Connect with us

Política

PF define delegada para investigar denúncias de assédio contra ministro Silvio Almeida

Published

on

Spread the love




Diretoria de Inteligência da PF vai conduzir a investigação. Inquérito para investigar as denúncias contra o ministro, divulgadas pela ONG Me Too Brasil, será aberto nesta sexta (6). PF define delegada para investigar denúncias de assédio contra ministro Silvio Almeida
A Diretoria de Inteligência da Polícia Federal (PF) em Brasília vai conduzir a investigação de denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Por ordem do diretor-geral da PF, Andrei Passos, o inquérito será presidido por uma delegada, que já foi nomeada e está trabalhando no assunto.
Almeida foi exonerado do cardo na tarde desta sexta-feira (6) pelo presidente Lula por conta das denúncias.
A PF anunciou nesta sexta-feira que vai abrir inquérito para investigar as denúncias contra o ministro, divulgadas pela ONG Me Too Brasil.
De acordo com Passos, diversas diligências já estão em andamento para apurar o caso e reunir provas. “A DIP já encaminhou ofício para o Me Too, pedindo detalhes das denúncias que existiriam contra o ministro. Ofícios também foram encaminhados para a CGU e para a AGU”, disse.
Ainda de acordo com Passos, “como a investigação envolve ministros de Estado (Silvio Almeida e Anielle Franco), foi encaminhado também ao STF um pedido de autorização para que sejam ouvidos no inquérito policial”.
Não há prazo estabelecido pela PF para a duração das apurações. Pela gravidade das acusações, o diretor-geral determinou à Diretoria de Inteligência da PF todo empenho necessário para esclarecer os fatos o mais rapidamente possível.
LEIA TAMBÉM
DANI LIMA: Informações sobre suposto assédio de circulam desde 2023
SADI: Lula vai ouvir Anielle e Silvio Almeida antes de selar destino do ministro no governo
Entenda o caso
As denúncias contra o ministro foram divulgadas na quinta-feira (5) pela Me Too Brasil, ONG que combate o assédio sexual. A existência delas foi revelada inicialmente pelo portal Metrópoles, que informou que uma das vítimas do assédio sexual foi a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) – a Me Too não divulgou nomes de vítimas.
De acordo com a colunista do g1 Andréia Sadi, a PF deve ouvir Silvio Almeida na condição de suposto autor e Anielle na condição de vítima.
O ministro Silvio Almeida negou as denúncias e afirmou que elas pretendem atingir as causas que representa.
O ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida durante evento em Brasília
Estadão Conteúdo
Em nota, o Palácio do Planalto informou que a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir de ofício um procedimento de apuração sobre o caso.
Segundo o comunicado, o ministro foi chamado na noite desta quinta-feira para “prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele”.
Silvio Almeida assumiu o Ministério dos Direitos Humanos em janeiro de 2023, no início do governo. Formado em Filosofia e Direito, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo, é uma das referências no país em questões raciais.
Notas da Me Too e do ministro
Veja o que disse a Me Too na nota em que confirma as denúncias contra o ministro:
Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida
A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico.
Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional pra a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa.
Vítimas de violência sexual, especialmente quando os agressores são figuras poderosas ou influentes, frequentemente enfrentam obstáculos para obter apoio e ter suas vozes ouvidas. Devido a isso, o Me Too Brasil desempenha um papel crucial ao oferecer suporte incondicional às vítimas, mesmo que isso envolva enfrentar grandes forças e influências associadas ao poder do acusado.
A denúncia é o primeiro passo para responsabilizar judicialmente um agressor, demonstrando que ninguém está acima da lei, independentemente de sua posição social, econômica ou política. Denunciar um agressor em posição de poder ajuda a quebrar o ciclo de impunidade que muitas vezes os protege. A denúncia pública expõe comportamentos abusivos que, por vezes, são acobertados por instituições ou redes de influência.
Além disso, a exposição de um suposto agressor poderoso pode encorajar outras vítimas a romperem o silêncio. Em muitos casos, o abuso não ocorre isoladamente, e a denúncia pode abrir caminho para que outras pessoas também busquem justiça.
Para o Me Too Brasil, todas as vítimas são tratadas com o mesmo respeito, neutralidade e imparcialidade, com uma abordagem baseada nos traumas das vítimas. Da mesma forma, tratamos os agressores, independentemente de sua posição, seja um trabalhador ou um ministro.
Me Too Brasil
O Me Too Brasil oferece escuta e acolhimento qualificados a todos os sobreviventes de violência sexual, por meio do site metoobrasil.org.br/ e do número 0800 020 2806, disponível em todo o território nacional. A organização fornece informações sobre possíveis reparações e oferece apoio psicológico contínuo, focado na saúde mental, no empoderamento e na reconstrução da autonomia das vítimas.
Atendemos todas as pessoas independentemente de raça, origem, poder, classe, orientação sexual, identidade de gênero, idade ou gênero. A identidade e os fatos relatados ao nosso canal 0800 são mantidos em sigilo e só são divulgados publicamente com o consentimento das vítimas ou com a aprovação da equipe técnica responsável pelo acolhimento.
Veja abaixo a nota do ministro Silvio Almeida:
Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país.
Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro.
Confesso que é muito triste viver tudo isso, dói na alma. Mais uma vez, há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências, imputando a mim condutas que eles praticam. Com isso, perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro.
Toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados. E não apenas baseados em mentiras, sem provas. Encaminharei ofícios para Controladoria-Geral da União, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procuradoria-Geral da República para que façam uma apuração cuidadosa do caso.
As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram “denunciação caluniosa”. Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias.
Quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização. Sempre lutarei pela verdadeira emancipação da mulher, e vou continuar lutando pelo futuro delas. Falsos defensores do povo querem tirar aquele que o representa. Estão tentando apagar a minha história com o meu sacrifício.
SILVIO ALMEIDA
MINISTRO DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA
Em vídeo, ministro Silvio Almeida diz que denúncias de assédio sexual são mentirosas

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia14 minutos ago

Custo do 'sonho americano': a morte de imigrantes por condições extremas de trabalho nos EUA

Últimas Noticias15 minutos ago

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Internacional23 minutos ago

o segundo atentado contra Trump pode impactar em votos?

Política51 minutos ago

Barroso faz apelo para que Judiciário trate crimes ambientais com a gravidade que eles têm

Economia1 hora ago

As novas acusações de exploração sexual contra ex-CEO da Abercrombie & Fitch

Últimas Noticias1 hora ago

Hospitais universitários comemoram “fôlego orçamentário”

Internacional1 hora ago

Trump culpa Biden e Kamala por tentativas de assassinato

Política2 horas ago

Em formatura de diplomatas, Lula diz que Brasil não tem desavenças e ‘quer estar’ com Venezuela, Argentina e ‘todo mundo’

Economia2 horas ago

Sucessão bilionária: Rupert Murdoch vai a tribunal para garantir controle da Fox para Lachlan | Midia e Marketing

Últimas Noticias2 horas ago

Cinco cidades do estado de São Paulo têm focos de incêndio ativos

Internacional2 horas ago

Suspeito de tentar assassinar Donald Trump é indiciado

Política3 horas ago

Datena dá cadeirada em Marçal: veja bastidores e comentários de Andréia Sadi, Camila Bomfim, Daniela Lima e Valdo Cruz

Entretenimento3 horas ago

Rock In Rio 40 anos: produtor musical de Nova Friburgo esteve em todas as edições do festival

Últimas Noticias3 horas ago

Economia recua 0,1% na passagem de junho para julho, diz a FGV

Entretenimento3 horas ago

Jane’s Addiction cancela turnê após vocalista agredir guitarrista durante show

Internacional3 horas ago

Kalama se solidariza com Trump: “Violência não tem lugar”

Política4 horas ago

Datena x Marçal: por que eleitores enxergam entretenimento em atos de violência entre candidatos? | Blog da Camila Bomfim

Economia4 horas ago

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Últimas Noticias4 horas ago

Escolas cancelam aulas por causa da fumaça no Distrito Federal

Internacional4 horas ago

Comissão Europeia critica prisão de europeus na Venezuela

Política5 horas ago

Direção nacional do PSDB diz que Datena fica: 'agiu em defesa da honra'

Economia5 horas ago

Setor elétrico vê saída para minimizar crise hídrica com leilão de termelétricas; governo atrasa processo | Economia

Últimas Noticias5 horas ago

PF abre inquérito para investigar incêndio em Brasília

Internacional5 horas ago

DeSantis diz que Flórida fará própria investigação sobre ataque

Política6 horas ago

Após cadeirada, campanhas de São Paulo debatem ‘pacto por civilidade’ | Blog da Daniela Lima

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil4 semanas ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil4 semanas ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil4 semanas ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Brasil4 semanas ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Esporte3 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Últimas Noticias4 semanas ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Internacional4 semanas ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Entretenimento3 semanas ago

Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Entretenimento3 semanas ago

Seu Jorge, Marina Sena, Pabllo Vittar, BaianaSystem e Planet Hemp brilham na pluralidade do Festival Zepelim 2024

Internacional4 semanas ago

Soldado da Coreia do Norte deserta e foge para o sul

Entertainment7 anos ago

The old and New Edition cast comes together to perform

Política3 semanas ago

Cotado para presidir BC, Galípolo antecipa volta a Brasília e fica de 'sobreaviso' a pedido de Lula

Internacional4 semanas ago

Ucrânia aprova lei para proibir Igreja Ortodoxa Russa no país

Últimas Noticias3 semanas ago

Candidaturas de mulheres e negros receberão recursos até 8 de setembro

Esporte3 semanas ago

Flamengo é campeão da Copa Intercontinental Sub-20

Economia3 semanas ago

De olho na bagagem: veja quais alimentos não podem entrar no Brasil e os que são liberados | Agronegócios