Connect with us

Internacional

PF define delegada para investigar denúncias de assédio contra ministro Silvio Almeida

Published

on




Diretoria de Inteligência da PF vai conduzir a investigação. Inquérito para investigar as denúncias contra o ministro, divulgadas pela ONG Me Too Brasil, será aberto nesta sexta (6). PF define delegada para investigar denúncias de assédio contra ministro Silvio Almeida
A Diretoria de Inteligência da Polícia Federal (PF) em Brasília vai conduzir a investigação de denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Por ordem do diretor-geral da PF, Andrei Passos, o inquérito será presidido por uma delegada, que já foi nomeada e está trabalhando no assunto.
Almeida foi exonerado do cardo na tarde desta sexta-feira (6) pelo presidente Lula por conta das denúncias.
A PF anunciou nesta sexta-feira que vai abrir inquérito para investigar as denúncias contra o ministro, divulgadas pela ONG Me Too Brasil.
De acordo com Passos, diversas diligências já estão em andamento para apurar o caso e reunir provas. “A DIP já encaminhou ofício para o Me Too, pedindo detalhes das denúncias que existiriam contra o ministro. Ofícios também foram encaminhados para a CGU e para a AGU”, disse.
Ainda de acordo com Passos, “como a investigação envolve ministros de Estado (Silvio Almeida e Anielle Franco), foi encaminhado também ao STF um pedido de autorização para que sejam ouvidos no inquérito policial”.
Não há prazo estabelecido pela PF para a duração das apurações. Pela gravidade das acusações, o diretor-geral determinou à Diretoria de Inteligência da PF todo empenho necessário para esclarecer os fatos o mais rapidamente possível.
LEIA TAMBÉM
DANI LIMA: Informações sobre suposto assédio de circulam desde 2023
SADI: Lula vai ouvir Anielle e Silvio Almeida antes de selar destino do ministro no governo
Entenda o caso
As denúncias contra o ministro foram divulgadas na quinta-feira (5) pela Me Too Brasil, ONG que combate o assédio sexual. A existência delas foi revelada inicialmente pelo portal Metrópoles, que informou que uma das vítimas do assédio sexual foi a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) – a Me Too não divulgou nomes de vítimas.
De acordo com a colunista do g1 Andréia Sadi, a PF deve ouvir Silvio Almeida na condição de suposto autor e Anielle na condição de vítima.
O ministro Silvio Almeida negou as denúncias e afirmou que elas pretendem atingir as causas que representa.
O ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida durante evento em Brasília
Estadão Conteúdo
Em nota, o Palácio do Planalto informou que a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir de ofício um procedimento de apuração sobre o caso.
Segundo o comunicado, o ministro foi chamado na noite desta quinta-feira para “prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele”.
Silvio Almeida assumiu o Ministério dos Direitos Humanos em janeiro de 2023, no início do governo. Formado em Filosofia e Direito, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo, é uma das referências no país em questões raciais.
Notas da Me Too e do ministro
Veja o que disse a Me Too na nota em que confirma as denúncias contra o ministro:
Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida
A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico.
Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional pra a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa.
Vítimas de violência sexual, especialmente quando os agressores são figuras poderosas ou influentes, frequentemente enfrentam obstáculos para obter apoio e ter suas vozes ouvidas. Devido a isso, o Me Too Brasil desempenha um papel crucial ao oferecer suporte incondicional às vítimas, mesmo que isso envolva enfrentar grandes forças e influências associadas ao poder do acusado.
A denúncia é o primeiro passo para responsabilizar judicialmente um agressor, demonstrando que ninguém está acima da lei, independentemente de sua posição social, econômica ou política. Denunciar um agressor em posição de poder ajuda a quebrar o ciclo de impunidade que muitas vezes os protege. A denúncia pública expõe comportamentos abusivos que, por vezes, são acobertados por instituições ou redes de influência.
Além disso, a exposição de um suposto agressor poderoso pode encorajar outras vítimas a romperem o silêncio. Em muitos casos, o abuso não ocorre isoladamente, e a denúncia pode abrir caminho para que outras pessoas também busquem justiça.
Para o Me Too Brasil, todas as vítimas são tratadas com o mesmo respeito, neutralidade e imparcialidade, com uma abordagem baseada nos traumas das vítimas. Da mesma forma, tratamos os agressores, independentemente de sua posição, seja um trabalhador ou um ministro.
Me Too Brasil
O Me Too Brasil oferece escuta e acolhimento qualificados a todos os sobreviventes de violência sexual, por meio do site metoobrasil.org.br/ e do número 0800 020 2806, disponível em todo o território nacional. A organização fornece informações sobre possíveis reparações e oferece apoio psicológico contínuo, focado na saúde mental, no empoderamento e na reconstrução da autonomia das vítimas.
Atendemos todas as pessoas independentemente de raça, origem, poder, classe, orientação sexual, identidade de gênero, idade ou gênero. A identidade e os fatos relatados ao nosso canal 0800 são mantidos em sigilo e só são divulgados publicamente com o consentimento das vítimas ou com a aprovação da equipe técnica responsável pelo acolhimento.
Veja abaixo a nota do ministro Silvio Almeida:
Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país.
Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro.
Confesso que é muito triste viver tudo isso, dói na alma. Mais uma vez, há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências, imputando a mim condutas que eles praticam. Com isso, perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro.
Toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados. E não apenas baseados em mentiras, sem provas. Encaminharei ofícios para Controladoria-Geral da União, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procuradoria-Geral da República para que façam uma apuração cuidadosa do caso.
As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram “denunciação caluniosa”. Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias.
Quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização. Sempre lutarei pela verdadeira emancipação da mulher, e vou continuar lutando pelo futuro delas. Falsos defensores do povo querem tirar aquele que o representa. Estão tentando apagar a minha história com o meu sacrifício.
SILVIO ALMEIDA
MINISTRO DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA
Em vídeo, ministro Silvio Almeida diz que denúncias de assédio sexual são mentirosas

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias3 minutos ago

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Esporte22 minutos ago

Treinador explica saída de Zapelli e treta com gringo

Política30 minutos ago

Boletim Focus: mercado vê inflação maior neste ano e reduz estimativa de alta do PIB em 2025 e 2026

Internacional31 minutos ago

VÍDEO: Ônibus escolar fica pendurado em telhado de escola após passagem de tornado nos EUA; nº de mortos sobe para 39

Noticias40 minutos ago

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Entretenimento1 hora ago

Atriz belga Emilie Dequenne morre aos 43 anos vítima de um tipo raro de câncer | Pop & Arte

Noticias1 hora ago

Trio é detido após roubar veículo de família e fazer mulher refém em Campinas | Campinas e Região

Entretenimento1 hora ago

No dia dos 80 anos de Elis Regina, eis 80 gravações que atestam a grandeza da cantora, eterna saudade do Brasil | Blog do Mauro Ferreira

Internacional2 horas ago

Por que Trump deportou centenas de venezuelanos apesar de Justiça ter proibido

Noticias2 horas ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Entretenimento2 horas ago

Garota do momento hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias2 horas ago

Imposto de Renda 2025: Receita espera mais de 400 mil declarações no Alto Tietê; veja dicas

Entretenimento2 horas ago

Mania de Você hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias3 horas ago

Suspeito de envolvimento no desaparecimento de empresário é preso no litoral de SP | Santos e Região

Entretenimento3 horas ago

Volta por cima hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias3 horas ago

Jovem finge ser gringo para vender balas e se diverte com reações dos clientes no litoral de SP; ASSISTA | Santos e Região

Política4 horas ago

Câmara entra em semana decisiva para definição das comissões temáticas; veja quais são as mais cobiçadas por partidos

Noticias4 horas ago

Prefeito de Ribeirão Pires nomeia pai, mãe e irmão como secretários e presidente de fundo; STF vai decidir se nepotismo abrange cargos políticos | São Paulo

Noticias4 horas ago

Como será maior unidade de biogás do país a partir de resíduos da produção de suco de laranja | Estação Agro

Entretenimento4 horas ago

‘Vale Tudo’: compare elenco da versão de 1988 com o atual | TV e Séries

Política5 horas ago

Governo deve apresentar ao Congresso nesta terça-feira projeto para isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil | Política

Noticias5 horas ago

Birigui realiza mutirão de vacinação gratuita contra raiva; veja como funciona o serviço

Entretenimento5 horas ago

Vivemos o auge das músicas de amor de mulheres para mulheres? Para cantora atração do Lolla, sim…

Noticias5 horas ago

Cidade mais rural do estado de SP tem 450km de estradas de terra e fica até 1 mês sem registrar mortes; entenda | Campinas e Região

Política6 horas ago

Lula diz a Alcolumbre e Motta que quer ter boa relação e, por isso, colocou 'mulher bonita' na articulação política

Internacional6 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional7 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento7 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional7 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política4 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional6 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional6 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional6 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional6 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento6 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento6 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Entretenimento6 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional6 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional6 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional6 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional6 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional6 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte4 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia3 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política2 meses ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU