Connect with us

Esporte

veja como foi o ano do Furacão

Published

on

O sonho por um título expressivo no centenário foi transformado no pesadelo do rebaixamento para o Athletico. Com diversos vexames, o clube foi punido por uma série de vacilos dentro e fora de campo.

Um dos pontos avaliados pelo Furacão foi a excessiva troca de treinadores. Foram cinco no total: Juan Carlos Osorio, Cuca, Juca Antonello (auxiliar que atuou de forma interina), Martín Varini e Lucho González.

No entanto, as trocas não tiveram o efeito desejado. A cada mudança, o aproveitamento do time caiu. O time acumulou a pior sequência da história do Athletico na Série A, com 11 rodadas sem vencer.

O UmDois Esportes traz a retrospectiva da temporada do Athletico em 2024.

Ausência física de Petraglia

Petraglia, presidente do Athletico. Foto: Arquivo/UmDois Esportes.

Petraglia, presidente do Athletico. Foto: Arquivo/UmDois Esportes.

Um dos fatores cruciais foi a distância de Mario Celso Petraglia, que trabalhou de casa em boa parte da temporada. O presidente, que é o dono da caneta do Furacão, sofre com problemas de saúde desde a cirurgia no abdômen, em 2019.

Neste ano ele realizou mais um procedimento reparador e esteve internado em São Paulo. Quem ganhou importância nos bastidores foi o diretor financeiro Márcio Lara.

Quarto técnico que passou pelo Furacão, o uruguaio Martín Varini revelou que nunca chegou a conhecer pessoalmente. Ele fez a entrevista para o cargo remotamente. Apesar disso, a diretoria declarou que Petraglia seguia ativo e presente.

Osorio

Juan Carlos Osorio foi o primeiro escolhido para comandar o Furacão no ano do centenário. O trabalho durou 12 jogos, com 69,4% de aproveitamento do colombiano. Foram sete vitórias, quatro empates e uma derrota, contra o Londrina na semifinal do Estadual. O resultado que acabou com uma invencibilidade de dois anos no Paranaense, mas escancarou problemas de relacionamentos do treinador.

De ovacionado a vexame: A “Era Cuca” no Athletico

Técnico Cuca. Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Técnico Cuca. Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Cuca foi o escolhido como sucessor de Osorio mesmo após ter dito que nunca treinaria o time do coração. Quando anunciado, ele sofreu contestações devido à condenação por estupro anulada na Suíça.

No entanto, Cuca foi ovacionado pela maior parte da torcida rubro-negra na estreia. A goleada por 6 a 0 sobre o Londrina garantiu o time na semifinal do Estadual e intensificou a ilusão por títulos grandes na temporada.

O comandante de 61 anos se sagrou campeão do Paranaense. Além disso, teve um início avassalador, que foi o melhor começo de trabalho que Cuca registrou na carreira como treinador.

O Athletico chegou a liderar o Brasileirão por quatro rodadas. Fora de casa, a vitória sobre o Palmeiras deu enorme confiança ao grupo. No entanto, uma sequência de três empates seguidos, com gols sofridos nos acréscimos do segundo tempo, minaram o trabalho.

Antes disso, a pressão já tinha aumentado com as derrotas para o Ypiranga-RS, na Copa do Brasil, e os tropeços diante do Danubio, do Uruguai, e do Sportivo Ameliano, do Paraguai, na Copa Sul-Americana.

Em entrevista coletiva após um empate contra o Corinthians, Cuca disparou contra torcedores e desagradou diretores e jogadores. Ele contestou o nível do elenco e pediu reforços, além de cogitar a saída. No dia seguinte, o Athletico anunciou o fim da Era Cuca em que o próprio comandante teria pedido demissão no vestiário.

A aposta no desconhecido

A saída polêmica de Cuca deixou vestígios. O treinador acusou uma briga entre o zagueiro Thiago Heleno e o gestor desportivo Paulo Miranda, o que foi fortemente negado por ambos. O defensor e ídolo rubro-negro declarou que vários atletas queriam abandonar o trabalho de Cuca e que o treinador havia “pulado do barco”.

Quem chegou para assumir em meio à crise foi o jovem Martín Varini. O uruguaio tinha tido uma experiência como auxiliar de Paulo Pezzolano no Cruzeiro, mas foi bem referenciado para Mario Celso Petraglia. O homem-forte do Furacão bateu o martelo e decidiu apostar no novo.

A escolha deu certo nos jogos eliminatórios. Enquanto o time colecionava tropeços no Brasileirão, Varini comandou a equipe até as quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

Aproveitamento péssimo no Brasileiro e afastamento de Nikão geraram demissão

Nikão em Corinthians x Athletico. Foto: Icon Sport.

Nikão em Corinthians x Athletico. Foto: Icon Sport.

Varini acumulou nove vitórias, quatro empates e seis derrotas, com um aproveitamento de 54,3%. No entanto, o número cai consideravelmente se o recorte for feito apenas no Brasileirão. 

Foram nove jogos pela Série A, com cinco derrotas, três empates e somente um triunfo. Ou seja, o aproveitamento foi de apenas 22,2% dos pontos.

A eliminação para o Vasco, nos pênaltis, na Ligga Arena aumentou a pressão, mas foi um empate sem gols contra o Criciúma que representou o fim do trabalho de Varini.

Isso aconteceu depois do uruguaio determinar afastamento do meia Nikão. O jogador, que é um dos ícones da era vitoriosa do Furacão, revelou problemas com o técnico desde a época em que trabalharam juntos no Cruzeiro. A diretoria respeitou a decisão na época, mas o fato também pesou na saída de Varini.

Falta de reforços

Varini foi demitido no fim de setembro, dois dias antes do jogo de volta contra o Racing Club. O Athletico havia vencido por 1 a 0 em Curitiba e jogava pelo empate para ir à semifinal.

No entanto, com total influência do diretor Paulo Autuori, Varini foi demitido para a chegada de Lucho González.

Outro ponto fundamental na temporada do Furacão foi a postura do clube em descartar reforços na janela de transferências do meio do ano.

Com o entendimento que investiu pesado no início da temporada, a diretoria bancou o elenco formado e trouxe dois jogadores por empréstimos. Contudo, o zagueiro Marcos Victor e o meio campista Praxedes pouco agregaram.

Lucho assume “bucha” e tem pior desempenho entre os técnicos

Lucho Gonzalez no comando do Athletico. Foto: Icon Sport.

Lucho Gonzalez no comando do Athletico. Foto: Icon Sport.

O argentino teve o pior aproveitamento entre os cinco técnicos do Athletico na temporada, com apenas 40,7%. Lucho acumulou três vitórias, dois empates e nove derrotas em 14 jogos.

No entanto, a campanha só não foi pior do que a postura adotada pelo clube. Ninguém temia o rebaixamento, que era algo impensável com a pior sequência da história do clube na Série A.

Em entrevistas, Lucho e Autuori deixaram claro que o Athletico não precisava se preocupar, que a fase ruim seria passageira. O diretor se disse “confiante” durante a pausa para a Data FIFA, em outubro.

Demorar tanto para acreditar no pior desfecho possível do centenário foi um dos grandes vacilos do Athletico.

Mesmo com a campanha do “PactoRubroNegro”, em que o Athletico furou a bola e aumentou o vínculo com os torcedores, o time não mostrou sinais de reação. E isso mesmo com o apoio massivo da torcida, que bateu três recordes de público da história da Ligga Arena.

Apenas a derrota para o Bragantino, em casa, na penúltima rodada, ligou o alerta da queda. E isso aconteceu após tropeços contra adversários diretos, como a derrota em casa para o Vitória e o empate diante do Fluminense.

Reformulação para 2025

Após a queda confirmada com requintes de crueldade na derrota para o Atlético-MG, o Athletico já se preparou para uma limpa geral. O técnico Lucho e o diretor Paulo Autuori foram os primeiros a sair, mas o passaralho é grande. Até auxiliares como Rodrigo Bellão, cotado para comandar a equipe no próximo Estadual, foram desligados.

Quem ganhou força foi Rodrigo Possebon, que era o diretor das categorias de base e foi promovido para substituir Autuori. Como diretor de futebol, o ex-Manchester United está à frente do projeto de reconstrução durante a Série B. E Maurício Barbieri foi escolhido para o cargo de técnico.

Neste contexto de se adequar à realidade da Série B, o elenco também vai sofrer grandes alterações e nomes muito utilizados neste ano devem deixar a equipe. São os casos do zagueiro Kaique Rocha, do volante Erick e do atacante argentino Tomás Cuello.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:

Retrospectiva 2024: Athletico vive inferno e é rebaixado, mas torcida quebra recordes

Retrospectiva 2024: Athletico vive inferno e é rebaixado, mas torcida quebra recordes

Retrospectiva 2024: Coritiba vai da promessa por protagonismo à pior Série B da história

Retrospectiva 2024: Coritiba vai da promessa por protagonismo à pior Série B da história

A dupla Atletiba está sonhando com o paraíso perdido

A dupla Atletiba está sonhando com o paraíso perdido

Técnicos medalhões perdem espaço e novatos dominam Série A

Técnicos medalhões perdem espaço e novatos dominam Série A

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias27 minutos ago

Jovem é detido suspeito de descumprir medida protetiva e invadir casa da mãe em Sorocaba

Noticias31 minutos ago

Homem é baleado durante tentativa de assalto na Dutra, em São José dos Campos

Noticias1 hora ago

Voluntários promovem almoço solidário de Natal para mais de duas mil pessoas em Franca, SP | Ribeirão Preto e Franca

Noticias2 horas ago

Acidente com moto deixa feridos e interdita alça de acesso da Raposo Tavares em Sorocaba

Noticias2 horas ago

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o Natal

Noticias3 horas ago

Ministério publica portaria para reconstrução de ponte que desabou

Noticias4 horas ago

Jogadoras acusadas de racismo seguem presas após habeas corpus negado

Noticias4 horas ago

São Paulo anuncia retorno de Oscar, 14 anos após saída polêmica

Entretenimento4 horas ago

Quem é Justin Baldoni, ator e diretor acusado de assédio sexual contra Blake Lively durante gravações de ‘É assim que acaba’ | Cinema

Noticias5 horas ago

Polícia Federal abre inquérito para investigar R$ 4,2 bi em emendas

Noticias5 horas ago

ANA vai analisar qualidade da água do rio Tocantins

Entretenimento5 horas ago

Ator processado por assédio por Blake Lively perde prêmio dado por mulheres | Cinema

Internacional5 horas ago

Um balanço do “Natal antecipado” de três meses na Venezuela

Noticias6 horas ago

Turistas brasileiros injetarão R$ 148 bi na economia durante o verão

Economia6 horas ago

O Brasil precisa importar gás da Argentina?

Noticias6 horas ago

Moraes diz que Daniel Silveira usou ida ao hospital como álibi

Noticias6 horas ago

Irã retira bloqueio ao WhatsApp e ao Google Play, diz agência estatal | Tecnologia

Esporte7 horas ago

Contestado, Pablo aceita condição salarial e segue no Athletico

Noticias7 horas ago

Acidente em MG: advogado nega que CNH de motorista estivesse suspensa

Noticias7 horas ago

Ferroviária terá 1º centro de treinamento de futebol feminino no país

Política7 horas ago

Lei que cria Política Nacional de Cuidados entre em vigor

Esporte7 horas ago

Mercado da Bola: Negociações nesta terça-feira (24) do futebol brasileiro

Esporte7 horas ago

Sem acordo com o Athletico, ídolo Nikão deve deixar clube

Noticias8 horas ago

Saiba como evitar refluxo após a ceia de Natal

Noticias8 horas ago

Bombeiros confirmam quatro mortes por queda de ponte entre MA e TO

Internacional4 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional4 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional4 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento4 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional4 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional4 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política1 mês ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional4 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional3 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento4 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Entretenimento4 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional4 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional4 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Entretenimento3 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional3 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional4 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional3 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional4 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional3 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Economia3 semanas ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage