Connect with us

Internacional

Silvio Santos tentou concorrer à Presidência da República em 1989

Published

on

Spread the love




Foi a primeira eleição presidencial pelo voto direto após a ditadura militar; candidatura foi barrada pelo TSE uma semana antes da votação. Empresário e comunicador morreu neste sábado, aos 93 anos. Silvio Santos apresenta o programa beneficente Teleton 2013 na sede do SBT em São Paulo, em outubro de 2013
Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press via AFP/Arquivo
O empresário e comunicador Silvio Santos tentou disputar a eleição presidencial de 1989 – a primeira pelo voto direto após quase três décadas – pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), que foi extinto logo após o pleito.
Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). Ele foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.
A candidatura do dono do SBT foi oficializada duas semanas antes do primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro, mas foi contestada por partidos adversários e acabou barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro.
Embora não tenha sido aceita pela Justiça, a tentativa de Silvio Santos agitou o processo eleitoral daquele ano. A eleição terminou com a vitória de Fernando Collor (PRN), que derrotou o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno, realizado em 17 de dezembro.
AO VIVO: acompanhe a cobertura da morte de Silvio Santos
Silvio Santos: de camelô a maior apresentador da TV brasileira
Relembre 10 programas que ele apresentou
Dono de um rosto conhecido pelos brasileiros, o apresentador de televisão figurou bem nas pesquisas eleitorais, chegando a alcançar 30% das intenções de voto nas sondagens, de acordo com informações do TSE.
Problemas com o registro do PMB e questionamentos acerca da legalidade da candidatura de um proprietário de uma rede de televisão pesaram na decisão da Justiça Eleitoral, que indeferiu a tentativa de Silvio Santos, frustrando os planos do empresário, aliados e fãs.
Veja nesta reportagem (clique no link para seguir ao conteúdo):
A eleição de 1989
A entrada de Silvio Santos
Nome do apresentador não constava da cédula
Adversários contestaram
TSE barra a candidatura
Túnel do tempo relembra tentativa impugnada
A eleição de 1989
O momento era de efervescência política. Depois do fim da ditadura militar e na esteira do movimento “Diretas Já” e da promulgação da Constituição Federal de 1988, a “Constituição Cidadã”, os eleitores estavam animados com a possibilidade de votar diretamente para presidente da República.
A última vez que isso havia ocorrido foi em 1960 – eleição vencida por Jânio Quadros, quatro anos antes do golpe militar que inaugurou, no Brasil, um período marcado pela cassação de direitos políticos, censura, repressão e violência do Estado.
O clima quente na política se refletiu na pulverização de candidaturas em 1989, mais de 20 nomes foram lançados como concorrentes ao Palácio do Planalto. O primeiro turno ocorreu em 15 de novembro; o segundo, em 17 de dezembro.
Entre os postulantes, estavam Ulysses Guimarães (PMDB), Aureliano Chaves (PFL), Lula (PT), Collor (PRN), Leonel Brizola (PDT), Mário Covas (PSDB), Paulo Maluf (PDS), Roberto Freire (PCB), Guilherme Afif Domingos (PL) e Ronaldo Caiado (PSD).
Lançado pelo nanico PRN, Fernando Collor chamou a atenção do eleitorado com uma imagem de político independente, jovem e empreendedor. Na outra ponta, estava o petista Lula – líder sindical, fundador do PT e deputado federal.
A entrada de Silvio Santos
Silvio Santos visitou Lula no Palácio do Planalto em 2010
Antonio Cruz / ABr
Em 31 de outubro de 1989, duas semanas antes do primeiro turno do pleito, o PMN oficializou a candidatura de Silvio Santos.
A oficialização tardia foi possível graças a uma brecha na legislação eleitoral aberta com o veto do então presidente José Sarney à data-limite de 15 de maio para a filiação partidária de postulantes.
Antes do acordo pelo lançamento da candidatura do comunicador pelo PMB, Silvio Santos realizou tratativas com o PFL, que tinha o ex-vice-presidente Aureliano Chaves como candidato, mas com poucas chances de vitória.
No PFL, o empresário teria uma estrutura partidária maior do que a do PMB para concorrer na eleição presidencial. Embora contasse com o apoio de uma ala do PFL, Silvio Santos não conseguiu avançar nas negociações com o partido, que manteve a candidatura de Chaves.
Restou ao dono do SBT, portanto, tentar vencer a disputa em um partido de pouca expressão. O arranjo passou pela desistência do pastor Armando Corrêa, que, até então, era o cabeça da chapa do PMB.
Com a movimentação, Silvio Santos passou a ser o candidato da sigla à Presidência, tendo Marcondes Gadelha, então senador pela Paraíba, como candidato a vice.
Nome do apresentador não constava da cédula
Com a entrada tardia na disputa eleitoral, o proprietário do SBT teve pouco tempo para fazer campanha. Foram somente 10 dias de propagandas até a Justiça Eleitoral indeferir sua candidatura.
Nas poucas inserções partidárias na televisão, Silvio Santos apresentou seu programa de governo, que tinha, como “prioridades básicas”, ações nas áreas de alimentação, saúde, habitação e educação.
Ele também dizia que, se fosse eleito, atacaria “imediatamente” a inflação alta e a falta de correção no salário mínimo. Em outra propaganda, o empresário apresentava o jingle da sua campanha, cujo refrão era “É o 26! É o 26! Com o Silvio Santos, chegou a nossa vez”. A melodia era a mesma da canção que marcou os seus programas de auditório.
Em uma terceira aparição no horário eleitoral, o comunicador reclamava do fato de o seu nome não aparecer na cédula de votação – uma consequência da mudança feita às pressas na chapa do PMB.
“A maior dificuldade minha é que meu nome não aparece na cédula. Vocês que desejam votar em mim não vão encontrar o nome de Silvio Santos na cédula”, afirmava na propaganda.
Na sequência, o candidato explicava aos telespectadores que, para o voto ser computado para ele, o eleitor devia, na cédula, marcar o X no número 26, que era seguido do sobrenome Corrêa, de Armando Corrêa, que renunciou à candidatura para dar lugar ao apresentador do SBT.
A eleição de 1989 foi realizada pelo voto impresso. A urna eletrônica só foi utilizada a partir das eleições municipais de 1996.
Adversários contestaram
Segundo o portal do TSE, pesquisas realizadas na época apontavam que a candidatura de Silvio Santos era a preferida de cerca de 30% do eleitorado.
A popularidade do apresentador de TV incomodou adversários, o que gerou a apresentação de 18 contestações – juridicamente chamadas de impugnações.
Uma dessas impugnações foi apresentada pelo PRN, partido a que Collor era filiado naquele ano. A peça foi articulada por Eduardo Cunha, que depois viria a ser deputado e presidente da Câmara.
O PRN apontava que o PMB, de Silvio Santos, estava com o registro irregular por não ter realizado convenções regionais em pelo menos 9 estados e convenções municipais em um número mínimo de cidades – exigências previstas na legislação partidária que vigorava à época.
Outras agremiações políticas apontaram que Silvio Santos não havia, de fato, se desvinculado do comando do SBT, uma empresa concessionária de um serviço público, seis meses antes das eleições – regra estabelecida na legislação eleitoral.
TSE barra candidatura
Foi com base nesta última regra que a Procuradoria-Geral Eleitoral elaborou parecer pela inviabilidade da chapa de Silvio Santos e Marcondes Gadelha. Para o Ministério Público, os critérios de inelegibilidade atingiam o fundador do SBT, devendo a sua candidatura ser indeferida pela Justiça.
No julgamento do dia 9 de novembro de 1989, o TSE declarou extintos os efeitos do registro provisório do PMB, o que impedia que a sigla indicasse candidatos.
A Corte Eleitoral também considerou, na decisão, o parecer do Ministério Público Eleitoral, reconhecendo a inelegibilidade de Silvio Santos, uma vez que, embora ele não constasse formalmente como diretor do SBT, exercia poder sobre a empresa de comunicação.
A decisão do TSE foi unânime: 7 votos a zero pela derrubada da candidatura de Silvio Santos.
Depois disso, o comunicador evitou fazer comentários públicos sobre a campanha relâmpago à Presidência da República e decidiu dedicar o seu tempo à profissão de apresentador e às atividades empresariais.
Túnel do tempo relembra candidatura impugnada de Silvio Santos em 1989

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia3 minutos ago

“Parece ação orquestrada”, diz Fávaro sobre decisão do Carrefour

Noticias4 minutos ago

COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento

Esporte5 minutos ago

Bullsbet é confiável? Análise da legalidade e segurança do site

Esporte34 minutos ago

Paraná Clube contrata atacante Kaio Nunes, ex-Chape e Goiás

Internacional53 minutos ago

Israel oferece US$ 5 milhões a quem libertar reféns em Gaza

Noticias59 minutos ago

Sustentabilidade será tema da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio

Esporte1 hora ago

Exclusivo! Alef Manga detalha saída polêmica do Coritiba

Entretenimento1 hora ago

Famosa banana colada na parede é vendida por mais de R$ 35 milhões em Nova York | Pop & Arte

Noticias1 hora ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Internacional2 horas ago

Coreia do Norte transferiu artilharia móvel à Rússia, diz Seul

Noticias2 horas ago

Fones de ouvido: como fazer uma limpeza completa

Noticias2 horas ago

Avenida na região do Anel Viário, em São José dos Campos, será interditada

Economia2 horas ago

Defesa fará “sacrifício” pedido por Haddad para cortar gastos, diz ministro

Noticias2 horas ago

Flup 2025 homenageará, no Rio, escritora Conceição Evaristo

Esporte3 horas ago

Coritiba x Botafogo-SP: saiba onde assistir e palpites – Série B

Noticias3 horas ago

O que fazer em Campinas e região: agenda tem Diogo Nogueira, Creedence, Gusttavo Lima, Veigh e mais

Noticias3 horas ago

Após tombar moto, mulher é atropelada por carro e morre na Rodovia Raposo Tavares

Entretenimento4 horas ago

Azymuth sai em turnê em dezembro na Europa e agenda para 2025 o primeiro álbum de estúdio do trio em nove anos | Blog do Mauro Ferreira

Entretenimento4 horas ago

Eis a capa e os nomes das 15 músicas de ‘Sentido’, quinto álbum do 5 a Seco | Blog do Mauro Ferreira

Noticias4 horas ago

Moscas ‘lambem’ humanos, transmitem doenças e são essenciais para o ecossistema; conheça o inseto | Santos e Região

Noticias4 horas ago

Mulher atropelada por caminhoneiro bêbado viu o namorado morrer, amputou o dedo e teme perder o pé: ‘Não quero perder mais’ | Mais Saúde

Entretenimento5 horas ago

Como 'Wicked' nasceu de um sucesso da Broadway, 'O Mágico de Oz' e romances literários

Noticias5 horas ago

Pai de estudante de medicina de 22 anos morto pela PM em SP conta que viu o filho vivo no hospital: ‘Me ajuda, dizia ele’ | São Paulo

Noticias5 horas ago

Entenda como bioplástico extraído da cana pode resgatar áreas degradadas e tornar Brasil líder na produção | Campinas e Região

Entretenimento5 horas ago

Como a indústria da música pop pode estar te deixando ansioso (e o que fazer para evitar isso) | Música

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento3 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional3 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional3 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional3 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional3 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional3 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Política1 semana ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Entretenimento3 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Internacional2 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional2 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional3 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional2 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Entretenimento2 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional3 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional2 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional2 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional2 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Entretenimento3 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional2 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela