Connect with us

Política

Denúncia do golpe: ministra Cármen Lúcia vota para tornar réus Bolsonaro e mais sete

Published

on

Denúncia do golpe: ministra Cármen Lúcia vota para tornar réus Bolsonaro e mais sete




Relator, Alexandre de Moraes e os ministros Flávio Dino e Luiz Fux também votaram para tornar réus os acusados. Com isso, Primeira Turma do STF formou maioria. Julgamento começou com duas sessões na terça-feira (25). Cármen Lúcia acompanha o relator e vota para tornar Bolsonaro e mais 7 réus
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (26) o julgamento para decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados viram réus por tentativa de golpe de Estado. A sessão começou por volta das 9h50, com atraso.
🧑‍🎓A ministra Cármen Lúcia votou para tornar réus os acusados. Ela falou por cerca de 30 minutos.
“Ditadura mata, ditadura vive da morte, não apenas da sociedade, da democracia, mas de seres humanos de carne e osso”, afirmou.
Cármen Lúcia no julgamento da denúncia do golpe: ‘Ditadura mata; ditadura vive da morte”
“O que é preciso é desenrolar do dia 8 [de janeiro de 2023] para trás, para chegarmos a esta máquina que tentou desmontar a democracia, porque isso é fato”, prosseguiu.
Antes de Cármen Lúcia ler seu voto, os ministros Luiz Fux, Flávio Dino e o relator, Alexandre de Moraes, deram seus pareceres sobre o mérito, ou seja, sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para iniciar uma ação penal no tribunal.
Ministra Cármen Lúcia em sessão da Primeira Turma do STF.
Antonio Augusto/STF
Os três entenderam por tornar réus Bolsonaro e seus aliados. E a turma formou maioria.
Os argumentos da PGR — órgão de cúpula do Ministério Público Federal que atua em casos criminais que tramitam no STF — foram apresentados no primeiro dia de julgamento, nesta terça (25) — que foi dividido em duas sessões, uma pela manhã e uma à tarde. Na ocasião, os advogados dos acusados também apresentaram seus argumentos (veja mais detalhes abaixo).
No primeiro dia do julgamento sobre denúncia de golpe de Estado, PGR diz que Bolsonaro era o chefe da organização
No trecho inicial de seu voto, Cármen:
citou o livro de Heloisa Starling, historiadora. Segundo a ministra, ela mostra “como não se faz um golpe em um dia”. “O golpe não acaba em uma semana, nem um mês”.
disse que pediu a antecipação da diplomação do presidente. Que houve a passagem pro dia 12 “porque havia alguma coisa que eu não entendia muito bem, as pessoas não entendiam muito bem”.
ressaltou que é “confiável, seguro, hígido o processo eleitoral brasileiro”.
afirmou: “ditadura mata, ditadura vive da morte, não apenas da sociedade, da democracia, mas de seres humanos de carne e osso”
declarou que o golpe “não teve êxito, se não não estaríamos aqui”.
disse: “o que é preciso é desenrolar do dia 8 pra trás para chegarmos a esta máquina que tentou desmontar a democracia. Porque isso é fato”.
pontuou: “a gravidade deste fato e a contínua tomada de atos, providências, medidas criminosas foram deflagradas e culminaram na festa da Selma”
disse: “aqui, o Estado-juiz cumpriu o dever de receber e permitir que isso seja investigado e esclarecido, para que mais uma vez o Brasil tenha uma tentativa de golpe de Estado e que nada se faça”.
O que deve acontecer nos próximos minutos:
Na sequência, deve Cristiano Zanin deve apresentar seu voto.
O colegiado vai decidir se o caso deve prosseguir e se transformar em uma ação penal.
Se isso ocorrer, os envolvidos se tornam réus e vão responder a um processo penal na Corte.
STF encerra sessão e vota na quarta-feira se aceita denúncia contra Bolsonaro
Como foi o primeiro dia:
Moraes leu o documento que lista as condutas de Bolsonaro e dos demais acusados e falou em ataques sucessivos à democracia.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou seus argumentos e citou a conduta de Bolsonaro na disseminação de ataques às urnas.
As defesas dos sete acusados e de Bolsonaro apresentaram seus argumentos (leia aqui um resumo).
Os ministros rejeitaram as chamadas questões preliminares, questionamentos apresentados pelos advogados.
Fux foi o único a divergir dos colegas. Ele entendeu que a denúncia do golpe deveria ser julgada no plenário do Supremo.
Veja como foi o primeiro dia e os detalhes do julgamento:
O detalhamento do caso por Moraes
Os argumentos de Paulo Gonet
O que disseram as defesas
As questões preliminares rejeitadas
O que diz a denúncia
Análise da denúncia e recursos
Quem são os oito acusados
Quais são os crimes
1. O detalhamento do caso por Moraes
O relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, deu início ao primeiro dia do julgamento com a leitura do seu relatório. Ele listou a conduta de Bolsonaro e dos sete acusados.
Na introdução da sua fala, o ministro afirmou:
“A natureza estável e permanente da organização criminosa é evidente em sua ação progressiva e coordenada, que se iniciou em julho de 2021 e se estendeu até janeiro de 2023. As práticas da organização caracterizaram-se por uma série de atos dolosos ordenados à abolição do Estado Democrático de Direito e à deposição do governo legitimamente eleito.”
Moraes também citou os atos definidos por ele no inquérito até aqui, como a derrubada do sigilo de Mauro Cid. E listou os argumentos e requerimentos da defesa para questionar a realização do julgamento.
No fim da leitura, a fala foi interrompida por gritos vindos de fora do plenário. O ex-desembargador Sebastião Coelho, atual advogado de Felipe Martins, gritou palavras de ordem, como “arbitrário”, e foi retirado do local. Ele chegou a ser detido e liberado em seguida.
Volte para o índice.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante o julgamento da denúncia contra Bolsonaro por golpe de Estado
Fellipe Sampaio/STF
2. Os argumentos de Paulo Gonet
A apresentação dos argumentos da PGR, chamada de “sustentação oral”, foi feita pelo procurador-geral, Paulo Gonet, e durou 30 minutos. Durante a fala, ele:
citou a conduta de Bolsonaro na disseminação de ataques às urnas;
lembrou a reunião ministerial de julho de 2022, em que se falou de “uso da força”;
citou as ocorrências após o segundo turno das eleições, como os acampamentos que pediam intervenção militar;
relembrou que “a resistência dos comandantes militares lhes custou o recrudescimento de campanhas públicas de ódio”;
citou o 8 de janeiro, o ataque às sedes dos Três Poderes;
afirmou que “nem houve supressão de dados em detrimento das defesas nem, tampouco, pode-se invocar o ‘document dumping’ [uma tática de fornecer um grande volume de documentos sem a devida organização, dificultando a análise]”;
disse que fatos citados pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, estão confirmados por outros elementos de prova.
“A documentação encontrada nas ações policiais permite situar a data de 29 de julho de 2021 como aquela em que Jair Bolsonaro deu curso prático ao plano de insurreição”, afirmou Gonet.
Naquela data, o então presidente prometeu apresentar provas de fraudes nas urnas. Gonet lembra que Bolsonaro “realizou transmissão ao vivo das dependências do Palácio do Planalto pela internet”.
“A partir daí, os pronunciamentos públicos progrediram em agressividade aos poderes constituídos”, prosseguiu o procurador-geral.
Em outro momento, Gonet frisou que os generais foram decisivos “para que o golpe, mesmo tentado, mesmo posto em curso, não prosperasse”.
Volte para o índice.
Bolsonaro durante o 1º dia de julgamento da trama golpista na 1ª Turma do STF
Divulgação/STF/via AFP
3. O que disseram as defesas
Depois de Gonet, os advogados dos acusados apresentaram os seus argumentos. Cada representante teve 15 minutos, em ordem definida pelo presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin.
Celso Vilardi, defensor de Bolsonaro, afirmou que, após vasta investigação, não foi encontrado nenhum documento comprometedor com o ex-presidente.
O advogado do ex-ministro Braga Netto, José Luís Oliveira Lima, o “Juca”, afirmou que a PGR não apontou elementos que individualizassem a conduta criminosa do militar. (leia aqui o que disseram os advogados dos oito acusados).
Volte para o índice.
4. As questões preliminares rejeitadas
Na segunda parte do julgamento, após o almoço, o relator Alexandre de Moraes tratou das chamadas questões preliminares – questionamentos processuais levantados pela defesa, como a competência do colegiado para o julgamento, por exemplo.
Todos os pedidos dos advogados foram rejeitados.
Os ministros julgaram recursos que questionavam:
➡️a suspeição do relator, ministro Alexandre de Moraes, e o impedimento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin para julgar o caso;
➡️se o STF é a instância competente para apreciar o pedido;
➡️se o julgamento deve ocorrer na Primeira Turma ou no plenário da Corte, com todos os 11 ministros;
➡️possíveis elementos que podem anular o julgamento: como, ilegalidade na abertura da investigação, e as circunstâncias do recolhimento de provas;
➡️nulidade do acordo de colaboração premiada de Mauro Cid.
Sobre a competência do STF e da 1ª Turma para julgar a denúncia, Fux divergiu dos demais. Ele entendeu que o caso deveria ser julgado no plenário do Supremo. Apesar da posição de Fux, a maioria dos ministros seguiu o relator e votou para manter o julgamento onde está.
A ordem de votação na Primeira Turma é a seguinte: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside o colegiado.
Volte para o índice.
5. O que diz a denúncia
A denúncia é um pedido para que a Justiça inicie uma ação penal contra uma pessoa acusada de crime. Ou seja, é uma proposta que inaugura um processo para apurar se ocorreu um delito e os responsáveis por ele.
Com base em investigações realizadas pela Polícia Federal — reunidas em um relatório entregue no fim do ano passado —, a PGR apresentou ao Supremo cinco pedidos de abertura de ação penal.
Os 34 denunciados foram divididos pelas cinco acusações. Só uma delas está sendo analisada nesta quarta-feira (26).
Bolsonaro e aliados ainda não são réus nesta apuração específica. Só passam a esta condição se o pedido for admitido pelo Supremo.
Também não são condenados. Isso só vai acontecer se, no final da ação penal, o STF julgar que houve crime e que eles devem ser punidos.
Volte para o índice.
6. Análise da denúncia e recursos
Neste momento inicial, a Corte avalia se a denúncia da PGR atende aos requisitos previstos em lei para tramitar: se a denúncia tem justa causa e se ela é ou não “inepta”. Se não atender às regras, o pedido é rejeitado.
O Supremo tem entendimentos no sentido de que, nesta fase de recebimento da denúncia, deve ficar demonstrado se há elementos mínimos de prova aptos a sustentar a acusação.
Isso porque a avaliação completa do caso será feita de forma abrangente durante o processo penal, em que será garantido à todas as partes o direito de apresentar seus argumentos.
Tanto a PGR quanto os acusados podem recorrer da decisão no próprio STF. Podem ser apresentados, por exemplo, pedidos de esclarecimentos sobre a decisão tomada pelo conjunto dos ministros.
Volte para o índice.
7. Quem são os oito acusados
Jair Bolsonaro, ex-presidente;
Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;
Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e
Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.
Volte para o índice.
8. Quais são os crimes
O órgão de cúpula do Ministério Público apontou que houve cinco crimes:
➡️abolição violenta do Estado Democrático de Direito: acontece quando alguém tenta “com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. A pena varia de 4 a 8 anos de prisão.
➡️golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta “depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. A punição é aplicada por prisão, no período de 4 a 12 anos.
➡️organização criminosa: quando quatro ou mais pessoas se reúnem, de forma ordenada e com divisão de tarefas, para cometer crimes. Pena de 3 a 8 anos.
➡️dano qualificado: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, com violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima. Pena de seis meses a três anos.
➡️deterioração de patrimônio tombado: destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial. Pena de um a três anos.
Volte para o índice.
Leia também:
‘Pedir vênia’, ‘document dumping’, ‘fishing expedition’: o que significam termos usados no julgamento da denúncia do golpe
Filhos de Vladimir Herzog e Zuzu Angel assistem a julgamento sobre denúncia contra Bolsonaro no STF
Blog do Valdo: Defesas não negam tentativa de golpe, mas ressaltam que seus clientes não participaram
Blog da Daniela Lima: Puxada por Moraes, 1ª Turma praticamente abandona juridiquês e investe em relato didático para responder a defesas
– Esta reportagem está em atualização

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Petrobras baixa preço do diesel nas refinarias
Economia2 minutos ago

Petrobras baixa preço do diesel nas refinarias

Governo se uniu à direita e ao agro para aprovar projeto que permite ao Brasil retaliar ‘tarifaço’ de Trump | Blog do Octavio Guedes
Política8 minutos ago

Governo se uniu à direita e ao agro para aprovar projeto que permite ao Brasil retaliar ‘tarifaço’ de Trump | Blog do Octavio Guedes

Procuradora-geral dos EUA quer pena de morte para Luigi Mangione, acusado de matar CEO em Nova York
Internacional9 minutos ago

Procuradora-geral dos EUA quer pena de morte para Luigi Mangione, acusado de matar CEO em Nova York

'Eu a encontrei por 30 segundos — e ela me perseguiu depois por 4 anos'
Noticias16 minutos ago

'Eu a encontrei por 30 segundos — e ela me perseguiu depois por 4 anos'

Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail
Noticias19 minutos ago

Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Noticias21 minutos ago

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Imposto de Renda: Receita libera acesso à declaração pré-preenchida
Economia1 hora ago

Imposto de Renda: Receita libera acesso à declaração pré-preenchida

‘Causaria estranheza’, diz Haddad sobre eventual taxação adicional dos EUA contra o Brasil | Economia
Política1 hora ago

‘Causaria estranheza’, diz Haddad sobre eventual taxação adicional dos EUA contra o Brasil | Economia

Terremoto em Mianmar: família presa em escombros após terremoto pede socorro em VÍDEO
Internacional1 hora ago

Terremoto em Mianmar: família presa em escombros após terremoto pede socorro em VÍDEO

MPF denuncia 13 ex-executivos das Americanas por fraudes na empresa
Noticias1 hora ago

MPF denuncia 13 ex-executivos das Americanas por fraudes na empresa

Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 7,9%
Noticias1 hora ago

Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 7,9%

Reduzir açúcar na primeira infância pode proteger seu filho pelo resto da vida
Entretenimento2 horas ago

Reduzir açúcar na primeira infância pode proteger seu filho pelo resto da vida

Comissão do Senado aprova texto que autoriza governo a retaliar ‘tarifaços’ como os de Trump | Política
Política2 horas ago

Comissão do Senado aprova texto que autoriza governo a retaliar ‘tarifaços’ como os de Trump | Política

Comissão do Senado aprova texto que autoriza governo a retaliar ‘tarifaços’ como os de Trump | Política
Internacional2 horas ago

As acusações do governo Trump contra o Brasil antes de dia do tarifaço global | Economia

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de abril de 2025
Noticias2 horas ago

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de abril de 2025

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula
Noticias2 horas ago

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula

Primeira Turma do STF tem maioria para manter multa eleitoral de R$ 40 mil a Bolsonaro
Política3 horas ago

Primeira Turma do STF tem maioria para manter multa eleitoral de R$ 40 mil a Bolsonaro

Primeira Turma do STF tem maioria para manter multa eleitoral de R$ 40 mil a Bolsonaro
Internacional3 horas ago

VÍDEO: Homem atravessa passarela entre arranha-céus na Tailândia instantes antes de estrutura se partir por terremoto

Dez cidades do Rio Grande do Sul são afetadas por fortes chuvas
Noticias3 horas ago

Dez cidades do Rio Grande do Sul são afetadas por fortes chuvas

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo
Noticias3 horas ago

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo

PL da Anistia: reduzir penas de condenados pode evitar 'crise', avaliam ministros do STF e líderes
Política4 horas ago

PL da Anistia: reduzir penas de condenados pode evitar 'crise', avaliam ministros do STF e líderes

União Europeia tem 'plano forte' para retaliar tarifas de Trump nos EUA, diz Ursula von der Leyen
Internacional4 horas ago

União Europeia tem 'plano forte' para retaliar tarifas de Trump nos EUA, diz Ursula von der Leyen

'Insulto à própria vida’: o que artista do Studio Ghibli pensava sobre inteligência artificial antes de virar trend do ChatGPT
Noticias4 horas ago

'Insulto à própria vida’: o que artista do Studio Ghibli pensava sobre inteligência artificial antes de virar trend do ChatGPT

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
Noticias4 horas ago

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Marcos Nobre analisa democracia e desafios da esquerda| Agência Brasil
Noticias4 horas ago

Marcos Nobre analisa democracia e desafios da esquerda| Agência Brasil

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional7 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional7 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional7 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento8 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional7 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional7 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política5 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional7 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional6 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional6 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional7 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento7 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento7 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento7 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional7 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional7 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional7 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional7 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional7 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte4 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage
Economia4 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU
Política3 meses ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU