Connect with us

Noticias

Homenagem do Salgueiro a Rosa Magalhães fechará desfiles de 2026

Published

on

Homenagem do Salgueiro a Rosa Magalhães fechará desfiles de 2026


A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau nеm do pirata da perna de pau é o enredo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro em 2026, que traz uma grande homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães.

Grande vencedora de carnavais no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, inaugurado em 1984, Rosa levou seis títulos. Foram cinco na Imperatriz Leopoldinense e um na Vila Isabel, marcando a história dos desfiles com muita criatividade, inovações e brasilidade.

>> TV Brasil: Sem Censura segue programação especial com escolas de samba

>> Conheça os enredos das escolas do Grupo Especial do Rio em 2026

>> Acompanhe a cobertura do carnaval na Agência Brasil

O carnavalesco do Salgueiro, Jorge Silveira, contou, em entrevista à Agência Brasil, o que aprendeu com a grande mestra do sambódromo, que morreu em julho de 2024.

“A Rosa é professora e nos ensinou a amar o Brasil e a brasilidade por meio dos seus carnavais. A cada ano, ela descortinou o mundo da identidade brasileira na passarela com seus trabalhos. É um carnaval de agradecimento ao universo imaginativo com que a Rosa nos presenteou”, complementou.

A diversidade do trabalho da artista foi, de longe, o principal entre os desafios encontrados. Em 50 anos de carreira, ela passou por 12 agremiações do Rio de Janeiro, entre elas Portela, Tradição, Mangueira, União da Ilha, São Clemente e Tuiuti.

 


Rio de Janeiro (RJ), 14/01/2026 - Jorge Silveira, carnavalesco do Acadêmicos do Salgueiro, fala sobre o enredo dao desfile de 2026 da escola em homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, no barracão da escola, na Cidade do Samba.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 14/01/2026 - Jorge Silveira, carnavalesco do Acadêmicos do Salgueiro, fala sobre o enredo dao desfile de 2026 da escola em homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, no barracão da escola, na Cidade do Samba.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jorge Silveira, carnavalesco do Acadêmicos do Salgueiro, fala sobre o enredo de homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, no barracão da escola, na Cidade do Samba. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

“Sem dúvida é a artista que ficou mais tempo no processo de produção de carnaval. Rosa Magalhães é a única artista que venceu nas cinco décadas em que foi carnavalesca, portanto, sempre foi uma artista inovadora e relevante, de uma produção absolutamente incrível”, apontou.

A opção, então, foi preparar um carnaval não biográfico e apostar na memória coletiva sobre seu trabalho na avenida.

“Quem é fã e amante do carnaval vai identificar claramente os símbolos, porque vai ter anjinho, coroa, jegue, vai ter tudo aquilo que a Rosa criou no seu imaginário fisicamente representado, mas mesclado com outros elementos, para criar uma memória mais ampla das emoções que ela nos proporcionou”, contou.

Revolução Salgueirense

A vontade de homenagear a carnavalesca cresceu, especialmente, porque Rosa começou a sua carreira artística no Salgueiro, disse o carnavalesco, que classificou a professora como “fruta e filha da revolução salgueirense dos anos 60”, um movimento estético em que o Salgueiro transformou o carnaval carioca.

“A Rosa é parte desse movimento encabeçado pelo Fernando Pamplona e pelo Arlindo Rodrigues, que são naturalmente professores da Rosa”, pontuou

O grupo contava ainda Maria Augusta, Lícia Lacerda, Joãosinho Trinta e Viriato Ferreira, que depois também se tornaram grandes carnavalescos.

A decisão de homenageá-la, segundo o carnavalesco, ganhou um reforço no sorteio da ordem de desfiles das escolas. O Salgueiro vai ser a última agremiação a se apresentar e terá a oportunidade de dar um grande encerramento ao carnaval de 2026, o que será usado para reforçar a homenagem. Em 40 anos de Sambódromo, a escola nunca tinha sido a última.

“Quando aconteceu essa configuração de elementos, a gente bateu o martelo e decidiu homenagear a professor Rosa Magalhães”.

 


Rio de Janeiro (RJ), 03/02/2026 – Fantasia da ala de baianas do Salgueiro para carnaval de 2026
Fotos: Ygor Gusmão/GRES Acadêmicos do Salgueiro
Rio de Janeiro (RJ), 03/02/2026 – Fantasia da ala de baianas do Salgueiro para carnaval de 2026
Fotos: Ygor Gusmão/GRES Acadêmicos do Salgueiro
Fantasia da ala de baianas do Salgueiro para carnaval de 2026 Fotos: Ygor Gusmão/GRES Acadêmicos do Salgueiro

Biblioteca de Rosa Magalhães

Uma das características do trabalho da carnavalesca era ter um livro como ponto de partida para desenvolver os seus enredos. Jorge recordou que ela sempre começava os seus carnavais por meio da pesquisa.

“As ideias da Rosa nascem do contato com o universo literário. Ela mergulha na literatura e de lá surgem as ideias, portanto, é o livro o símbolo mais caro, mais precioso da professora”.

O carnaval do Salgueiro, portanto, vai começar entrando na biblioteca de Rosa Magalhães, onde os seus personagens estão aguardando a escola para essa celebração.

Para desenvolver o enredo, a escola foi beber na fonte da própria homenageada, que deixou um vasto acervo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde estão catálogados todos os seus desenhos.

Todo o material foi coletado, escaneado e disponibilizado na internet pelo banco de dados da Uerj, o que permite a qualquer pessoa acessar as mais de 4 mil imagens que Rosa separou nesses 50 anos de carnaval.

Ao agrupar as ideias de conteúdo a equipe de pesquisa percebeu que existiam imagens que se repetiam em alguns enredos. Isso possibilitou agrupar os temas.

A pesquisa indicou, no entanto, que os materiais dos anos 1990 e 1991 não estavam incluídos nos arquivos da Uerj. E esses dois carnavais foram justamente os assinados por Rosa no Salgueiro. A solução para essa ausência veio durante uma festa de celebração do enredo e em memória de Rosa.

“Fico arrepiado só de lembrar”, contou emocionado. “No dia exato da homenagem para ela, trouxeram para nós as pastas de 90 e 91 de presente. Eram os desenhos que faltavam para completar o meu álbum de figurinhas de memórias. Eu não posso acreditar que esses desenhos não foram mandados pela própria Rosa”.

 


A carnavalesca Rosa Magalhães trabalhando no barracão da Portela
A carnavalesca Rosa Magalhães trabalhando no barracão da Portela
A carnavalesca Rosa Magalhães trabalhando no barracão da Portela em 2018. – Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Bom aluno

Jorge Silveira está vivendo um momento especial com o enredo. Ele teve oportunidade de trabalhar com a professora quando ela fez dupla jornada em carnavais no Rio e em São Paulo, quando ele foi assistente e bom aluno.

“Pude frequentar a casa dela, receber os ensinamentos e ter um contato muito próximo. Ela era um ser humano incrível, porque diante da grandeza e do impacto que ela produziu na cultura brasileira, era uma pessoa extremamente simples, humilde, professora de pegar na mão e orientar como deve ser feito”, disse grato.

“Tudo isso que a gente está falando nasce de uma mulher em um ambiente altamente machista, onde tem uma predominância absoluta de carnavalescos homens. Ela botou todos eles debaixo do braço e ganhou de todo mundo”, concluiu.

Comissão de frente

Os ensaios para a preparação da comissão de frente do Salgueiro para 2026 começaram em outubro e, desde então, os componentes e o coreógrafo Paulo Pinna estão em um ritmo puxado, que ainda não terminou.

“Vamos até, basicamente, o dia do carnaval, em uma rotina bem intensa de ensaios à noite que chegam a ter até quatro horas de duração”, revelou.

Pinna disse que é uma responsabilidade muito grande representar o universo da carnavalesca Rosa Magalhães, ainda mais pela importância que ela dava a este quesito de julgamento.

“É uma honra poder falar dessa carnavalesca que tanto fez pelo nosso quesito. que é comissão de frente. Está sendo bem bacana construir aos poucos esse universo que vamos representar”, destacou.

Sem adiantar os segredos da sua comissão de frente, o coreógrafo contou que a homenagem seguirá características marcantes na carnavalesca: irrevêrencia e leveza.

“A Rosa fazia muito bem isso e conseguia usar poucos elementos que se decodificavam em vários para poder contar uma narrativa. Acho isso bem legal”.

Este ano, a comissão vai se apresentar com 19 componentes, sendo 15 aparentes. Com isso, se pode imaginar que vai haver trocas de bailarinos dentro de alguma alegoria que não serão vistas pelo público.

“Óbvio que temos surpresas e todos vão poder se deliciar. No dia 17 [quando vai ser o desfile], acho que não pode faltar a surpresa, ainda mais, em comissão de frente de Rosa Magalhães”, completou.

Conheça os enredos e a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

1º dia – domingo (15/2)

  • Acadêmicos de Niterói – Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil;
  • Imperatriz Leopoldinense – Camaleônico;
  • Portela – O Mistério do Príncipe do Bará;
  • Estação Primeira de Mangueira – Mestre Sacacá do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra

2º dia – segunda-feira (16/2)

  • Mocidade Independente de Padre Miguel – Rita Lee, a Padroeira da Liberdade;
  • Beija‑Flor de Nilópolis – Bembé do Mercado;
  • Unidos do Viradouro – Pra Cima, Ciça;
  • Unidos da Tijuca – Carolina Maria de Jesus.

3º dia – terça-feira (17/2)

  • Paraíso do Tuiuti  – Lonã Ifá Lukumi;
  • Unidos de Vila Isabel – Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África;
  • Acadêmicos do Grande Rio – A Nação do Mangue;
  • Acadêmicos do Salgueiro – A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa do Mundo: as 10 últimas canções oficiais, na ordem (da pior à melhor)
Entretenimento6 minutos ago

Copa do Mundo: as 10 últimas canções oficiais, na ordem (da pior à melhor)

Brasil x Escócia: o país do café versus a terra do uísque
Economia9 minutos ago

Brasil x Escócia: o país do café versus a terra do uísque

Como a música viral do Brasil na Copa foi feita inteiramente com IA: 'Tem que me colocar no Guinness'
Entretenimento38 minutos ago

Como a música viral do Brasil na Copa foi feita inteiramente com IA: 'Tem que me colocar no Guinness'

Brasil x Escócia: bairro tradicional de Campos do Jordão (SP) tem origem ligada a engenheiro escocês
Noticias56 minutos ago

Brasil x Escócia: bairro tradicional de Campos do Jordão (SP) tem origem ligada a engenheiro escocês

Dívida da Venezuela pode chegar a US$ 240 bilhões, diz jornal
Economia1 hora ago

Dívida da Venezuela pode chegar a US$ 240 bilhões, diz jornal

Diálogos mostram como advogados vazaram dados da Justiça ao PCC: 'Sei quem é que tá envolvido'
Noticias2 horas ago

Diálogos mostram como advogados vazaram dados da Justiça ao PCC: 'Sei quem é que tá envolvido'

Por que tanta gente começa um negócio e não consegue evoluir?
Economia2 horas ago

Por que tanta gente começa um negócio e não consegue evoluir?

Morte em rope jump: o que depoimentos revelam sobre momento em que jovem foi lançada sem corda
Noticias3 horas ago

Morte em rope jump: o que depoimentos revelam sobre momento em que jovem foi lançada sem corda

Itaú amplia presença no escritório e reforça recuo do home office; veja efeitos para os trabalhadores
Economia3 horas ago

Itaú amplia presença no escritório e reforça recuo do home office; veja efeitos para os trabalhadores

Orquestra juvenil feminina do Rio leva música brasileira para a China
Noticias4 horas ago

Orquestra juvenil feminina do Rio leva música brasileira para a China

Quem recebe INSS terá de fazer biometria? Entenda o que muda com as novas regras
Economia4 horas ago

Quem recebe INSS terá de fazer biometria? Entenda o que muda com as novas regras

Rio: maioria dos carros roubados está em áreas controladas pelo crime
Noticias5 horas ago

Rio: maioria dos carros roubados está em áreas controladas pelo crime

Produção de petróleo da Petrobras cresce 14% em maio na comparação anual
Economia5 horas ago

Produção de petróleo da Petrobras cresce 14% em maio na comparação anual

Aposta de Manaus leva prêmio de R$ 2,8 milhões na Mega-Sena
Noticias6 horas ago

Aposta de Manaus leva prêmio de R$ 2,8 milhões na Mega-Sena

Confira os resultados dos jogos desta terça-feira (23) na Copa
Esporte6 horas ago

Confira os resultados dos jogos desta terça-feira (23) na Copa

PIB da Argentina cresce 2,3% no primeiro trimestre de 2026
Economia6 horas ago

PIB da Argentina cresce 2,3% no primeiro trimestre de 2026

Governo anuncia R$ 130 milhões em apoio à população em situação de rua
Noticias7 horas ago

Governo anuncia R$ 130 milhões em apoio à população em situação de rua

Governo mantém elevação de tarifas a carro elétrico e renova cota zero
Economia7 horas ago

Governo mantém elevação de tarifas a carro elétrico e renova cota zero

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo
Noticias8 horas ago

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

Dólar sobe para R$ 5,18 e atinge maior valor desde fim de março
Economia8 horas ago

Dólar sobe para R$ 5,18 e atinge maior valor desde fim de março

Tributo a João Donato é promovido com gravação por Bebel Gilberto de música lançada por Gal Costa há 36 anos
Entretenimento9 horas ago

Tributo a João Donato é promovido com gravação por Bebel Gilberto de música lançada por Gal Costa há 36 anos

Gana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero
Esporte9 horas ago

Gana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero

Instagram e Facebook fora do ar? Usuários relatam instabilidade nas redes
Noticias9 horas ago

Instagram e Facebook fora do ar? Usuários relatam instabilidade nas redes

Flip anuncia programa completo de sua 24ª edição
Noticias9 horas ago

Flip anuncia programa completo de sua 24ª edição

Itaú muda regra do trabalho híbrido e vai exigir mais dias presenciais a partir de 2028
Economia9 horas ago

Itaú muda regra do trabalho híbrido e vai exigir mais dias presenciais a partir de 2028

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional12 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia12 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias12 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política11 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia12 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias12 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia11 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação12 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política11 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias11 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional12 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia12 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política12 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional9 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias12 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia10 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política12 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional12 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política12 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

USP mantém aprovação após “carteirada” com ajuda de ministros do STF
Educação3 meses ago

USP mantém aprovação após “carteirada” com ajuda de ministros do STF

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional12 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento11 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento12 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia12 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias12 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais