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1 dia agoon
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De acordo com Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, problema afetou atendimentos em todo o país, mas situação deve ser normalizada ainda nesta sexta-feira. Aposentado durante atendimento em uma agência dos Correios de Brasília busca informações sobre possíveis descontos indevidos no benefício do INSS
Marcela Cunha/g1
O sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) apresenta instabilidade nesta sexta-feira (30), primeiro dia de atendimento presencial em agências dos Correios a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A informação foi divulgada pelo advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, durante entrevista coletiva. De acordo com Messias, o problema é nacional e pode ter sido causado por “algum tipo de ataque hacker”.
“Nos informaram que houve um pequeno problema de instabilidade, é possível que esteja tendo algum tipo de ataque de hacker, mas o DataPrev já está neste momento trabalhando e a informação que eu tenho é que o restabelecimento já está previsto para cerca de 10, 15 minutos”, afirmou Messias.
“Mas as equipes já estão trabalhando e vamos aqui trabalhar até o final do dia para que todos possam ser atendidos”, completou o ministro na manhã desta sexta-feira.
O g1 entrou em contato com os Correios, o INSS e o Dataprev (estatal que cuida dos sistemas eletrônicos da Previdência) e aguarda retorno.
Fraude no INSS: Correios começam atendimento a aposentados e pensionistas
Segundo a assessoria dos Correios, o sistema está voltando a funcionar, mas ainda apresenta lentidão e deve ser normalizado em breve.
O g1 acompanhou o primeiro dia de atendimentos em uma agência dos Correios na região central de Brasília, onde não havia filas.
Um aposentado ouvido pela reportagem não conseguiu verificar se teve desconto porque o sistema estava fora do ar. Ele foi orientado a voltar na próxima segunda-feira (2)
📮A ida a uma agência dos Correios é apenas uma opção adicional, principalmente para aposentados e pensionistas que não têm familiaridade com aplicativos.
💵Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas.
Atendimentos nas agências dos Correios
👴🏻👵🏻Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem buscar atendimento presencial em 5.033 agências dos Correios. O serviço começou nesta sexta e as unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros.
🔎 O atendimento presencial relacionado a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais.
Veja a lista das agências que vão oferecer o atendimento
O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.
✅ Nas agências, os segurados poderão:
Verificar se houve desconto não autorizado;
Solicitar a contestação de cobranças;
Confirmar autorizações previamente dadas;
Acompanhar o andamento das contestações;
Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.