Economia
Gripe aviária: concluída instalação de barreiras sanitárias para controlar foco da doença no RS; mais duas começam a funcionar nesta segunda

Published
2 horas agoon
By
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/o/5ujYJVR0aRvvAqAz8QOw/chamadao-limpo-1605-frame-15007.png?w=1200&resize=1200,0&ssl=1)
São sete estruturas no total. Primeiro caso da doença foi identificado em uma granja comercial, no município de Montenegro. Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou emergência zoossanitária no município. Gripe Aviária: China, Argentina e União Europeia suspendem compra do frango brasileiro
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul concluiu, no fim de semana, a instalação das sete barreiras sanitárias para controle do foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Do total, cinco já estão em funcionamento e duas devem começar a funcionar nesta segunda-feira (19).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
➡️ O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou emergência zoossanitária no município.
Além das barreiras, as vistorias continuam em propriedades rurais da região. Na área de vigilância, 238 das 510 propriedades foram vistoriadas. Conforme o Mapa, uma suspeita foi identificada, em uma propriedade de subsistência, sem impacto no comércio internacional.
As amostras coletadas será analisadas. Na propriedade foco, todas as aves e ovos foram descartados, e a limpeza e desinfecção das instalações estão em andamento.
Barreira sanitária para conter foco de gripe aviária no RS
Mateus Bruxel/Agência RBS
Como funcionam as barreiras de desinfecção
As barreiras são pontos de controle onde veículos — como caminhões de carga viva, de ração animal ou de coleta de leite — são obrigados a parar para uma limpeza.
De acordo com Francisco Lopes, diretor adjunto do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), esses veículos circulam por várias propriedades e, assim, representam maior risco de disseminação do vírus. Por isso, precisam passar por um processo de desinfecção com produto que elimina tanto o vírus da influenza aviária quanto outros agentes patógenos.
O plano de contingência estabelece dois círculos de ação ao redor da granja afetada: um raio menor, de 3 km, e um raio ampliado, de até 10 km. É dentro dessa faixa que se concentram as barreiras. São sete estruturas montadas em pontos estratégicos com o objetivo de conter o avanço do vírus.
A desinfecção é feita desviando o veículo para uma área lateral da estrada, onde há estrutura montada para lavar os rodados e as partes inferiores da carroceria com produtos específicos.
As barreiras funcionarão por, no mínimo, sete dias, mas o prazo pode ser estendido conforme o avanço do monitoramento e os resultados das investigações em curso.
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias
Vírus não é transmitido a quem come frango; entenda
Barreira sanitária para conter foco de gripe aviária no RS
Mateus Bruxel/Agência RBS
A granja atingida
O g1 e a RBS TV confirmaram que o foco inicial da doença foi em uma propriedade rural que tem vínculo com a Vibra Foods, em Montenegro. A RBS TV tenta contato com a empresa, mas ainda não obteve retorno.
O aviário tinha 17 mil aves e a maioria morreu em consequência da doença. As demais foram sacrificadas.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou emergência zoossanitária em Montenegro.
Visita a 540 propriedades
Aviário
Reprodução/ RBS TV
Paralelamente ao controle viário, outra frente de atuação mira diretamente nas propriedades rurais. Ao todo, 540 estabelecimentos serão visitados por equipes do Serviço Veterinário Oficial. E não se trata apenas de granjas com produção avícola: todas as propriedades dentro do raio de 10 km serão inspecionadas, mesmo aquelas com apenas equinos ou bovinos.
“Mesmo aquelas que só tenham equinos, ou bovinos, vão ser visitadas da mesma forma”, diz Lopes.
Aviário
Reprodução/ RBS TV
Montenegro e Sapucaia do Sul, locais com focos de gripe aviária no RS
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS