A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (5) que mostra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) bem à frente de Fernando Haddad (PT) na disputa ao governo de São Paulo acendeu um alerta na campanha do petista, mas ao mesmo tempo um alento aos mais otimistas.
De um lado, a possibilidade de Tarcísio levar em 1º turno com 52% dos votos válidos preocupa o PT já que o presidente Lula (PT) ficaria sem um palanque importante numa eventual disputa de segundo turno na eleição presidencial.
Para uma ala do PT, ainda é cedo para fazer uma avaliação mais concreta, mas a aposta é que o início da campanha no rádio e na TV melhore os índices de Haddad.
Por outro lado, a campanha está otimista com a surpresa que mostra que os candidatos do PSTU, UP e PCB somam 13% das intenções de voto. Na avaliação de setores do PT, isso mostra que ainda há muito espaço para o petista crescer.
A avaliação é que há pessoas reprovando o governo Tarcisio e esse voto tende a ir para Fernando Haddad.
Oficialmente, o PT diz que a eleição está aberta e que a campanha deve evoluir para um caráter plebiscitário: entre quem acha que está tudo bem e quem quer mudança.
“Em janeiro dava-se a eleição como resolvida. Hoje está claro que haverá disputa. E, ao contrário do que avaliava a campanha do governador, a retirada de demais candidaturas do campo da direita não deve significar necessariamente um bônus para Tarcísio”, disse o secretário de comunicação do PT, Éden Valadares.
