Connect with us

Esporte

os maiores ídolos da história do Furacão

Published

on

Uma discussão que domina a internet é quem são maiores ídolos da história do Athletico. Uma lista deste tipo sempre vai ter discórdia, mas o UmDois Esportes reuniu 10 nomes de jogadores fizeram história e brilharam com a camisa do Furacão.

Barcímio Sicupira

Considerado por muitos o maior ídolo da história rubro-negra, principalmente os mais velhos, Sicupira é o craque eterno da 8. Além disso, ostenta a marca de ser o maior artilheiro do clube, com 158 gols, e esbanja carisma e raça, que completavam a técnica brilhante.

Comentarista esportivo na TV e no rádio por 50 anos, Sicupira ainda se transformou em uma das grandes personalidades do Estado. Teve uma biografia, com mais de 360 páginas, chamada de”Sicupira. A vida e os gols de um craque chamado Barcímio”, escrita pelo advogado e jornalista Sandro Moser antes de morrer.

Após a morte, Sicupira ainda se tornou o único jogador da história do Athletico a ter uma estátua. Sem autorização do clube para ficar na Ligga Arena, a obra está na Praça Afonso Botelho, em frente ao estádio, com apoio da Prefeitura de Curitiba.

Sicupira.

Sicupira.

Caju

Alfredo Gottardi é mais conhecido como Caju, é quem disputa com Sicupira o posto de maior ídolo da história rubro-negra. Caju atuou pelo Furacão de 1933 a 1950, com mais de 600 jogos oficiais e hexacampeão estadual – títulos em 1934, 36, 40, 43, 45 e 49.

Foi pioneiro ao se consagrar como o primeiro jogador de um clube paranaense a ser titular da seleção brasileira. Só não disputou uma Copa do Mundo por causa da 2ª Guerra Mundial.

Além de atleta, ele ainda se dedicou a vida pelo Athletico. Foi integrante da comissão técnica, diretor e outras tantas funções. Como reconhecimento, teve o próprio nome dado ao Centro de Treinamentos, o CT do Caju.

Alex Mineiro

Considerado o melhor atacante do Brasileirão em 2001, foi o grande nome daquele título e está eternizado na história. No total, são 78 gols marcados em três passagens diferentes pelo clube: entre 2001 e 2003, em 2007 e em 2009 e 2010.

Com faro artilheiro, o camisa 9 simplesmente marcou oito gols em todo o mata-mata. Foram três gols no primeiro jogo da final contra o São Caetano, com celebrações históricas, como uma touca natalina e uma mensagem para a torcida organizada Os Fanáticos.

Graças a Alex Mineiro, o Athletico venceu a ida por 4 a 2 após estar perdendo por 2 a 1, de virada. Mas não só isso: ele também definiu o triunfo por 1 a 0, em pleno Anacleto Campanelli. Graças a Alex Mineiro, o Furacão se tornou campeão nacional.

Alex Mineiro.

Alex Mineiro.

Kléber Pereira

Fez uma das maiores duplas de ataque com Alex Mineiro. Conhecido como Incendiário, Kléber atuou pelo Athletico de 1999 a 2002. Três temporadas foram o suficiente para deixar o nome na história.

Foram 124 gols em 185 jogos. É o terceiro maior goleador da história rubro-negra e o maior da Baixada, com 67 gols.

Jackson Nascimento

A maior lenda viva do Furacão, tendo nascido quatro meses depois da fundação do Athletico. Ou seja, tanto Jackson quanto o clube completaram 100 anos em 2024.

O ex-meia primeiro camisa 10 da equipe, que passou a ter numeração em 1949. Com 150 gols em 90 jogos, ele ainda é o maior goleador rubro-negro na história do clássico contra o Coritiba.

Fernandinho

O volante deu a maior prova de amor entre todos os outros atletas. Após a carreira consolidada na Europa, onde também se tornou ídolo no Shakhtar Donestki, da Ucrânia, e Manchester City, da Inglaterra, decidiu voltar ao Athletico por paixão.

Fernandinho é único que não terá a imagem manchada com a torcida se o time for rebaixado no centenário. Fica isento não só por ter perdido boa parte da temporada, mas por ter sido um oásis no deserto.

Bruno Guimarães

O talentoso meio campista está firme na seleção brasileira e virou xodó por todos os clubes que passou. Se tem algo de bom que Fernando Diniz fez ao Athletico foi a aposta em Bruno Guimarães.

O “maior craque da geração Z” se tornou líder do time rubro-negro em 2018 e 2019 e esbanja carisma. Com as declarações eternas de amor ao Athletico, conquistou posto no Olimpo.

O volante ‘box to box’ era o responsável por controlar os jogos. Às vezes letal, outras cadenciado, Bruno foi fundamental para as conquistas do Paranaense e Sul-Americana, em 2018, e Copa do Brasil, no ano seguinte. Sem dúvidas é o maior ídolo da última década.

Bruno Guimarães em passagem pelo Athletico

Bruno Guimarães.

Cocito

Pela técnica, o volante jamais entraria nessa lista. Mas se tem um jogador que demonstrou o que a torcida do Athletico mais gosta, é ele.

Raça, garra, determinação e luta. Cocito reuniu todas essas qualidades. Tornou-se personagem folclórico por um suposto coice, que rende muitas discussões entre os atleticanos, no jovem Kaká, em 2001.

Apesar de ter fama de brucutu, não era bagre. Inteligente no desarme e com bom passe, ele foi quatro vezes campeão paranaense, campeão brasileiro em 2001 e ainda esteve na campanha do vice da Libertadores em 2005.

A inclusão de Cocito aqui ainda é uma representação a todos os serviços prestados por Alessandro e Nem, outros defensores históricos.

Nikão

De desacreditado a ídolo, sendo decisivo principalmente com o gol do título da Sul-Americana 2021. Pelo Athletico, quase sempre com a camisa 11, Nikão atuou por sete temporadas, entre 2015 e 2021, acumulando mais de 300 jogos e estando entre os maiores vencedores com a camisa rubro-negra, com seis títulos (Sul-Americana 2018 e 2021, Copa do Brasil 2019, J. League/Conmebol 2019 e os estaduais 2016 e 2020).

Neste retorno ao clube, neste ano do centenário, ainda não conseguiu retomar o melhor futebol, conviveu com polêmicas, mas tem sido um dos líderes do elenco na busca por evitar a queda à Série B.

Kleberson

Não bastou ter sido o camisa 10 do título brasileiro em 2001. Ele fez mais. Depois de Caju abrir o caminho para jogadores de clubes paranaenses serem titulares da seleção, Kleberson fez mais.

O “Xaropinho” é o único jogador campeão da Copa do Mundo sendo titular em um clube paranaense. Ele conquistou a vaga após a lesão do volante Emerson, mas se firmou ao longo do Mundial e foi essencial na final contra a Alemanha.

O título rendeu a transferência ao Manchester United, maior clube inglês até então. Foi apresentado como estrela ao lado de uma jovem aposta portuguesa: Cristiano Ronaldo. Para ser justo, não é preciso esconder. Kleberson também retornou ao Furacão em 2011 e participou da campanha do rebaixamento em uma temporada sem brilho.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:

Eliminatórias da Copa do Mundo: classificação atualizada da 11ª rodada

Eliminatórias da Copa do Mundo: classificação atualizada da 11ª rodada

Athletico: os maiores ídolos da história do Furacão

Athletico: os maiores ídolos da história do Furacão

Com pênalti perdido de Vini Jr, Brasil empata com a Venezuela pelas Eliminatórias

Com pênalti perdido de Vini Jr, Brasil empata com a Venezuela pelas Eliminatórias

Mercado da bola: todas as contratações do Athletico em 2024

Mercado da bola: todas as contratações do Athletico em 2024

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional12 minutos ago

Milei e EUA criticam mandado de prisão contra Netanyahu

Noticias13 minutos ago

WhatsApp começa a liberar recurso que converte áudios em textos; veja como usar | Tecnologia

Noticias17 minutos ago

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

Economia22 minutos ago

Pacote não vai cortar gastos de saúde e educação e fica para a próxima semana

Noticias23 minutos ago

Cesta básica fica 1,15% mais cara em outubro na capital paulista

Política1 hora ago

“Estou vivo”, diz Lula sobre tentativa de golpe

Internacional1 hora ago

TPI emite mandados de prisão contra Netanyahu e líder do Hamas

Noticias1 hora ago

Acordo judicial não atrapalha realização de 2º edição do CNU

Economia1 hora ago

MDB quer “cuidar da agenda econômica” do governo, diz ministro a Lula

Noticias1 hora ago

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento

Entretenimento2 horas ago

MC Daniel celebra boa fase e fala sobre fama de não ter músicas: ‘Meu maior hit é o meu rosto’ | Música

Internacional2 horas ago

Ortega quer oficializar grupo paramilitar na Nicarágua

Noticias2 horas ago

Os planos da Austrália para banir crianças de redes sociais, como X, TikTok e Instagram | Tecnologia

Noticias2 horas ago

CNU: candidatos vão receber e-mail da Cesgranrio informando situação

Economia2 horas ago

Militares aceitam participar de corte de gastos do governo Lula

Noticias2 horas ago

Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

Esporte3 horas ago

Torcida perde paciência com Lucas Di Yorio

Esporte3 horas ago

conheça trajetória dos membros da oposição

Entretenimento3 horas ago

CA7RIEL & Paco Amoroso, Bush e Empire of the Sun são anunciados no Lollapalooza 2025

Internacional3 horas ago

Netanyahu acusa TPI de ser um “órgão político tendencioso”

Noticias3 horas ago

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

Economia3 horas ago

Arrecadação de outubro bate recorde e alcança R$ 247,9 bilhões

Noticias3 horas ago

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite

Dnews Jornal
Filosofia4 horas ago

CONSCIÊNCIA NEGRA – UM FUTURO DE IGUALDADE REAL

Entretenimento4 horas ago

Farofa da Gkay é suspensa, doze dias antes do evento: ‘Não é prudente realizar agora’ | Pop & Arte

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento3 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional3 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional3 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional3 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional3 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional3 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Política1 semana ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Entretenimento3 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Internacional2 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional2 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional3 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional2 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional3 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional2 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Entretenimento2 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional2 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional2 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Entretenimento3 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional2 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season