Connect with us

Noticias

Ações afirmativas mudaram “cara da universidade no Brasil”, diz estudo

Published

on

Ações afirmativas mudaram “cara da universidade no Brasil”, diz estudo


País com 112,7 milhões de pessoas pretas e pardas, os negros, que são 55,2% da população, e de 0,8% de indígenas, mais 1,6 milhão, o Brasil custou a ver reconhecida, entre os rostos dos estudantes universitários, a sua diversidade etnorracial. Mas nos últimos 20 anos, as ações afirmativas mudaram o perfil da universidade brasileira para corrigir uma limitação e transformar positivamente os espaços responsáveis pelo conhecimento e pela formação de novas gerações, na avaliação dos sociólogos Luiz Augusto Campos e Márcia Lima.

Campos e Márcia são os organizadores do livro “Impacto das Cotas: duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro“, que faz um balanço detalhado da política e aponta desafios, como a permanência dos estudantes nas instituições.

Na obra, eles reuniram 35 artigos que revisam a política desde os primórdios, quando o então deputado Abdias Nascimento, em 1987, ao voltar do exílio nos Estados Unidos, apresenta um projeto de lei para aplicar ação afirmativa na educação.


Rio de Janeiro - Luiz Augusto Campos, do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da UERJ, participa de evento do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Rio de Janeiro - Luiz Augusto Campos, do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da UERJ, participa de evento do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Luiz Augusto Campos, do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da Uerj, participa de evento do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial – Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

De lá para cá, o país viu um setor dominado por jovens brancos, de classes média e alta, até o final dos anos 1990, incluir uma maioria de estudantes pretos, pardos e indígenas, que chegaram a 52,4% dos matriculados nas universidades públicas, em 2021, frente aos 31,5% em 2001. No mesmo período, a presença de alunos das classes D e E saltou de 20% para 52%, evidenciando a dimensão econômica da mudança.

Esses avanços são esmiuçados no livro. Os pesquisadores mostram que a política de cotas transformou um dos espaços mais elitizados da sociedade brasileira, a universidade, democratizando seu acesso e redefinindo sua função social.

No prefácio da obra, Nilma Lino Gomes, professora e primeira mulher negra a comandar uma universidade brasileira, lembrou que a política confrontou o Congresso Nacional e setores conservadores da sociedade, até a aprovação da Lei 12.711, em 2012, com respaldo do Supremo Tribunal Federal.

A partir de então, observou Lino, “elas não apenas ampliaram o acesso à universidade, como provocaram mudanças nas práticas pedagógicas e curriculares, desestabilizando estruturas excludentes no sistema educacional”, afirmou a educadora.

“Após a adoção das ações afirmativas, em especial na modalidade cotas, as instituições federais de educação superior passaram a se posicionar mais firmemente diante das desigualdades – não apenas em discursos, mas em práticas concretas na gestão acadêmica, nos currículos, nas políticas de permanência, na criação de Pró-reitorias de Ações Afirmativas, nos critérios de distribuição de recursos, nas normas disciplinares, na pesquisa, na extensão, na internacionalização, no combate a violações de direitos, no enfrentamento do racismo, da LGBTfobia e do machismo”, disse.

A Lei 12.711, de 2012, conhecida como Lei de Cotas, estabeleceu a destinação de metade das vagas das instituições de ensino federal a alunos da rede pública, a partir do perfil etnorracial e socioeconômico. A lei foi atualizada em 2023, reforçando a prioridade dos cotistas para receber auxílios fundamentais para a permanência nas universidades, como bolsas e moradia, que podem ajuda-los a se manter.

O livro resgata ainda, de forma transversal, o papel da sociedade civil na adoção da medida. Além de citar Abdias, ativista dos direitos humanos, lembra a Marcha Zumbi dos Palmares, na década de 1990, e a Conferência Mundial das Nações Unidas (ONU) contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerância, na África do Sul, em 2001. Pela ótica das universidades privadas, cita o papel de impacto do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2005, que concedeu bolsas de graduação em troca de benefícios fiscais e contribuiu para a mudança no perfil do estudante.

Mitos que marcaram o início da política, como o alegado baixo desempenho dos cotistas, que rebaixaria o nível das universidades, também são retomados e refutados. Os textos mostram que, embora cotistas possam ingressar com notas ligeiramente menores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o desempenho deles é igual ao dos demais alunos. A performance foi medida por notas semestrais. “Diferentes medidas mostram que cotistas e não cotistas tendem a ter desempenho universitário muito similar, bem como taxas próximas de evasão.”, afirmam Luiz Augusto e Márcia Lima.

A pesquisa também faz um mapeamento detalhado da adoção das cotas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que foi pioneira, na Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A obra é fruto da colaboração entre oito centros de pesquisa espalhados pelo país, sob a coordenação do Afro Cebrap e do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), vinculado à Uerj — a primeira a adotar sistema de cotas para ingresso de estudantes.

Lei abaixo os principais trechos da entrevista.

Agência Brasil – Qual o valor da diversidade nas universidades? Por que ela é importante? Em termos éticos e materiais?

Márcia Lima – Formar pessoas e produzir conhecimento são objetivos cruciais da universidade. Nesse sentido, a diversidade contribui de forma inequívoca para agregar qualidade ao conhecimento científico. Diversidade também diz respeito à justiça social e equidade. Instituições de ensino, em especial instituições públicas, têm o dever de garantir acesso a diferentes grupos. O grande impacto das cotas é a transformação dos espaços responsáveis pelo conhecimento e pela formação das novas gerações.

Agência Brasil – Em entrevista à Folha de S. Paulo, Luiz Augusto Campos teria dito que a universidade pública está “à deriva”, sofrendo com o abandono das elites e das classes populares Isso ocorre porque o grosso da elite não está mais nas universidades públicas?

Luiz Augusto Campos –  Para a Folha, tentei deixar claro que é mito a ideia de que as elites não dependem mais da universidade pública. O grosso das elites brasileiras não têm recursos para pagar as caras universidades estrangeiras e, por isso, ainda recorrem à universidade pública e gratuita para obter diplomas e reproduzir seu estatuto de classe. O que mudou nesse quesito é que essa elite não vê mais a universidade pública como sua propriedade exclusiva, em grande medida por conta do advento das cotas e, por isso, não está mais disposta a defendê-la como antes. Ao mesmo tempo, ainda que a inclusão tenha aumentado, a maior parte das classes populares permanece fora da universidade pública que, por isso, fica sem defesa no debate político.

Agência Brasil – Neste momento da política de cotas, em que pesquisadores sugerem ações de apoio à permanência, diante do contingenciamento de recursos das federais, a política de cotas ainda é sustentável, capaz de promover mudanças?

Márcia Lima – A política de permanência [nas universidades] foi esvaziada no governo anterior e tem sido retomada – ainda que com limitações orçamentárias – na gestão atual. Mesmo com esse desafio, a política de cotas já tem promovido enorme transformação no perfil discente e docente das universidades. A ausência de investimento afeta toda e qualquer política educacional. Não seria diferente com as ações afirmativas. É importante lembrar o que aconteceu nas gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Assim como em outras políticas, coube ao atual governo recomeçar e revisar a lei. A nova lei de cotas procura avançar nas limitações identificadas no estudo.

Agência Brasil – Por que é necessário defender as cotas, diante de racismo no mercado, no qual pessoas negras ainda ganham menos e estão em menos postos de comando?

Luiz Augusto Campos – É falso dizer que a ascensão social pela educação é um mito. A rigor, a maior parte dos estudos de mobilidade social mostra que a ascensão social vem, em grande medida, da educação em geral e, mais especificamente, da educação superior. É claro que a expansão do número de pessoas com ensino superior reduz, com o tempo, o valor do diploma, mas esse estrato da população ainda é pequeno no Brasil, menos por exemplo do que em países similares como Chile, Estados Unidos e Coreia do Sul. Isso não exclui, contudo, a persistência do racismo no mercado de trabalho, mesmo quando olhamos as oportunidades sociais de negros diplomados. Daí a importância de combinarmos ações afirmativas na educação superior e no mercado de trabalho.

Agência Brasil – A doutora Cida Bento, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e uma das pensadoras sobre o racismo no Brasil, também levanta o conceito do Pacto Narcísico da Branquitude. As cotas conseguem romper esse pacto, em algum momento?

Márcia Lima – A diversidade racial das universidades brasileiras, sem dúvida, colocou em xeque e expôs a imensa desigualdade racial no acesso ao ensino superior. A chegada de um público mais diverso social e racialmente impactou o debate público sobre o papel da universidade, ampliou temas de pesquisa. Em algumas áreas de conhecimento vemos um questionamento crescente sobre a ausência de autoras e autores negros. Portanto, a universidade deixou de ser um espaço majoritariamente branco onde esse pacto era constantemente validado.

Agência Brasil – Qual a chance de o desconforto criado pelas cotas nas universidades despertarem um debate racial real sobre o racismo na construção do Estado brasileiro e os benefícios e a herança que proporcionou à população branca no Brasil?

Luiz Augusto Campos – As cotas já remodelaram o debate sobre raça no Brasil. Antes delas, na década de 1990, o tema era um tabu. O Brasil era encarado como uma democracia racial, livre de racismo e com uma população totalmente mestiça. Hoje, o cenário é outro. O racismo é objeto de debates e todos os círculos sociais e as políticas públicas antirracistas são uma realidade. Isso não foi suficiente, porém, para evitar retrocesso. À direita e à esquerda do espectro político, emergiu a crítica ao chamado “identitarismo”, conceito pouco claro, mas que vem sendo usado para limitar as conquistas recentes. A ideia de meritocracia também continua forte, seja pela valorização dos privilégios herdados de uma elite branca, seja pela difusão desse discurso pelos chamados novos empreendedores. De todo modo, cabe ao futuro e à luta política determinarem se esse debate irá ou não se aprofundar.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto
Noticias34 minutos ago

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto

Jair Bolsonaro é indiciado em inquérito da Abin Paralela
Política38 minutos ago

Jair Bolsonaro é indiciado em inquérito da Abin Paralela

Trump avalia bombardear Irã, diz site | Mundo
Internacional39 minutos ago

Trump avalia bombardear Irã, diz site | Mundo

Oba! Uma guerra para nos distrair de nossas guerras
Entretenimento43 minutos ago

Oba! Uma guerra para nos distrair de nossas guerras

Governo sanciona lei que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos
Noticias47 minutos ago

Governo sanciona lei que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos

Inscrições para concurso do TCU com salários de até R$ 15 mil terminam nesta terça
Economia48 minutos ago

Inscrições para concurso do TCU com salários de até R$ 15 mil terminam nesta terça

PF indicia Jair Bolsonaro e Ramagem no inquérito da “Abin Paralela”
Noticias2 horas ago

PF indicia Jair Bolsonaro e Ramagem no inquérito da “Abin Paralela”

Castro tira férias para ver o Flamengo nos EUA, e Bacellar testa figurino de candidato de olho em 2026 | Blog do Octavio Guedes
Política2 horas ago

Castro tira férias para ver o Flamengo nos EUA, e Bacellar testa figurino de candidato de olho em 2026 | Blog do Octavio Guedes

Erro de cálculo levou a apagão que gerou caos em Portugal e Espanha em abril, indica relatório
Internacional2 horas ago

Erro de cálculo levou a apagão que gerou caos em Portugal e Espanha em abril, indica relatório

Minuta do golpe: Moraes atende a pedido de Torres e determina que Google informe dados de quem publicou documento | Política
Noticias2 horas ago

Minuta do golpe: Moraes atende a pedido de Torres e determina que Google informe dados de quem publicou documento | Política

Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras
Noticias2 horas ago

Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras

Etanol: entenda o que faz movimento de quedas nos preços do biocombustível perder força
Economia2 horas ago

Etanol: entenda o que faz movimento de quedas nos preços do biocombustível perder força

DPU alerta sobre golpes usando o nome do órgão
Noticias3 horas ago

DPU alerta sobre golpes usando o nome do órgão

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid
Política3 horas ago

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Vulcão entra em erupção na Indonésia e forma nuvem rosa gigante; veja IMAGENS | Mundo
Internacional3 horas ago

Vulcão entra em erupção na Indonésia e forma nuvem rosa gigante; veja IMAGENS | Mundo

Nove estados registraram mais de 41 mil crimes ambientais em dois anos
Noticias3 horas ago

Nove estados registraram mais de 41 mil crimes ambientais em dois anos

Feicorte define região de Presidente Prudente como ‘grande significado para a pecuária’, diz organizadora | Presidente Prudente e Região
Economia3 horas ago

Feicorte define região de Presidente Prudente como ‘grande significado para a pecuária’, diz organizadora | Presidente Prudente e Região

Italo Marsili é o novo colunista da Gazeta do Povo
Entretenimento4 horas ago

Italo Marsili é o novo colunista da Gazeta do Povo

Fundo Amazônia bate recorde ao destinar mais de R$ 1 bilhão em 2025
Noticias4 horas ago

Fundo Amazônia bate recorde ao destinar mais de R$ 1 bilhão em 2025

Câmara aprova urgência da proposta que derruba alta do IOF
Política4 horas ago

Câmara aprova urgência da proposta que derruba alta do IOF

Minuta do golpe: Moraes atende a pedido de Torres e determina que Google informe dados de quem publicou documento | Política
Internacional4 horas ago

'Não quero que Teerã vire Gaza'; a reação dos iranianos aos ataques de Israel

DR com Demori entrevista o jornalista Jamil Chade nesta terça
Noticias4 horas ago

DR com Demori entrevista o jornalista Jamil Chade nesta terça

Dólar opera em queda, atento à derrubada do decreto do IOF e ao conflito Israel-Irã; bolsa oscila
Economia4 horas ago

Dólar opera em queda, atento à derrubada do decreto do IOF e ao conflito Israel-Irã; bolsa oscila

Ações afirmativas mudaram “cara da universidade no Brasil”, diz estudo
Noticias5 horas ago

Ações afirmativas mudaram “cara da universidade no Brasil”, diz estudo

Lula participa de reunião ampliada sobre segurança energética no G7
Política5 horas ago

Lula participa de reunião ampliada sobre segurança energética no G7

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional10 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional10 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional10 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional10 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento10 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional10 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política7 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional9 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional9 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional9 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional9 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento10 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento9 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento10 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional9 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional9 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional10 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional10 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte7 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional9 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia5 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors
Internacional8 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors