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5 horas agoon
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Informações foram divulgadas pela Eve em relatório com projeções financeiras e de operação do eVTOL, popularmente chamado de ‘carro voador’. Protótipo de ‘carro voador’ em escala real
Divulgação/Eve Air Mobility
A Embraer anunciou nesta semana as projeções financeiras e de desempenho do eVTOL — popularmente chamado de carro voador – que a Eve Air Mobility, empresa ligada à fabricante brasileira de aeronaves e que está desenvolvendo o novo modelo de transporte, deve ter ao longo dos próximos 20 anos.
De acordo com a empresa, a expectativa é de que a frota global do carro voador possa atingir 30 mil unidades até 2045. Nesse período, serão mais de 3 bilhões de passageiros transportados, segundo a projeção da empresa.
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A análise divulgada também leva em conta o balanço financeiro. De acordo com a Eve, com o transporte desses passageiros e a comercialização dos 30 mil carros voadores, potencial de receita deve ser de US$ 280 bilhões, também até 2045.
O relatório da Eve foi feito com base em dados de 1,8 mil cidades presentes no banco World Urbanization Prospects das Nações Unidas, além de cerca de 1 mil aeroportos e 27 mil helicópteros civis em operação atualmente.
De acordo com o fundador e CEO da MundoGEO — plataforma de negócios que realiza o Expo eVTOL –, Emerson Granemann, o carro voador deve abrir uma nova era no mundo da aviação e pode ser que se torne mais acessível futuramente.
“No futuro pode ser que fique mais acessível, se esse negócio der certo. Eu digo que o eVTOL vai abrir uma nova era no mundo da aviação. A cada dia tem um avião ou um helicóptero mais moderno, mas esse é um modelo diferente”, pontuou.
“O eVTOL vai ser mais uma opção de mobilidade urbana aérea. Uma opção mais segura, silenciosa por ser elétrica, sustentável e menos cara do que helicópteros. Mas, com a evolução do eVTOL, haverá muitas outras demandas. Será necessário implantar muitos vertiportos, porque o eVTOL não pode usar helipontos. E será necessário também ter um sistema digital para controle do tráfego aéreo”, pontuou.
Ainda segundo ele, um trajeto entre Congonhas e Guarulhos leva um tempo considerável de carro e ônibus, mas, com o eVTOL, isso poderá ser feito em poucos minutos.
“Com o eVTOL, você vai ter a opção de fazer esse trajeto em sete minutos, e acredito que custando cerca de R$ 500. Não chega a ser acessível, mas é uma opção que facilita”, disse.
A primeira entrega dos carros voadores está prevista para 2027, ano em que a Eve pretende iniciar as operações dos eVTOLs (veículos elétricos com decolagem e pouso vertical).
Com cerca de 3 mil unidades encomendadas, os carros voadores da Embraer ainda precisam ser aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula a aviação civil no Brasil.
A expectativa da Eve é que a certificação do modelo aconteça em 2027. No mesmo ano, devem acontecer as primeiras entregas e o início das operações comerciais. Antes, a previsão da empresa era de que os primeiros modelos chegassem ao mercado em 2026.
Embraer vende mais 50 carros voadores
Acordo de R$ 1,3 bilhão
A Eve Air Mobility anunciou neste domingo (15) a venda de até 50 carros voadores para a Revo, operadora de mobilidade aérea. O contrato é avaliado em R$ 1,3 bilhão e inclui também suporte pós-venda.
No início de junho, a Eve apresentou pela primeira vez a cabine do carro voador em um evento na capital paulista.
O público pôde ver o interior da aeronave, que tem espaço para quatro passageiros, com dois assentos de cada lado, além de um computador de bordo que exibe informações como origem, destino e tempo de viagem. No evento, apenas a cabine foi exibida — o modelo ainda não contava com as hélices.
Na ocasião, o vice-presidente de serviços ao cliente da Eve, Luiz Mauad, informou que um protótipo em tamanho real está em fase de testes na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Os primeiros voos estão previstos para acontecer ainda em 2025.
Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir ‘carro voador’
Financiamento da Finep
No dia 3 de junho, a Embraer conseguiu um investimento de até R$ 90 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao governo federal, para desenvolvimento do ‘carro voador’ e promover inovações na aviação.
💡 O investimento é chamado formalmente de subvenção econômica. Essa modalidade de apoio financeiro que a Embraer recebeu da Finep consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades.
Segundo a Embraer, a Eve foi selecionada em chamada pública da Finep para receber o aporte de até R$ 90 milhões. O valor deve ser destinado para pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias para o eVTOL, popularmente chamado de ‘carro voador’, e para ter uma aviação mais sustentável.
Para receber o valor de R$ 90 milhões do governo federal, a Embraer obrigatoriamente também deve fazer uma contrapartida, com um aporte de 101 milhões nos estudos. Com isso, o investimento total previsto para o projeto é de até R$ 191 milhões.
A Finep é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. Por meio de empréstimos e financiamentos, o órgão público apoia iniciativas na área da ciência, tecnologia e inovação.
A Embraer informou que essa é a primeira vez que a empresa recebe um apoio financeiro não reembolsável desse tipo.
Com o valor, o foco será o desenvolvimento do ecossistema digital da Eve, incluindo a construção do TechCare, que é um pacote integrado de soluções projetadas para aprimorar as operações de eVTOL, com serviços, suporte ao cliente e soluções operacionais inovadoras.
Os estudos incluem pesquisas e inovações para sistemas autônomos de voo, armazenamento avançado de energia, propulsão híbrido-elétrica e por hidrogênio, testes com combustível sustentável de aviação (SAF), redução de ruído, configurações eficientes de aeronaves, novos materiais e sistemas avançados de gerenciamento de tráfego, por exemplo.
Atualmente, a empresa está trabalhando na etapa de desenvolvimento do eVTOL, fazendo uma série de testes abrangentes com o protótipo para avaliar todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança.
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