moraes vota para manter processo contra Ramagem por três crimes | Política
Política2 horas ago

Apesar de decisão da Câmara, Moraes vota para manter processo contra Ramagem por três crimes | Política

‘É um papa quase peruano!’: VÍDEO mostra reação emocionada de apresentadores do Peru ao anúncio do novo pontífice | Mundo
Internacional2 horas ago

‘É um papa quase peruano!’: VÍDEO mostra reação emocionada de apresentadores do Peru ao anúncio do novo pontífice | Mundo

Como uma base familiar sólida conduz ao sucesso acadêmico
Entretenimento2 horas ago

Como uma base familiar sólida conduz ao sucesso acadêmico

SP oferece 490 vagas em oficinas gratuitas voltadas para o audiovisual
Noticias3 horas ago

SP oferece 490 vagas em oficinas gratuitas voltadas para o audiovisual

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais
Economia3 horas ago

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Dia das Mães: 80% dos moradores de favelas pretendem dar presentes
Noticias3 horas ago

Dia das Mães: 80% dos moradores de favelas pretendem dar presentes

Governo vai usar recursos bloqueados de associações que cometeram fraude para pagar aposentados, diz Haddad
Política3 horas ago

Governo vai usar recursos bloqueados de associações que cometeram fraude para pagar aposentados, diz Haddad

Embaixada do Brasil no Vaticano posta imagem de Leão XIV no Cristo Redentor e cita continuidade do legado de Francisco
Internacional3 horas ago

Embaixada do Brasil no Vaticano posta imagem de Leão XIV no Cristo Redentor e cita continuidade do legado de Francisco

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio
Noticias4 horas ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%
Economia4 horas ago

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

Poupança tem saída líquida de R$ 6,4 bilhões em abril
Noticias4 horas ago

Poupança tem saída líquida de R$ 6,4 milhões em abril

Moraes vota para condenar Carla Zambelli e hacker por invasão aos sistemas do CNJ | Política
Política4 horas ago

Moraes vota para condenar Carla Zambelli e hacker por invasão aos sistemas do CNJ | Política

Dois grandes aliados: Francisco aconselhou o cardeal Prevost a sorrir e não perder o senso de humor
Internacional4 horas ago

Dois grandes aliados: Francisco aconselhou o cardeal Prevost a sorrir e não perder o senso de humor

Motorista morre ao ser baleado por PM após desobedecer sinal de parada e apontar arma para viatura, diz polícia
Noticias5 horas ago

Motorista morre ao ser baleado por PM após desobedecer sinal de parada e apontar arma para viatura, diz polícia

ANPD publica edital de concurso com 213 vagas e salário inicial de até R$ 9 mil; veja como participar
Economia5 horas ago

ANPD publica edital de concurso com 213 vagas e salário inicial de até R$ 9 mil; veja como participar

Petrobras descobre óleo de qualidade na Bacia de Santos
Noticias5 horas ago

Petrobras descobre óleo de qualidade na Bacia de Santos

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional8 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional9 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional9 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento9 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional9 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional9 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional8 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política6 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional8 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional8 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional8 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento8 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento8 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento8 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional8 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional8 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional8 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional8 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional8 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte6 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia4 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors
Internacional8 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors