Connect with us

Noticias

Prefeitura de SP determina suspensão do serviço de moto por app; 99 entra com mandado de segurança e diz sofrer coação

Published

on




Gestão Ricardo Nunes (MDB) cita decreto de 2023 que suspende serviço na capital, mas o texto da legislação é vago e não fala em punição. Empresa de tecnologia diz que prefeitura vai contra o entendimento do STF em relação ao tema. 99 inicia serviço de mototáxi em SP e contraria decreto de Nunes
N
Ao tomar ciência de que a empresa 99 passou a oferecer o transporte de passageiros por moto na capital, a Prefeitura de São Paulo determinou nesta terça-feira (14) a suspensão da atividade e disse que, se necessário, vai utilizar os meios legais para frear a continuidade do serviço.
A administração fundamentou a medida ao citar o Decreto Municipal 62.144, de 6 de janeiro de 2023, que suspende “temporariamente a utilização de motocicletas para a prestação do serviço de transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos”.
No entanto, o texto do decreto é extremamente sucinto — não informa o prazo da suspensão, tampouco lista possíveis punições em caso do descumprimento. Não há informação também de como vão suspender o serviço ou apreender motos.
Diante dessa medida da prefeitura, a 99 impetrou um mandado de segurança na 8ª Vara de Fazenda Pública e pediu para que o ato da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) seja declarado nulo.
A empresa de tecnologia argumenta que o Comitê Municipal de Uso Viário, órgão da prefeitura, está contrariando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao tema, o que seria um ato coator e inconstitucional.
“O transporte remunerado privado individual de passageiros é uma modalidade que, desde 2018, está prevista no inciso X do art. 4º da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A oferta de viagens nesta modalidade pode se dar tanto por meio de automóveis como por motocicletas, como já ocorre em todas as capitais de estado e em numerosas cidades do país e como tem reconhecido, de forma reiterada, a jurisprudência de diversos tribunais brasileiros”, destaca a 99 em sua petição.
A Justiça de São Paulo não havia se manifestado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
Ainda na manhã desta terça (14), Nunes vociferou contra a disponibilidade do serviço em São Paulo:
“Esses desgraçados vêm aqui, ganham dinheiro e ainda querem levar a vida das pessoas […] Não usem isso, pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina”, declarou.
Segundo o prefeito, a cidade não está preparada para o impacto que haverá na segurança no trânsito.
A vereadora Renata Falzoni e a deputada federal Tabata Amaral, ambas do PSB, protocolaram em conjunto ofícios encaminhados ao prefeito Ricardo Nunes e ao diretor de operações da 99.
Os documentos pedem esclarecimentos e sugerem o diálogo para discutir e, eventualmente, construir coletivamente uma regulação para o serviço de mototáxi na capital.
Entre os questionamentos feitos à 99, estão: existência de parâmetros para identificar excesso de velocidade, medidas para mitigar sinistros de trânsito e os critérios para seleção dos condutores de motocicletas.
Entre os questionamentos feitos à prefeitura, estão: existência de estudos sobre transporte de passageiros por moto na capital, fiscalização em relação a sinistros de trânsito e efetividade da faixa azul para motociclistas, apontada pela gestão Nunes como uma grande medida para evitar acidentes.
Início do 99 Moto na capital
Na manhã desta terça (14), a 99 disponibilizou em seu aplicativo a opção de transporte de passageiros por moto. O serviço já é uma realidade em cidades da Grande São Paulo e em capitais como Salvador.
A Prefeitura tem um decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que proíbe o serviço de mototáxi na cidade desde 2023.
A 99 diz que o 99Moto é um serviço de transporte privado por aplicativo em motocicleta autorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), Lei nº 12.587, de 2012. O trecho sobre aplicativos foi incluído pela Lei nº 13.640, de 2018. As leis estão vigentes.
Já o mototáxi é regulado pela Lei Federal 12.009 de 2009 e foi criado e regulamentado como uma espécie de concessão da prefeitura, semelhante ao que ocorre com os alvarás dos táxis, portanto é um transporte público.
A empresa afirmou que a prefeitura não pode, por exemplo, apreender as motos.
O anúncio do início do serviço foi feito em comunicado enviado à imprensa, em que a companhia diz que o serviço 99Moto começou a ser implantando de forma gradual na cidade às 9h, fora do Centro expandido.
A primeira viagem foi realizada entre o bairro Rio Pequeno, na Zona Oeste, até o Osasco Plaza Shopping, na cidade vizinha à capital paulista. Segundo a empresa, a viagem teve percurso de 6,8 km feito em 12 minutos. O valor da corrida foi de R$ 10.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Política nacional
A 99 argumenta que tem respaldo na Política Nacional de Mobilidade Urbana para implantar o serviço.
“A legislação estabelece que as prefeituras podem regulamentar e fiscalizar a atividade com exigências específicas, mas não podem proibi-la. Já existem mais de 20 decisões judiciais confirmando esse entendimento, que é confirmado também pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de repercussão geral”, afirmou a 99 em comunicado.
A empresa ressaltou ainda que, “desde 2018, a lei federal que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana permite o serviço de transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos, tanto para carros quanto para motos”.
Durante evento de entrega de apartamentos de um conjunto habitacional na Zona Sul da cidade, Nunes afirmou que o serviço “vai ser uma carnificina na cidade” e pediu para que os paulistanos não utilizem o serviço.
Nunes
Montagem com mototáxi em SP e Ricardo Nunes
Nilton Fukuda/Agência Estado/Arquivo e Reprodução/TV Globo
No mês de dezembro, a gestão Nunes já havia enviado nota para o g1 dizendo que não havia autorização para a 99 ou qualquer outro aplicativo oferecer o serviço na cidade.
O prefeito justificou o bloqueio do serviço em razão da preocupação com a segurança dos passageiros, uma vez que os acidentes envolvendo motociclistas em São Paulo estão em alta na cidade há vários semestres seguidos.
“A Prefeitura de São Paulo, por meio do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), informa que não há autorização para mototáxi ou aplicativo realizarem o transporte de passageiros por motocicleta na cidade de São Paulo”, informou à época.
E acrescentou que o “Decreto 62.144/23 do prefeito Ricardo Nunes, publicado em 7 de janeiro de 2023, suspendeu temporariamente o serviço de mototáxi e de transporte de passageiros por moto via aplicativo, em razão da preocupação envolvendo a segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano e o impacto no sistema público de saúde”.
Em nota enviada nesta terça-feira (14), a gestão municipal voltou a afirmar que a 99 “não tem autorização para usar motocicletas no transporte de passageiros na cidade” e que “trata-se de uma ação ilegal e irresponsável por parte da empresa, que descumpre decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes”.
“A 99 coloca em risco motociclistas e pessoas que possam usar o serviço. Em 2024, entre janeiro e julho, foram registrados 329 mortes de motociclistas na cidade de São Paulo. No mesmo período em 2023 foram 240 óbitos. Um aumento de 37%. A iniciativa da empresa resultará em medidas judiciais e fiscalizatórias por parte do município. A Procuradoria Geral do Município (PGM) vai notificar a empresa sobre a irregularidade do início da atividade”, afirmou.
Segundo a prefeitura, o CMUV também notificou a 99 nesta terça-feira. No documento, o colegiado determina “a imediata suspensão/interrupção de qualquer atividade relativa ao clandestino serviço de utilização de motociclistas para o transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos nesta cidade”.
“A decisão da 99 segue na contramão do trabalho realizado pela atual gestão, que inovou ao implantar a Faixa Azul, um modelo pioneiro que prioriza a segurança dos motociclistas reduzindo a gravidade dos acidentes em 212 quilômetros de vias sinalizadas”, disse o CMUV.
Grupo de trabalho sem conclusão
99 terá serviço com viagens de moto no Brasil
G1
O decreto proibindo o serviço não prevê multa para a empresa e nem para os motociclistas que prestam esse tipo de serviço irregularmente na cidade.
Na época da proibição, o prefeito prometeu que ela seria temporária, até que o grupo de trabalho criado pela gestão dele chegasse a uma conclusão definitiva sobre os riscos ou não para a população em relação a esse tipo de transporte na capital paulista.
Porém, passados dois anos, nenhuma conclusão sobre o assunto foi publicada e, agora, a 99 volta a lançar o serviço.
A empresa rebate os argumentos da administração municipal dizendo que os motociclistas prestadores do serviço de mototáxi na plataforma são legalizados e passam por ações educativas para prevenção de acidentes.
“A 99 conta com mais de 50 funcionalidades de segurança para proteger usuários e motoristas, como alerta de velocidade com avisos visuais e sonoros, governança contra direção perigosa, monitoramento em tempo real das corridas, botão de emergência e uma central emergencial disponível 24 horas”, disse.
A empresa ressaltou que também promove “ações educativas como instruir os passageiros com dicas e orientações de comportamentos seguros durantes a corrida, assim como treinamento online sobre direção defensiva para os motociclistas parceiros”.
“Os condutores que não cumprem com as regras de segurança e de comportamento poderão sofrer sanções rigorosas no aplicativo, como bloqueios temporários ou permanentes”, completou a empresa.
Para o advogado Marcelo Marques, especialista em direito de trânsito, a legislação federal é vaga e cabe aos municípios regularem a atividade, considerando as realidades locais de cada cidade. Ele critica a implantação do serviço na capital paulista.
Esse serviço aqui em São Paulo seria uma tragédia anunciada, porque o modus operandi das empresas, das principais, as duas principais, é basicamente você ter uma moto e tirar foto da sua CNH [para começar a trabalhar]. Não precisa mostrar nenhum tipo de expertise, você não precisa ter uma avaliação psicológica, psicotécnica, nada disso.
Na avaliação dele, considerando as características e o tamanho da cidade de São Paulo, o serviço poderá ter impacto negativo.
“Isso aqui em São Paulo, demograficamente falando, com as peculiaridades que a gente tem aqui na cidade e o tamanho do trânsito dela, na minha opinião, seria uma tragédia”, afirmou.
99 Moto
Mototaxi em Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
O serviço de mototáxi da 99 está presente em mais de 3.300 municípios no Brasil, mas a empresa sempre admitiu que São Paulo era a praça mais desejada para a implantação desse serviço, em virtude do grande fluxo de viagens que o transporte por carro proporciona de receita para a empresa e o setor em geral.
Segundo a companhia, a entrada do serviço 99 Moto em São Paulo vai baratear as viagens em até 40%, em média, para os passageiros e criar empregos diretos e indiretos, fomentando a arrecadação de impostos para a cidade.
O impacto econômico estimado pela empresa com o novo modal é de R$ 1 bilhão no PIB brasileiro, R$ 28 milhões em arrecadação de impostos para a cidade e a geração de 13 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativas que a 99 afirma virem da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Passageiros e motoristas também são impactados. Os primeiros poderão economizar R$ 2,5 mil anuais em custos de mobilidade. Já para os motociclistas, será uma nova oportunidade de ganhos – em nossas operações em outras cidades vimos aumentos de até 40% em seus ganhos, reforçando o potencial de renda e desenvolvimento econômico que a modalidade traz para a cidade”, afirma o aplicativo.
“Os paulistanos nos pedem a 99Moto há algum tempo, e nossos dados mostram que 3 em cada 5 pessoas pretendem usar o serviço”, disse o diretor de Operações da 99, Fabrício Ribeiro.
“A 99Moto chega à maior cidade da América Latina com segurança como compromisso inegociável. A implantação gradual fora da zona de rodízio e as tecnologias de prevenção de velocidade e direção perigosa garantem a confiabilidade necessária para que os paulistanos possam aproveitar deste modal que já ajuda a vida de milhões de brasileiros no país todo”, declarou Ribeiro.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento11 minutos ago

Francesa descobre que namorava falso Brad Pitt após perder R$ 5 milhões para golpista que usava imagens criadas por IA | Pop & Arte

Noticias42 minutos ago

Adolescente autista é estuprada por homem que conheceu na internet; VÍDEO | Santos e Região

Noticias43 minutos ago

Virose e arrastões: instituição registra cancelamentos de reservas na rede hoteleira do litoral de SP

Noticias2 horas ago

Celular nas escolas: para colocar proibição em prática, Ribeirão Preto estuda como vai guardar aparelhos dos alunos | Ribeirão Preto e Franca

Noticias2 horas ago

Prefeitura de SP constrói muro de 40 metros de extensão e confina Cracolândia | São Paulo

Noticias3 horas ago

VÍDEO: Onça é flagrada deitada no meio da pista em rodovia do interior de SP

Noticias3 horas ago

O que o aumento de gás carbônico na Amazônia significa para populações da região e do mundo | Campinas e Região

Internacional3 horas ago

Ucrânia lança ataque massivo contra alvos militares em solo russo

Noticias4 horas ago

Mais de 160 pets à espera de um lar em Bertioga, SP; veja como adotar

Noticias4 horas ago

Prefeitura de Marília inicia operação Cata-Treco para combate ao Aedes aegypti

Internacional4 horas ago

Índia já prendeu 44 pessoas envolvidas em abuso de menina dalit

Entretenimento4 horas ago

Filmes de 2025: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja lista dos principais lançamentos

Noticias5 horas ago

Prefeitura de SP determina suspensão do serviço de moto por app; 99 entra com mandado de segurança e diz sofrer coação

Noticias5 horas ago

Enem 2024: aluno de escola pública que tirou 980 na redação sonha em cursar medicina | Mogi das Cruzes e Suzano

Internacional5 horas ago

Empresários disputam presença na posse de Trump

Noticias6 horas ago

Meta responde ao governo após afrouxar controles e diz estar comprometida com transparência e direitos humanos | Política

Noticias6 horas ago

Prefeitura de Barretos faz mutirão de limpeza contra a dengue após 2024 com 13 mortes e 3,8 mil casos | Ribeirão Preto e Franca

Noticias6 horas ago

São José vai abrir 1,2 mil vagas para oficinas gratuitas de férias a partir desta quarta-feira (15); saiba como participar | Vale do Paraíba e Região

Internacional6 horas ago

cresce perseguição a cristãos em Cuba e no México

Economia6 horas ago

reforma tributária será sancionada com vetos “pontuais”

Noticias7 horas ago

AGU diz que pontos da resposta da Meta causam ‘grave preocupação’ e vai debater tema em audiência pública | Política

Noticias7 horas ago

Motorista é ejetada após carro bater contra barreira e capotar na Anhanguera em Campinas

Noticias7 horas ago

VÍDEOS: SP2 de terça, 14 de janeiro de 2025

Internacional7 horas ago

Governo Lula comemora retirada de Cuba da lista sobre terrorismo

Economia7 horas ago

Big techs se alinharam com fascismo e extrema direita, diz Haddad

Internacional4 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional5 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional5 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional5 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional5 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento5 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política2 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional4 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional4 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento4 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional4 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento4 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional4 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Entretenimento4 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional4 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional4 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional4 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional4 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional4 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Economia1 mês ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Esporte2 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Internacional8 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play