Published
8 horas agoon
By
Em comunicado divulgado neste sábado (22), o Vaticano reiterou que o estado de saúde do Papa Francisco segue “crítico” e de que o líder religioso “não está fora de perigo”. A Santa Sé revelou que o pontífice apresentou, na manhã de hoje, “uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”.
Além disso, os exames de sangue do Papa também mostraram sinais de uma plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue), associada à uma anemia. “O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem. No momento o prognóstico é reservado”, diz o comunicado.
Na manhã de ontem, um dos médicos responsáveis pelo tratamento do religioso já havia salientado a gravidade do caso. “O papa está fora de perigo? Não. É uma infecção que requer cuidados extras, são muitos micróbios em um senhor de 88 anos”, explicou.
Francisco foi internado no hospital Gemelli na sexta-feira passada por problemas respiratórios causados por bronquite devido a uma infecção polimicrobiana, que foi acompanhada por pneumonia bilateral.
Posteriormente, foi divulgado que ele tinha uma pneumonia localizada em certos lóbulos ou pontos do pulmão. Francisco continua respirando sozinho, sem necessidade de oxigênio, e segue com a mesma terapia, embora isso possa mudar nos próximos dias.