Connect with us

Últimas Noticias

Quem é a brasileira que mudou postos de controle viário de Angola ao denunciar corrupção de policiais

Published

on

Spread the love




Letícia Pavim é formada em relações internacionais, cofundadora de uma empresa de desenvolvimento de jovens para o mercado e criadora de conteúdo. Aos 24 anos, ela concilia o trabalho na internet com empresa. Letícia Pavim é empresária e criadora de conteúdo
Arquivo Pessoal
Após denunciar o golpe do policial corrupto em Angola e ser responsável por mudanças nos postos de controle viário do país, a brasileira Letícia Pavim viralizou nas redes sociais.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A criadora de conteúdo de 24 anos cresceu em Ribeirão Preto (SP) e se formou em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ao g1, ela contou que a viagem para o continente africano tinha o objetivo de divulgar o turismo local e influenciar mulheres que viajam sozinhas.
Mensagem que ela compartilha para mais de 77 mil pessoas no TikTok e quase 30 mil no Instagram.
Com 24 países na bagagem, línguas inglesa e espanhola fluente e mandarim com nível intermediário, o principal objetivo é mostrar que viajar sozinha é uma ótima opção.
“Eu quero compartilhar as vivências, eu quero quebrar esse estereótipo, eu quero impulsionar mais mulheres a viajarem sozinhas. A maioria das pessoas tem medo, falta coragem, claro que tem a questão financeira, mas tem muito essa questão da coragem”, diz.
Letícia Pavim durante sua viagem para o continente africano
Arquivo Pessoal
Sonho antigo de conhecer o mundo
Letícia lembra que desde pequena, quando perguntavam seu sonho, a resposta era sempre a mesma: viajar o mundo. Influenciada pela mãe, que tinha uma agência de turismo, até os 18 anos ela foi com a família para Argentina, Chile e Disney.
As viagens só fizeram aumentar o desejo da jovem de realizar um intercâmbio, mas apesar de uma vida confortável, as condições financeiras foram um empecilho na época. Aos 17 anos, Letícia entrou na faculdade e usou sua paixão pelo mundo para escolher o curso.
“Eu vou fazer Relações Internacionais, vou fazer pós em Comércio Exterior e depois trabalhar em uma multinacional, para mim era esse o plano, mas a vida aconteceu nesse caminho”.
Na época, Letícia conta que o pai foi contra sua decisão da escolha do curso, já que ele era engenheiro, assim como o irmão da jovem e a outra irmã arquiteta. Apesar da opinião do pai, ela insistiu em fazer Relações Internacionais.
Foi quando ela se mudou para São Paulo, consolidou sua independência e decidiu participar de todas as organizações da Universidade. Em uma delas ela entrou para a área de marketing e desenvolveu habilidades com programas de imagem.
“Eu comecei a ser freelancer de artes digitais, era aniversário de alguém, eu fazia o flyer, fazia banner, redes sociais da mãe de um amiga, costureira do meu bairro. Eu falei ‘eu quero fazer o intercâmbio então vou fazer acontecer’ e consegui pagar metade da minha viagem para a Espanha”.
Letícia Pavim no seu primeiro intercâmbio na Espanha
Arquivo Pessoal
Em 2018, ela conquistou seu primeiro intercâmbio e passou um mês na Espanha para aprender o idioma.
Quando voltou, a partir de um presente que recebeu de um a amiga na viagem, ela desenvolveu seu próprio negócio em uma matéria da faculdade que foi um sucesso e conseguiu financiar todos os custos do seu próximo destino.
Dessa vez o Egito foi o local escolhido. Letícia foi trabalhar em uma start-up e lembra do choque cultural que sentiu naquele momento, mas nada abalava a vontade de conhecer a cultura daquele país.
“Todo mundo me passou mesmo, falando que ia morrer, falando as piores coisas do mundo e aí obviamente eu fiquei tensa, mas eu queria muito ir. Até aquele momento foi a experiência mais incrível da minha vida, foi extraordinário”.
Letícia Pavim viajou para o Egito
Arquivo Pessoal
Reviravolta
A viagem para o Egito rendeu bons amigos e ajudou Letícia a fortalecer a imagem de que uma jovem, mulher, pode visitar os mais diferentes lugares. No entanto, ela ainda não compartilhava esses conteúdo nas suas redes sociais.
Quando voltou para o Brasil ela decidiu trabalhar em uma multinacional enquanto ampliava o seu próprio negócio que começou na faculdade. A vida estava caminhando bem, quando no final de 2020 ela foi para Recife (PE) visitar sua família e seu sobrinho que tinha nascido.
“Todo mundo pegou covid, até meu sobrinho de seis meses. No dia 31 de dezembro meu pai foi internado e no dia 7 de fevereiro ele faleceu. A minha toda desmoronou, por completo, meu pai era realmente minha base, ele cuidava, me protegia, era meu porto seguro”.
Após a perde do pai, já em Ribeirão Preto, a mãe da Letícia entrou em depressão e aquela se tornou sua prioridade. Ainda em 2021, a jovem perdeu seu cachorro e decidiu que era o momento da mãe voltar para Recife onde estava toda a família.
Após tantas perdas, ela decidiu se organizar financeiramente, sair da multinacional e encerrar sua empresa criada na universidade. Naquele momento, focou em abrir um negócio que estava nos papéis com um amigo que fez durante a viagem pro Egito, voltar a viajar e compartilhar seu conteúdo.
Letícia Pavim durante sua viagem pela Índia
Arquivo Pessoal
O destino dessa vez foi a Índia, um sonho antigo que ganhou mais sentido após ficar amiga de indianos no Egito. Letícia acionou seus contatos, arrumou as malas e partiu para a nova aventura.
“Eu fiquei três meses lá, organizei tudo, fui para 20 cidades sozinha, escalei o Himalaia por seis dias, fiz um retiro de dez dias no topo das montanhas, fiquei em hostel de empreendedores, foi uma loucura. Eu já fui com a cabeça de criar conteúdo, eu queria compartilhar sobre viajar sozinha.”
Depois da Índia, Letícia foi para o Sri Lanka e viajou também pela Europa. Foi a partir da Índia que Letícia começou a publicar em suas redes sociais e começou a ver seu público crescer e se identificar com suas experiências.
Comunidade
Após entender que criar conteúdo fazia sentido na sua vida, ela decidiu conciliar a vida de empreendedora com a de criadora de conteúdo. Atualmente Letícia é cofundadora de uma empresa de desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho e produz mídia sobre viagem nas redes sociais.
Uma das inúmeras amizades que Letícia fez durante as viagens contou que era possível viajar trabalhando para o Ministério de Turismo dos países. Ela enxergou nisso um grande negócio e conseguiu a primeira parceria em março de 2023, com o governo de El Salvador.
“Eu fiz uma viagem de uma semana, 100% patrocinada, passagem, comida, hotel, tudo do mais alto nível. E aí eu compartilho minhas vivências e consigo ao mesmo tempo trabalhar na minha empresa”.
A brasileira Letícia Pavim visitou a Etiópia
Arquivo Pessoal
Após essa primeira experiência, ela decidiu que era hora de planejar sua viagem para o continente africano com a parceria de alguns ministério de turismo. A jovem foi para Etiópia, Malawi, Moçambique, Angola e Tanzânia.
Para Letícia, nada vale mais do que ver os comentários em suas redes sociais das pessoas que ela conseguiu impactar com os seus conteúdos.
“Uma menina que foi para o Sri Lanka me mandou ‘nossa, eu ví seus vídeos, me ajudou muito’. Recentemente uma menina foi para Índia, ela estava com muito medo e eu dei todos os direcionamentos, até na escolha de roupas. Pra mim é muito feliz ver isso, é um retorno muito bom”.
Golpe em Angola
Durante sua viagem pelo continente africano, Letícia foi para Angola e viu de perto o poder dos seus conteúdos nas redes sociais. No seu primeiro dia no país, ela passou por pelo menos sete postos polciais, sendo que em todos foi solicitado algum tipo de pagamento para o motorista.
Indignada com a situação, a jovem decidiu compartilhar um vídeo nas suas redes sociais relatando o que tinha presenciado. O vídeo viralizou e repercutiu em diversos sites.
Brasileira sofre golpe do policial corrupto em Angola e causa mudanças no país
Com a exposição, Letícia recebeu diversos avisos de angolanos orientando ela a apagar o vídeo pois ela poderia receber algum tipo de repressão policial. A jovem acionou a embaixada brasileira e recebeu suporte de Rafael Vidal, embaixador do Brasil na Angola.
Após o conteúdo viralizar, o governo angolano suspendeu os postos de controle por 24 horas e, depois, diminuiu a quantidade deles nas estradas permanentemente. Nos sites de notícias locais, a decisão foi associada ao vídeo.
*Sob supervisão de Helio Carvalho
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia19 minutos ago

