Connect with us

Entretenimento

Sino de 2 toneladas, saquê a 20°C e 12 bolas de futebol: os pedidos de astros como Axl Rose e Freddie Mercury em 40 anos de Rock in Rio

Published

on

Spread the love

Histórias de extravagâncias deram trabalho às equipes do festival desde a primeira edição, em 1985, e foram contadas em livros e reportagens. Rock in Rio: as cenas mais marcantes do festival, que completa 40 anos
Em 40 anos e 10 edições em solo carioca, os camarins do Rock in Rio acumularam muitas histórias — e principalmente extravagâncias — dos artistas que passaram por lá. Quem trabalha nos bastidores sabe o jogo de cintura necessário para atender aos pedidos mais inusitados.
Em 2024, por exemplo, as exigências incluem mel da Nova Zelândia e grama sintética. Tais pedidos geralmente são feitos com um acordo de confidencialidade — a identidade do mimado não pode ser revelada nem por decreto —, mas, com o passar dos anos, acabam revelados.
O g1 relembra agora alguns deles, citados em livros, podcasts e reportagens.
Freddie Mercury, Axl Rose e Prince em shows na primeira e segunda edição do Rock in Rio
Reprodução/ TV Globo
Freddie Mercury
O produtor Amin Khader, que foi o responsável pelos camarins na 1ª (1985) e na 2ª edição (1991), é um desses colecionadores de histórias.
Em reportagens e podcasts, ele contou que, em 1985, Freddie Mercury destruiu um camarim antes do show histórico que fez com o Queen — a apresentação, aliás, foi eleita a melhor do Rock in Rio por um júri com mais de 150 nomes do jornalismo cultural brasileiro.
Freddie Mercury em show do Queen no Rock in Rio 1985
Reprodução/ TV Globo
Por contrato, os aposentos de Mercury no backstage deveriam contar com uma dose de saquê mantida à temperatura exata de 20 graus em uma chama acesa e toalhas.
“Ele pediu 200 toalhas quando chegou e mandou que eu livrasse o corredor que dava acesso ao seu camarim. Tive que distribuir garrafas de uísque para que os músicos brasileiros saíssem do caminho”, contou em entrevista ao Globo, em 2001.
Eles saíram, mas a contragosto. Quando Freddie começou a caminhar, ouviu o coro: “Bicha! Bicha! Bicha!”, lembrou Amin.
O cantor questionou o que era aquilo, e Amin respondeu que era um elogio, na expectativa de se livrar de mais um problema. Mas o artista percebeu.
Em seguida, como não estava disposto a deixar barato, o cantor perguntou para Khader se no Brasil tinha furacão. Diante de uma resposta negativa, ele respondeu:
Aí ele [Mercury] disse: ‘É porque acabou de passar um por aqui”’, contou Amin.
Khader disse que encontrou o fogo com o qual o saquê era mantido aquecido chegando ao carpete e frutas grudadas no teto, além de espelhos quebrados em milhares de pedacinhos.
Freddie Mercury em show do Queen no Rock in Rio 1985
Reprodução/ TV Globo
Rod Stewart
Em uma passagem também animada pela 1ª edição do Rock in Rio, o cantor Rod Stewart exigiu, em cima da hora, 70 toalhas brancas. Alguns diziam que o pedido surgiu por inveja a James Taylor, que também se apresentava no festival, e solicitou a regalia.
Era um domingo, e Amin, pego de surpresa, teve de rodar a Barra da Tijuca e bater de motel em motel para comprar as toalhas de segunda mão. No fim das contas, das 70, o cantor só usou 3.
A história está no livro “Rock in Rio: a história – bastidores, segredos, shows e loucuras”, do jornalista Luiz Felipe Carneiro.
Stewart também exigiu 12 bolas de futebol que queria chutar para o público. Amin Khader conseguiu, mas duas estavam furadas e o cantor não se conformou com 10.
Indignado com a exigência, o coordenador de backstage disse que o cantor poderia arrancar as próprias já que exigia as 12.
Eis que o empresário do cantor, inglês, olha para ele e fala com sotaque: “Mim entender português”, gerando um constrangimento.
A história está no livro de Carneiro.
AC/DC
Sino que faz parte do cenário durante a apresentação de ‘Hells Bells’ do AC/DC no Rock in Rio de 1985
Reprodução/ TV Globo
Em 1985, a banda AC/DC avisou no contrato que só se apresentaria diante de um cenário completo que incluía canhões e um sino — o apetrecho desceria do teto na música “Hells Bells”.
Só que a peça indicada pela produção pesava 2 toneladas — mesmo não tocando de verdade: as badaladas seriam reproduzidas de forma eletrônica para o público.
O tal “sino” veio de navio e deu trabalho para a liberação na alfândega. Na hora da montagem, o Rock in Rio viu que o palco não aguentaria o peso. Mas o sino tinha que estar lá, caso contrário a banda poderia desistir do show.
O cenógrafo Mário Monteiro, por conta própria e sem o conhecimento do resto da produção, tirou um molde da peça, chamou a equipe que trabalhava com ele na TV Globo e pediu um “clone” de isopor e gesso. Assim foi feito, e o original ficou no depósito.
As 2 apresentações do AC/DC aconteceram sem ninguém suspeitar que o sino não era o mesmo. Depois do 2º show, Monteiro revelou o truque para a equipe do festival e da banda.
Se o Rock in Rio esperava uma reação ruim, ela não veio. A produção do AC/DC ainda pediu um favor: levar o sino falso de presente, pois não era a 1ª vez que o problema acontecia.
Axl Rose
Axl Rose no Rock in Rio de 1991
Reprodução/ TV Globo
O Guns N’ Roses é uma das bandas recordistas de participações no festival. Estiveram no Rock in Rio em 1991, 2001, 2011 e 2017. Na 1ª, o vocalista Axl Rose foi incansavelmente assediado pelos fãs.
Em um dia de pouca paciência, uma jovem gritou que queria o “telefone dele”. O cantor não pensou duas vezes e atirou o aparelho do quarto pela janela do hotel.
Porém, nem tudo é amargura na vida do roqueiro. Na mesma edição, a banda havia pedido uma farta macarronada para ser servida no pós-show. Depois que os músicos foram embora, já com o Maracanã completamente vazio, Khader perguntou se Axl queria que o banquete fosse enviado ao hotel.
Com aquela imensa quantidade de comida à disposição, ele convidou os funcionários do Rock in Rio para jantar com ele. Assim, faxineiros, camareiras, garçons e seguranças pararam o que estavam fazendo para um momento de pausa e uma refeição com uma das maiores estrelas que já tocaram no festival. No fim das contas, até Roberto Medina, fundador do evento, também se sentou para confraternizar.
Prince
Prince com toalha na mão no palco do Rock in Rio de 1991
Reprodução/ TV Globo
Prince, que se apresentou na 2ª edição do Rock in Rio, deixou claro para a equipe do festival que não queria ser incomodado. Não queria ver fãs nem falar com ninguém, como publicou a edição do Jornal O Globo do dia 18 de janeiro de 1991.
No dia 23 de dezembro de 1990, o jornal divulgou o que seria a lista de exigências do cantor. Entre elas, 200 toalhas “limpas, brancas e enormes a cada show”, um balão de oxigênio com máscara em sua suíte e no camarim e a suspensão da venda de bebidas alcoólicas no Rock in Rio.
No fim das contas, o cantor só usou 30 toalhas.
De acordo com a BBC, ao passar pelo backstage, Prince exigiu que ninguém o olhasse. O motivo é que estava de bobes no cabelo, preparando o visual para o espetáculo.
Mas nem tudo foi exigência na estadia do cantor no Brasil. Durante o período que esteve na cidade, ele visitou as crianças do Educandário Romão Duarte.
Prince no palco do Rock in Rio de 1991
Reprodução/ TV Globo

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política17 minutos ago

Seca e incêndios: Dino defende gasto extra e diz que 'nunca viu alguém parar uma guerra' por questão fiscal

Entretenimento40 minutos ago

Rainha do rebolado, Gretchen renova votos no Rock in Rio em cerimônia celebrada por ‘Elvis Presley’

Entretenimento41 minutos ago

Pabllo Vittar vai participar do show de Karol G no Rock in Rio para cantar hit ‘Alibi’ com Sevdaliza

Economia42 minutos ago

Dólar opera em queda e vai a R$ 5,39, após decisões de juros dos EUA e Brasil; Ibovespa sobe

Últimas Noticias43 minutos ago

Anatel: X demonstra intenção deliberada de descumprir ordem do STF

Internacional49 minutos ago

Hong Kong condena 1ª pessoa à prisão por “intenção sediciosa”

Entretenimento1 hora ago

Ed Sheeran posa com integrantes da Grande Rio e faz graça com a bateria após jogo no Maracanã

Política1 hora ago

Caso X: criar esquemas contra ordens judiciais é mais grave do que descumprir leis

Economia2 horas ago

Pela 1ª vez na história, arrecadação federal supera R$ 200 bi em agosto e bate recorde para o mês | Economia

Últimas Noticias2 horas ago

Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

Internacional2 horas ago

Nova pesquisa dos EUA mostra Trump e Kamala empatados

Entretenimento2 horas ago

Caso Diddy e acusações de abusos: entenda se rapper pode pegar prisão perpétua

Entretenimento2 horas ago

Fãs de Ed Sheeran dividem tatuagens sobre canções e álbuns e planejam entregar camiseta para o cantor

Entretenimento2 horas ago

Com prótese nos dentes, fã de Ed Sheeran recria look vampiresco de clipe e madruga na fila do Rock in Rio

Política2 horas ago

Eleições 2024: TSE e MJ assinam acordo para atuação da PRF no dia da votação

Entretenimento3 horas ago

Rod Melim apronta primeiro álbum solo com 14 faixas produzidas com Castilhol

Economia3 horas ago

BC indica alta futura da Selic, mas possível redução nos preços dos combustíveis deve aliviar inflação

Últimas Noticias3 horas ago

Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

Internacional3 horas ago

Israelense é acusado de conspirar com o Irã para matar Netanyahu

Entretenimento3 horas ago

Quito Ribeiro tem safra autoral abafada por improvisos e camadas no roteiro cinematográfico do álbum ‘Unguerrê’

Política3 horas ago

X diz que trabalha com governo brasileiro para retomar operação no país | Tecnologia

Economia4 horas ago

Não há decisão sobre aumentar passageiros no Santos Dumont, diz SAC

Internacional4 horas ago

Parlamento Europeu reconhece González como eleito

Economia5 horas ago

Recessão na Argentina se aprofunda, com economia encolhendo mais do que o esperado | Economia

Eleições: moradia também é competência constitucional dos municípios
Últimas Noticias5 horas ago

Eleições: moradia também é competência constitucional dos municípios

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Entretenimento2 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Esporte2 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Entretenimento3 semanas ago

Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto