Connect with us

Noticias

Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros

Published

on

Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros


A inserção de mulheres negras no mercado editorial brasileiro, que historicamente privilegia homens brancos, faz com que suas histórias ganhem vida, dignidade e humanidade. A avaliação é da autora Cidinha da Silva, que lança Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros, da Relicário Edições, nesta sexta-feira (5), durante mesa de conversa n’A Feira do Livro. 

“Histórias novas e desconhecidas têm sido contadas; personagens antes tratados como utensílios de casa, objetos de cama, mesa e banho – trabalhadoras domésticas e outras funções laborais subalternizadas e mal remuneradas”, disse Cidinha da Silva, em entrevista à Agência Brasil.

O lançamento da autora ocorre a partir das 13h, no Tablado Literário Mário de Andrade. Na obra, ela investiga as tensões, armadilhas e insurgências que atravessam a experiência de escritoras negras no mercado editorial. Após a programação, Cidinha receberá o público em sessão de autógrafos.

A escritora ressalta que é preciso enfrentar os critérios racistas, machistas, misóginos e lesbofóbicos que têm privilegiado os homens brancos nesse espaço.

“Sujeitos que não nasceram em berço de livros, que não herdaram bibliotecas de pais, avós, trisavós, têm conseguido falar, criar, fabular histórias, para as quais há muito interesse.”

A trajetória de Carolina Maria de Jesus, lembrou a autora, abriu caminhos para mais escritoras negras, além de revelar elementos como: “a coragem de alimentar um projeto literário, mesmo em condições absolutamente adversas; o apetite do mercado editorial para extrair todo o sumo do que possa vender; os ardis do racismo para construir uma personagem, exauri-la e depois descartá-la”.

Além da programação integralmente gratuita do festival literário, cada visitante pode escolher dois títulos de uma seleção diversa, disponibilizados gratuitamente, na tenda da prefeitura de São Paulo. No estande, o público terá informações sobre a rede de bibliotecas municipais, ferramenta de democratização do acesso à leitura.

Dois dos títulos disponíveis são Escritoras de Cadernos Negros, com textos de Esmeralda Ribeiro e Conceição Evaristo; e Olhos de Azeviche, que reúne dez autoras negras, como a própria Cidinha da Silva e Geni Guimarães.

Confira os principais trechos da entrevista com Cidinha da Silva:

Agência Brasil – Qual é o lugar das mulheres negras no mercado editorial atualmente?

Cidinha da Silva – No mundo das editoras, o lugar ocupado pelas autoras negras é diverso e está muito relacionado ao poder de fogo da autora em tela, mensurado, por exemplo, pelo interesse manifesto de outras editoras em publicá-la, o que leva a editora da vez a oferecer boas condições para ter mais títulos dela no catálogo, ou mesmo para fidelizá-la. A definição desse lugar deve-se também às cotas raciais, toda editora quer uma autora negra para chamar de sua.

No que concerne aos eventos literários, é o lugar de alguns grandes nomes que ocupam espaços por elas mesmas, pelo reconhecimento do trabalho construído, ou seja, já ultrapassaram as cotas de participação destinadas às escritoras negras, são elas Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Elisa Lucinda, Marilene Felinto, Ana Paula Maia e Grace Passô. Tem um outro pelotão em ascensão que em breve integrará o primeiro, composto por mulheres como Bianca Santana, Luciany Aparecida, Eliane Marques, Bárbara Karine, Carla Akotirene e Rosane Borges.

Depois vem um terceiro pelotão que ocupa um lugar de alternância na cota destinada a autoras negras nos eventos literários de diferentes portes, por motivos como contemplar uma autora negra por ano ou edição do evento ou disparidade de cachês. O ideal seria contratar as autoras X, Y e Z, mas, como o cachê destas é considerado muito alto e a agenda muito ocupada por eventos que realmente valem a pena, os organizadores fazem cruzamentos de visibilidade pública, número de seguidores em redes sociais, histórico de participação em outros eventos, humores, local de residência no país – valor do bilhete aéreo -, traquejo para tirar a galera do chão e capacidade geral de entretenimento. Depois de descreverem e solucionarem a equação, as substitutas são escolhidas e convidadas.

[Outro elemento para a escolha é a] avaliação de linguagem da autora em tela – doce, contemplativa, ácida, raivosa, amarga, assertiva, ressentida, vitimista, altiva, vingativa, ou aquilo que os organizadores consideram ponderação – para definir o que é mais adequado ao momento, baseado nos interesses dos patrocinadores, do público, do peso na bolsa de valores da imprensa cultural, da crítica literária etc. [Além da] capacidade de articulação e trânsito junto aos donos e donas da banca, ou seja, aos players que definem quem entra e quem sai de cena, quem é lembrado e quem é esquecido, quem ficará sob holofotes e quem será relegado às sombras ou às feras.

Agência Brasil – Por muito tempo, as principais referências no mercado editorial eram homens brancos. Você avalia que há alguma mudança nesse modelo?

Cidinha da Silva – Sim, há mudanças, mas ainda estamos longe de alcançar um percentual de escritoras que se aproxime do número avassalador de leitoras que compõem o todo da audiência leitora. O que fazer para mudar? Enfrentar de peito aberto e com medidas propositivas os critérios racistas, machistas, misóginos, lesbofóbicos que têm privilegiado os homens brancos.

Agência Brasil – Quais obstáculos as mulheres negras enfrentaram e ainda enfrentam para inserção nesse espaço?

Cidinha da Silva – Os obstáculos enfrentados são aqueles atinentes às sociedades racializadas – hierarquicamente organizadas por critérios raciais – e racistas como a sociedade brasileira. Neste espaço, como em todos os outros, a inserção se deu e se dá pela luta política, afinal, ninguém aqui adormece ouvindo a canção da meritocracia estética, não é?

[As estratégias que viabilizaram essa inserção incluem] não alimentar ilusões, ter atenção incessante aos jogos de interesses e de poder, compreender que nada está ganho, tudo está em disputa.

Agência Brasil – Que resultados e reflexos podemos observar a partir da maior participação das mulheres negras no mercado editorial?

Cidinha da Silva – Histórias novas e desconhecidas têm sido contadas; personagens antes tratados como utensílios de casa, objetos de cama, mesa e banho – trabalhadoras domésticas e outras funções laborais subalternizadas e mal remuneradas -, têm ganhado vida, dignidade e humanidade. A expressão “bibliodiversidade” tem tido os sentidos ampliados. Sujeitos que não nasceram em berço de livros, que não herdaram bibliotecas de pais, avós, trisavós, têm conseguido falar, criar, fabular histórias, para as quais há muito interesse.

A gente refloresta os imaginários, como nos ensinou a irmã guarani, Geni Núñez, e, reflorestá-los é potencializar a vida em alternativas mais saudáveis e plenas.

Agência Brasil – Gostaria que você citasse algumas das mulheres negras fundamentais para abrir os caminhos no mercado editorial brasileiro.

Cidinha da Silva – São muitas, em diferentes épocas, citarei algumas, embora seja consciente do risco de cometer grandes injustiças. Dentre as escritoras precursoras temos Maria Firmina dos Reis e Auta de Souza, nomes que tiveram existência isolada no século 19 e cujo significado foi recuperado mais de século depois de elas terem partido.

O fenômeno Carolina Maria de Jesus também escancarou portas e mostrou pelo menos três coisas fundamentais: a coragem de alimentar um projeto literário, mesmo em condições absolutamente adversas; o apetite do mercado editorial para extrair todo o sumo do que possa vender; os ardis do racismo para construir uma personagem, exauri-la e depois descartá-la. A gente aprendeu e aprende muito com a trajetória de Carolina.

Antonieta de Barros e Ruth Guimarães foram autoras negras que construíram a obra e um lugar na literatura brasileira nas primeiras décadas do século 20, totalmente à revelia dos holofotes. Geni Guimarães tem aproximações de Ruth Guimarães, as duas são do interior de São Paulo, atuaram como professoras e ousaram bater na porta das editoras estabelecidas para apresentar seu trabalho, conseguiram, se firmaram, foram premiadas e isso nos abriu portas. 

Conceição Evaristo é um dos fenômenos contemporâneos de acolhimento do público, vendagem de livros e reconhecimento da crítica, tendo sido a primeira representante consagrada daquilo que desde os anos 1980 tem sido compreendido como literatura negra.

Agência Brasil – Quais outras contemporâneas você citaria?

Cidinha da Silva – A meu ver, existem quatro escritoras contemporâneas pouco incensadas que ao longo de décadas têm feito um trabalho despreocupado dos ditames do mercado e muito focado em projetos literários consistentes, implementados como possível nas editoras tradicionais: Marilene Felinto, Elisa Lucinda, Heloísa Pires Lima e Ana Paula Maia.

Djamila Ribeiro tem também atuação gigantesca em nosso favor no mercado editorial brasileiro e não abriu apenas portas, abriu comportas. A existência de rios de diferentes matizes tem sido possível a partir de suas articulações e projetos, [como] a coleção Feminismos Plurais e o espaço de protagonismo negro ocupado por ela, [que] merece estudos aprofundados. A capacidade de negociação de Djamila no mercado também é algo admirável, inspirador e definidor de novos patamares para autorias negras.

Bárbara Karine, que me parece seguir com estilo próprio as veredas abertas por Djamila, também ensina muito, principalmente às novas gerações. Por fim, nossa imortal da ABL [Academia Brasileira de Letras], Ana Maria Gonçalves, que é acadêmica, reconhecida, premiada e imortalizada também pelo samba – samba-enredo da Portela em 2024 -, abrindo possibilidades para que outras autoras também sejam imortalizadas em vida pelo cancioneiro popular.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erro no site da Fifa libera ingressos grátis para a Copa, torcedores resgatam e entidade exige pagamento
Noticias2 minutos ago

Erro no site da Fifa libera ingressos grátis para a Copa, torcedores resgatam e entidade exige pagamento

Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros
Noticias5 minutos ago

Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros

Ex-modelo Carré Otis denuncia ex-chefe da agência Elite por estupro
Entretenimento7 minutos ago

Ex-modelo Carré Otis denuncia ex-chefe da agência Elite por estupro

Tarifa de 25% dos EUA pode atingir aço, suco e máquinas; veja produtos fora da lista de isenção
Economia18 minutos ago

Tarifa de 25% dos EUA pode atingir aço, suco e máquinas; veja produtos fora da lista de isenção

Peru define presidente entre direita Fujimori e esquerda Sanchéz
Internacional37 minutos ago

Peru define presidente entre direita Fujimori e esquerda Sanchéz

Dona do Claude sugere pausa no desenvolvimento da IA por risco de sistemas saírem do controle humano
Noticias1 hora ago

Dona do Claude sugere pausa no desenvolvimento da IA por risco de sistemas saírem do controle humano

SP: A Feira do Livro recebe Ana Maria Machado nesta sexta-feira
Noticias1 hora ago

SP: A Feira do Livro recebe Ana Maria Machado nesta sexta-feira

Filme sobre o Canecão foca algumas dentre as muitas emoções vividas por artistas na lendária casa de shows
Entretenimento1 hora ago

Filme sobre o Canecão foca algumas dentre as muitas emoções vividas por artistas na lendária casa de shows

Dólar opera em alta e bate R$ 5,12, após dados mais fortes de emprego nos EUA; Ibovespa cai
Economia1 hora ago

Dólar opera em alta e bate R$ 5,12, após dados mais fortes de emprego nos EUA; Ibovespa cai

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas
Internacional2 horas ago

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Desemprego entre mulheres negras jovens chega a 24,7%, aponta estudo
Noticias2 horas ago

Desemprego entre mulheres negras jovens chega a 24,7%, aponta estudo

BPC: INSS remaneja 80 servidores para agilizar análise de pedidos
Economia2 horas ago

BPC: INSS remaneja 80 servidores para agilizar análise de pedidos

Shakira será atração de uma das três cerimônias de abertura da Copa do Mundo; Anitta também fará apresentação
Entretenimento3 horas ago

Shakira será atração de uma das três cerimônias de abertura da Copa do Mundo; Anitta também fará apresentação

Justiça manda prender jornalista perseguido por Carla Zambelli
Noticias3 horas ago

Justiça manda prender jornalista perseguido por Carla Zambelli

Pequenos insetos, grandes negócios: mulheres transformam hobby por abelhas em fonte de renda no ES
Economia3 horas ago

Pequenos insetos, grandes negócios: mulheres transformam hobby por abelhas em fonte de renda no ES

Enem 2026: inscrições estão abertas até hoje na Página do Participante
Noticias4 horas ago

Enem 2026: inscrições estão abertas até hoje na Página do Participante

Como cultivar morango?
Economia4 horas ago

Como cultivar morango?

'Aos 10 anos, me preparava para ser prisioneira política': Marjane Satrapi, a autora que retratou transformação do Irã sob a Revolução Islâmica
Entretenimento5 horas ago

'Aos 10 anos, me preparava para ser prisioneira política': Marjane Satrapi, a autora que retratou transformação do Irã sob a Revolução Islâmica

Ciee oferece mais de 230 oportunidades de estágio e jovem aprendiz no Alto Tietê; veja as vagas
Noticias5 horas ago

Ciee oferece mais de 230 oportunidades de estágio e jovem aprendiz no Alto Tietê; veja as vagas

Tetracampeã mundial Alemanha é o destaque do Grupo E da Copa
Esporte5 horas ago

Tetracampeã mundial Alemanha é o destaque do Grupo E da Copa

O que a SpaceX espera ao estrear na bolsa de valores — e como ela pode fazer de Elon Musk o primeiro trilionário
Economia5 horas ago

O que a SpaceX espera ao estrear na bolsa de valores — e como ela pode fazer de Elon Musk o primeiro trilionário

Robinho apresenta pedido ao STF para deixar regime fechado
Noticias6 horas ago

Robinho apresenta pedido ao STF para deixar regime fechado

PIX x Zelle: veja as diferenças entre os sistemas de pagamento do Brasil e dos EUA
Economia6 horas ago

PIX x Zelle: veja as diferenças entre os sistemas de pagamento do Brasil e dos EUA

Desvio de armas do Arsenal de Guerra: STM mantém condenação de civis
Noticias7 horas ago

Desvio de armas do Arsenal de Guerra: STM mantém condenação de civis

Brasil, França ou Espanha? Seleção de R$ 9 bilhões é a mais valiosa da Copa; veja ranking
Economia7 horas ago

Brasil, França ou Espanha? Seleção de R$ 9 bilhões é a mais valiosa da Copa; veja ranking

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional11 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia11 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias11 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política11 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia11 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias11 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia11 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação11 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política11 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias11 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional11 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política11 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional8 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia11 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias11 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia10 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política11 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional11 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política11 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento11 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional11 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

USP mantém aprovação após “carteirada” com ajuda de ministros do STF
Educação2 meses ago

USP mantém aprovação após “carteirada” com ajuda de ministros do STF

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento11 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia11 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias11 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais