Connect with us

Economia

José Graziano, ex-ministro de Combate à Fome, confessa mentira

Published

on


Uma mentira repetida à exaustão pelo PT e pelos movimentos sociais de esquerda nos ataques contra o agronegócio foi desmascarada pelo próprio autor da Fake News. José Graziano da Silva, ex-ministro do Combate à Fome no primeiro governo Lula, confessou que ajudou a inventar que 70% dos alimentos produzidos no país são provenientes da agricultura familiar.

Foi durante um seminário sobre pobreza rural no semiárido nordestino, no início do mês. Graziano admitiu que os 70% foram inventados, sem nenhum respaldo na realidade. “Não acho que nós comemos as coisas que são produzidas pelos agricultores familiares. É um erro nós continuarmos pensando assim, faz parte da herança agrária e agronômica que nos atrapalha tanto. Hoje não são mais os agricultores familiares que alimentam a cidade. Pior que um erro, é um terraplanismo, é ignorar os números”, afirmou Graziano, considerado o “pai do programa Fome Zero”.

Destacando ser ele mesmo engenheiro-agrônomo, filho e pai de agrônomos, Graziano disse que sua fala estava isenta de qualquer preconceito. E foi enfático. “É vergonhoso ver hoje meus colegas do PT insistindo nos números que nós produzimos nos anos 70. Eu ajudei a calcular esses números. (…) No começo dos anos 2.000 nós acordamos: vamos começar a falar em 70% para não dar briga? Inventamos esse número de 70%. Esse número não tem em lugar nenhum”, admitiu Graziano.

Sem informações do Censo, decidiram inventar um número

Ao se justificar, o ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disse que não havia no início dos anos 2.000 um censo agropecuário atualizado. “O último censo que tínhamos era de 1970, então tivemos que inventar esse número. Então, por favor, vamos virar o disco”, afirmou para uma plateia atônita.

Curiosamente, um primo de José Graziano, o também engenheiro-agrônomo Xico Graziano, ex-deputado federal, há anos vinha denunciando a farsa de que a agricultura familiar põe 70% dos alimentos à mesa dos brasileiros. “Há duas décadas lutamos contra esse mito. Em nosso livro, ‘Agricultura, fatos e mitos’, publicado há quatro anos, mostramos que tal afirmação era na verdade uma fake News, repetida há tanto tempo, e de forma tão frequente, que se confundia com a realidade”, comentou Xico Graziano, em artigo.

“Estamos há anos procurando quem criou essa narrativa de que o agronegócio produz só gêneros de exportação, e quem alimenta o povo é a agricultura familiar. Nunca descobrimos. Agora, a verdade veio à luz”, sublinhou. Para Xico Graziano, seu primo teve uma honestidade “raríssima nos intelectuais-políticos de esquerda” e deixou claro a origem dos 70% que, para ele, é “o maior mito sobre a agricultura brasileira”.

Há dez anos cientista já questionava os números da agricultura familiar

Quem primeiro confrontou a propaganda oficial que exagerava os méritos da agricultura familiar foi o professor Rodolfo Hoffmann, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP. Há dez anos, Hoffmann escreveu um artigo em que afirmava ser “espantosa a reprodução sem crítica da porcentagem (70%), porque a afirmativa, em si, não faz sentido”.

No ano passado, o assunto foi tema da reportagem da Gazeta do Povo “Agricultura familiar não precisa da falsa propaganda de que produz 70% dos alimentos”. Conforme o censo agropecuário de 2017, as propriedades enquadradas como de agricultura familiar respondiam por apenas 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários. Apesar disso, a distorção continuava a integrar documentos do governo, falas de secretários e ministros.

Na narrativa que opõe o agronegócio à agricultura familiar, a tese repisada é de que os pequenos agricultores dão segurança alimentar ao país, enquanto a agricultura empresarial só envia commodities para a China. No atual governo, essa dicotomia foi enfatizada pela divisão do Ministério da Agricultura, que perdeu atribuições para o recriado Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Lula lançamento PAAPresidente Lula durante cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em março de 2023, em Pernambuco (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação Planalto)

Graziano aponta também tabu contra a soja

Em sua mea culpa, o ex-ministro José Graziano também procurou fazer justiça aos méritos da soja, costumeiramente demonizada por setores da esquerda agrária. “A Gilvânia (líder quilombola) disse que não come soja. Eu como muita soja, meus netos comem muita soja. E comem muita coisa que a soja permite comprar. O trigo, por exemplo. Se não tivesse exportação de soja nós não compraríamos o trigo nesse país com os dólares das exportações”, argumentou.

A falsa rivalidade entre a agricultura empresarial e a agricultura familiar, como demonstrado pelas falas de Graziano, sempre teve como motivação fins políticos. Para estudiosos do setor agropecuário, não se trata de diminuir a importância dos pequenos agricultores, mas de fazer o debate em cima de estatísticas verdadeiras.

“A agricultura familiar é muito importante e tem um papel fundamental, não só no Brasil, como em qualquer lugar do planeta. Mas não precisa de nenhum número artificialmente inflado, não precisa da falsa propaganda para receber méritos pelo ótimo trabalho que realiza”, sublinha Felippe Serigati, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mito dos 70% é ruim para a própria agricultura familiar

O conceito de agricultura familiar, pela legislação brasileira, tem mais a ver com o tamanho da propriedade – até quatro módulos fiscais – do que com o negócio ser ou não administrado por pais e filhos. O pesquisador Calixto Rosa Neto, da Embrapa Rondônia, observa que o mito dos 70% é ruim para os pequenos produtores. “Por que as pessoas podem dizer que a agricultura familiar então está indo muito bem, e isso não é verdade. Ela sofre muito, por vezes não tem acesso a crédito e aos mercados. Isso mascara a realidade, é uma questão um pouco distorcida no Brasil. Nos Estados Unidos, independentemente do tamanho, se a propriedade é tocada por pai, mãe e filhos, é uma propriedade familiar”, enfatiza.

A mentira ou invenção de números para fins políticos é uma prática admitida, sem cerimônias, pelo próprio presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em abril de 2014 ele explicou numa conversa com blogueiros como costumava mentir sobre a realidade brasileira em viagens ao exterior.

“Como eu fui oposição muito tempo, eu cansei de viajar o mundo falando mal do Brasil, gente! Era bonito a gente viajar o mundo e falar: “No Brasil tem 30 milhões de crianças de rua. No Brasil tem…”, a gente nem sabia… “Tem nem sei quantos milhões de abortos.” Era tudo clandestino, mas a gente ia citando números, sabe. Se um cara perguntasse a fonte, a gente não tinha, mas tinha que dizer números”. A transcrição desta conversa do petista está até hoje, na íntegra, numa página do Instituto Lula.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias28 minutos ago

Aspirador-robô: g1 testa 4 modelos que criam mapas para ajudar a limpar melhor a casa

Noticias31 minutos ago

Shows em Rifaina, orquestra, exposição: veja o que fazer no fim de semana na região de Ribeirão Preto

Economia32 minutos ago

Desidratação do pacote fiscal revela fraqueza de Lula e Haddad

Noticias38 minutos ago

Turista de SP morto em Jericoacoara: veja o que se sabe sobre o crime

Internacional45 minutos ago

Equador recusa “troca” para salvo-conduto para venezuelanos

Noticias2 horas ago

Mamãe Noel diz que precisa segurar o choro com pedidos de crianças: 'Muitas só querem comida'

Economia2 horas ago

Senado aprova primeiro projeto do pacote fiscal do governo

Noticias2 horas ago

Mulher esfaqueada em Sertãozinho tinha medo de denunciar ex, diz polícia

Internacional2 horas ago

Vice alfineta gestão Milei por prisão de gendarme na Venezuela

Noticias3 horas ago

Campanha motiva recuperação de mais de 2,6 mil celulares roubados

Economia3 horas ago

Lula cria “emenda de Natal” para aprovar o pacote de gastos

Noticias3 horas ago

Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país

Internacional3 horas ago

Congresso tenta evitar paralisação do governo

Noticias4 horas ago

Senado aprova novos limites de gastos públicos em caso de déficit

Economia4 horas ago

Senado aprova PEC do pacote fiscal que restringe abono salarial

Noticias4 horas ago

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC

Internacional4 horas ago

África registrou quase 70 mil casos e mais de mil mortes por mpox

Noticias5 horas ago

Dino determina arquivamento de inquérito contra Renan Calheiros

Economia5 horas ago

Câmara aprova projeto que limita aumento do salário mínimo

Noticias5 horas ago

Dino cobra informações do governo de SP sobre combate às queimadas

Internacional5 horas ago

Egípcio é preso por planejar ataque a consulado de Israel nos EUA

Esporte6 horas ago

Athletico se movimenta na busca de reforços

Noticias6 horas ago

Maioria dos jovens brasileiros quer ter o próprio negócio

Economia6 horas ago

Por que o preço da carne vai subir de novo

Noticias6 horas ago

CMN remaneja R$ 1,5 bi para operações de crédito de governos locais

Internacional4 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional4 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional4 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional4 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional4 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento4 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política1 mês ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional3 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Entretenimento4 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional3 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento4 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional3 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional4 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Entretenimento3 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional3 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional3 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional4 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional3 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional3 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season