Published
7 horas agoon
By
“A mídia falsa gerada pela IA pode gradualmente minar as bases da sociedade”, diz texto sobre ética da IA, escrito por dois departamentos do Vaticano e aprovado pelo Papa Francisco em 2025. Imagem falsa criada por IA mostra o Papa Francisco
Twitter/Reprodução
Em março de 2023, imagens falsas do papa Francisco usando um casaco branco longo estilo ‘puffer’ viralizaram nas redes sociais. As fotografias foram criadas através do Midjourney, uma inteligência artificial que gera artes a partir de uma descrição textual.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 nesta segunda-feira (21). Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
LEIA TAMBÉM
Quando começa o Conclave? Veja o que já se sabe sobre a nova eleição para papa
Testamento do papa: Francisco quer sepulcro simples e lápide dizendo apenas ‘Franciscus’; leia a ÍNTEGRA
As últimas mensagens do papa Francisco na Páscoa: ‘Não estacionem o coração na tristeza e nas ilusões’
De tão realistas, as imagens chegaram a enganar alguns usuários nas redes sociais na época. “O Papa é pop e estiloso!”, tuitou um perfil. A montagem que mais repercutiu, foi um “clique” do pontífice com o casaco e um crucifixo por cima (veja acima).
Em março de 2025, outra imagem que mostrava o papa internado usando máscara de oxigênio e batina viralizou e foi desmentida pelo Vaticano.
Em junho de 2024, o Papa Francisco se tornou o primeiro pontífice a se dirigir a uma cúpula do G7. Durante o encontro, ele ressaltou a importância da inteligência artificial e de ferramentas que ajudem o ser humano a aumentar a sua sabedoria, mas enfatizou a importância do comportamento ético para limitar os danos que a IA pode causar (relembre abaixo).
Papa Francisco fala de inteligência artificial ao participar, pela primeira vez, da reunião do G7
“Nenhuma máquina deveria escolher tirar a vida de um ser humano”, disse ele, em referência ao uso de algoritmos na internet.
No início deste ano, o Vaticano voltou a se pronunciar sobre a tecnologia e reiterou o apelo para que os governos acompanhem de perto o avanço da inteligência artificial (IA). Segundo a Igreja, a IA carrega “a sombra do mal”, especialmente por seu potencial de disseminar desinformação.
“A mídia falsa gerada pela IA pode gradualmente minar as bases da sociedade”, disse o novo texto sobre ética da IA, escrito por dois departamentos do Vaticano e aprovado pelo Papa Francisco.
“Essa questão exige regulamentação cuidadosa, pois a desinformação — especialmente por meio de mídias controladas ou influenciadas pela IA — pode se espalhar de forma não intencional, alimentando a polarização política e o descontentamento social”, afirmou o documento.
Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica
Veja outras imagens do papa feitas com IA
Imagem falsa criada por IA mostra o Papa Francisco
Twitter/Reprodução
Imagem falsa criada por IA mostra o Papa Francisco
Twitter/Reprodução
Imagem falsa criada por IA mostra o Papa Francisco
Twitter/Reprodução
Imagem falsa criada por IA mostra o Papa Francisco
Twittir/Reprodução