Published
3 dias agoon
By
																								
												
												
											 
A Vercel, uma empresa de tecnologia americana, substituiu nove funcionários de sua equipe de vendas por agentes de inteligência artificial (IA). A equipe, que antes era formada por dez pessoas, agora só tem um, com responsabilidade de supervisionar a IA, conforme aponta a reportagem divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Business Insider.
De acordo com o site, em junho de 2025 a diretora de operações da Vercel, Jeanne DeWitt Grosser, contratou três engenheiros para desenvolver agentes de IA com o objetivo de replicar e aprimorar o fluxo de trabalho, tomando como base o desempenho do funcionário de maior destaque no departamento.
Segundo a reportagem, os engenheiros acompanharam o trabalho do profissional por seis semanas e, em seguida, o agente de IA foi implantado na empresa. Na época, o time contava com dez funcionários de vendas, onde nove deles foram realocados para funções “mais complexas e de maior valor” na companhia.
“O agente de inteligência artificial analisa mensagens recebidas, filtra spam e qualifica leads consultando bancos de dados internos e pesquisando detalhes da empresa por meio da ferramenta Deep Research da OpenAI. Em seguida, elabora respostas personalizadas e encaminha automaticamente as consultas de suporte”, afirma a reportagem.
Ao Business Insider, Jeanne afirmou que a Vercel pretende implantar centenas de agentes de inteligência artificial no próximo ano. A diretora, porém, destacou que o objetivo não é reduzir a quantidade de funcionários.
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max