Connect with us

Noticias

Hytalo Santos: defesa entra com pedido de habeas corpus para influenciador e o marido na Justiça da Paraíba

Published

on

Hytalo Santos: defesa entra com pedido de habeas corpus para influenciador e o marido na Justiça da Paraíba




Justiça manteve a prisão do influenciador Hytalo Santos e do marido dele
A defesa do influenciador Hytalo Santos entrou com pedido de habeas corpus para o influenciador e o marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro. O recurso foi apresentado no Tribunal de Justiça da Paraíba, neste sábado (16)
A Justiça de São Paulo manteve o influencer Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, na prisão após audiência de custódia realizada neste sábado (16).
O casal foi preso preventivamente nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo, suspeitos por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais, além de tráfico humano.
O g1 entrou em contato com a defesa para ter detalhes dos argumentos do habeas corpus, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem. Na sexta, após a prisão, em entrevista coletiva no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o advogado Felipe Cassimiro afirmou que a decisão é “genérica”. E completou dizendo que “estamos diante de uma decisão ilegal”.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais.
Euro gravava vídeos com o influenciador paraibano, com quem está há cerca de cinco anos. Crianças e adolescentes que participavam dos vídeos com Hytalo também apareciam em conteúdos gravados e publicados por Euro.
O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre casos de “adultização” de crianças e adolescentes.
O influencer paraibano Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, presos preventivamente nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Reprodução/TV Globo
O delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), afirmou nesta sexta-feira (15) que o casal estava em rota de fuga do Brasil e, portanto, a manutenção da prisão era necessária para evitar prejuízo nas investigações.
“A informação que tínhamos é que eles estavam em rota de fuga do Brasil. Não sabemos quais são os países que iriam, mas pode ser [que fugisse] por Foz do Iguaçu ou pelo Sul do país mesmo”, disse Melo Gonçalves.
Influenciador Hytalo Santos é preso
A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, faz fronteira com o Paraguai e a Argentina. Segundo o delegado, eles não estavam com passaporte, somente o RG — para acessar países do Mercosul, brasileiros não precisam de passaporte.
Segundo o delegado, foram apreendidos quatro celulares com Hytalo, outros quatro aparelhos com Israel e um veículo do modelo Land Rover com registro da Paraíba.
“O carro é da Paraíba, eles vieram dirigindo e chegaram ontem [quinta] em Carapicuíba.”
FOTOS: Veja casa onde o influencer Hytalo Santos foi preso em Carapicuíba, na Grande SP
VÍDEO: Assista momento em que influencer Hytalo Santos é preso pela polícia
ENTENDA: os crimes citados na investigação contra o influencer
CRONOLOGIA: entenda todos os acontecimentos envolvendo o influenciador
O influencer paraibano Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, presos preventivamente nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Reprodução/Instagram
Segundo o delegado, oito pessoas, entre homens e mulheres, estavam na casa na Grande São Paulo. Todos foram liberados porque não eram procurados pela Justiça.
“Alguns eram assessores e algumas pessoas relacionadas à investigação. A investigação vai ocorrer na Paraíba, a princípio já lacramos os celulares e serão entregues a investigadores de lá.”
Segundo o delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), eles estavam em rota de fuga do Brasil.
Reprodução / Globonews
O vídeo
Desde o dia 6, quando Felca, que tem mais de 4 milhões de inscritos no YouTube, citou em um vídeo a atuação de Hytalo na criação desse tipo de conteúdo com menores, o influenciador foi alvo de medidas da Justiça da Paraíba. As medidas incluem uma ação civil pública do MP-PB e mandados de busca e apreensão.
Procurado, o advogado Sean Abib, que também faz a defesa deles, disse que iria “tomar conhecimento” da decisão judicial. E que vai ingressar com habeas corpus para liberar o influenciador, assim que tiver acesso aos motivos da decisão judicial.
“Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário”, disseram os advogados.
Quem é Hytalo Santos, influenciador preso por suspeita de exploração infantil
Operação policial
A prisão deles envolveu o MP-PB em atuação conjunta com o MPT, a Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo e a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba.
As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba.
Em sua decisão, o magistrado disse que “há fortes indícios” de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes, entre outros crimes.
Ele argumentou ainda que a prisão procura “impedir novos atos de destruição ou ocultação de provas, bem como evitar a intimidação de testemunhas”, acrescentando que essas “situações que já vêm ocorrendo desde que os investigados tomaram conhecimento da existência da investigação em seu desfavor”.
O juiz ressaltou que os dois “já destruíram elementos de prova; já removeram tudo aquilo que seria apreendido; já turbaram a investigação criminal, e tais situações estão claras nos autos”.
O magistrado reiterou que as condutas deles “revelam uma ação coordenada para comprometer o curso regular das investigações, dificultar o esclarecimento da verdade e prejudicar a eficácia do trabalho investigativo conduzido por este grupo especial”.
E prosseguiu: “Os representados têm adotado condutas reiteradas para dificultar o esclarecimento da verdade, valendo-se de práticas ilícitas como a tentativa de destruição de documentos e aparelhos eletrônicos, esvaziando às pressas residência, ocultando valores e veículos utilizados”.
Essas condutas evidenciam a necessidade de medidas extremas para assegurar a integridade das provas e a regularidade do procedimento investigativo.
Influenciador Hytalo Santos é preso em SP em investigação contra exploração de menores
Polícia Civil/Divulgação
Medidas judiciais contra o influenciador
Monetização, exploração de menores e pedofilia: entenda denúncias feitas por Felca
Suspensão das redes sociais e desmonetização de conteúdo
A Justiça da Paraíba mandou bloquear o acesso de Hytalo às redes sociais dele na terça-feira (12). A promotora do MPPB Ana Maria França solicitou também que os vídeos do influenciador que já estão no ar em diversas redes sociais sejam desmonetizados, ou seja, não possam dar retorno financeiro para o influenciador, e a Justiça também acatou esse pedido.
Proibição de manter contato com as vítimas
A decisão da terça também proibiu o influenciador de ter contato com os adolescentes citados nos processos que o investiga pela exposição dos menores em vídeos com conteúdo sexual. A decisão é em caráter provisório.
Apreensão de celulares e computador
A Justiça da Paraíba apreendeu um computador e aparelhos celulares na casa do influenciador em João Pessoa nesta quinta-feira (14), segundo informações do juiz Antônio Rudimacy Firmino. Desta vez, os policiais conseguiram acessar o interior do imóvel e tinham autorização para arrombar as portas, em caso de resistência e necessidade.
Na quarta-feira (13), um mandado de busca foi cumprido nesse mesmo endereço, mas encontraram o imóvel fechado, sem ninguém.
O que diz a defesa
De acordo com a defesa do influenciador, ele “não tinha conhecimento da execução de mandado de busca e apreensão em uma das suas residências, até mesmo por tratar-se de medida judicial sigilosa”.
Ainda de acordo com a defesa, já foi feito contato com a Justiça, e o influenciador está à disposição para esclarecer o caso e nega todas as acusações.
“[Hytalo] reitera que jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação e perante o público que nele confia e o acompanha nas redes sociais”, afirma.
Apuração do MP é anterior a vídeo de Felca
A investigação do MPPB começou em 2024. O caso é dividido em duas promotorias, a de Bayeux e a de João Pessoa:

Bayeux: a investigação é da promotora Ana Maria França. A apuração começou no fim de 2024 após denúncias de vizinhos do condomínio de Hytalo de que adolescentes faziam topless e participavam de festas com bebida alcoólica.
João Pessoa: o responsável pela condução dos trabalhos é o promotor João Arlindo, que disse ao g1 que investiga a possibilidade de um esquema feito pelo influenciador para obter a emancipação desses menores de idade em troca de presentes, como celulares, para os familiares deles. Segundo o promotor, o relatório do inquérito vai ser finalizado na próxima semana.
Em ambos os processos, Hytalo foi ouvido e negou as acusações. Os adolescentes foram ouvidos somente no processo de João Pessoa, que começou primeiro, para que não fossem revitimizados.
🔎 Emancipação é o ato que concede a um menor de idade, entre 16 e 18 anos, a capacidade civil plena, permitindo que ele pratique todos os atos da vida civil como se fosse maior de idade, por exemplo, assinar contratos, comprar e vender bens, entre outros.
Investigação do MPT
Hytalo Santos no momento em que foi preso e, à direita, em vídeo com adolescentes
Reprodução/TV Globo
Hytalo também é investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A informação foi divulgada na noite desta terça-feira em um vídeo no qual o procurador Flávio Gondim trouxe detalhes sobre a investigação.
O procurador detalhou que as investigações analisaram mais de 50 vídeos publicados nas redes sociais do influenciador e foram colhidos mais de 15 depoimentos de pessoas envolvidas na produção desses conteúdos.
“Foram analisados, de maneira muito criteriosa, mais de 50 conteúdos, 50 vídeos veiculados nas diversas redes sociais mantidas por Hytalo Santos. Foram colhidos mais de 15 depoimentos de pessoas vinculadas ao projeto de produção de conteúdo digital, incluindo pessoas que trabalharam para ele em diversos momentos. Foram analisados diversos documentos.”, disse Gondim.
Hytalo Santos
Reprodução/Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
Quem é Hytalo Santos, influenciador denunciado por Felca por exploração de menores
Quem é Felca, youtuber que denunciou o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores
Hytalo Santos, Bel para Meninas, Kamylinha: quem são influenciadores citados na denúncia de ‘adultização’ feita pelo youtuber Felca
Infográfico – Entenda o debate sobre ‘adultização’ que viralizou nas redes envolvendo Felca e Hytalo.
Arte/g1
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

'Modo ladrão' virá ativado de fábrica em novos celulares Android no Brasil; veja como funciona
Noticias25 minutos ago

'Modo ladrão' virá ativado de fábrica em novos celulares Android no Brasil; veja como funciona

'O Diabo Veste Prada 2', com Meryl Streep e Anne Hathaway, ganha 1° trailer; assista
Entretenimento48 minutos ago

'O Diabo Veste Prada 2', com Meryl Streep e Anne Hathaway, ganha 1° trailer; assista

Vítimas de afundamento de solo criticam acordo entre Braskem e Alagoas
Noticias51 minutos ago

Vítimas de afundamento de solo criticam acordo entre Braskem e Alagoas

Avanços tecnológicos devem ajudar consumidores a economizar na conta de luz, diz diretor da Aneel
Economia56 minutos ago

Avanços tecnológicos devem ajudar consumidores a economizar na conta de luz, diz diretor da Aneel

Congresso homenageia policiais mortos durante a Operação Contenção
Política1 hora ago

Congresso homenageia policiais mortos durante a Operação Contenção

Adele fará sua estreia como atriz em ‘Cry to Heaven’, filme dirigido por Tom Ford
Entretenimento2 horas ago

Adele fará sua estreia como atriz em ‘Cry to Heaven’, filme dirigido por Tom Ford

Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
Noticias2 horas ago

Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença

Por que dois diretores da BBC renunciaram ao mesmo tempo e o que isso tem a ver com Trump?
Economia2 horas ago

Por que dois diretores da BBC renunciaram ao mesmo tempo e o que isso tem a ver com Trump?

Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
Internacional2 horas ago

Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

Veja foto após transferência de prisão
Entretenimento2 horas ago

Veja foto após transferência de prisão

CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta
Noticias3 horas ago

CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

'Todo mundo pode brigar com o BC, o BC que não pode brigar com os dados', diz Galípolo sobre juros altos
Economia3 horas ago

'Todo mundo pode brigar com o BC, o BC que não pode brigar com os dados', diz Galípolo sobre juros altos

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política
Política3 horas ago

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar
Noticias4 horas ago

Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

Setor de serviços cresce 0,6% em setembro; oitavo mês seguido de alta
Economia4 horas ago

Setor de serviços cresce 0,6% em setembro; oitavo mês seguido de alta

Humanos não conseguem mais distinguir música gerada por IA de música real, diz pesquisa
Entretenimento4 horas ago

Humanos não conseguem mais distinguir música gerada por IA de música real, diz pesquisa

Áreas protegidas na Amazônia Legal têm piores condições de moradia
Noticias5 horas ago

Áreas protegidas na Amazônia Legal têm piores condições de moradia

Ibovespa supera os 155 mil pontos com possível fim do shutdown nos EUA; dólar cai a R$ 5,30
Economia5 horas ago

Ibovespa supera os 155 mil pontos com possível fim do shutdown nos EUA; dólar cai a R$ 5,30

Homem que atropelou e matou fisioterapeuta vai a júri popular no Rio
Noticias6 horas ago

Homem que atropelou e matou fisioterapeuta vai a júri popular no Rio

Dólar abre em queda com foco em fim do shutdown nos EUA e falas de Galípolo
Economia6 horas ago

Dólar abre em queda com foco em fim do shutdown nos EUA e falas de Galípolo

Bixarte bate o tambor para professar fé, diversidade e resiliência no pulso firme do rap que impulsiona o álbum ‘Feitiço’
Entretenimento6 horas ago

Bixarte bate o tambor para professar fé, diversidade e resiliência no pulso firme do rap que impulsiona o álbum ‘Feitiço’

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo
Noticias7 horas ago

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

BC não vê 'risco relevante' à estabilidade financeira, mas diz que ataques cibernéticos trazem preocupações concretas
Economia7 horas ago

BC não vê 'risco relevante' à estabilidade financeira, mas diz que ataques cibernéticos trazem preocupações concretas

Todos da mesma aldeia: COP30 mobiliza 3 mil indígenas em Belém
Noticias8 horas ago

Todos da mesma aldeia: COP30 mobiliza 3 mil indígenas em Belém

BC cria regras para evitar lavagem de dinheiro
Economia8 horas ago

BC cria regras para evitar lavagem de dinheiro

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri