Published
2 dias agoon
By
O programa Roda de Samba deste domingo (30) traz a música do Casuarina, conjunto representativo da chamada Geração da Lapa, que, no final dos anos 1990, fez a trilha sonora da revitalização do bairro histórico no centro do Rio de Janeiro.
O Casuarina lançou na última primavera o seu 11º álbum, Retrato pela gravadora Biscoito Fino. O repertório é formado por oito faixas de sambas antigos em roupagem inédita, exclusivamente cantados por Gabriel Azevedo (pandeiro), acompanhado por bandolim e vocais de João Fernando e cavaquinho e vocais de Rafael Freire.
Esta é a formação atual do Casuarina: um trio, após as saídas de João Cavalcanti (voz e tantã) e do violonista Daniel Montes. Segundo Gabriel, o disco foi definido conforme o contexto.
“É um momento de reconstrução para a gente, que lembra o primeiro disco baseado no repertório que a gente faz à noite.”
O álbum Retrato, todo executado durante o programa, tem participação de Zeca Pagodinho, Péricles e Marina Íris em gravações sobre temas sentimentais, como Amarguras, de Cláudio Camunguelo e Pagodinho, e também temas sociais, como Cataclisma, de Catoni e Valquir.
O Roda de Samba é veiculado em rede nas oito emissoras da Rádio Nacional e posteriormente distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O programa é produzido em parceria entre a Agência Brasil e a Rádio Nacional.
O que: Programa Roda de Samba
Quando: Todo domingo, ao meio-dia
Onde: Rádio Nacional da Amazônia (OC), de Brasília (AM e FM), do Recife (FM), do Rio de Janeiro (FM), de São Luís (FM), de São Paulo (FM) e do Alto Solimões (FM).