Connect with us

Últimas Noticias

Cimi alerta para atuação de forças de segurança no Mato Grosso do Sul

Published

on

Spread the love


O secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Luis Ventura, afirma que, atualmente, as forças de segurança pública que atuam na Terra Indígena (TI) Nhanderu Marangatu, no município de Antônio João (MS), exercem a função de segurança privada para atender a interesses particulares. A avaliação foi compartilhada em entrevista concedida hoje (18), à Agência Brasil e tem como contexto a sobreposição da Fazenda Barra, onde o jovem Neri Guarani Kaiowá foi executado com um tiro na cabeça. 

As suspeitas são de que os autores dos disparos, que atingiram outros indígenas, com balas de borracha e munição letal, são policiais militares. A vítima tinha 23 anos e deixou um filho de 11 meses. Há 40 anos, Marçal de Souza Tupã’i, um dos maiores líderes do povo guarani kaiowá, foi assassinado no mesmo território, com cinco tiros, dentro de sua casa, que ficava na aldeia Campestre.

Para Ventura, a crítica quanto ao desvio de finalidade serve, sobretudo, à Polícia Militar. “Eles dizem que estão cumprindo uma decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), mas isso não é verdade. A decisão que existe não é nenhuma ordem de despejo nem de reintegração de posse, nem permite que a Polícia Militar hostilize a comunidade. A única coisa que permitem, e isso já é grave, é que a corporação esteja na área, para garantir a segurança”, observa. 

O primeiro ataque, na onda mais recente de violência contra os guarani kaiowá, ocorreu no último dia 12 de setembro. Segundo o secretário do Cimi, no dia seguinte, durante uma passagem pela TI, algo inquietou as autoridades integrantes da Missão de Direitos Humanos organizada pelo Coletivo de Solidariedade e Compromisso aos Povos Guarani: o desprezo manifesto dos agentes de segurança contra os indígenas. 

“Constatamos a situação de tensionamento, tentamos mediar e conversar com a força da Polícia Militar e o coronel e o que a gente percebeu foi um ódio, uma raiva contra os indígenas. Uma questão muito visceral e uma determinação em continuar atacando, tratar os indígenas como invasores, apesar de estarem em terra indígena homologada, evidentemente caracterizando a posição deles como uma segurança particular, privada, de uma fazendeira”, conta. 

A Fazenda Barra é reclamada por Roseli Ruiz, que deve participar da próxima reunião da comissão de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas, como especialista na matéria de direitos indígenas.  

“Estão chamando de expert em direitos indígenas uma pessoa que está ocupando território homologado e mandando a Polícia Militar atirar nos indígenas. A filha dela, Luana Ruiz, advogada ruralista, é assessora especial da Casa Civil do governo do Mato Grosso do Sul e é quem está requerendo a presença e a manutenção da polícia na área. E é parte do governo”, relata Ventura. 

Outro aspecto salientado pelo secretário do Cimi é o fato de a Polícia Militar ter mexido no corpo da vítima, o que sugere que tinha o objetivo de, com isso, destruir provas e dificultar o acesso da comunidade guarani kaiowá a ele. “Tudo isso tem absolutamente a ver com o momento que está vivendo o país, em relação aos direitos dos povos indígenas, porque a demora do Estado em garantir a posse de seus territórios, em demarcar terra indígena, é o que alimenta e sustenta a violência contra os povos indígenas”, recordando que, no caso da TI Panambi – Lagoa Rica, o governo levou dois meses para enviar um efetivo da Força Nacional e que o contingente é muito menor do que o de policiais militares. 

Nota de repúdio

Ao final da tarde de hoje, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo (Comissão Arns) divulgou uma nota de repúdio diante da escalada da violência que vitima indígenas de todo o país. A entidade, que fez parte da comitiva que visitou a região na semana passada, registra que colheu depoimentos “estarrecedores”. 

“Vídeos com ameaças criminosas circulam para dobrar a aposta de que os indígenas serão expulsos ou eliminados por estes dias. Nas aldeias, o acesso à alimentação, saúde e educação para as crianças tem sido restringido a cada dia. Batidas policiais nos assentamentos relatam episódios de violência, que vão do enfrentamento físico à vandalização dos poucos pertences destas comunidades. Até agentes da Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas] têm sido constrangidos na região. Em resumo, a situação é insustentável”, diz a entidade. 

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) enviou hoje um ofício urgente ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a outras autoridades, denunciando o caso. Em ofício, a parlamentar solicitou a suspensão imediata das operações policiais na TI Nhanderu Marangatu e abertura de inquérito, além da permanência da Força Nacional no território. A deputada também pediu uma reunião de emergência com o ministro, para fortalecer ações de proteção dos povos originários.

Outro lado

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul informou que não existe qualquer ordem de reintegração de posse sendo cumprida, tampouco preparativos na área rural do município de Antônio João. “O governo reforça seu compromisso em manter a paz no campo e combater, de forma pronta e eficaz, incêndios de origem criminosa”, disse a secretaria, em nota. A Agência Brasil pediu posicionamento do órgão sobre as novas acusações do Cimi, e aguarda retorno. 

A reportagem tentou contato com Luana Ruiz e Roseli Ruiz, através da Casa Civil do governo do Mato Grosso do Sul, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria. A reportagem também aguarda posicionamento do STF. 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política18 minutos ago

55% dos eleitores não sabem o número do seu candidato nas eleições para prefeito em SP, diz Datafolha | Eleições 2024 em São Paulo

Economia43 minutos ago

Comitê do governo recomenda volta do horário de verão; decisão caberá ao presidente Lula

Últimas Noticias44 minutos ago

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde

Internacional49 minutos ago

Supremo da Venezuela emite mandado de prisão contra Milei

Entretenimento57 minutos ago

No Rock in Rio, Gretchen renova votos de casamento pela terceira vez com o 18º marido, Esdras Souza

Política1 hora ago

Datafolha: gestão Eduardo Paes é aprovada por 51% e reprovada por 13%

Entretenimento2 horas ago

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 4º dia do festival

Entretenimento2 horas ago

Pedro Sampaio faz show dançante à la TikTok e anima público no Rock in Rio, mesmo com estrutura reduzida

Economia2 horas ago

Secretaria do Consumidor notifica Latam e Voepass para esclarecerem relação comercial entre as empresas

Últimas Noticias2 horas ago

Lula assina acordo e encerra disputa de 40 anos em Alcântara

Internacional2 horas ago

Japão cobra Pequim após estudante japonês ser morto na China

Entretenimento2 horas ago

Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio

Entretenimento2 horas ago

Roberto Medina diz que está feliz com o resultado do Rock in Rio: ‘Sou um catador de sorrisos’

Política2 horas ago

‘Truque’ do X condiz com prática de criminosos que fazem pirataria online, diz presidente da Anatel | Blog da Andréia Sadi

Entretenimento3 horas ago

Rock in Rio 2024: Veja fotos do 4º dia

Entretenimento3 horas ago

Fãs de Jão e Ed Sheeran se preparam para ficar horas na grade e garantir lugar perto do palco no Rock in Rio

Economia3 horas ago

Senacon notifica 8 fabricantes de celular a se explicarem por aplicativos de apostas em aparelhos novos

Últimas Noticias3 horas ago

Moraes pede comprovação de novos representantes do X no Brasil

Internacional3 horas ago

explosões de dispositivos são “declaração de guerra”

Entretenimento3 horas ago

Shawn Mendes é cercado por multidão de fãs na praia de Ipanema

Política3 horas ago

Raquel, da UP, pretende criar estatal do transporte público de Belém e frentes emergenciais do trabalho | Eleições 2024 no Pará

Entretenimento4 horas ago

Camarote climatizado, ‘espaço 30+’ com sofá, garçons e comida à vontade: veja como são o vip e o ‘vipão’ do Rock in Rio

Economia4 horas ago

Com 5º maior orçamento, Ministério da Defesa reserva R$ 2,5 bilhões para submarino nuclear e caças Gripen em 2025

Últimas Noticias4 horas ago

RJ: Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo que lesava idosos

Internacional4 horas ago

Levantamento da Paraná Pesquisas mostra Kamala à frente

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Entretenimento2 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Esporte2 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Entretenimento3 semanas ago

Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto