Connect with us

Internacional

Brasil vendeu spray de pimenta para Venezuela antes das eleições

Published

on

O governo brasileiro autorizou a venda de 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela entre os meses de junho e julho de 2024, período que antecipou o pleito presidencial no país vizinho. A venda do produto, que é comumente utilizado por forças policiais em manifestações para controle de multidões, foi registrada como parte de um processo de exportação de material de defesa. A informação foi publicada pela BBC News Brasil e confirmada pela Gazeta do Povo com o Ministério da Defesa, pasta que deu o aval para a negociação.

O processo volta a colocar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma posição contraditória diante sua política externa, já que o material vendido pode ter sido utilizado pelo regime de Nicolás Maduro contra manifestantes da oposição. Em contraposição, cerca de um ano antes, o governo brasileiro negou um pedido da Ucrânia para adquirir veículos blindados Guaranis Ambulância, que seriam utilizadas para resgatar soldados ucranianos feridos na guerra que o país enfrenta contra a Rússia.

Ainda de acordo com a Defesa, a exportação do produto para a ditadura venezuelana foi realizada dentro das normas vigentes. A pasta, contudo, não forneceu informações mais detalhadas sobre as empresas responsáveis pela venda, nem sobre quem, especificamente, comprou os produtos na Venezuela.

De acordo com analistas ouvidos pela reportagem, a falta de transparência sobre o processo deixa margem para especulações sobre o uso do material por Maduro em suas ações repressivas contra os manifestantes.

“Não é de se surpreender que um governo do PT tenha autorizado essa venda, até porque boa parte do partido continua achando que o Maduro não é um ditador, que as eleições foram limpas e que ele ganhou honestamente. Sendo assim, nessa visão, continuaria uma relação normal com o país”, avalia Gunther Rudtiz, professor de Relações Internacionais da ESPM.

Venda foi feita durante período de tensão na Venezuela

A transação comercial foi realizada em um contexto político delicado na Venezuela. Os meses de junho e julho anteciparam o processo eleitoral de 2024 no país, ocorrido no dia 28 de julho. O pleito que teve o ditador Nicolás Maduro supostamente como “vitorioso”, foi amplamente contestado, gerando protestos intensificados após a reeleição do presidente.

A fraude nas eleições da Venezuela foram comprovadas pelo Centro Carter, respeitada organização criada pelo ex-presidente dos EUA Jimmy Carter. A organização, que chegou a divulgar as atas eleitorais que comprovavam o verdadeiro resultado do pleito, considerou que as eleições na Venezuela “não foram democráticas”.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que é controlado pelo regime chavista, o autocrata teve 51,2% dos votos contra 44% do candidato da oposição Edmundo González Urrutia, apontado por parte da comunidade internacional como o verdadeiro vitorioso do pleito. O resultado contestado deu início à uma crise política em Caracas, com membros da oposição e manifestantes presos e até denúncias de assassinatos.

“Um outro aspecto que também precisa ser analisado é o aspecto moral desta venda. Os protestos da oposição na Venezuela tendem a crescer e a repressão do regime também tende a aumentar. E o uso desse gás de pimenta contra a oposição é quase certo”, pontua Rudtiz.

Ainda nesta semana, uma série de manifestações foram registradas contra o regime de Maduro. As ações ocorreram em represália à cerimônia de posse do ditador, realizada nesta sexta-feira (10). Em meio à onda de protestos, a líder da oposição no país, Maria Corina Machado, chegou a ser presa pelo regime chavista e foi liberada horas depois.

Em 2024, Venezuela se tornou maior importada de spray de pimenta brasileiro

De acordo com o veículo britânico, a Venezuela se tornou o principal destino do spray pimenta produzido em solo brasileiro com a aquisição dos 20 mil frascos. Em segundo lugar ficou o Chile, com a compra de quatro mil itens do produto. A Gazeta do Povo também buscou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para mais informações sobre o fluxo de venda do produto pelo Brasil, mas não obteve retorno.

Os sprays foram enviados inicialmente de São Paulo para Roraima e, posteriormente, seguiram para a Venezuela em duas cargas nos meses de junho e julho de 2024. Esse trâmite diferenciado ocorre devido ao fato de produtos classificados como materiais de defesa necessitarem de uma autorização formal do governo brasileiro para que possam ser negociados e exportados para outros países.

“A exportação dos produtos foi autorizada e atendeu a regulamentação vigente (Decreto nº 9.607, de 12 de dezembro de 2018 e Portaria nº 6.081, de 16 de dezembro de 2022) para a venda de produtos de defesa ao exterior”, informou o Ministério da Defesa para a Gazeta.

Em tese, o Ministério das Relações Exteriores também tem participação em negociações de materiais de defesa para outros países. Mas, procurado pela reportagem, a pasta informou que materiais considerados “menos letais ou de energia dirigida classificados como “munições fumígenas com efeito não letal”, “granadas fumígenas com efeito não letal” e “espargidores”, não têm trâmite no Itamaraty.

“Não é da competência do Ministério das Relações Exteriores a autorização de venda de certos produtos de defesa considerados menos letais, não participando mesmo do processo para sua eventual exportação, conforme o Decreto 9.607/2018, que instituiu a “Política Nacional de Exportação e Importação de Produtos de Defesa””, informou o Itamaraty.

Brasil negou suporte à Ucrânia

A venda dos sprays de pimenta à Venezuela se soma a uma série de contradições do governo Lula no âmbito de sua política externa. Em julho de 2023, um ano antes da negociação com Caracas, o governo Lula impediu a venda de blindados ambulância Guarani para a Ucrânia, em um negócio que geraria R$ 3,5 bilhões aos cofres brasileiros.

O governo brasileiro havia recebido uma proposta da Ucrânia para produzir e vender 450 blindados leves Guarani, convertidos em ambulâncias sem armamentos. Eles seriam pintados nas cores dos serviços de emergência e resgate ucranianos e usados para retirar civis e feridos das zonas de combate. Mas a gestão petista não aceitou negociar com a Ucrânia.

O caso, contudo, não foi isolado. No último ano, a alta cúpula do governo Lula interrompeu uma licitação do Exército brasileiro para a aquisição de 36 blindados de artilharia israelense. A empresa Elbit Systems havia vencido a licitação para vender ao Exército brasileiro obuseiros – espécie de artilharia blindada que faz disparos de longo alcance -, mas a negociação foi paralisada.

“Por questão da guerra, do Hamas, os grupos políticos, nós estamos com essa licitação pronta, mas, por questões ideológicas, nós não podemos aprovar”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a negociação. Em contrapartida, o Brasil aumentou em 75% suas importações de origem russa.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias44 minutos ago

Farmacêutico é roubado por dois homens no Distrito de Engenheiro Schmitt enquanto caminhava | São José do Rio Preto e Araçatuba

Noticias45 minutos ago

Em Tatuí apenas 10% das crianças se vacinaram contra dengue; imunizante está disponível nas UBSs

Internacional49 minutos ago

EUA aumentam recompensa por captura de Maduro e Cabello

Economia54 minutos ago

18 mil mulheres já se alistaram para o serviço militar feminino

Noticias2 horas ago

Incêndio de grandes proporções atinge casa de eventos no litoral de SP; VÍDEO | Santos e Região

Noticias2 horas ago

Estrada que liga Ribeirão Preto ao distrito de Cruz das Posses vira lixão a céu aberto; veja

Internacional2 horas ago

Maduro dá duro golpe na oposição e perpetua poder na Venezuela

Economia2 horas ago

oposição se articula para evitar controle social

Noticias3 horas ago

Prefeitura de Araçatuba volta atrás e diz que mortes por dengue em 2025 ainda estão sob investigação

Noticias3 horas ago

Acidente em Ubatuba: o que pode explicar a família ter sobrevivido à explosão de jatinho? | Vale do Paraíba e Região

Entretenimento3 horas ago

Essa conversa de que só tinha rock no Rock in Rio e não tem mais é lenda urbana, diz Roberto Medina | Música

Internacional3 horas ago

Macron e Lula pedem que Maduro retome o diálogo com oposição

Economia3 horas ago

Galípolo explica estouro da meta de inflação e cita juros subindo

Noticias4 horas ago

Caminhão 'entala' em ponte e provoca congestionamento na Avenida Dom Aguirre em Sorocaba

Noticias4 horas ago

Família consegue falar com brasileiro de 37 anos que faz viagem de carro na Argentina após dias sem contato

Internacional4 horas ago

entenda o documento da “CNBB italiana”

Economia4 horas ago

Lula sanciona com vetos projeto das eólicas offshore

Noticias5 horas ago

Deolane Bezerra diz que comprou Lamborghini em 4 parcelas, nega venda de veículo e ressalta que sabia de operação que a prendeu | São Paulo

Noticias5 horas ago

Câmera corporal mostra momento em que estudante de medicina é morto por PM quando estava encostado em portão de hotel, sem saída: 'você vai tomar', diz policial

Internacional5 horas ago

Brasil vendeu spray de pimenta para Venezuela antes das eleições

Economia5 horas ago

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Noticias6 horas ago

Para cortar gastos, Prefeitura de Taubaté suspende concurso público que estava com inscrições abertas; entenda | Vale do Paraíba e Região

Noticias6 horas ago

Homem desaparecido no RJ em 2019 reencontra família na cidade de SP após ajuda de bancária moradora da capital

Internacional6 horas ago

Forças Armadas da Venezuela reafirmam lealdade a Maduro

Economia6 horas ago

BC: dólar e economia aquecida explicam maior parte da alta da inflação

Internacional4 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento5 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional5 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional5 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional5 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional5 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política2 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional4 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional4 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento4 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional4 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional4 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Entretenimento4 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento4 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional4 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional4 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional4 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional4 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional4 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Economia1 mês ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Internacional8 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional8 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors