Published
1 semana agoon
By
Com uma carreira de sucesso como treinador de artes marciais nos Estados Unidos, o curitibano Rafael Cordeiro é a “arma secreta” da lenda Mike Tyson para o duelo de boxe com Jake Paul, nesta sexta-feira (15), no AT&T Stadium, no Texas.
Hoje com 51 anos, o “Mestre” Rafael Cordeiro, como é conhecido, é uma das grandes revelações da tradicional academia curitibana Chute Boxe. Sob a bandeira da equipe, ele faturou o tricampeonato brasileiro de muay thai e o cinturão peso-leve do International Vale-Tudo Championship.
Em 1999, após uma luta no Japão, Rafael Cordeiro chegou ao Mestre Rudimar Fedrigo, fundador da Chute Boxe, e pediu para se aposentar como lutador para iniciar a sua carreira de técnico.
“O Mestre Rafael sempre foi muito habilidoso. Quando ele pediu para ser treinador, eu dei todo o apoio. Ele se tornou referência, um dos principais treinadores da equipe. Todo esse reconhecimento que ele tem hoje é muito simbólico para mim, porque toda a base ele aprendeu na Chute Boxe”, disse Rudimar Fedrigo ao UmDois Esportes.
Um dos grandes parceiros de tatame de Rafael e que, posteriormente, virou um dos seus comandados, era Wanderlei Silva. O Cachorro Louco ressalta que o treinador era uma das suas principais motivações para seguir na luta.
“Ele era uma fonte de inspiração para mim. Era um cara muito valente, muito profissional e plástico. Ele lutava de forma bonita. Sempre foi um ídolo para mim. Acredito que foi o melhor cara que eu vi lutar”, frisa Wand, que teve Rafael Cordeiro em seu córner desde a sua primeira até a sua última luta.
Desde 2010, Rafael Cordeiro mora nos Estados Unidos, onde abriu a sua própria academia: a Kings MMA. Na sua equipe, nomes de peso da Chute Boxe já passaram por lá, como Wanderlei Silva, Maurício Shogun e Cris Cyborg.
A parceria com Mike Tyson foi iniciada em 2020, quando a lenda do boxe deixou a aposentadoria de lado para uma luta de exibição com Roy Jones Jr., que foi realizada em novembro daquele ano.
“Sem dúvidas, é um olimpo para qualquer treinador ter essa parceria com o Mike Tyson. Isso mostra a qualidade, inteligência e experiência que o mestre Rafael possui. Imaginem o quanto que os dois estão aprendendo um com o outro”, declara Wanderlei Silva.
+ Saiba os salários de Mike Tyson e Jake Paul
Em entrevista recente ao podcast Nem Me Viu, o mestre Rudimar Fedrigo relembrou que ele e Rafael Cordeiro acompanhavam as lutas de Mike Tyson juntos no passado. Ao UmDois Esportes, Rudimar comemorou a parceria entre os dois.
“Acho uma dupla (Tyson e Rafael) perfeita. Eu fico muito orgulhoso do trabalho que ele vem realizando. É como se fosse uma extensão do meu trabalho. Vamos torcer muito pela vitória do Tyson”, destaca.
O confronto entre Mike Tyson e Jake Paul acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 22h (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos. O card principal terá transmissão exclusiva do canal de streaming Netflix.
15 de novembro de 2024, às 19h30 (de Brasília), em Arlington (EUA)
CARD PRINCIPAL (22h de Brasília):
Peso-pesado: Jake Paul x Mike Tyson
Peso-super-leve: Katie Taylor x Amanda Serrano
Peso-meio-médio: Mario Barrios x Abel Ramos
Peso-super-médio: Neeraj Goyat x Whindersson Nunes
CARD PRELIMINAR (19h30 de Brasília):
Peso-super-médio: Shadasia Green x Melinda Watpool
Peso-leve: Lucas Bahdi x Corey Marksman
Peso-pena: Bruce Carrington x Dana Coolwell
Mike Tyson: Técnico brasileiro é “arma secreta” em luta contra Jake Paul
Jorginho faz balanço do comando no Coritiba e explica o que faltou para acesso
Venezuela x Brasil: saiba onde assistir e palpites – Eliminatórias – 14/11/2024
FPF planeja novo torneio com vaga na Copa do Brasil e retoma troféu ao campeão do interior