Connect with us

Política

Eleições 2024: veja condutas que são proibidas por lei para eleitores e candidatos

Published

on

Spread the love



Quem responde por crime eleitoral pode até ir para a prisão. No caso de candidatos, pode ficar inelegível. Neste período de campanha eleitoral, candidatos, integrantes de partidos e federações, servidores públicos, autoridades e até cidadãos podem ser enquadrados em crimes eleitorais.
Quem responde por esse tipo de delito pode ser condenado à prisão e, se estiver na disputa por cargos, também pode sofrer sanções como a perda do registro de candidatura, cassação do mandato e inelegibilidade por 8 anos.
A legislação brasileira prevê uma série de condutas como crimes nessa época para resguardar o equilíbrio do pleito, a igualdade de oportunidades dos candidatos e garantir que a vontade do eleitor seja cumprida.
O Ministério Público Eleitoral é responsável por propor processos na Justiça nesses casos, a partir de investigações da Polícia Federal.
Dessa forma, o eleitor, se souber de casos de irregularidades, pode denunciá-las às autoridades, como a polícia, o MPE ou o juiz eleitoral da região. Mas, para isso, é importante conhecer a legislação nesta área.
Veja abaixo algumas condutas em época de eleição que podem gerar processos e punições.
‘Eleição de A a Z’: entenda como é a segurança das urnas eletrônicas nas eleições
Crimes recém tipificados
Leis que tornaram crime a violência política de gênero e a interrupção do processo eleitoral poderão ser aplicadas pela primeira vez em eleições municipais neste ano.
Essas normas foram estabelecidas em 2021 e já tinham sido usadas nas eleições gerais de 2022, quando foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
A violência política de gênero ocorre quando alguém assedia, constrange, humilha, persegue ou ameaça, por qualquer meio, uma candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato, utilizando menosprezo ou discriminação em razão de sua condição de mulher, cor, raça ou etnia, com o objetivo de impedir ou dificultar sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato.
A pena é de prisão, de um a quatro anos, e multa. A lei prevê aumento de pena de 1/3 se o crime for cometido contra gestantes, mulheres maiores de 60 anos ou com deficiência.
A interrupção do processo eleitoral consiste em “impedir ou perturbar a eleição ou a aferição de seu resultado, mediante violação indevida de mecanismos de segurança do sistema eletrônico de votação estabelecido pela Justiça Eleitoral”. A pena é de prisão, de 2 a 6 anos, e multa.
Esse crime foi incluído no Código Penal pela Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito, de 2021. A mesma legislação também define o crime de violência política mais amplo, que abrange a conduta de “restringir, impedir ou dificultar, com o uso de violência física, sexual ou psicológica, o exercício de direitos políticos de qualquer pessoa em razão de seu sexo, raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de prisão, de 3 a 6 anos, e multa.
Outros crimes
Os cidadãos também devem estar atentos a outros delitos que podem ocorrer durante as campanhas eleitorais. Alguns deles são:
▶️ Desinformação: Uma lei de 2021 alterou a redação do crime no Código Eleitoral, especificando que será responsabilizado quem “divulgar, na propaganda eleitoral ou durante o período de campanha, fatos que sabe serem inverídicos em relação a partidos ou candidatos e capazes de influenciar o eleitorado”. A pena é de detenção, de dois meses a um ano, e multa. Também pode ser punido quem “produz, oferece ou vende vídeo com conteúdo inverídico acerca de partidos ou candidatos”. A pena aumenta de 1/3 até a metade se o delito for cometido por meios de comunicação, internet e redes sociais, ou se envolver “menosprezo ou discriminação à condição de mulher, cor, raça ou etnia”.
▶️ Corrupção eleitoral: É crime, segundo o Código Eleitoral, “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena é de até 4 anos de prisão e multa. A compra de votos ou captação ilícita de sufrágio também está prevista na Lei das Eleições e pode resultar em sanções eleitorais, como a cassação do registro ou diploma do candidato e inelegibilidade por 8 anos.
▶️ Falsidade ideológica eleitoral (caixa 2): Consiste em omitir informações que deveriam constar em documentos públicos ou particulares, ou inserir dados falsos para fins eleitorais. Os recursos de campanha precisam ser declarados à Justiça Eleitoral. O candidato que não informar devidamente os recursos ou esconder dinheiro recebido pode ser punido com prisão de até 5 anos e multa.
▶️ Apropriação de recursos: Ocorre quando o candidato ou seu administrador financeiro se apropria do dinheiro destinado à campanha. A pena é de prisão, de 2 a 6 anos, e multa.
▶️ Falsificação de documentos com objetivos eleitorais: Quem falsifica documentos públicos para fins eleitorais pode receber pena de prisão de 2 a 6 anos e multa. Se o documento for particular, a pena é de prisão de até 5 anos e multa.
▶️ Inscrição eleitoral fraudulenta: Ocorre quando o eleitor comete irregularidades em seu cadastro eleitoral. A pena é de prisão de até 5 anos e multa. Quem auxilia o eleitor a cometer a fraude também pode ser punido.
▶️ Coação de servidor público na votação: A lei pune o servidor público que usa sua “autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido” com até seis meses de detenção e multa. A pena pode ser maior se o servidor for da Justiça Eleitoral.
▶️ Violência para influenciar a escolha do eleitor: Um cidadão comete crime se “usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido, mesmo que o objetivo não seja alcançado”. A pena é de 4 anos de prisão e multa.
▶️ Votação por mais de uma vez: É crime votar ou tentar votar mais de uma vez, assim como votar em lugar de outra pessoa. A pena é de prisão de até 3 anos.
▶️ Violação do sigilo do voto: Quem viola ou tenta violar o sigilo do voto pode ser punido com detenção de até 2 anos.
▶️ Crimes contra a honra eleitorais: A difamação na propaganda eleitoral é punida com prisão de 3 meses a 1 ano e multa. Da mesma forma, a injúria na publicidade de candidatos é crime, com detenção de até seis meses ou multa. Quem acusa falsamente outra pessoa de um crime, levando à instauração de investigação sem fundamento, com finalidade eleitoral, pode ser punido com prisão de 2 a 8 anos.
▶️ Desobediência às determinações da Justiça Eleitoral: Quem se recusa a cumprir diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral, ou dificulta sua execução, pode ser punido com detenção de 3 meses e multa.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia7 minutos ago

Mega-Sena, concurso 2.776: prêmio acumula e vai a R$ 6 milhões | Mega-Sena

Últimas Noticias8 minutos ago

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire 

Internacional13 minutos ago

González nega que tenha sido coagido pela Espanha

Política43 minutos ago

Polícia Federal prende 19 candidatos das eleições municipais que tinham mandados em aberto

Economia1 hora ago

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Últimas Noticias1 hora ago

BC comunica exposição de dados de 150 chaves Pix

Internacional1 hora ago

Milei busca empresas para assumir rotas da Aerolíneas Argentinas

Entretenimento1 hora ago

Joss Stone transborda carisma e talento em show com público modesto no Rock in Rio

Entretenimento2 horas ago

Setlist da Gloria Groove no Rock in Rio: show no festival terá pop, funk, rap, samba e pagode

Política2 horas ago

Juiz diz que candidato do Ceará foi preso por confusão e manda soltá-lo | Eleição em números

Economia2 horas ago

Nova alta da Selic pode renovar a seca no mercado de IPOs no Brasil? Entenda os impactos | Negócios

Últimas Noticias2 horas ago

Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de covid-19

Internacional2 horas ago

Hamas agradece ao Hezbollah por manter ataques a Israel

Entretenimento3 horas ago

De máscara, Preta Gil vai ao Rock in Rio conferir show dos Gilsons

Entretenimento3 horas ago

Filipe Ret vai do trap ao rock em show com banda afiadíssima no Rock in Rio

Política3 horas ago

STF já tem cinco votos para considerar legal que testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue | Política

Entretenimento3 horas ago

Anitta sensualiza no registro oficial em vídeo de ‘São Paulo’, música lançada por The Weeknd em show no Brasil

Esporte3 horas ago

Festival Paralímpico oferece vivência esportiva a crianças

Economia3 horas ago

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Últimas Noticias3 horas ago

Ação apreende duas toneladas de produtos falsos com marca Rock in Rio

Internacional3 horas ago

Irã promete “resposta esmagadora” a Israel

Entretenimento3 horas ago

VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 19/9

Entretenimento3 horas ago

Sorridente, Mariah Carey atende fãs na porta do hotel em São Paulo

Entretenimento4 horas ago

Jão vira Jerry Adriani da geração Z e arranca suspiros no Rock in Rio

Política4 horas ago

55% dos eleitores não sabem o número do seu candidato nas eleições para prefeito em SP, diz Datafolha | Eleições 2024 em São Paulo

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Entretenimento2 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Esporte2 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Esporte2 semanas ago

Paralimpíada de Paris: Brasil se garante em cinco finais da natação

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza