Connect with us

Noticias

Unifesp corrige identificação de desaparecido político da ditadura

Published

on

Unifesp corrige identificação de desaparecido político da ditadura


A identificação realizada por legistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1991 e que havia apontado que os remanescentes ósseos encontrados na vala clandestina do Cemitério Dom Bosco, na capital paulista, pertenciam a Denis Casemiro estava incorreta. Isso é o que apontou um novo exame feito com base em compatibilidade genética e que foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em cerimônia realizada no final da manhã desta quarta-feira (16), na reitoria da Unifesp, em São Paulo, os pesquisadores revelaram o erro na identificação, que tinha sido a primeira de um desaparecido político da vala clandestina de Perus.

Ontem, a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e a Unifesp haviam anunciado que conseguiram identificar os restos mortais de mais dois desaparecidos políticos que foram sepultados por agentes da ditadura militar na vala clandestina de Perus. Um deles era Grenaldo de Jesus Silva. O outro, Denis Casemiro.

Analisando os remanescentes ósseos que foram encontrados na vala de Perus, os pesquisadores identificaram novos restos mortais que eram compatíveis com Denis Casemiro. Isso foi possível por meio de um exame que compara as mais de 1 mil ossadas encontradas na vala com o DNA de familiares dos desaparecidos políticos da ditadura. Outro processo que auxiliou na identificação correta foi a marca de uma lesão que foi observada nesses remanescentes ósseos e que era compatível à marca de um tiro que a vítima havia sofrido nos ossos das costelas.

Depois que perceberam que havia essa compatibilidade genética, os pesquisadores decidiram acionar a Justiça para exumar os restos mortais que haviam sido sepultados décadas antes como sendo dele já que, nos exames feitos em 1991, ainda não existia o teste de DNA.

“Nossa equipe analisou aqueles remanescentes ósseos. Coletamos amostras para fazer o exame de DNA e o enviamos para um laboratório internacional. O resultado mostrou que essa pessoa não tinha vínculo genético com a família Casemiro. Esses remanescentes foram depois comparados ao de outras famílias de desaparecidos políticos e não houve também correspondência”, explicou Samuel Ferreira, pesquisador e membro do projeto de Análise dos Remanescentes Ósseos da Vala Clandestina de Perus.

“O conjunto que havia sido sepultado em 1991, como sendo do Denis Casemiro, não era, de fato, de Denis Casemiro e também não é de nenhum desaparecido político”, confirmou o pesquisador.

Desaparecidos políticos

A vala clandestina de Perus foi descoberta no início dos anos 90. No local, foram encontradas 1.049 ossadas sem identificação de vítimas de esquadrões da morte, indigentes e também de presos políticos. Acredita-se que, desse total de ossadas, pelo menos 42 se tratem de desaparecidos políticos da ditadura militar, que foram sepultados no local como indigentes.

O projeto desenvolvido atualmente pela Unifesp para identificação dessas ossadas conta com uma amostra de material genético de 34 famílias de desaparecidos políticos. Foi esse material genético que permitiu que, em 2018, Dimas Antônio Casemiro, irmão de Denis, também pudesse ser identificado.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp, Edson Teles, afirmou que ainda não é possível dizer o que provocou o erro na identificação feita em 1991.


São Paulo (SP), 16/04/2025 - Vice-coordenador CAAF Edson Teles durante coletiva de imprensa na UNIFESP que apresenta a identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos (Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 16/04/2025 - Vice-coordenador CAAF Edson Teles durante coletiva de imprensa na UNIFESP que apresenta a identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos (Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Coordenador do CAAF Edson Teles durante coletiva de imprensa na Unifesp Paulo Pinto/Agência Brasil

“Certamente a gente vai ser se dedicar um pouco para entender isso”, disse ele. “Eu não sei exatamente qual foi o processo que levou ao erro. É claro que, do ponto de vista tecnológico, hoje a gente tem, por exemplo, o exame genético que propícia mais objetividade e possibilidade de obter um resultado correto. Mas, naquela época, as técnicas também conseguiam obter resultados positivos corretos. Para além da identificação do Denis, a gente sabe que a Unicamp também não tratou corretamente daquelas ossadas”, ressaltou.

Com esses dois novos casos, já são seis os desaparecidos políticos enterrados no Cemitério Dom Bosco e que tiveram seus restos mortais identificados: Frederico Eduardo Mayr (1992); Flávio Carvalho Molina (2005); Dimas Antônio Casemiro (2018); Aluísio Palhano Pedreira Ferreira (2018); Denis Casemiro (2025) e Grenaldo de Jesus Silva (2025).

Quem foram Denis e Grenaldo

“Era uma vez dois rapazes. Um nascido em 1941 e, o outro, em 1942. Um nasceu em São Luís do Maranhão. O outro nasceu no interior de São Paulo. Os dois tinham sonho. Um sonho de maior igualdade e de maior justiça social, para que as pessoas pobres fossem bem tratadas e fossem mais felizes”, descreveu Eugênia Augusta Gonzaga, presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

“Os dois foram enterrados no fatídico cemitério de Perus, construído pelos governos municipal e estadual daquela época, em conluio com a ditadura, para descartar corpos. E, não satisfeitos, ainda fizeram uma vala para exumar aqueles corpos que haviam sido enterrados há mais de três anos e colocaram todos eles numa comum. Essa é a vala de Perus, que foi descoberta pela luta incessante dos familiares das vítimas”, disse ela.

 


São Paulo (SP), 16/04/2025 - Coletiva de imprensa na UNIFESP para apresentar identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos (Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 16/04/2025 - Coletiva de imprensa na UNIFESP para apresentar identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos (Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Coletiva de imprensa na UNIFESP apresenta identificação das ossadas de ossadas de Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva Paulo Pinto/Agência Brasil

Denis Casemiro nasceu em Votuporanga (SP). Foi pedreiro e trabalhador rural e atuou politicamente na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Foi preso em abril de 1971, torturado e executado pela equipe do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), coordenada pelo delegado Sérgio Fleury. Na época de sua morte, foram forjadas versões de tentativas de fuga que “resultaram em sua morte”.

Já Grenaldo era um militar da Marinha brasileira, nascido em São Luís (MA). Ele foi preso em 1964 e expulso da instituição enquanto reivindicava melhores condições de trabalho. Chegou a fugir da prisão e viver na clandestinidade, mas foi morto em 30 de maio de 1972 ao tentar capturar uma aeronave no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Documentos do Instituto Médico Legal (IML) registraram que Grenaldo teria sido sepultado em 1º de junho de 1972 no Cemitério Dom Bosco como “indigente”, e constava como desaparecido até ter seus remanescentes ósseos identificados pela equipe do Projeto Perus.

“Grenaldo foi um herói nacional, que lutou pela democracia e contra a ditadura”, disse Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, ex-presa política e representante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura.

A fala de Amelinha foi dirigida especialmente ao filho de Grenaldo, que esteve presente na cerimônia realizada hoje. Acompanhado da filha e de sua esposa e bastante emocionado com a identificação dos restos mortais de seu pai, ele não quis conversar com a imprensa.

Para Amelinha, a busca ainda constante pelos desaparecidos políticos é também uma busca pela verdade histórica do país. “A verdade ainda está longe de acontecer. Mas essa identificação [dos restos mortais] é um passo importante”, ressaltou.

Memória e justiça

Os familiares de Grenaldo de Jesus Silva que estavam presentes à cerimônia de hoje foram abraçados no local pela ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo. Depois, em entrevista a jornalistas, a ministra destacou a importância desses reconhecimentos para a construção da verdade sobre aquele período histórico.

“Só se apropriando da verdade é que nós vamos recusar qualquer regime ditatorial. É preciso trazer à tona que a democracia é a melhor forma de vida em sociedade. Para isso, as pessoas têm que ter direito à liberdade e à sua liberdade de expressão e tem que ter instituições fortes que precisam ser respeitadas. Ninguém pode ser assassinado em função da sua crença ou do seu ideário político”, destacou.

Para a ministra, as novas identificações feitas pela equipe de pesquisadores da Unifesp demonstram que essa técnica pode também ser utilizada para outras violências causadas pelo Estado.

“Acho que a gente dá um passo importante com essas duas identificações porque aponta que é possível. Hoje, cada vez mais, estamos nos apropriando dessa tecnologia que vai servir tanto para os casos de mortos desaparecidos no contexto da ditadura militar quanto para outros casos que a gente tem de desaparecidos no país”.

 


São Paulo (SP), 16/04/2025 - Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania Macaé Evaristo durante coletiva de imprensa na UNIFESP para apresentar identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos (Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 16/04/2025 - Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania Macaé Evaristo durante coletiva de imprensa na UNIFESP para apresentar identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos (Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, durante coletiva de imprensa na Unifesp para apresentar identificação de duas ossadas de desaparecidos políticos Paulo Pinto/Agência Brasil

Para a procuradora regional da República, Eugênia Augusta Gonzaga, que preside a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, a vala clandestina de Perus é o maior exemplo da truculência da ditadura militar no Brasil.

“O Brasil está precisando de identificações. O Brasil está precisando dessa memória e dessa verdade. Por mais que a ditadura tenha mentido que essas pessoas não morreram em suas mãos e que essas pessoas simplesmente desapareceram, eu sempre digo, o DNA delas está ali na vala de Perus, que é a maior prova da truculência daquele período”, disse ela a durante cerimônia realizada hoje em São Paulo para anúncio das duas identificações.

“A história da vala de Perus está quase nada contada. Ainda falta exumarmos essa história”, completou o coordenador do CAAF Edson Teles. “É preciso que os trabalhos de identificação humana de pessoas desaparecidas se transformem em política pública perene, de modo que a gente não dependa de quem está em determinada carga de responsabilidade”, ressaltou.

Para ele, além da identificação dos desaparecidos políticos, também é necessário que os governos assumam o compromisso de construir espaços de memória e de guarda desses remanescentes ósseos. “A gente precisa que a prefeitura de São Paulo e outras instituições organizem e construam um memorial no Cemitério Dom Bosco que possa receber esses remanescentes que não tem identificação de volta e que a gente possa transformar esse memorial num lugar de memória e também num lugar de educação para os direitos humanos”.

 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Idoso de 75 anos é flagrado com 33 tijolos de maconha e preso por tráfico de drogas em Campinas
Noticias8 minutos ago

Idoso de 75 anos é flagrado com 33 tijolos de maconha e preso por tráfico de drogas em Campinas

Dólar fecha em queda, a R$ 5,85, com alívio nos mercados após novo recuo de Trump; Ibovespa tem alta
Economia40 minutos ago

Dólar fecha em queda, a R$ 5,85, com alívio nos mercados após novo recuo de Trump; Ibovespa tem alta

Estado de SP registra primeiro caso de sarampo em 2025
Noticias55 minutos ago

Estado de SP registra primeiro caso de sarampo em 2025

Com Lula na defensiva por asilo de ex-primeira-dama do Peru, Mauro Vieira faz movimento de blindagem ao presidente | Blog do Gerson Camarotti
Política57 minutos ago

Com Lula na defensiva por asilo de ex-primeira-dama do Peru, Mauro Vieira faz movimento de blindagem ao presidente | Blog do Gerson Camarotti

Trump prometeu fim da guerra na Ucrânia em 1 dia; entenda por que os bombardeios continuam após 90 dias | Ucrânia e Rússia
Internacional58 minutos ago

Trump prometeu fim da guerra na Ucrânia em 1 dia; entenda por que os bombardeios continuam após 90 dias | Ucrânia e Rússia

Maidê Mahl fala sobre estado de saúde pela 1ª vez nas redes sociais após ser achada ferida em hotel: ‘Sigo com minha recuperação’ | São Paulo
Noticias1 hora ago

Maidê Mahl fala sobre estado de saúde pela 1ª vez nas redes sociais após ser achada ferida em hotel: ‘Sigo com minha recuperação’ | São Paulo

Casa Branca está 'preocupada' com a China, mas avança em negociações com UE, diz conselheiro de Trump
Economia2 horas ago

Casa Branca está 'preocupada' com a China, mas avança em negociações com UE, diz conselheiro de Trump

Se Deus usa alguém sem braços e pernas, pode usar qualquer um
Entretenimento2 horas ago

Se Deus usa alguém sem braços e pernas, pode usar qualquer um

Ladrões roubam 11 celulares e alianças em 1h na Zona Leste de SP | São Paulo
Noticias2 horas ago

Ladrões roubam 11 celulares e alianças em 1h na Zona Leste de SP | São Paulo

Nadine Heredia: pelo que ex-primeira-dama do Peru foi condenada, quais as provas e qual a alegação da defesa
Internacional2 horas ago

Nadine Heredia: pelo que ex-primeira-dama do Peru foi condenada, quais as provas e qual a alegação da defesa

Polícia procura suspeitos de furtar loja de armas em Auriflama
Noticias2 horas ago

Polícia procura suspeitos de furtar loja de armas em Auriflama

Brasileiros “fritam” imagem do STF em pesquisas
Entretenimento2 horas ago

Brasileiros “fritam” imagem do STF em pesquisas

Concurso dos Correios: resultado final é divulgado; veja como acessar | Concursos
Economia3 horas ago

Concurso dos Correios: resultado final é divulgado; veja como acessar | Concursos

Casal morre afogado no mar do litoral de SP; filho de 15 anos sobrevive | Santos e Região
Noticias3 horas ago

Casal morre afogado no mar do litoral de SP; filho de 15 anos sobrevive | Santos e Região

Com Lula na defensiva por asilo de ex-primeira-dama do Peru, Mauro Vieira faz movimento de blindagem ao presidente | Blog do Gerson Camarotti
Política3 horas ago

Governo deu ‘asilo preventivo’ a Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru

Em resposta a Zelensky, China diz que nunca forneceu armas letais à Rússia
Internacional3 horas ago

Em resposta a Zelensky, China diz que nunca forneceu armas letais à Rússia

Trio invade casa e faz morador refém por 14 horas no interior de SP
Noticias3 horas ago

Trio invade casa e faz morador refém por 14 horas no interior de SP

Dia Mundial do Café: teste seus conhecimentos sobre a bebida queridinha dos brasileiros
Economia4 horas ago

Dia Mundial do Café: teste seus conhecimentos sobre a bebida queridinha dos brasileiros

Três piscinas públicas estão abertas durante feriado prolongado em São José dos Campos; confira os locais | Vale do Paraíba e Região
Noticias4 horas ago

Três piscinas públicas estão abertas durante feriado prolongado em São José dos Campos; confira os locais | Vale do Paraíba e Região

Bolsonaro publica mensagem em rede social e agradece amigos por respeitarem ‘momento delicado’ de recuperação | Política
Política4 horas ago

Bolsonaro publica mensagem em rede social e agradece amigos por respeitarem ‘momento delicado’ de recuperação | Política

Como Harvard se tornou a universidade mais rica do mundo e sua fortuna lhe permite resistir à pressão de Trump | Mundo
Internacional4 horas ago

Como Harvard se tornou a universidade mais rica do mundo e sua fortuna lhe permite resistir à pressão de Trump | Mundo

Moradores de favela paulistana fazem barricada contra ação policial
Noticias4 horas ago

Moradores de favela paulistana fazem barricada contra ação policial

Sexta-feira Santa: é feriado nacional? Ganho em dobro se trabalhar? Tire dúvidas
Economia5 horas ago

Sexta-feira Santa: é feriado nacional? Ganho em dobro se trabalhar? Tire dúvidas

Hugo Calderano bate número 3 e vai à semi em etapa da Copa do Mundo
Esporte5 horas ago

Hugo Calderano bate número 3 e vai à semi em etapa da Copa do Mundo

Entenda o piebaldismo, condição rara que altera pigmentação da pele e pode ser confundida com vitiligo | Campinas e Região
Noticias5 horas ago

Entenda o piebaldismo, condição rara que altera pigmentação da pele e pode ser confundida com vitiligo | Campinas e Região

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional8 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional8 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional8 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional8 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional8 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento8 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política5 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional7 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional7 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional7 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional7 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento8 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento7 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento8 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional8 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional7 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional7 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional8 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional7 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte5 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia3 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage
Economia4 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage