Connect with us

Esporte

Ex-presidente do Athletico critica Petraglia

Published

on

Ex-presidente do Conselho Deliberativo do Athletico em 1999, Nelson Fanaya também se manifestou sobre o rebaixamento do Furacão para a Série B. Com a indignação do torcedor rubro-negro, o dirigente histórico indagou sobre como é a atual gestão do clube, comandado por Mario Celso Petraglia.

“A diretoria fala em ‘incerteza’ e ‘calendário’, mas cadê o planejamento, a gestão, o investimento na base? O Athletico sempre soube lidar com as dificuldades. O que está acontecendo?”, questiona ele após a carta da atual direção.

Neto de João Alfredo Silva e sobrinho de Jofre Cabral e Silva, outros dois presidentes históricos do Furacão, Fanaya está marcado na história por ter sido na sua gestão em que o Athletico conquistou uma vaga para a Libertadores da América pela primeira vez.

Com estofo, Fanaya ainda fez críticas a Petraglia e classificou como “falta de respeito” a mudança do nome do estádio Joaquim Américo.

Além disso, na visão do ex-dirigente, o atual mandatário não preparou ninguém para a sucedê-lo no comando do Athletico.

“Saber criar uma sucessão correta e competente é predicado de poucos líderes. O CAP pecou neste quesito. Mas há tempo para recuperarmos isso. Orientar a sucessão é uma virtude. Não saber quando parar é um erro”

“É hora de abrir o clube para sua gente, para novas ideias, para novas lideranças. Só assim vamos voltar ao nosso caminho de conquistas”, completou..

Leia a íntegra do texto intitulado “O Eterno Furacão”

O Athletico Paranaense corre nas minhas veias! Essa paixão rubro-negra, que herdei do meu pai e do meu avô, é parte da minha história, da minha família. Meu avô, João Alfredo Silva, presidente do CAP lá nos anos 40, ajudou a montar aquele timaço de 49, que conquistou o Paranaense e deu origem ao apelido “Furacão”.

E por falar em família, meu tio Jofre era uma figuraça! Sempre presente na diretoria, vibrava com cada jogo, cada decisão, principalmente como Presidente. Dizia sempre: “Nunca deixem o meu Atlético morrer”. Era “o cara” do clube, o verdadeiro líder nos primeiros 50 anos do Athletico.

Lembro como se fosse hoje dos tempos do Joaquim Américo, na Baixada. Que saudade daqueles tijolinhos! Era tudo meio precário nos anos 70 e 80, mas a gente não ligava. A emoção de ver o Sicupira jogar era demais! E quando mudamos para o Pinheirão, a gente ia de Jeep, eu e meu filho, procurando um lugarzinho nos barrancos para assistir aos jogos. Bons e difíceis tempos!

Meu filho cresceu nesse meio, respirando o rubro-negro desde pequeno. Ele ia comigo para o estádio, vibrava com os gols, sofria com as derrotas. E não é que o danado puxou o pai? Virou publicitário e, com muito orgulho, também ajudou a construir a história do Athletico.

Nos anos 90, quase perdemos o Joaquim Américo. Queriam transformar nosso estádio em shopping! Mas a torcida se uniu e impediu essa barbaridade. Eu fiz questão de lutar ao lado da nossa gente para salvar nossa casa. E não é que o Furacão, que andava meio adormecido, acordou com tudo? A derrota de 5×1 para o Coxa, naquele domingo de Páscoa de 95, foi um choque, mas serviu para darmos a volta por cima.

Meu filho, com a cabeça cheia de ideias, ajudou a criar o escudo redondinho, que deu uma cara nova ao clube, e a campanha “Atlético Total, Paixão Cada Vez Maior”. Queríamos que o torcedor voltasse a ter orgulho do Furacão. E conseguimos! Em pouco tempo, fomos campeões brasileiros e construímos a primeira Arena do Brasil.

Nos anos 2000, ele continuou trabalhando nas campanhas de marketing do CAP. “Clube Atlético dos Paranaenses”, “Atlético 3000, Paixão Eterna”… ideias criativas que mostravam a força da nossa torcida. Em 2012, sem estádio, a campanha “Eu Te Sigo em Toda Parte” nos impulsionou de volta à Série A.

E em 2017, lá estava ele, liderando o projeto de rebranding que mudou a cara do Athletico. Buscaram a alma do clube e encontraram os “quatro ventos”: inovação, ambição, entusiasmo e rebeldia. Resgataram o H do nosso nome de batismo, nossa história, nossa essência, sem deixar de lado as outras marcas que nos trouxeram até aqui.

Em 1999, fui Presidente, no momento que conquistamos nossa primeira vaga para a Libertadores. Por isso e por toda história da minha família que contei, não poderia ficar calado agora. Faço isso por causa dos meus avós, tios, filhos e netos. Agradecemos a todos que deram muito ao CAP, porém, com o passar da vida, quando se chega aos 80 anos (como eu), é preciso saber que é hora dos sucessores continuarem nosso legado. Saber criar uma sucessão correta e competente é predicado de poucos líderes. O CAP pecou neste quesito. Mas há tempo para recuperarmos isso. Orientar a sucessão é uma virtude. Não saber quando parar é um erro. Eu já não tenho forças para atuar, só para escrever e acreditar nos novos atleticanos que saberão continuar nossa história de sucesso.

Mas agora, no centenário, parece que tudo isso se perdeu. Caímos para a segunda divisão, e mudaram o nome do Joaquim Américo, nosso estádio, nossa casa. Que falta de respeito com a história!

É hora de voltar às raízes, de lembrar de pessoas como Joaquim, Jofre, Nilo, Aníbal, Lauro, Walmor, João, Luiz, Ademir, Ênio, José Carlos, Marcos, Mario e tantos outros que se dedicaram por este clube. É hora de o Athletico se reencontrar e mostrar sua força.

A diretoria fala em “incerteza” e “calendário”, mas cadê o planejamento, a gestão, o investimento na base? O Athletico sempre soube lidar com as dificuldades. O que está acontecendo?

Chega de desculpas! É hora de reconhecer os erros, de mudar, de evoluir. Precisamos dos nossos “quatro ventos” de volta, e agora com um sopro forte de renovação.

Somos Furacão! Ninguém nos segura! O Athletico é maior que tudo e viverá para sempre. É hora de abrir o clube para sua gente, para novas ideias, para novas lideranças. Só assim vamos voltar ao nosso caminho de conquistas.

Nelson Fanaya, ex-presidente do Athletico.

Assista ao podcast Carneiro & Mafuz com o técnico Geninho

Siga o UmDois Esportes

Veja também:

Triste fim de feira do futebol paranaense

Triste fim de feira do futebol paranaense

Ex-presidente do Athletico critica Petraglia: "Não saber quando parar é um erro"

Ex-presidente do Athletico critica Petraglia: “Não saber quando parar é um erro”

Copa do Brasil 2025: veja os potes do sorteio da 1ª fase

Copa do Brasil 2025: veja os potes do sorteio da 1ª fase

Eleição do Coritiba tem denúncia de busca por hacker para manipulação de votos

Eleição do Coritiba tem denúncia de busca por hacker para manipulação de votos

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias33 minutos ago

Praia Grande abre 300 vagas para programa de qualificação profissional com bolsa-auxílio; veja | Santos e Região

Economia34 minutos ago

expectativa de votação no Congresso

Noticias42 minutos ago

Seis policiais civis de SP já foram presos após serem delatados por empresário que os acusou de corrupção e elo com PCC | São Paulo

Internacional47 minutos ago

Drones sobrevoam base dos EUA e empresas na Alemanha

Noticias2 horas ago

ChatGPT ‘cria’ Papai Noel com inteligência artificial para conversar por vídeo | Tecnologia

Noticias2 horas ago

Vinhedo aprova lei que determina instalação de cisternas em novas construções

Economia2 horas ago

Líder do governo aposta na aprovação do pacote fiscal nesta semana

Noticias2 horas ago

Quem era o chef de cozinha que morreu atropelado enquanto catava recicláveis em Ribeirão Preto, SP

Internacional2 horas ago

Canadá sanciona juíza que referendou fraude de Maduro

Noticias3 horas ago

Edmir Chedid (União) se despede da Assembleia de SP para assumir a Prefeitura de Bragança Paulista | Vale do Paraíba e Região

Economia3 horas ago

Como votou cada deputado na reforma tributária

Noticias3 horas ago

Operação contra policiais suspeitos de envolvimento com o PCC: quem são os presos, do que são acusados e o que foi apreendido

Internacional3 horas ago

sem novas condições, acordo com Israel é possível

Noticias4 horas ago

VÍDEO: seguranças da CPTM apenas assistem a briga de passageiros dentro de trem em SP

Economia4 horas ago

Comissão aprova Lei de Diretrizes Orçamentária 2025

Noticias4 horas ago

Chacina de Acari: parentes celebram condenação do Estado brasileiro

Internacional4 horas ago

Jordan Peterson confirma mudança para os EUA

Noticias5 horas ago

Orçamento de R$ 372 bi para o Estado de SP em 2025: veja como votou cada deputado do Vale e região | Vale do Paraíba e Região

Economia5 horas ago

Câmara aprova texto-base do 1º projeto do pacote fiscal

Noticias5 horas ago

Homem morre atropelado por trem após tentar atravessar linha férrea com bicicleta motorizada em Taubaté

Política5 horas ago

Comissão aprova LDO 2025 e texto vai ao plenário do Congresso

Internacional5 horas ago

Mais adolescentes se envolvem com terrorismo no Reino Unido

Entretenimento6 horas ago

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz 'foi mal'

Noticias6 horas ago

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena; próximo sorteio é dia 31

Economia6 horas ago

Câmara rejeita urgência a projeto que pode render R$ 16 bi ao governo

Internacional4 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional4 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento4 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional4 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional4 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional4 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política1 mês ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional3 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Entretenimento3 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional3 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento3 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional3 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento3 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional3 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional3 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional3 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional3 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional3 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional3 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season