Connect with us

Noticias

Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”

Published

on


Em cerimônia realizada na Assembleia Nacional da Venezuela, em Caracas, nesta sexta-feira (10), o presidente Nicolás Maduro foi empossado para o terceiro mandato como chefe do Executivo do país, para o período de 2025 a 2031. No discurso, a liderança chavista destacou que não puderam impedir a posse, apesar da pressão internacional e dos protestos da oposição.

“Agora, trataram de converter a juramentação [posse oficial], na Venezuela, em uma guerra mundial. Que vão invadir, que entraram, que saíram. Digam o que quiserem, mas esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir e é uma grande vitória da democracia venezuelana e das pessoas que querem paz e estabilidade”, afirmou Maduro.


Venezuela's President Nicolas Maduro greets supporters as he arrives at the National Assembly to be sworn in for a third six-year term, in Caracas, Venezuela January 10, 2025. Marcelo Garcia/Miraflores Palace/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY
Venezuela's President Nicolas Maduro greets supporters as he arrives at the National Assembly to be sworn in for a third six-year term, in Caracas, Venezuela January 10, 2025. Marcelo Garcia/Miraflores Palace/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY

Ao assumir presidência,  Maduro destacou a reforma constitucional que pretende fazer ainda em 2025- Marcelo Garcia/Miraflores Palace

Nos últimos dias, o candidato opositor Edmundo González fez uma peregrinação por países da região para receber apoio internacional e prometia, após ter se exilado na Espanha, regressar à Venezuela para intervir na posse de Maduro. 

Em tom de brincadeira, Maduro questionou durante o discurso: “Chegou Edmundo? Peguem-no! Peguem o pataruco [sinônimo de covarde]! Como espero que ele chegue. Estou nervoso”, causando riso entre os presentes. Há pedido de prisão aberto contra Edmundo. Entre os motivos está conspiração contra as instituições venezuelanas. 

A coalizão que apoiou González acusa o governo de fraude eleitoral e, com base em documentos eleitorais que possuem, afirmam que o ex-diplomata foi o vencedor. O governo alega que esses documentos são fraudados. Nessa sexta-feira (10), atos da oposição questionaram a posse de Maduro e a notícia da prisão, depois desmentida, da Maria Corina Machado, principal liderança da oposição do país, fez crescer o repúdio internacional contra o governo de Cararas.

Nesse contexto, Maduro foi juramentado pelo presidente da Assembleia Nacional, o deputado Jorge Rodríguez, a quem jurou defender a Constituição. Em seguida, agradeceu, entre outros atores, às delegações dos mais de 125 países e organizações internacionais presentes, citando, nominalmente, os representantes de Cuba, China, Rússia e Honduras.  

Questionado internacionalmente em relação a eleição de 28 de julho de 2024, Nicolas Maduro rebateu as críticas dizendo que não depende de governos estrangeiros para ser presidente da Venezuela.

“Eu não fui nomeado presidente pelo governo dos Estados Unidos, nem pelos governos pró-imperialistas da direita latino-americana. E não me colocou aqui a oligarquia dos sobrenomes. Venho do povo, sou do povo, e meu poder emana da história e do povo”, afirmou.

O governo Maduro tem enfrentado questionamentos em relação a eleição de 2024 que, segundo a apuração oficial, ratificada pelo Judiciário do país, deu a Maduro 51,9% dos votos contra 43,1% de Edmundo González. A oposição, organizações internacionais e países têm rejeitado o resultado porque não foram publicados os dados detalhados por mesa de votação, como sempre acontecia.

Reforma constitucional

O presidente Nicolas Maduro ainda destacou, em seu discurso, as linhas de trabalho que o governo deve assumir no novo mandato, destacando a reforma constitucional que pretende realizar ainda em 2025. Maduro defendeu atualizar a Constituição Bolivariana da Venezuela, de 1999.

“Que se atualize os postulados da Constituição sobre a nova sociedade humanista e democrática a ser construída. Que a Constituição seja atualizada para defender o país das novas ameaças tecnológicas que já conhecemos nas redes sociais”, disse.

O chefe do Executivo do país sul-americano acrescentou que assinará, ainda nesta sexta-feira, decreto para criar a Comissão Ampla Nacional de Elaboração do Projeto de Reforma Constitucional.

“Incluiremos o maior número de setores [na Comissão] para podermos ter um amplo apelo à ação. Acredito que esta Assembleia Nacional tem autoridade política, moral e constitucional para ser o epicentro deste ano deste debate com o povo”, completou.


Venezuela's President Nicolas Maduro gestures as he arrives to the National Assembly, on the day of his inauguration for a third six-year term in Caracas, Venezuela January 10, 2025. REUTERS/Gaby Oraa
     TPX IMAGES OF THE DAY
Venezuela's President Nicolas Maduro gestures as he arrives to the National Assembly, on the day of his inauguration for a third six-year term in Caracas, Venezuela January 10, 2025. REUTERS/Gaby Oraa
     TPX IMAGES OF THE DAY

Seu último mandato, de 2019 a 2025, foi marcado pelo bloqueio internacional liderado pelos Estados Unidos – Reuters/Gaby Oraa/Proibida reprodução

Histórico

No poder desde 2013, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, venceu a primeira eleição presidencial após a morte do então presidente Hugo Chávez, principal liderança da chamada Revolução Bolivariana, processo político iniciado em 1999 e que promoveu uma refundação da república do país.

Em 2018, Maduro foi reeleito pela primeira vez, quando a maior parte da oposição boicotou a votação alegando falta de condições para competir. Seu último mandato, de 2019 a 2025, foi marcado pelo bloqueio internacional liderado pelos Estados Unidos contra a economia do país, em especial, contra o comércio do petróleo venezuelano.

A crise econômica, iniciada em 2014 com a queda nos preços do combustível no mercado global, se agravou ao longo do seu segundo mandato, chegando a um cenário de hiperinflação. Com isso, estima-se que mais de 7 milhões de venezuelanos imigraram.

Após o PIB retrair cerca de 75% entre 2014 e 2020, a Venezuela registrou uma recuperação econômica nos últimos anos, apesar dos salários ainda continuarem muito defasados.

Em janeiro de 2022, a Venezuela saiu oficialmente da hiperinflação. Segundo o Banco Central do país (BCV), o índice de preços de janeiro à outubro de 2024 ficou em 16,6%, número historicamente baixo para os padrões venezuelanos. De acordo com a Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), a Venezuela deve ter um crescimento de 6,2% do PIB em 2024.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia2 minutos ago

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Noticias53 minutos ago

Para cortar gastos, Prefeitura de Taubaté suspende concurso público que estava com inscrições abertas; entenda | Vale do Paraíba e Região

Noticias54 minutos ago

Homem desaparecido no RJ em 2019 reencontra família na cidade de SP após ajuda de bancária moradora da capital

Internacional58 minutos ago

Forças Armadas da Venezuela reafirmam lealdade a Maduro

Economia1 hora ago

BC: dólar e economia aquecida explicam maior parte da alta da inflação

Entretenimento1 hora ago

Sabrina Sato e Nicolas Prattes se casam em fazenda de Porto Feliz; famosos marcam presença | Sorocaba e Jundiaí

Esporte2 horas ago

Vini Jr negocia para se tornar cartola de clube europeu

Noticias2 horas ago

Polícia investiga agressões contra criança de 5 anos em Cabreúva

Noticias2 horas ago

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Internacional2 horas ago

“Não queremos ser americanos”, diz premiê da Groenlândia

Economia2 horas ago

Dólar sobe para R$ 6,10 após dados sobre emprego nos Estados Unidos

Esporte3 horas ago

Mercado da Bola: Negociações nesta sexta-feira (10) do futebol brasileiro

Entretenimento3 horas ago

Música do segundo álbum de Rachel Reis, ‘Deixa molhar’ é para se jogar no suingue da ascendente artista baiana | Blog do Mauro Ferreira

Noticias3 horas ago

Policiais afastados por agredirem idosa em Barueri, na Grande SP, voltam à ativa um mês após o caso

Noticias3 horas ago

Dutra é parcialmente interditada após carga de caminhão cair na pista em São José dos Campos, SP

Internacional3 horas ago

“Inferno na terra”, diz Milei sobre situação da Venezuela

Economia3 horas ago

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

Esporte4 horas ago

UFC 311 cancelado? Evento tenta alternativa

Entretenimento4 horas ago

Lauana Prado se une a Simone Mendes para expiar ‘Saudade burra’, single de álbum audiovisual que traz Nando Reis | Blog do Mauro Ferreira

Noticias4 horas ago

Shows com Lauana Prado, Hungria e peças teatrais são atrações no fim de semana no Vale do Paraíba; confira a programação

Noticias4 horas ago

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

Internacional4 horas ago

María Corina critica Maduro e fala sobre prisão na Venezuela

Economia4 horas ago

Imóveis de luxo em Balneário Camboriú atraem estrangeiros

Esporte4 horas ago

Curitibana, Nicolle Caliari estreia no primeiro card de 2025

Esporte5 horas ago

Athletico x Paraná Clube: confira as escalações

Internacional4 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento5 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional5 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional5 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional5 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional5 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política2 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional4 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional4 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento4 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional4 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional4 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Entretenimento4 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento4 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional4 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional4 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional4 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional4 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional4 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Economia1 mês ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Internacional8 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional8 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors