Connect with us

Economia

O que grandes investidores sabem que você não sabe? Entenda o que está no radar e saiba como investir

Published

on

O que grandes investidores sabem que você não sabe? Entenda o que está no radar e saiba como investir




Valdo Cruz: Governo se prepara para reação de Trump após medidas contra Bolsonaro
Com tensões geopolíticas, mudanças no comércio global, incertezas sobre as contas públicas brasileiras e juros no maior patamar em quase 20 anos, gestores de investimentos já começaram a ajustar suas carteiras — e oferecem pistas valiosas para quem busca proteção e rentabilidade em tempos turbulentos.
Além de orientações sobre como diversificar investimentos e identificar tendências promissoras para os próximos anos, especialistas ouvidos pelo g1 também explicam como lidar com os riscos de curto prazo e tomar decisões alinhadas ao perfil de cada investidor.
Veja abaixo, ponto a ponto, como pensam grandes gestores do mercado.
Os ruídos do curto prazo
Entenda cada um dos atuais pontos de atenção
Como driblar os riscos de curto prazo?
Como escolher bons investimentos?
O que esperar do cenário à frente
Os ruídos do curto prazo
Eventos recentes no Brasil e no exterior têm influenciado os mercados e levado investidores a reavaliar suas estratégias.
No exterior, o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra diversos parceiros comericiais do país — incluindo o Brasil — continua elevando as incertezas, com reflexos nos mercados de ações, commodities e câmbio.
No Brasil, o impasse em torno do aumento do IOF e os esforços para equilibrar as contas públicas também geram apreensão, agravada por um cenário econômico instável.
Por fim, o Banco Central elevou a taxa Selic para 15% ao ano — o maior patamar em quase duas décadas. A decisão pode conter o consumo, desacelerar a economia e aumentar a atratividade da renda fixa.
Volte ao início.
Entenda cada um dos atuais pontos de atenção
(Se você já domina os conceitos, clique aqui para ir direto à avaliação dos analistas)
Tarifaço de Trump
Um dos pontos de atenção no cenário internacional são os possíveis impactos das tarifas comerciais impostas por Trump.
Desde que foram implementadas por Trump em abril deste ano, as tarifas passaram por aumentos, reduções, suspensões estratégicas e até tentativas de bloqueio na Justiça dos EUA — sem sucesso até o momento.
O último capítulo do tarifaço foi o envio de mais de 20 cartas pelo presidente norte-americano a seus parceiros comerciais, indicando alíquotas mínimas que esses países teriam que pagar para negociar com os EUA.
Para a maioria dos países, as taxas variam entre 20% e 40%. O Brasil, no entanto, é uma exceção: no início deste mês, em carta enviada ao presidente Lula, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, com vigência a partir de 1º de agosto.
Diferente das demais cartas enviadas pelo republicano, no entanto, que focavam no déficit comercial dos EUA ou na necessidade de controle das fronteiras para impedir a entrada do fentanil em território norte-americano, a notificação enviada ao Brasil foi principalmente política.
Na carta, Trump afirmou que conheceu e tratou com Bolsonaro em seu outro mandato, indicando que o Brasil tem tratado o ex-presidente é “uma vergonha internacional”. Recentemente, o republicano confirmou o teor político por trás da tarifa, dizendo que havia taxado o Brasil em 50% “porque o que estão fazendo com o ex-presidente é uma desgraça”.
Trump se refere ao julgamento do ex-presidente brasileiro no Supremo Tribunal Federal (STF) pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro. Na última sexta-feira (18), Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal e passou a usar tornozeleira eletrônica por determinação do Supremo.
A ameaça tarifária tem abalado a confiança de empresas e consumidores, além da expectativa de que esse cenário comece a impactar a inflação do país em breve. Uma inflação mais alta pode reduzir o consumo interno e pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) a elevar os juros.
Para o restante do mundo, juros mais altos nos EUA podem atrair mais investidores para o país, em busca de títulos do Tesouro norte-americano. Isso tende a fortalecer o dólar frente a outras moedas, pressionando o câmbio e a inflação em diversas economias.
O impasse do IOF
No Brasil, o vai e volta do IOF também trouxe incertezas ao mercado. O governo tentou aumentar o imposto no fim de maio, como forma de cumprir a meta fiscal. A decisão, no entanto, provocou uma forte reação negativa.
No mês seguinte, o Congresso Nacional derrubou o decreto do presidente Lula sobre o tema, aumentando a crise no governo.
Em meio ao imbróglio, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu, no início deste mês, os efeitos de todos os decretos que tratam sobre o IOF e determinou uma audiência de conciliação entre o governo e o Congresso.
A audiência, no entanto, terminou sem acordo. No dia seguinte, Moraes decidiu retomar parte do decreto que elevou o tributo, suspendendo apenas o trecho que trata das operações chamas de risco sacado, que é uma modalidade de crédito em que bancos antecipam valores para varejistas que venderam a prazo.
Com isso, apesar da percepção de que o governo teve um sopro favorável, investidores ainda avaliam a capacidade de cumprimento da meta fiscal e a instabilidade política que segue acesa no governo.
Volte ao início.
Como driblar os riscos de curto prazo?
Especialistas consultados pelo g1 afirmam que a melhor maneira de lidar com a atual volatilidade é manter o foco em investimentos de longo prazo.
“O principal desafio é ajudar o cliente a se desvincular dos ruídos de curto prazo, que podem prejudicar seu patrimônio”, diz Carlos Machado, estrategista-chefe do Bradesco Global Private Bank.
Na prática, explica o executivo, o objetivo é que o investidor consiga analisar os eventos de curto prazo em perspectiva, avaliando seus possíveis impactos ao longo do tempo.
“Se tomarmos o petróleo como exemplo e avaliarmos como foram os grandes choques nos preços da commodity nos últimos anos, vemos que não foram choques persistentes”, diz Machado.
Ele menciona a invasão da Ucrânia pela Rússia como exemplo, que inicialmente provocou uma disparada nos preços do petróleo devido ao temor de interrupções no fornecimento. “Mas, depois, esse choque se reverteu e as coisas voltaram para os trilhos”, completa.
Para identificar quais eventos podem gerar impactos duradouros, é fundamental que o investidor se mantenha bem informado e acompanhe os cenários econômicos, tanto no Brasil quanto no exterior.
“Investir é algo de longo prazo. O mais importante é preservar o capital, pois isso garante o poder de compra. O mercado financeiro não serve para multiplicar riqueza, mas para mantê-la”, diz Victor Natal, estrategista do Itaú BBA.
Volte ao início.
Como escolher bons investimentos?
Especialistas também explicam como avaliar se um ativo representa uma boa oportunidade de investimento. Segundo Victor Natal, dois fatores devem ser levados em conta: os aspectos microeconômicos e macroeconômicos.
Entenda abaixo:
Os aspectos microeconômicos dizem respeito ao ativo em si e ao setor em que ele está inserido. Essa análise, comum no mercado de ações, também pode ser aplicada a debêntures, fundos imobiliários, fundos de ações, entre outros.
“Para saber o rumo de uma ação, é preciso entender o rumo da empresa. As métricas operacionais e financeiras variam conforme o setor”, explica Natal.
Entre os fatores mais analisados estão a receita, o crescimento das vendas (quando aplicável), a geração de caixa e o nível de endividamento da empresa, entre outros.
Já os aspectos macroeconômicos dizem respeito ao ambiente econômico mais amplo e impactam todos os tipos de investimento.
“No macro, os principais indicadores são inflação, juros, PIB e câmbio. No cenário internacional, relações exteriores ganham peso. No Brasil, a política fiscal é essencial”, diz o estrategista do Itaú BBA.
“Mas o ideal é quando há convergência entre o micro e o macro. É aí que o analista identifica quais empresas são favorecidas ou prejudicadas pelo cenário”, completa.
Volte ao início.
O que esperar do cenário à frente
Por fim, especialistas ressaltam a importância de acompanhar o cenário global, levando em conta os eventos recentes e as principais tendências dos mercados.
Na renda fixa, por exemplo, a recente elevação da Selic pelo Copom criou um ambiente de juros atrativos, beneficiando tanto os ativos pós-fixados (com rendimento atrelado à taxa) quanto os pré-fixados (com retorno definido no momento da aplicação).
“Já na renda variável, que inclui ações e ETFs, os setores com maior potencial são os que lideram as transformações na economia global”, afirma Cristiano Castro, diretor de negócios da BlackRock.
Segundo ele, os setores com maior potencial de valorização são:
Inteligência artificial (IA)
Energia
Semicondutores
Criptoativos
Biotecnologia
Volte ao início.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum
Noticias48 segundos ago

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL
Noticias2 minutos ago

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows
Noticias8 minutos ago

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 
Noticias10 minutos ago

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022
Economia11 minutos ago

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana
Noticias19 minutos ago

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals
Esporte41 minutos ago

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula
Política59 minutos ago

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula

Polícia prende em Jataí caseiro suspeito de matar e roubar professor de educação física do DF
Noticias1 hora ago

Polícia prende em Jataí caseiro suspeito de matar e roubar professor de educação física do DF

cenógrafo que marcou teatro, música e cinema no Brasil morre aos 76 anos no Rio
Noticias1 hora ago

cenógrafo que marcou teatro, música e cinema no Brasil morre aos 76 anos no Rio

Jundiaí recebe 3ª edição da Festa Junina Canina neste sábado
Noticias1 hora ago

Jundiaí recebe 3ª edição da Festa Junina Canina neste sábado

Ato lembra os 56 anos da morte de Carlos Marighella
Noticias1 hora ago

Ato lembra os 56 anos da morte de Carlos Marighella

Shein veta venda de bonecas sexuais após críticas a aparência infantil
Economia1 hora ago

Shein veta venda de bonecas sexuais após críticas a aparência infantil

Acidente deixa mortos e feridos na BR-262 próximo a Nova Serrana; policiais estão entre as vítimas
Noticias1 hora ago

Acidente deixa mortos e feridos na BR-262 próximo a Nova Serrana; policiais estão entre as vítimas

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  
Política2 horas ago

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo
Noticias2 horas ago

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF
Noticias2 horas ago

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta
Noticias2 horas ago

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário
Noticias2 horas ago

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro
Economia2 horas ago

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH
Noticias2 horas ago

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região
Internacional3 horas ago

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones
Política3 horas ago

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018
Noticias3 horas ago

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'
Noticias3 horas ago

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri