Em meio às restrições impostas pela lei eleitoral para o governo publicar ações e programas, o Ministério da Pesca e Aquicultura tem recorrido a receitas culinárias para alimentar seu site.
A prática passou a ser feita no final de maio, uma vez por semana, segundo o ministério. Mas com o início do chamado “defeso”, cujo objetivo é evitar o uso da máquina pública, a rotina se intensificou. Em duas semanas, já foram publicadas duas receitas e dois tutoriais sobre como preparar peixes.
Entre as receitas, estão tilápia à parmegiana e pizza de sardinha —e nas versões fitness e lowcarb. Os posts ainda vêm acompanhados de dicas e curiosidades.
“A sardinha pode ser substituída por atum, mantendo o sabor e a praticidade. Na Amazônia, alguns substituem a sardinha por tambaqui”, diz um dos posts.
O portal ainda ensina a preparar a traíra com um tutorial do jeito certo de fazer a limpeza do peixe. O ministério também ensina o passo a passo de como limpar o peixe bacu.
“Use luvas grossas e faca bem afiada. O bacu tem ferrões duros nas nadadeiras e escamas resistentes nas laterais, que podem ferir as mãos”.
Procurado, o Ministério da Pesca disse que a publicação de receitas integra a estratégia institucional da pasta para estimular o consumo de peixes. Além disso, a ideia é valorizar também o trabalho dos pescadores artesanais do país.
No atual período, a lei eleitoral permite apenas a veiculação de informações de utilidade pública, o que tem levado algumas pastas a suspenderem as publicações.
