Connect with us

Internacional

Caso Daniel Alves: MP da Espanha anuncia que vai recorrer contra anulação da condenação por estupro

Published

on

Caso Daniel Alves: MP da Espanha anuncia que vai recorrer contra anulação da condenação por estupro


Tribunal Superior da Catalunha anulou condenação de estupro do ex-jogador a uma jovem em uma discoteca em Barcelona em 2022. Alves já estava em liberdade provisória. Justiça disse ter visto inconsistências na sentença anterior. O ex-jogador brasileiro Daniel Alves, ao deixar a prisão de Brians 2, em Barcelona, em 25 de março de 2024.
Nacho Doce/ Reuters
O Ministério Público da Catalunha anunciou nesta quarta-feira (2) que recorrerá ao Supremo Tribunal da Espanha contra a sentença que anulou a condenação de quatro anos e seis meses de prisão por estupro do ex-jogador brasileiro Daniel Alves.
Segundo a imprensa espanhola, o recurso, que ainda precisa ser formalizado pelo Ministério Público do Supremo Tribunal Federal, terá como base os fundamentos previstos no artigo 852 (violação de preceito constitucional) e no artigo 849.1 (violação de lei) do Código de Processo Penal do país para contestar a decisão tomada pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.
Os pedidos específicos do MP só serão conhecidos quando a abertura do recurso for formalizada. Em princípio, não se pode pedir ao Supremo Tribunal Federal que condene Alves novamente sem um novo julgamento.
Entenda o que pode acontecer
A decisão da Justiça espanhola desta sexta-feira (28) absolvendo o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro anula a sentença, mas não significa o fim do caso.
O processo ainda pode ser julgado por uma última instância: o Tribunal Supremo da Espanha, a Corte mais alta da Justiça espanhola —e que teria a última palavra sobre uma condenação ou absolvição definitiva de Alves.
Para isso, é preciso que alguma das partes envolvidas —a acusação ou o Ministério Público de Barcelona —apresentem um novo recurso, desta vez à decisão desta sexta-feira. A defesa da vítima informou que irá recorrer.
A sentença inicial, de fevereiro de 2024 —quando o ex-jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão—, foi feita pela Audiência de Barcelona, a instância judicial mais alta da cidade. Foi em Barcelona que a vítima, uma mulher, disse ter sido estuprada pelo brasileiro, em uma discoteca.
Depois que a defesa de Alves apresentou recurso a essa decisão, o caso subiu para o Tribunal Superior de Justiça (STJ) da Catalunha, região onde fica Barcelona. O STJ da Catalunha é um tribunal de segunda instância e esgota as possibilidades jurídicas do caso no âmbito regional, mas não no nacional, o que caberia ao Tribunal Supremo da Espanha.
O Tribunal Supremo tem competência para analisar todas as decisões de todos as instâncias da Justiça espanhola, exceto casos de disputas constitucionais.
Na sentença desta sexta-feira, os juízes afirmam entender que houve “imprecisões” na decisão anterior sobre o caso. Eles chegaram à conclusão que o depoimento da jovem é insuficiente para sustentar a condenação.
Na sexta-feira, a advogada da vítima, Ester García, disse que, juridicamente, pode recorrer da sentença e que deve fazer isso, mas que ainda está analisando eventuais “danos emocionais” para a vítima, uma jovem espanhola que diz ter sido estuprada por Daniel Alves no banheiro de uma discoteca em que ambos estavam em 30 de dezembro de 2022.
Alves nega o crime. Ele está em liberdade provisória desde março de 2024, quando a Justiça aceitou o recurso de sua defesa e estabeleceu uma fiança de 1 milhão de euros para que o jogador deixasse a prisão. Sua defesa pagou a taxa, e ele está solto desde então.
La Manada como precedente
Como caso ‘La Manada’ mudou lei espanhola que pode condenar Daniel Alves
Se a acusação ou a Promotoria decidirem levar o processo contra Daniel Alves ao Tribunal Supremo, o caso seguirá os passos de outro processo por estupro coletivo que chocou a Espanha alguns anos antes.
No episódio, que ficou conhecido como La Manada, cinco homens foram acusados de estuprar uma jovem de 18 anos durante a festa de San Fermín, uma das celebrações mais famosas da Espanha.
Os cinco foram condenados em primeira instância da Justiça do País Basco, região onde ocorreu o crime, mas, assim como ocorreu com Daniel Alves, foram absolvidos em uma decisão da segunda instância.
A absolvição colocou os jovens em liberdade provisória, o que provocou choque e uma onda de manifestações por toda a Espanha.
Neste caso, a acusação encontrou uma brecha: pediram que a Justiça revisse a tipificação do crime: os jovens haviam sido condenados inicialmente por abuso sexual, e não por estupro. O Tribunal Supremo acatou a revisão e decidiu que os cinco homens cometeram de fato uma agressão sexual e os condenou a 15 anos de prisão, cada.
O caso também motivou uma reforma no Código Penal da Espanha, que considerava estupro apenas casos com violência e intimidação e passou a tipificar esse crime em qualquer caso de relação sexual não qual a vítima não expresse consentimento.
A reforma ocorreu com a aprovação de uma nova lei que ficou conhecida como “Só Sim é Sim”.
Tribunal da Espanha absolve o ex-jogador Daniel Alves
Relembre o caso
A denúncia contra Daniel Alves veio à tona em janeiro de 2023, quando a Polícia de Barcelona afirmou que estava apurando uma queixa por “importunação sexual” contra o brasileiro.
Alves negou e, em entrevista a uma TV espanhola, disse que nem sequer conhecia a jovem que fazia acusação. O jogador afirmou que de fato estava no discoteca em questão na noite da denúncia, em 30 de dezembro de 2022 — Daniel Alves jogou pelo Barcelona e tem uma residência na cidade com sua ex-esposa, a modelo espanhola Joana Sanz.
Mas negou qualquer contato com a denunciante. Ele mudaria de versão três vezes depois disso (leia abaixo).
Dias depois, a polícia catalã prendeu Alves em flagrante quando ele prestava depoimento sobre o caso, alegando que ele se contradisse. A Justiça decidiu então mantê-lo em prisão preventiva enquanto analisava o caso, apontando risco de fuga.
A Promotoria apresentou uma denúncia por agressão sexual — tipificação do Cógido Penal espanhol na qual está incuído o crime de estupro —, a Justiça acatou e decidiu então tornar Alves réu.
O julgamento do caso ocorreu em fevereiro do ano passado e durou três dias. Na sessão, Alves chorou e negou a agressão sexual, mas, para o tribunal que julgou o caso, ficou comprovado que a vítima não consentiu e que existiram elementos, além do testemunho da denunciante, para considerar provada a violação.
As versões de Daniel Alves
Desde o início do processo, Daniel Alves apresentou quatro versões sobre o que aconteceu na boate Sutton. A última foi no julgamento, quando alegou que estava completamente embriagado.
Veja abaixo os diferentes relatos que ele já deu sobre o caso.
No início de janeiro de 2023, em um vídeo enviado ao canal espanhol Antena 3 depois que o caso veio a público, o jogador negou ter ocorrido relação sexual e disse que sequer conhecia a denunciante. “Nunca vi essa senhora na vida”, afirmou.
Dias depois, em um primeiro depoimento à polícia, Daniel Alves declarou ter entrado no banheiro junto com a espanhola, mas negou ter havido qualquer relação entre os dois.
Em 20 de janeiro, convocado a um segundo depoimento em uma delegacia de Barcelona, quando foi preso em flagrante, o jogador Alves alegou que a jovem praticou sexo oral nele, porém de forma consensual. O atleta mudou a versão ao ser confrontado pela polícia com imagens da boate.
Em 17 de abril de 2023, já preso, Daniel Alves declarou à juíza responsável pelo caso que manteve relações sexuais consensuais com penetração (àquela altura, exames periciais haviam encontrado sêmen do jogador na espanhola). O brasileiro, que era casado com modelo espanhola Joanna Sanz, argumentou ter mentido para ocultar uma relação extraconjugal.
No dia 7 de janeiro de 2024, durante seu julgamento, ele foi interrogado pela própria advogada. Nesse depoimento, ele chorou e afirmou que bebeu excessivamente naquela noite.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Lamborghini ao Fiat 147: exposição com entrada gratuita tem mais de 600 carros antigos e modelos fabricados em 1928
Noticias56 segundos ago

De Lamborghini ao Fiat 147: exposição com entrada gratuita tem mais de 600 carros antigos e modelos fabricados em 1928

Lula X Eduardo Bolsonaro: pesquisa Quaest faz simulação para 2026 em um dos cenários; veja números | Política
Política2 minutos ago

Lula X Eduardo Bolsonaro: pesquisa Quaest faz simulação para 2026 em um dos cenários; veja números | Política

Maníaco do tabuleiro de xadrez: o caso do serial killer russo que se prepara para confessar assassinatos | Mundo
Internacional4 minutos ago

Maníaco do tabuleiro de xadrez: o caso do serial killer russo que se prepara para confessar assassinatos | Mundo

Mulher é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é registrado como feminicídio | Vale do Paraíba e Região
Noticias11 minutos ago

Mulher é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é registrado como feminicídio | Vale do Paraíba e Região

Motociclista é multado por dirigir sob efeito de droga após ser abordado com odor de maconha em Lucélia
Noticias1 hora ago

Motociclista é multado por dirigir sob efeito de droga após ser abordado com odor de maconha em Lucélia

Lula X Romeu Zema: pesquisa Quaest faz simulação para 2026 em um dos cenários; veja números | Política
Política1 hora ago

Lula X Romeu Zema: pesquisa Quaest faz simulação para 2026 em um dos cenários; veja números | Política

Ataque russo coloca toda a Ucrânia sob alerta e força Polônia a enviar aviões para a fronteira
Internacional1 hora ago

Ataque russo coloca toda a Ucrânia sob alerta e força Polônia a enviar aviões para a fronteira

Campos do Jordão tem registros de deslizamento de terra e queda de árvores
Noticias1 hora ago

Campos do Jordão tem registros de deslizamento de terra e queda de árvores

Itapetininga conquista permissão definitiva do Estado para uso do Recinto de Exposições de 310 mil m² | Itapetininga e Região
Noticias2 horas ago

Itapetininga conquista permissão definitiva do Estado para uso do Recinto de Exposições de 310 mil m² | Itapetininga e Região

Lula X Ronaldo Caiado: pesquisa Quaest faz simulação para 2026 em um dos cenários; veja números | Política
Política2 horas ago

Lula X Ronaldo Caiado: pesquisa Quaest faz simulação para 2026 em um dos cenários; veja números | Política

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un é fotografado disparando rifle de precisão em visita a soldados
Internacional2 horas ago

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un é fotografado disparando rifle de precisão em visita a soldados

Rodovia dos Tamoios: interdição da Serra Antiga ultrapassa 20 horas | Vale do Paraíba e Região
Noticias2 horas ago

Rodovia dos Tamoios: interdição da Serra Antiga ultrapassa 20 horas | Vale do Paraíba e Região

Mais de 30% da população de Sorocaba está inadimplente; dívida média chega a R$ 7 mil | Sorocaba e Jundiaí
Noticias3 horas ago

Mais de 30% da população de Sorocaba está inadimplente; dívida média chega a R$ 7 mil | Sorocaba e Jundiaí

Por que o governo do Brasil, que não é alinhado com Trump, ficou entre os menos tarifados?
Política3 horas ago

Por que o governo do Brasil, que não é alinhado com Trump, ficou entre os menos tarifados?

Terremoto em Mianmar: professor é resgatado após 5 dias soterrado e diz ter bebido urina para sobreviver
Internacional3 horas ago

Terremoto em Mianmar: professor é resgatado após 5 dias soterrado e diz ter bebido urina para sobreviver

Mulheres representam menos da metade das publicações científicas da Unicamp em 5 anos, diz estudo | Campinas e Região
Noticias3 horas ago

Mulheres representam menos da metade das publicações científicas da Unicamp em 5 anos, diz estudo | Campinas e Região

Vídeo: Motorista bate carro em furgão dos Correios em Franca, SP, e foge a pé
Noticias4 horas ago

Vídeo: Motorista bate carro em furgão dos Correios em Franca, SP, e foge a pé

Análise: direita não aproveitou insatisfação com Lula para impulsionar rival elegível, avalia diretor da Quaest | Política
Política4 horas ago

Análise: direita não aproveitou insatisfação com Lula para impulsionar rival elegível, avalia diretor da Quaest | Política

Universidade de Columbia contrata 36 novos agentes de segurança com poder de prisão dentro do campus | Mundo
Internacional4 horas ago

Universidade de Columbia contrata 36 novos agentes de segurança com poder de prisão dentro do campus | Mundo

Dupla é detida após socar funcionário e derrubar cliente durante assalto em supermercado no litoral de SP; VÍDEO | Santos e Região
Noticias4 horas ago

Dupla é detida após socar funcionário e derrubar cliente durante assalto em supermercado no litoral de SP; VÍDEO | Santos e Região

Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde por 2 a 0 para os EUA
Esporte5 horas ago

Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde por 2 a 0 para os EUA

VÍDEO: homem armado rende e rouba família em avenida na Grande São Paulo
Noticias5 horas ago

VÍDEO: homem armado rende e rouba família em avenida na Grande São Paulo

Lula critica ‘tarifaço’ de Trump: ‘Responderemos a qualquer iniciativa de impor protecionismo que não cabe mais’ | Política
Política5 horas ago

Lula critica ‘tarifaço’ de Trump: ‘Responderemos a qualquer iniciativa de impor protecionismo que não cabe mais’ | Política

Bolsas de Nova York têm pior dia desde 2020, e Trump diz: ‘Acho que estamos indo bem’ | Economia
Internacional5 horas ago

Bolsas de Nova York têm pior dia desde 2020, e Trump diz: ‘Acho que estamos indo bem’ | Economia

Homem é preso por receptação e adulteração de veículo após ser abordado por dirigir na contramão em Presidente Prudente
Noticias5 horas ago

Homem é preso por receptação e adulteração de veículo após ser abordado por dirigir na contramão em Presidente Prudente