Reservatórios estão acima de 50%, mas sistema elétrico depende de chuva e fenômeno La Niña no fim do ano, apontam especialistas

Últimas Noticias20 minutos ago

Governadores pedem punição rigorosa para incêndios criminosos

Internacional25 minutos ago

Jornalista da equipe de María Corina deixa Venezuela

Política55 minutos ago

Datafolha: confira intenção de voto para prefeito do Recife de acordo com gênero, escolaridade, renda e religião | Eleições 2024 em Pernambuco

Últimas Noticias1 hora ago

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Internacional1 hora ago

Ex-agente da CIA é condenado por drogar e abusar de mulheres

Política2 horas ago

STF retoma julgamento que deve ampliar regra do foro privilegiado

Entretenimento2 horas ago

4º dia de Rock in Rio tem Ed Sheeran apressado e Ferrugem mostrando a força do pagode

Entretenimento2 horas ago

Ed Sheeran faz bom show apressado e cheio de talento para plateia apaixonada no Rock in Rio

Últimas Noticias2 horas ago

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas

Internacional2 horas ago

Opositores da Venezuela processam Zapatero por apoiar Maduro

Política3 horas ago

Jogo Eleitoral: ferramenta ajuda eleitor a entender o que pensam os candidatos a prefeito em relação a dez propostas | Eleições 2024

Economia3 horas ago

STF volta a julgar nesta sexta recursos sobre ‘revisão da vida toda’ do INSS | Política

Últimas Noticias3 horas ago

Relatório aponta falhas nas investigações da Operação Escudo

Internacional3 horas ago

Número 2 do chavismo faz críticas e ameaças a Milei

Esporte4 horas ago

Santos vence Botafogo-SP para continuar caça ao líder Novorizontino

Entretenimento4 horas ago

Gloria Groove faz show acelerado com trajetória musical, do pop ao pagode, no Rock in Rio

Entretenimento4 horas ago

Rock in Rio tem sexta-feira de divas pop, com Katy Perry, Cyndi Lauper e Ivete; veja como será o 5º dia

Entretenimento4 horas ago

Novo álbum de Katy Perry fica preso ao passado, mas fracasso nas paradas ainda pode ser evitado

Política4 horas ago

Veja o que é #FATO ou #FAKE na sabatina de Tabata Amaral para O GLOBO, Valor, Extra e CBN | Fato ou Fake – São Paulo

Entretenimento4 horas ago

Setlist de Ed Sheeran no Rock in Rio 2024: como deve ser o show do cantor no festival

Últimas Noticias4 horas ago

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

Internacional4 horas ago

Reino Unido pede que seus cidadãos deixem o Líbano

Política5 horas ago

Ipec: Glêdson Bezerra tem 45%, e Fernando Santana, 41%; pesquisa indica empate técnico em Juazeiro do Norte

Entretenimento5 horas ago

Will Smith mostra que rapper em recomeço de carreira é um dos piores papéis que já interpretou; leia crítica

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Entretenimento3 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Política4 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Esporte2 semanas ago

Paralimpíada de Paris: Brasil se garante em cinco finais da natação

Esporte2 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição