Connect with us

Noticias

Cercado por fazendas, povo Rikbaktsa luta para manter modo de vida

Published

on

Cercado por fazendas, povo Rikbaktsa luta para manter modo de vida


“A gente nunca irá deixar de ser indígena”. É com essa frase que o cacique Ademir Rikbakta, da aldeia Beira Rio, da Terra Indígena (TI) Erikpatsa, fala sobre a importância da preservação da cultura do povo Rikbaktsa.

“A gente conversa muito com a comunidade. Aprendi assim com meu pai. A gente conversa muito na língua. Temos dança tradicional e a chicha é nossa bebida. Nunca vamos deixar de fazer cultura. Hoje, estou com meu povo lutando”.

A aldeia Beira Rio foi uma das três visitadas pela equipe da Agência Brasil nos dias 8 e 9 de abril. A luta da qual fala o cacique Ademir Rikbakta fica clara quando se sobrevoa a região. Os trechos de Floresta Amazônica disputam espaço com as fazendas de cultivo de soja e milho e de criação de gado. A Terra Indígena, cercada por lavoura, sente os impactos de ter cada vez menos caça e menos peixes nos rios, além de contar menos polinizadores para manter as plantas da região.

Os Rikbaktsa, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), vivem na bacia do Rio Juruena, no noroeste do Mato Grosso, nas TI Erikpatsa, Japuíra e Escondido. São 34 aldeias distribuídas pelos territórios, e o povo tem um histórico de luta em defesa de suas terras: até 1962, os Rikbaktsa resistiram contra os seringueiros que avançavam na região para a extrair borracha. 

Na década de 1960, os jesuítas, financiados pelos seringueiros, foram os responsáveis pela chamada “pacificação” do povo. O processo levou à dificuldade do ensino da língua materna, uma vez que as crianças, em internatos, eram punidas ao falarem o próprio idioma e obrigadas a se comunicar em português. Com isso, a língua Rikbaktsa passou a ser a segunda mais falada, principalmente entre a população mais jovem. A dita pacificação também levou ao adoecimento e morte de 75% da população e à perda de território.

Hoje, a população voltou a crescer, mas as disputas fundiárias na região permanecem, de acordo com o ISA, principalmente contra madeireiros e garimpeiros.

“O que a gente tem aqui dentro da nossa comunidade é cultura. A nossa cultura é o povo”, diz o cacique Ademir Rikbakta. “É isso que a gente quer passar também para essas novas gerações, esses ensinamentos. Desde os anciãos até hoje, a gente veio aprendendo também”.

A esposa do cacique, Angélica Zokdo, também luta pela resistência da cultura. “Eu, como mãe, sempre eu falo: vocês têm que aprender a fazer. A gente, como mãe, está ensinando a essas crianças que estão vindo agora também, para, depois, eles mostrarem [a cultura], como a gente está mostrando. No dia em que a gente não estiver mais, vai ficar para eles”, diz.

Os Rikbaktsa dividem-se em clãs, sendo os principais Makwaraktsa, que significa arara amarela, e Hazobiktsa, ou arara cabeçuda, que é vermelha. Cada clã e sub grupo da etnia tem a sua pintura corporal específica, e foi assim que eles receberam a equipe de reportagem da Agência Brasil. Com pinturas, artesanato, dança e música.

Avanço das lavouras

Embora a busca seja por manter os costumes, os indígenas não encontram mais no território tudo que precisam para sobreviver. Na aldeia Pé De Mutum, na TI Japuíra, o cacique Francisco Rikbaktsa chamou atenção para o avanço das lavouras.

“A gente era grande e tinha fartura de peixe e carne de animais. Vocês estão vendo que as coisas estão diminuindo para nós. Nosso costume é comer esses alimentos tradicionais. Hoje, estamos cercados. Em volta, é lavoura, e tem a questão de contaminação da água por agrotóxico. Vocês estão vendo, estão pisando aqui dentro da nossa aldeia, dentro da área indígena. Eu falo isso para vocês, porque a gente também sofre que nem um de vocês”, discursou para os visitantes. 

Na aldeia Barranco Vermelho, na TI Erikpatsa, Lauro Ruwai Rikbakta foi um dos responsáveis pela refeição servida à reportagem, com caça e peixes. Ele contou que está cada vez mais difícil encontrar os animais.

“A gente fez o impossível. Esta aqui é anta, e este aqui é peixe”, disse, apontando para cada um dos alimentos servidos. “Aqui perto, começaram a plantar milho e soja. Então, o animal vai para o lugar mais fácil de buscar alimento para ele, em vez de estar aqui dentro do mato”.

A caça, que era encontrada com uma caminhada de um quilômetro (km), agora está a cerca de 15 km. Para encontrar alguns animais específicos, é preciso andar ainda mais, cerca de 60 km. Os alimentos colhidos também estão mais escassos. “A nossa roça [plantação] é a cidade, eu vou falar a verdade”.

Cultura na educação

Nas aldeias, o desafio é fazer com que os mais jovens se interessem pelas tradições e conheçam a cultura da qual fazem parte. Uma das estratégias é incorporar o ensino nas escolas do território. Pelo menos uma vez por semana, os estudantes têm aulas sobre práticas culturais, aprendem a língua rikbaktsa, as danças e os costumes.

O professor Givanildo Bismy, da Escola Estadual Myhyinymykyta, em Barranco Vermelho, está terminando o mestrado, no qual estuda literatura indígena. Ele busca trazer para as salas de aula esses ensinamentos.

“É transformar para que as crianças possam ter o conhecimento das histórias. Isso é uma coisa muito importante para nós. A gente já começa a fluir, já começa a ser o protagonista da nossa própria história, do próprio nosso povo. Nós, indígenas, do próprio povo, estamos escrevendo a nossa história, que não tem ninguém que escreveu assim. E a gente começou agora”, diz o professor.

Uma das dificuldades para o ensino da cultura é justamente a falta de materiais específicos. “A gente tem muito pouco esse material próprio que é do nosso povo Rikbaktsa. A gente recebe os materiais de fora, que às vezes não servem para nosso povo. Não é de acordo com o que a gente quer”, diz a professora Gesilene Aikdopa, da mesma escola.  

Na Escola EstaduaI Indígena Pé de Mutum, o professor André Apyton, responsável pelo ensino da língua, diz que a falta de materiais impacta no ensino. Até mesmo porque, lá, os alunos não conseguem praticar em casa, pois muitas famílias têm o português como primeiro idioma.

“A ideia é que eles aprendam com as famílias a fala na língua materna e, na escola, eles aprenderiam mais a escrita. Mas isso não vem acontecendo. As famílias não falam. Só os mais idosos que têm domínio da língua. Aí, em casa, geralmente os pais também já não falam mais”, diz.

Retorno para a comunidade

Para Gesilene Aikdopa, a intenção do ensino da cultura não é manter os jovens nas aldeias necessariamente, mas que eles conheçam, defendam o povo e possam, caso sigam os estudos fora, voltar e trazer os conhecimentos para a comunidade.

“Da mesma forma que eles cresceram, nasceram aqui, a gente tenta formá-los em cada profissão para que eles defendam a gente também. Porque têm muitos vindo para a aldeia tirar coisas nossas. Então, a gente também forma para trazer retorno para a comunidade”.

Cumprir essa expectativa é o sonho de Rogerderson Natsitsabui, da aldeia Pé de Mutum. Hoje, aos 30 anos, ele segue na aldeia participando de projetos e se aprimorando, com o sonho de cursar direito para advogar pelo próprio povo.

“Eu acredito que, futuramente, eu vou, se Deus quiser, ingressar numa faculdade. Para mim, isso é um avanço, mas eu nunca vou deixar o que eu aprendi aqui”, diz. “Meu foco, desde quando eu comecei a participar de mobilizações, sempre foi direito. Eu nunca desisti disso”.

Assim como diz o cacique Ademir Rikbakta, para Rogerderson Natsitsabui, algumas coisas podem mudar, mas ele nunca deixará de ser indígena.

“No mundo afora, têm pessoas que têm uma visão dos povos indígenas em que, se eu estou com um iPhone meu, eu perdi a minha cultura, eu não falo mais a minha língua materna. A gente precisa mostrar [que não é assim], levar [nossa cultura] daqui para fora, mostrar quem somos. Isso eu acredito que nos fortalece”.

*A equipe da Agência Brasil viajou a convite da Petrobras, patrocinadora do projeto Biodiverso

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vinhos produzidos no DF têm qualidade superior a alguns rótulos internacionais, diz pesquisa | Distrito Federal
Economia13 minutos ago

Vinhos produzidos no DF têm qualidade superior a alguns rótulos internacionais, diz pesquisa | Distrito Federal

Fruto da mobilização indígena, Apib completa 20 anos
Noticias29 minutos ago

Fruto da mobilização indígena, Apib completa 20 anos

Presidente russo Vladimir Putin declara 'trégua de Páscoa' na guerra contra a Ucrânia
Internacional31 minutos ago

Presidente russo Vladimir Putin declara 'trégua de Páscoa' na guerra contra a Ucrânia

Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT
Noticias42 minutos ago

Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Chef Regina Tchelly prepara receitas com feijão no Xodó de Cozinha
Noticias1 hora ago

Chef Regina Tchelly prepara receitas com feijão no Xodó de Cozinha

Equador reforça segurança após identificar possível plano para assassinar presidente Noboa | Mundo
Internacional2 horas ago

Equador reforça segurança após identificar possível plano para assassinar presidente Noboa | Mundo

Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate
Noticias2 horas ago

Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 50 milhões
Noticias3 horas ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 50 milhões

Por que Justiça dos EUA suspendeu deportação de venezuelanos por Trump com lei do século 18 | Mundo
Internacional3 horas ago

Por que Justiça dos EUA suspendeu deportação de venezuelanos por Trump com lei do século 18 | Mundo

Cercado por fazendas, povo Rikbaktsa luta para manter modo de vida
Noticias3 horas ago

Cercado por fazendas, povo Rikbaktsa luta para manter modo de vida

Volvo planeja demitir até 800 funcionários nos EUA por efeito do tarifaço de Trump
Economia3 horas ago

Volvo planeja demitir até 800 funcionários nos EUA por efeito do tarifaço de Trump

Bailarino do interior de São Paulo é contratado para companhia de balé na Rússia: 'Grande sonho realizado'
Noticias4 horas ago

Bailarino do interior de São Paulo é contratado para companhia de balé na Rússia: 'Grande sonho realizado'

Califórnia anuncia que vai processar Trump contra ‘tarifaço’ aplicado a países | Mundo
Internacional4 horas ago

Califórnia anuncia que vai processar Trump contra ‘tarifaço’ aplicado a países | Mundo

Museu Índia Vanuíre: conheça o local que guarda as raízes indígenas de Tupã | Bauru e Marília
Noticias4 horas ago

Museu Índia Vanuíre: conheça o local que guarda as raízes indígenas de Tupã | Bauru e Marília

Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado no Brasileiro
Esporte4 horas ago

Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado no Brasileiro

As 10 profissões mais desejadas do mundo e quanto elas pagam (influenciador não está na lista)
Economia4 horas ago

As 10 profissões mais desejadas do mundo e quanto elas pagam (influenciador não está na lista)

Homem é preso suspeito de estuprar jovem durante o Carnaval em praia de SP
Noticias5 horas ago

Homem é preso suspeito de estuprar jovem durante o Carnaval em praia de SP

Trump diz que Harvard ‘perdeu o rumo’ e acusa universidade de contratar ‘idiotas’ | Mundo
Internacional5 horas ago

Trump diz que Harvard ‘perdeu o rumo’ e acusa universidade de contratar ‘idiotas’ | Mundo

'Primeiro você começa, depois você melhora': veja como o Ribeirão Rodeo Music mudou em 19 edições
Noticias5 horas ago

'Primeiro você começa, depois você melhora': veja como o Ribeirão Rodeo Music mudou em 19 edições

Como lucrar revendendo roupas: veja dicas para escolher o público, comprar boas peças e controlar os custos como sacoleira | São Paulo
Noticias6 horas ago

Como lucrar revendendo roupas: veja dicas para escolher o público, comprar boas peças e controlar os custos como sacoleira | São Paulo

Quais são os direitos das pessoas trans no Brasil? Semana foi marcada por polêmicas aqui, nos EUA e no Reino Unido
Política6 horas ago

Quais são os direitos das pessoas trans no Brasil? Semana foi marcada por polêmicas aqui, nos EUA e no Reino Unido

‘Todos nós temos medo porque a retaliação é real’, desabafa senadora republicana que desafia Trump | Blog da Sandra Cohen
Internacional6 horas ago

‘Todos nós temos medo porque a retaliação é real’, desabafa senadora republicana que desafia Trump | Blog da Sandra Cohen

Menino em porta-malas do carro: o que acontece com criança após prisão dos pais suspeitos de falso sequestro? | Ribeirão Preto e Franca
Noticias6 horas ago

Menino em porta-malas do carro: o que acontece com criança após prisão dos pais suspeitos de falso sequestro? | Ribeirão Preto e Franca

Ovo de Páscoa: como a tradição começou com galinhas e virou chocolate? | Agronegócios
Economia6 horas ago

Ovo de Páscoa: como a tradição começou com galinhas e virou chocolate? | Agronegócios

Acervo no litoral de SP reúne mais de 1,8 mil peças de 59 etnias indígenas da América Latina
Noticias7 horas ago

Acervo no litoral de SP reúne mais de 1,8 mil peças de 59 etnias indígenas da América Latina

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional8 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional8 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional8 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional8 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional8 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento8 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política5 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional7 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional7 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional7 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional7 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento8 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento7 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento8 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional8 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional7 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional7 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional8 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional7 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte5 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia3 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage
Economia5 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage