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As acusações de assédio por Blake Lively que levantam debate sobre 'ambiente hostil' de trabalho em Hollywood

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Atriz americana processou Justin Baldoni, co-estrela e diretor de “É assim que acaba”, por assédio sexual e disse ter sido vítima de campanha de difamação por agência contratada pelo ator, que nega. Blake Lively diz que houve uma campanha para ‘destruir’ sua reputação.
Getty Images via BBC
A atriz americana Blake Lively foi o inimigo público número um da internet por algumas semanas no meio de 2024.
E agora ela abriu um processo legal explosivo que, segundo ela, joga luz no debate sobre “ambientes hostis de trabalho” criados para prejudicar reputações em Hollywood — o que está levando as pessoas a questionar em quem e em que acreditar.
Blake Lively sempre foi vista como um tipo de atriz bastante inofensiva. Ela participou de programas de TV e filmes de sucesso, como “Gossip Girl” e “Quatro Amigas e um Jeans Viajante”. Ela se casou com o colega superstar Ryan Reynolds. Ela é amiga de Taylor Swift.
Então, em agosto, enquanto promovia seu último filme, “É assim que acaba”, ela de repente se tornou polêmica, a ponto de ser cancelada.
Blake Lively foi criticada por comentários que pareciam minimizar a violência doméstica, tema do filme; enquanto entrevistas antigas e estranhas ressurgiram e foram reaproveitadas como evidência de comportamento intimidador.
A opinião pública – pelo menos entre aqueles que a conheciam e se importavam — parecia ter se voltado contra ela.
Então o filme foi lançado, o furor diminuiu, e as redes sociais seguiram em frente. Mas Lively agora entrou com um processo legal que alega que ela sofreu assédio sexual por Justin Baldoni, co-estrela e diretor de “É assim que acaba”.
E alega que, quando ela reclamou, ele e seu estúdio Wayfarer retaliaram travando uma campanha para “destruir” a reputação dela.
Os advogados da atriz afirmam que ela foi alvo de “um plano de retaliação sofisticado, coordenado e bem financiado” projetado “para silenciá-la”, envolvendo um “exército digital armado” e histórias falsas fornecidas a “repórteres sem consciência” — e, por isso, segundo eles, ela se tornou foco de publicidade negativa.
Ao longo da denúncia, com cerca de 80 páginas, a equipe de Lively acusa repetidamente Baldoni e Wayfarer de criarem um “ambiente de trabalho hostil que quase atrapalhou a produção do filme”.
Os advogados dela publicaram mensagens de texto trocadas pela assessora de Baldoni, Jennifer Abel, e Melissa Nathan, especialista em comunicação de crise contratada por seu estúdio para ajudar a gerenciar a denúncia de assédio.
As mensagens parecem dar um raro vislumbre de conversas que normalmente são mantidas fora dos holofotes.
Nathan apresentou uma estratégia para “iniciar discussões de teorias” nas redes sociais para “criar, semear e promover conteúdo que parecesse autêntico” e envolver uma “manipulação social”, de acordo com os documentos legais.
“Você sabe que podemos enterrar qualquer um”, escreveu Nathan a Abel em uma discussão contundente.
Agora, as pessoas contratadas para fazer gerenciamento de crise para Baldoni estão fazendo gerenciamento de crise para si mesmas.
Justin Baldoni atuou e dirigiu ‘É assim que acaba’.
Getty Images via BBC
Abel disse que os advogados de Lively “escolheram” mensagens para incluir em seu caso sem contexto crucial, e que “nenhuma ‘difamação’ foi implementada”.
“Nunca foi facilitada nenhuma imprensa negativa, nenhum plano de combate social, embora estivéssemos preparados para isso, pois é nosso trabalho estar preparados para qualquer cenário. Mas não tivemos que implementar nada porque a internet estava fazendo o trabalho para nós”.
Abel argumentou que a reação contra Lively ocorreu naturalmente e não precisou da ajuda deles. O advogado Bryan Freedman, que representa Baldoni e seu estúdio, bem como Abel e Nathan, concordou.
Ele disse que Baldoni contratou um serviço de gerenciamento de crise devido a “múltiplas demandas e ameaças” supostamente feitas por Lively, incluindo “ameaça de não [aparecer] no set, ameaça de não promover o filme, levando ao seu desaparecimento durante o lançamento se as demandas dela não fossem atendidas”.
Afirmou, ainda, que o plano elaborado pela empresa de Nathan “se mostrou desnecessário, pois o público achou desagradáveis as ações, entrevistas e marketing de Lively durante a turnê promocional, e respondeu organicamente a isso, o que a própria mídia percebeu”.
De forma geral, Freedman classificou a reclamação de Lively de “vergonhosa” e cheia de “acusações categoricamente falsas”.
Nos últimos dias, Lively recebeu apoio de uma série de ex-colegas de elenco e outros profissionais de Hollywood. O nome de um de seus apoiadores se destaca.
Amber Heard, ex-esposa de Johnny Depp, disse à NBC: “A mídia social é a personificação absoluta do clássico ditado: ‘Uma mentira viaja meio mundo antes que a verdade possa calçar as botas’.
“Vi isso em primeira mão e de perto. É tão horrível quanto destrutivo.”
Heard foi alvo de hostilidade nas redes sociais durante dois julgamentos por difamação envolvendo Depp no ​​Reino Unido e nos EUA em 2020 e 2022. Nathan também teria trabalhado para Depp.
A atriz Amber Heard enviou uma mensagem de apoio a Blake Lively.
Reuters via BBC
Freedman respondeu a Heard dizendo que a única conexão entre ela e Lively era que “durante décadas, cada movimento que elas fizeram foi divulgado para todos verem” para que o público pudesse “decidir por si mesmo – o que eles fizeram, organicamente”.
Alexi Mostrous, chefe de investigações da Tortoise Media, que apresentou um podcast chamado Who Trolled Amber? (Quem trollou Amber?, em tradução livre) no início deste ano, examinando os abusos que recebeu, disse que havia paralelos.
“Tanto no caso Blake Lively como no caso Amber Heard, vemos empresas de relações públicas trabalhando com especialistas em mídia digital e outros ‘contratantes’ para promover histórias online benéficas para seus clientes ricos de maneiras que não são transparentes e tampouco bem compreendidas”, disse à BBC News.
“É um mundo não regulamentado onde todos os tipos de táticas podem ser usados a portas fechadas.”
‘Tática comum’
A publicação americana Variety disse que o caso de Lively “expõe um processo do show business pensado para operar nas sombras – a contratação de caros especialistas em comunicação de crise para influenciar a opinião e elevar os clientes”.
As alegações deste caso sugerem uma “sinistra campanha sombria” que foi “além do que a maioria das empresas de publicidade em Hollywood considera aceitável”, escreveu Sharon Waxman do site The Wrap, focado em notícias sobre entretenimento.
De acordo com Rory Lynch, sócio e chefe de direito de gestão de reputação da Gateley Legal, é “uma tática bastante comum” em Hollywood e nas disputas comerciais “ter relações públicas de ambos os lados plantando histórias negativas, às vezes falsas, sobre a oposição”.
“Mesmo na era dourada de Hollywood, havia rumores de que Richard Burton e Elizabeth Taylor estavam usando profissionais de relações públicas para informar negativamente um ao outro.”
No entanto, os profissionais de relações públicas que trabalhavam para Baldoni e seu estúdio “perderam a mão” ao discutir táticas em mensagens, disse ele à BBC News.
“Não me surpreende, especialmente nos EUA e em Hollywood, que haja táticas de relações públicas bastante agressivas em crises. Mas o fato de eles terem escrito isso, eu acho, possivelmente não foi a coisa mais sábia. Normalmente, eles poderiam fazer algo assim por telefone.”
A própria Lively é “uma operadora sofisticada” que “também terá seu próprio pessoal de relações públicas trabalhando em segundo plano”, acrescentou Lynch.
‘Nossos olhos estão abertos’
O jornal “The New York Times”, que revelou a denúncia de Lively em dezembro, disse que ela “negou que ela ou qualquer um de seus representantes tenha plantado ou espalhado informações negativas sobre o Sr. Baldoni ou Wayfarer”.
O jornal destacou ainda que “é impossível saber quanto da publicidade negativa” dirigida a Lively foi originalmente semeada por aqueles que trabalhavam em nome de Baldoni, “e quanto eles notaram e ampliaram”.
Alguns fãs enfatizaram que suas críticas eram genuínas, mas muitos que se voltaram contra Lively agora veem a situação com um olhar diferente.
“Somos tão capazes de ser manipulados para odiar uma mulher que basta um esforço coordenado de relações públicas para mudarmos de lado contra uma vítima de violência doméstica ou contra um ‘namorado americano’ há muito tempo querido”, escreveu Maddy Mussen no Standard.
“Agora que nossos olhos estão abertos, seremos mais difíceis de enganar? Ou ainda vamos querer alguma desculpa para nos voltarmos contra uma mulher famosa que de repente, aos nossos olhos e aos olhos daqueles que nos manipulam, não é mais digna?”
Laura Snapes, do jornal britânico The Guardian, escreveu que ela e seus amigos agora “olharam para trás, horrorizados, para o que havíamos dito sobre ela nos últimos meses”.
Ela acrescentou: “A reclamação de Lively deixou minha cabeça confusa. Em que você pode realmente confiar?”

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