Published
3 dias agoon
By
Homem de 41 anos já havia sido deportado dos Estados Unidos, mas retornou ao país ilegalmente. Operação contou com o apoio da Polícia Federal. Brasileiro foi detido nos EUA suspeito de integrar organização de tráfico de imigrantes
Departamento de Justiça dos EUA
Um brasileiro foi preso nos Estados Unidos suspeito de participar de uma organização criminosa transnacional que traficava imigrantes. O grupo levou centenas de pessoas do Brasil para os EUA nos últimos anos, segundo o Departamento de Justiça americano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A operação foi desencadeada na quarta-feira (26) e contou com a colaboração da Polícia Federal no Brasil.
O brasileiro preso foi identificado como Flavio Alexandre Alves. Ele também é conhecido como “Ronaldo”. Segundo as autoridades americanas, ele foi detido sob a acusação de conspiração para trazer e transportar estrangeiros para dentro do país com fins comerciais ou financeiros.
De acordo com a investigação, o brasileiro, de 41 anos, levava migrantes para os EUA através do México. Após a travessia, ele comprava passagens aéreas para os “clientes” com destino a diversas cidades americanas.
Entre maio de 2021 e agosto de 2022, ele teria comprado mais de 100 passagens aéreas de Tucson ou Phoenix para cidades em Massachusetts e Pensilvânia, segundo o Departamento de Justiça.
Alves é acusado de enviar dinheiro dos EUA a estrangeiros e contrabandistas no México para custear a viagem. Ele também responde por cobrar “taxas” dos migrantes para facilitar a entrada no país.
O governo americano informou que Alves já havia sido condenado por tráfico humano na Califórnia em 2004 e deportado para o Brasil em 2005, mas retornou ilegalmente aos EUA.
No Brasil, a PF prendeu um homem apontado como traficante de pessoas, segundo comunicado do governo americano. Nos EUA, outras quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema.
O g1 não conseguiu localizar a defesa de Flavio Alexandre Alves.
Investigação mostra família fazendo travessia para os EUA
Departamento de Justiça dos EUA
VÍDEOS: mais assistidos do g1