Connect with us

Internacional

O que se sabe sobre a autoria dos ataques ao Hezbollah no Líbano

Published

on

Spread the love

Nesta terça-feira (17), uma série de explosões atingiu dispositivos de mensagens do tipo pager em várias localidades do sul do Líbano, principalmente ao sul de Beirute, uma região sob controle do grupo terrorista Hezbollah.

As explosões resultaram na morte de pelo menos 12 pessoas, incluindo uma criança que, de acordo com agências internacionais, seria filha de um dos membros do Hezbollah, além de dois terroristas do grupo. O número de feridos é estimado em cerca de 2,8 mil, segundo o Ministério da Saúde Pública do Líbano. As explosões também se estenderam à Síria, onde uma organização não governamental relatou que 14 pessoas ficaram feridas com a detonação de dispositivos semelhantes nos arredores de Damasco.

Já nesta quarta-feira (18), novos dispositivos de comunicação do Hezbollah, dessa vez walkie-talkies, foram detonados novamente em Beirute e no sul do Líbano, causando a morte de 20 pessoas e ferindo mais de 300, conforme informado pelo Ministério da Saúde libanês.

Na terça, o Hezbollah prontamente atribuiu a Israel a responsabilidade pelas explosões, classificando-as como um “massacre”. Nesta quarta, o grupo terrorista prometeu uma resposta “específica” contra o país governado pelo premiê Benjamim Netanyahu por causa do ato.

“O que aconteceu ontem [terça] nos encherá de vontade e insistência em seguir o caminho da resistência”, afirmou o grupo terrorista em comunicado oficial. Na terça, o Hezbollah também reforçou que a vingança viria “de onde o inimigo a espera e de onde não a espera”.

O governo libanês também endossou na terça-feira a acusação contra Israel. O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, declarou que o ataque representava uma “agressão criminosa” e uma séria violação da soberania do país.

Apesar das graves acusações, Israel não se pronunciou nem assumiu responsabilidade pelas explosões realizadas nesta terça e quarta. O Exército israelense, no entanto, declarou que está preparado para “qualquer missão” na fronteira com o Líbano, e o chefe do Comando Norte de Israel, major-general Ori Gordin, reforçou hoje que as forças israelenses estão “determinadas a mudar a situação de segurança o mais rapidamente possível”.

O premiê Netanyahu, por sua vez, disse nesta quarta-feira, sem mencionar os episódios no Líbano, que Israel “devolverá os residentes do norte [do país, que faz fronteira com o sul do Líbano] às suas casas em segurança”.

“Já disse que devolveremos os residentes do norte em segurança às suas casas e é exatamente isso que faremos”, declarou Netanyahu em uma breve mensagem de vídeo.

Jornais internacionais comentaram sobre autoria; pagers tem origem duvidosa

Embora Israel não tenha feito nenhum pronunciamento oficial sobre as acusações de envolvimento nas explosões, informações divulgadas pela emissora americana CNN e pelo jornal The New York Times nesta terça indicam que as explosões dos pagers ontem foi uma “operação” conduzida por Israel através do Mossad, a agência de inteligência do país, em parceria com as Forças de Defesa de Israel (FDI).

De acordo com o Times, citando informações obtidas através de fontes militares anônimas dos EUA, os pagers que estavam em posse de terroristas do Hezbollah no Líbano foram alvo de sabotagem de Israel. Segundo o jornal, eles foram fabricados em Taiwan, equipados com explosivos durante o transporte e posteriormente entregues e distribuídos pelo Hezbollah em várias regiões do Líbano e da Síria. A publicação detalhou que pequenas quantidades de explosivos, pesando entre 20 e 40 gramas, foram colocadas ao lado da bateria desses pagers, com um dispositivo de acionamento remoto que foi ativado simultaneamente em várias localidades após os pagers receberem uma mensagem que parecia vir da liderança do Hezbollah, mas que, na verdade, serviu para ativar os explosivos instalados, que fizeram um breve barulho sonoro antes de serem detonados.

Os pagers explodidos eram do modelo AR924, da empressa taiwanesa Gold Apollo, segundo informaram o Times e a CNN. No entanto, Hsu Ching-kuang, fundador e presidente da Gold Apollo, disse nesta quarta que o produto não era de sua empresa: “Ele só tinha a nossa marca”, declarou, se referindo aos dispositivos. Hsu disse que sua empresa assinou um contrato com uma fabricante europeia, a BAC Consulting KFT – nome revelado por meio de um comunicado -, que teria desenvolvido os dispositivos e possuía autorização para utilizar a marca da Gold Apollo.

A BAC Consulting KFT tem sede em Budapeste, capital da Hungria. Cristiana Barsony-Arcidiacono, uma mulher identificada como CEO da BAC, contudo, negou o envolvimento da empresa com a fabricação dos pagers. Ela disse à emissora americana NBC News que “eu não faço os pagers. Eu sou apenas a intermediária. Acho que você entendeu errado”.

Segundo informações da Rádio Free Europe (RFL), a BAC possui um endereço confuso em Budapeste. A informação disponibilizada sobre a localização da sede da empresa bate com a de um prédio localizado em uma área residencial no subúrbio da capital da Hungria. Uma pessoa que não quis se identificar e que mora neste prédio onde em tese funciona a sede da BAC disse à RFL que nunca chegou a ver um indivíduo que pudesse identificar como funcionário da empresa naquele lugar. Segundo o anônimo, o local apenas recebia correspondências uma vez por mês.

Mikko Hypponen, especialista em crimes cibernéticos, disse ao Times que “os pagers provavelmente foram modificados para causar essas explosões, o que indica um ataque cuidadosamente planejado”.

Tanto o jornal americano quanto a CNN disseram, com base em fontes militares anônimas dos EUA, que a operação teria sido meticulosamente planejada por Israel para atingir o Hezbollah em um momento de vulnerabilidade. Nos últimos meses, o grupo terrorista havia substituído o uso de smartphones por pagers, acreditando que esses dispositivos de baixa tecnologia seriam menos suscetíveis à espionagem e ataques por parte dos israelenses.

Conforme o Times, em julho deste ano, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, instruiu seus membros a abandonarem os celulares, alegando que tais dispositivos facilitavam o rastreamento por Israel. Especialistas em cibersegurança, como Keren Elazari, da Universidade de Tel Aviv, disseram ao jornal americano que a adoção de pagers foi um erro estratégico, já que, segundo Elazari, Israel encontrou uma forma de comprometer essa tecnologia. O ataque, disse a especialista, atingiu o Hezbollah em seu ponto mais vulnerável, porque o grupo terrorista havia descartado os celulares e confiaram em pagers como meio de comunicação.

“Já vimos esses tipos de dispositivos, pagers, serem alvo antes, mas não em um ataque tão sofisticado”, explicou Elazari.

A jornalista libanesa Kim Ghattas, que escreve para a revista americana The Atlantic, afirmou à emissora CNN na terça que as explosões dos pagers foi “claramente um ataque direcionado de Israel contra membros do Hezbollah”.

Ghattas apresentou duas possíveis razões para que Israel realizasse tal ataque. A primeira seria uma tentativa de demonstrar ao Hezbollah que o país possui amplo conhecimento sobre suas operações, o que poderia forçar o grupo terrorista a adotar uma postura mais “submissa” e “deixar claro que um aumento de seus ataques contra Israel será respondido com ainda mais violência”, afirmou.

A segunda hipótese, disse a jornalista, seria que o ataque fosse uma espécie de “preparação” para uma campanha militar de grande escala contra o Líbano, aproveitando a confusão causada pelas explosões.

Outras fontes também sugeriram às agências internacionais de notícias que o Mossad poderia ter se infiltrado na cadeia de suprimentos do Hezbollah, inserindo explosivos nos pagers durante a produção ou transporte desses dispositivos. A emissora Al Jazeera e a agência Reuters relataram que os explosivos foram inseridos em mais de 5 mil pagers que tinham sido adquiridos pelo Hezbollah e, segundo os veículos, fabricados em Taiwan, o Times deu um número menor, 3 mil.

Especialistas como o ex-analista da CIA Edward Snowden também apoiaram a teoria de sabotagem por parte de Israel, afirmando que a explosão coordenada de tantos dispositivos indica a inserção deliberada de material explosivo, descartando a hipótese de um ataque hacker ou falhas espontâneas das baterias.

Ao site de notícias Axios e Al-Monitor, fontes anônimas do governo dos EUA teriam dito que os explosivos nos pagers foram detonados antes do momento previsto. Isso teria ocorrido porque terroristas do Hezbollah descobriram o plano atribuído a Israel. Segundo essas fontes, a ideia era que esse ataque com os pagers fosse o primeiro passo em uma ofensiva de maior escala.

Segundo o especialista Alcides Fonseca, da Universidade de Coimbra, a explosão tanto de pagers quanto de walkie-talkies não pode ter sido simplesmente resultado de mau funcionamento ou superaquecimento, mas sim de uma provável alteração proposital e sofisticada feita por alguém com habilidades em eletrônica e acesso ao dispositivo, o que reforça a teoria de um ataque deliberado. Ele não responsabilizou Israel pelas explosões.

“É muito pouco realista que um pager normal em superaquecimento tenha uma explosão daquela dimensão. O que pode acontecer é que como os pagers são dispositivos mais grossos, é possível por umas baterias maiores ou algum tipo de material que potencia a sua explosão lá dentro. E isso é feito sem que o utilizador se perceba, porque as caixas [dos dispositivos] são grandes. A teoria de que alguém conseguiu ter acesso aos pagers e modificá-los internamente parece-me mais plausível”, disse ele em entrevista à Rádio França Internacional (RFI).

Posição da ONU

A reação internacional foi imediata. O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, pediu uma investigação independente sobre as explosões, destacando que as mortes, onde ele incluiu também civis e crianças, são motivo de “extrema preocupação”. Por sua vez, o secretário-geral da ONU, António Guterres, também expressou sua preocupação, solicitando que todas as partes envolvidas ajam com “moderação” para evitar uma escalada do conflito no Oriente Médio, onde Israel já está enfrentando o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza após ter sido alvo de um ataque terrorista perpetrado pelos palestinos no dia 7 de outubro de 2023.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política25 segundos ago

X indica advogados no Brasil, e Moraes dá 24 horas para rede social comprovar representação legal

Economia25 minutos ago

Após superar variedade arábica pela 2ª vez, clima seco e fluxo logístico fazem preço do café robusta subir 100%, aponta USP | Piracicaba e Região

Últimas Noticias26 minutos ago

Projeto Cine Petrobras leva cinema gratuito para população

Internacional32 minutos ago

Rússia aumentará produção de drones em dez vezes

Política1 hora ago

Seca e incêndios: Dino defende gasto extra e diz que 'nunca viu alguém parar uma guerra' por questão fiscal

Entretenimento1 hora ago

Rainha do rebolado, Gretchen renova votos no Rock in Rio em cerimônia celebrada por ‘Elvis Presley’

Entretenimento1 hora ago

Pabllo Vittar vai participar do show de Karol G no Rock in Rio para cantar hit ‘Alibi’ com Sevdaliza

Economia1 hora ago

Dólar opera em queda e vai a R$ 5,39, após decisões de juros dos EUA e Brasil; Ibovespa sobe

Últimas Noticias1 hora ago

Anatel: X demonstra intenção deliberada de descumprir ordem do STF

Internacional2 horas ago

Hong Kong condena 1ª pessoa à prisão por “intenção sediciosa”

Entretenimento2 horas ago

Ed Sheeran posa com integrantes da Grande Rio e faz graça com a bateria após jogo no Maracanã

Política2 horas ago

Caso X: criar esquemas contra ordens judiciais é mais grave do que descumprir leis

Economia2 horas ago

Pela 1ª vez na história, arrecadação federal supera R$ 200 bi em agosto e bate recorde para o mês | Economia

Últimas Noticias2 horas ago

Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

Internacional3 horas ago

Nova pesquisa dos EUA mostra Trump e Kamala empatados

Entretenimento3 horas ago

Caso Diddy e acusações de abusos: entenda se rapper pode pegar prisão perpétua

Entretenimento3 horas ago

Fãs de Ed Sheeran dividem tatuagens sobre canções e álbuns e planejam entregar camiseta para o cantor

Entretenimento3 horas ago

Com prótese nos dentes, fã de Ed Sheeran recria look vampiresco de clipe e madruga na fila do Rock in Rio

Política3 horas ago

Eleições 2024: TSE e MJ assinam acordo para atuação da PRF no dia da votação

Entretenimento3 horas ago

Rod Melim apronta primeiro álbum solo com 14 faixas produzidas com Castilhol

Economia3 horas ago

BC indica alta futura da Selic, mas possível redução nos preços dos combustíveis deve aliviar inflação

Últimas Noticias3 horas ago

Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

Internacional4 horas ago

Israelense é acusado de conspirar com o Irã para matar Netanyahu

Entretenimento4 horas ago

Quito Ribeiro tem safra autoral abafada por improvisos e camadas no roteiro cinematográfico do álbum ‘Unguerrê’

Política4 horas ago

X diz que trabalha com governo brasileiro para retomar operação no país | Tecnologia

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Entretenimento2 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Esporte2 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Entretenimento3 semanas ago

Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto