Connect with us

Internacional

CCJ do Senado aprova proposta que muda prazos de inelegibilidade

Published

on



Texto, que seguirá para votação em plenário, estabelece, entre outras mudanças, reduções no período de impedimento para condenados por crimes comuns. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) um projeto que muda a contagem do tempo ao qual um candidato está impedido legalmente de disputar eleições — a chamada inelegibilidade.
O texto, que seguirá para votação em plenário, estabelece, entre outras mudanças, reduções no período de impedimento para condenados por crimes comuns, como lavagem de dinheiro, e para políticos cassados pelos pares durante o seu mandato (veja mais abaixo).
Atualmente, a inelegibilidade é de oito anos. Há, porém, diferenças no marco inicial de contagem do impedimento para disputar eleições. Em alguns casos, por exemplo, esse período é contado somente após o cumprimento de uma pena criminal.
Moraes rejeita recurso no TSE e mantém Bolsonaro inelegível
A proposta é uma das partes da “minirreforma” eleitoral aprovada pela Câmara dos Deputados, em 2023. A primeira parte, mais ampla, será acoplada a um projeto que cria um novo Código Eleitoral — ainda sem data para ir à votação.
Segundo o texto, as mudanças promovidas pelo projeto serão aplicadas imediatamente — tanto para condenações passadas quanto para futuras. A medida, se virar lei, pode impactar diversos casos já decididos e com contagem de inelegibilidade em andamento.
O projeto também prevê mecanismo para impedir que políticos acumulem impedimentos enquanto já estiverem cumprindo um período de inelegibilidade. Para isso, define que o prazo deverá ser unificado para chegar a um limite de até 12 anos inelegíveis.
O relator, senador Weverton (PDT-MA), defende a proposta e argumenta que o texto promove “isonomia” nos casos de inelegibilidade.
“Confere maior objetividade e segurança jurídica na fixação dos termos iniciais e finais de contagem de inelegibilidades, que, em alguns casos, decretavam, senão a morte política da pessoa, a perpetuidade, na prática, da restrição imposta”, diz.
O que muda
parlamentares cassados pelos pares:
Parlamentares (deputados, senadores e vereadores) que forem cassados pelos pares terão a inelegibilidade contada a partir da decisão que decretar a perda do mandato. Ou seja, ele não poderá disputar eleições nos oito anos seguintes à sua cassação.
Hoje, os parlamentares que são cassados ficam inelegíveis pelo resto do mandato e por mais oito anos. O texto aprovado na CCJ diminui, na prática, o tempo de inelegibilidade.
➡️ Exemplo: em 2005, a Câmara dos Deputados cassou o mandato do então deputado José Dirceu (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar.
Por causa da decisão, ele, que havia sido eleito em 2002 para um mandato na Casa, acabou ficando inelegível até o fim do seu mandato em fevereiro de 2007 e pelos oito anos seguintes — até 2015.
Se a proposta aprovada pela CCJ fosse lei à época, Dirceu ficaria inelegível somente de dezembro de 2005, quando a decisão foi tomada pelos deputados, até dezembro de 2013.
governadores cassados por assembleias:
Governadores e prefeitos que tiverem o mandato cassado pelas assembleias estaduais ou câmaras municipais também não poderão disputar eleições nos oito anos seguintes à sua cassação.
A contagem do prazo, prevista na proposta, é mesma aplicada aos parlamentares — a partir da decisão que decretar a perda do mandato.
Atualmente, a inelegibilidade vale pelo resto do mandato e por mais oito anos. O texto aprovado na CCJ diminui, na prática, o tempo de inelegibilidade. A mudança valerá também para vice-governadores e vice-prefeitos.
políticos condenados por abuso de poder político e econômico:
O projeto também estabelece que condenados por crimes eleitorais terão mudança na contagem do período no qual não poderão concorrer a postos políticos.
A mudança valerá para políticos condenados por abuso de poder econômico ou político. Segundo a proposta, a pessoa que for condenada por esses delitos não poderá disputar eleições por oito anos, que serão contados a partir da data da eleição na qual ela cometeu o crime.
O texto, embora altere a redação atual da lei, não muda a jurisprudência já aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo juristas especialistas em direito eleitoral consultados pelo g1.
É o que diz uma súmula da Corte Eleitoral, que define que o período conta a partir do dia da eleição e termina no “dia de igual número no oitavo ano seguinte”.
➡️Exemplo: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado, em 2023, à inelegibilidade por abuso de poder político. Ele ficará impedido de disputar eleições por oito anos, a partir da data da eleição pela qual concorreu (2 de outubro de 2022).
Tanto pela regra atual do TSE quanto pela proposta aprovada, Bolsonaro voltaria a estar elegível em 2 de outubro de 2030. Isso significa que, em 2030, ele estará apto a disputar a eleição por dias — a disputa ocorrerá em 6 de outubro.
políticos condenados por lavagem:
A proposta altera, ainda, a contagem da inelegibilidade para políticos condenados por crimes comuns, como lavagem de dinheiro.
Pelo texto, eles serão impedidos de disputar eleições por oito anos, que serão contados a partir da primeira condenação por um órgão colegiado (ou seja, por mais de um julgador) do Judiciário.
O projeto também proíbe que, durante esse período de inelegibilidade, outras eventuais condenações aumentem o impedimento de disputar eleições, mesmo que as penas futuras sejam “mais gravosas”.
Hoje, os políticos condenados por esse tipo de delito ficam impossibilitados de participar de eleições pelo:
tempo da pena do crime pelo qual foi condenado;
e por mais oito anos, que se iniciam depois do cumprimento da pena.
Na prática, portanto, o projeto chancelado pela CCJ estabelece uma redução do tempo de inelegibilidade para políticos condenados por crimes comuns.
➡️Exemplo: em 2018, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) — um órgão colegiado — decidiu manter a condenação do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Ele já havia sido condenado em primeira instância por um só juiz. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão.
Pela regra atualmente em vigor, ele ficaria inelegível pelo cumprimento da pena em prisão e por mais oito anos — o que poderia superar 20 anos, sem descontar eventuais reduções de pena.
No texto aprovado pela CCJ, ele ficaria inelegível somente por oito anos a partir da decisão da 8ª Turma do TRF-4.
outras mudanças:
▶️Políticos com mandato que renunciarem para escapar de processos de cassação pelos pares (por exemplo, impeachment ou representações em Conselhos de Ética): a inelegibilidade de oito anos será contada a partir da data da renúncia.
Hoje, a contagem estabelece que o político será impedido de disputar eleições pelo resto do mandato e por mais oito anos
▶️Condenados por improbidade administrativa só serão inelegíveis se os delitos forem comprovadamente dolosos (isto é, com consciência, vontade e objetivo de tirar proveito em algo). o político condenado por esse delito ficará inelegível por oito anos a partir da data de sua condenação por órgão colegiado.
Hoje, ele fica impedido de disputar pelo tempo da pena e por mais oito anos
Segundo o texto, o “mero exercício” da função pública, sem comprovação de dolo, não poderá ser considerado como causa para inelegibilidade.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional28 minutos ago

Ucrânia acusa Rússia de usar míssil intercontinental contra o país

Noticias34 minutos ago

Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista

Noticias38 minutos ago

Serviços de até R$ 5,5 mil, macas aquecidas e fila de espera: spa de luxo em SP é eleito o melhor do mundo | Campinas e Região

Noticias41 minutos ago

Após suspensão, Prefeitura obtém recurso judicial para iniciar obra do novo centro administrativo de Ribeirão Preto | Ribeirão Preto e Franca

Internacional1 hora ago

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil balístico

Noticias2 horas ago

'Mozart da programação': quem é o menino-prodígio de 7 anos que recebeu uma oferta de emprego de empresa russa

Noticias2 horas ago

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Noticias2 horas ago

Colecionador compra Ferrari abandonada, reforma e triplica o valor do carro | Vale do Paraíba e Região

Internacional2 horas ago

ONU está preocupada com uso de míssil balístico pela Rússia

Noticias3 horas ago

VÍDEOS: SP2 de quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Noticias3 horas ago

Inpe inicia desenvolvimento de satélites para monitorar derramamento de óleo nos oceanos; saiba como vai funcionar | Vale do Paraíba e Região

Internacional4 horas ago

Senador dos EUA pede sanções contra TPI

Noticias4 horas ago

Prefeito de Rio Preto assina contrato para compra de armas da GCM

Noticias4 horas ago

Projeto para criar bairro no ‘Terreno das Vaquinhas’, em São José, entra em fase de registro | Vale do Paraíba e Região

Internacional5 horas ago

Visita de ministro da Holanda é cancelada após fala sobre Israel

Noticias5 horas ago

Amigo Pet: Restaurantes e até padarias para cães oferecem alternativas à ração com opções salgadas e doces | Vale do Paraíba e Região

Noticias5 horas ago

Show, exposição, dança: veja opções para aproveitar o fim de semana em Ribeirão Preto | Em Cena

Internacional6 horas ago

Scholz vai tentar segundo mandato como chanceler da Alemanha

Noticias6 horas ago

Brasil derrota Uruguai e garante presença na Americup 2025

Noticias6 horas ago

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Internacional7 horas ago

Argentina investiga queda de drone perto da Embaixada de Israel

Noticias7 horas ago

Brasil vai à final do Sul-Americano de Beisebol após 10 a 0 no Chile

Noticias7 horas ago

Pacote de corte de gastos será anunciado até terça, diz Haddad

Internacional8 horas ago

Trump indica ex-procuradora-geral da Flórida para o DOJ

Noticias8 horas ago

Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento3 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional3 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional3 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional3 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional3 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional3 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Política1 semana ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Entretenimento3 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Internacional2 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional3 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional2 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional2 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional3 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional2 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Entretenimento2 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional2 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional2 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Entretenimento3 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional2 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season