Connect with us

Últimas Noticias

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire 

Published

on

Spread the love


O nome do recifense Paulo Freire está na boca de brasileiros e estrangeiros que, ou rechaçam os princípios de sua filosofia, ou aderem a eles em plena entrega. No caso do advogado, educador e ex-secretário de Educação da capital paulista, a quantidade de equívocos em torno do que defendia como método é enorme. Foi com o objetivo de refutar algumas distorções que o Instituto Cultiva lançou nesta quinta-feira (19) a série digital “Os 7 Mitos sobre Paulo Freire”.

Paulo Freire nasceu na capital pernambucana, na data de hoje, no ano de 1921. Naquela época, ainda não havia o movimento manguebeat denunciando o que sairia de resultado após uma análise da cidade pela perspectiva do desenvolvimento social.

Em entrevista à Agência Brasil, o cientista político Rudá Ricci, ex-aluno do educador e atual presidente do Instituto Cultiva, narra como conheceu a obra de Paulo Freire e como o viu, pessoalmente, pela primeira vez.

Aos 16 anos, o paulista Ricci já mantinha contato com lideranças de movimentos sociais do Nordeste e lia, entre outros autores, Freire. Quando cursava direito, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), decidiu comparecer a um evento com o educador. Mas subestimou o número de interessados no evento, chegou em cima da hora e acabou não conseguindo se aproximar dele. Por vezes, cabulou as aulas do curso de graduação para assistir às de Freire, no andar da Pós-Graduação com a permissão de Freire, sob a condição de entregar todos os trabalhos cobrados dos demais.

“Acho que ele não acreditou muito, mas eu agi como tinha me comprometido. Tempos depois, ele me convidou para um seminário que acontecia sábado de manhã, em uma sala bem maior da PUC, a 333. Eu fui e, de novo, levei um susto. Tinha gente sentada no chão, de tanta gente, um auditório de 200 pessoas. Tinha gente do mundo inteiro, o que me deixava mais surpreso. Eu pensava: como é que alguém pega um avião da Finlândia para assistir a uma aula dele no sábado? Era gente da Argentina, uma coisa muito impressionante. E as aulas dele eram muito diferentes. Ele pegava um livro dele ou outro e não passava de uma página. Ele lia um parágrafo, parava, comentava uma coisa que ele tinha passado na Europa, na África, retornava, fazia referências a outros autores”, relembra.

A primeira vez que ouviu falar da Escola de Frankfurt, que criticava as consequências do capitalismo em diversas dimensões sociais, foi nessa fase. “Era realmente um seminário, muito sofisticado. Ele me chamou para ser alfabetizador de adultos, primeiro, da PUC. Eram faxineiras, porteiros dos prédios. E foi aí que entrei de vez no mundo da educação. Me tornei amigo dele. Ele foi secretário da [Luiza] Erundina, eu fui subsecretário da administração regional. Aí, foi uma aproximação mesmo, mais teórica, mas também afetiva. Ele era uma espécie de um avô, muito cuidadoso. Aí, a minha carreira foi a partir do Paulo Freire, você imagina”, recorda.

Conforme o representante do Cultiva, Paulo Freire entendia que a dimensão política estava na relação do educador com o educando. Ricci esclarece que, para o pensador, o educador não deve ensinar ao aluno o que ele deveria ser.

“Ele dizia que isso é o pior dos educadores ou políticos que querem transformar o mundo e estão a serviço de quem é marginalizado. Dizia: olha, tem muito revolucionário que pensa a revolução para ele ter mais poder, para ele derrubar quem está no poder e ele assumir esse lugar, mas ele não quer transformação. O que eu destacaria é como ele obrigava a gente a ter autocontrole sobre a pulsão do próprio educador, a ânsia do educador, a vontade de mudar de qualquer jeito, no tapa”, salienta.  

Ricci explica que a vertente concebida por Paulo Freire leva em consideração o contexto de cada estudante e exemplifica com um caso em que a aluna testemunhou o assassinato do próprio irmão, executado por traficantes de drogas, na porta de seu colégio, episódio que fez com que não conseguisse mais frequentar as aulas, por conta do trauma. A direção da instituição decidiu, então, trocar o horário de suas aulas para ajudá-la. “Eles perceberam que, se mudasse o turno dela, talvez mudasse o ambiente, aquela memória. Mudando o turno, ela desabrochou”, relata. 

Rudá Ricci ainda destaca que a educação deve se basear na relação social, não somente na técnica, questionando a validade de indicadores de desempenho como única forma de avaliação do ensino.  

“O Paulo Freire vai dizer que a técnica só tem que estar a serviço da sala de aula quando eu tenho, primeiro, um diagnóstico social do aluno. Se o aluno passa fome, como é que vai se concentrar em uma conta matemática? Se sofre abuso sexual, como é que eu vou acolhê-lo para ele estudar geografia? Ele vai dizer: isso é problema do professor, mas não é problema isolado do professor. É problema da secretaria, dos governos, do projeto de política pública do Brasil. Isso significa o quê? Que a escola não se basta e o professor não se basta. Você precisa ter, pelo menos, uma articulação entre a escola, a saúde e a assistência social”, acrescenta.

Pela linha de pedagogia freiriana, que tem a humanização e a emancipação como referências, os próprios educadores são transformados. Ricci conta que sai sempre esgotado de qualquer aula, porque fica vigiando suas reações e as de sua turma, enquanto se esforça para encontrar as melhores deixas para dialogar efetivamente com os alunos, com base em trocas genuínas. Além disso, cunhou o termo silêncio tático, capaz de aumentar as possibilidades de diálogo quando o educador contém suas manifestações diante de um aluno que pensa diferente dele, criando um ambiente de confiança. 

Segundo Ricci, Paulo Freire dizia que o educador deve sempre observar as expressões dos alunos durante a aula, o envolvimento deles, se as palavras são entendidas ou não, se as palavras trazem ensinamento ou provocação, se a sala de aula é um espaço para dúvida e se os estudantes estão sendo respeitados. 

“O Paulo falava o tempo todo isso: você não vai negar o que você é ou o que você pensa, mas você tem que saber o momento em que você deve falar o que pensa. Porque, se você falar no momento errado, você humilha o aluno. Porque o educador vai sempre ter autoridade, sempre é diferente do aluno, mas a forma como ele se apresenta é que deve ser democrática”, afirma. 

>> Confira abaixo a lista dos mitos da série do Instituto Cultiva:

1. Paulo Freire não educa, mas doutrina.
Freire sempre defendeu que o aluno tivesse condições de pensar por si próprio e questionar a realidade.

2. O Brasil adotou o método freireano.
Sua metodologia nunca foi aplicada em âmbito nacional, mas apenas em escolas específicas.

3. Seu método foi responsável pelo aumento do analfabetismo.
Os problemas educacionais no Brasil vêm de outros fatores, como a desigualdade social e a falta de investimentos em educação.

4. Paulo Freire nunca lecionou.
Paulo Freire foi professor de português no Recife e ocupou diversas funções na educação, desde o Sesi até universidades como Harvard e a Unicamp.

5. O método de Paulo Freire é um fracasso.
O método de Paulo Freire é referência na Finlândia, que frequentemente lidera rankings internacionais de educação.

6. Com Paulo Freire o professor perdeu autoridade.
Freire nunca defendeu uma educação sem autoridade, desde que o professor a exercesse de forma democrática.

7. Quem segue Paulo Freire é comunista.
Paulo Freire não só se distanciava da doutrina leninista, como também criticava os revolucionários que não dialogavam com a base social.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia10 minutos ago

Mega-Sena, concurso 2.783: resultado | Mega-Sena

Últimas Noticias11 minutos ago

Voo da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano

Política37 minutos ago

Quaest em BH: Engler perde para Fuad e Tramonte no 2º turno

Últimas Noticias1 hora ago

Moraes intima Marçal a prestar depoimento em até 24 horas por uso do X

Internacional1 hora ago

Invasão de hackers da China afeta sistemas de vigilância dos EUA

Política2 horas ago

Ipec: Arnaldinho Borgo aparece com 77% dos votos válidos na disputa em Vila Velha | Eleições 2024 no Espírito Santo

Últimas Noticias2 horas ago

Governo propõe criação de empresa aeroespacial brasileira (Alada)

Internacional2 horas ago

Trump faz comício onde foi alvo de tentativa de assassinato

Política3 horas ago

Ipec: Audifax, com 34%, Weverson Meireles, com 27%, e Pablo Muribeca, com 26%, estão tecnicamente empatados na Serra

Economia3 horas ago

TRF-1 derruba liminar e volta a barrar bets credenciadas na Loterj

Últimas Noticias3 horas ago

Justiça determina suspensão do perfil de Pablo Marçal no Instagram

Internacional3 horas ago

Greta Thunberg é presa durante protesto em Bruxelas

Política4 horas ago

Quaest em Vitória, votos válidos: Pazolini tem 50%; Luiz Paulo (23%) e Coser (22%) estão empatados

Últimas Noticias4 horas ago

Segurança, moradia e transporte são principais desafios de São Paulo

Internacional4 horas ago

Macron pede fim do fornecimento de armas a Israel

Política5 horas ago

Justiça Eleitoral suspende perfil de Pablo Marçal no Instagram após indícios de falsificação de laudo sobre drogas contra Boulos

Últimas Noticias5 horas ago

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças

Política6 horas ago

4,4 mil candidatos que se declararam negros voltam a se declarar brancos em 2024, quando verba para negros será menor

Últimas Noticias6 horas ago

Constituição ampliou direitos políticos do cidadão e completa 36 anos

Política7 horas ago

Eleição para prefeito em 2024 é reprise de 2020 em quase cem cidades do país | Eleições 2024

Últimas Noticias7 horas ago

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Política8 horas ago

PF diz que apreendeu mais de R$ 46 milhões em ações de combate a crimes eleitorais em 2024

Últimas Noticias8 horas ago

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros

Política9 horas ago

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros; previsão é que 220 pessoas sejam repatriadas

Últimas Noticias9 horas ago

Candidatos devem ter propostas para conselhos tutelares

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil2 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Brasil2 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil2 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil2 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil2 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Entretenimento1 mês ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Economia1 mês ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Entretenimento1 mês ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento3 semanas ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Internacional3 semanas ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Últimas Noticias1 mês ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional3 semanas ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Economia4 semanas ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Últimas Noticias4 semanas ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Política4 semanas ago

STF deve julgar nesta quarta validade da execução imediata da pena após condenação pelo júri | Política

Esporte1 mês ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Economia4 semanas ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento1 mês ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Economia3 semanas ago

Haddad rebate pessimismo com economia do Brasil: “especulação”