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1 dia agoon
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Idosa de 63 anos afirma ter sido enganada por golpista que ofereceu ajuda em uma agência bancária em Guarujá (SP). Imagem ilustrativa: caso ocorreu em caixa eletrônico do banco Bradesco
Carlos Nogueira/Arquivo AT
Uma dona de casa, de 63 anos, afirma ter sofrido o “golpe da ajuda” dentro de uma agência bancária em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao g1, a idosa contou que aceitou auxílio de um homem porque o caixa eletrônico estava com o idioma em inglês. No entanto, segundo ela, o criminoso a distraiu e sacou todo o dinheiro da conta, fazendo também um empréstimo.
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O caso aconteceu na agência do Bradesco na Praça 14 Bis, no bairro Pae Cará. A idosa afirmou que costuma ir ao local e até conhece os funcionários, pois presta atenção na identificação deles quando precisa pedir ajuda. Apesar disso, ela aceitou o ‘auxílio’ de um desconhecido e caiu no golpe.
“Estou muito envergonhada de ter caído nesse golpe. Sempre alertei os meus filhos e netos para nunca aceitarem nada de estranhos”, afirmou a dona de casa.
Em nota, o Bradesco informou que o episódio se trata de uma “ação externa de Engenharia Social, na qual golpistas se passam por funcionários de bancos e induzem o cliente a realizar transações ou procedimentos em seus próprios equipamentos, sem perceberem que estão sendo vítimas” (veja o posicionamento completo adiante).
‘Golpe da ajuda’
A idosa, que preferiu não se identificar, disse que não tem o costume de aceitar ajuda de estranhos. “Se algum dia eu preciso, eu vou no horário que tem funcionário do banco, que fica com identificação, colete, crachá. É a agência que eu sempre vou, então, sei até as pessoas que ficam lá. Eu não sei o que deu na minha cabeça”, desabafou ela sobre o episódio que ocorreu no sábado (24).
Segundo o relato, o golpista pareceu ser apenas um cliente quando ela chegou na agência e foi até um caixa eletrônico nos fundos. “Quando comecei a usar, um homem que estava em outro caixa falou: ‘Senhora, esse caixa não está funcionando, mas esse aqui está bom’. Eu saí de onde eu estava e fiquei ao lado dele. Quando coloquei o cartão, o idioma que estava inglês”.
A mulher contou que achou estranho o idioma estrangeiro, mas o golpista logo ofereceu ajuda sem que ela desconfiasse. Sendo assim, a idosa passou a tentar usar a máquina e colocou a senha. “Fiquei do lado dele. Não raciocinei que ele estava agindo de má fé. Era como se ele estivesse usando o [caixa eletrônico] dele e me ajudando”, disse.
A mulher acredita que a primeira ação do homem tenha sido o empréstimo – de valor não revelado. Em seguida, segundo ela, o golpista fez um saque e deixou a agência bancária. “Quando ele saiu, puxou meu cartão da máquina e jogou na outra máquina ao lado, a que ele estava, e falou: ‘Vai nesse daqui, que esse daí não está prestando não’. Fiquei parada e ele foi embora”, afirmou.
A idosa acrescentou que o golpista contou com ajuda de outro homem que deu cobertura ao crime. A vítima disse que o comparsa estava ao lado dela e em silêncio. “Devia estar olhando o que eu estava fazendo e passando para ele”, relatou.
Prejuízo
A vítima disse que só descobriu o prejuízo de R$ 1,5 mil quando os suspeitos já tinham deixado a agência. Ela contou que viu que o saldo foi zerado ao acessar outro caixa eletrônico que estava funcionando normalmente.
“Graças a Deus não foi muito [dinheiro]. Quer dizer, é muito para a gente que não tem tanto”, lamentou a mulher.
A dona de casa foi até a agência na segunda-feira (26) relatar o ocorrido. “Ficaram de analisar as imagens e avaliar a possibilidade de reembolso”, explicou ela, acrescentando que o prazo de resposta dado pelo banco foi até o meio do próximo mês.
A mulher registrou um boletim de ocorrência por estelionato no 2º Distrito Policial (DP) de Guarujá. “Quem me atendeu na delegacia falou que faz esse tipo de boletim pelo menos umas dez vezes por dia” disse a dona de casa, que quer alertar outras pessoas sobre a situação.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Bradesco
Em nota, o banco afirmou que o tema é tratado diretamente com a cliente por questão de sigilo bancário.
O Bradesco esclareceu que “nem a Bia [Bradesco Inteligência Artificial], nem o banco ligam para os clientes pedindo senhas e chave de segurança, solicitando que o usuário baixe aplicativos para inspeção/limpeza remota ou que acesse o app para realizar transações”.
Segundo o banco, qualquer mensagem suspeita deve ser encaminhada para o canal de denúncias no e-mail evidencia@bradesco.com.br, que realiza a avaliação e “contata as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pelo banco”.
O banco também disse que, como ação preventiva, faz campanhas de conscientização e interação com as empresas de Telecon para combater fraudes e manter atualizado o site com orientações de segurança.
g1 relembra: golpe em Rodrigo Faro
Em fevereiro, o ator e apresentador Rodrigo Faro fez uma videochamada e mostrou o extrato bancário para um estelionatário. Conforme apurado pelo g1, o criminoso teve acesso aos dados da conta e até confirmou as informações com o comunicador. Em seguida, pediu para ele abrir o aplicativo e compartilhar a tela do celular.
Rodrigo Faro faz videochamada com estelionatário e mostra extrato durante golpe
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos