Published
1 semana agoon
By
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desinterditou parcialmente instalações da Refinaria de Manguinhos, da Refit, que estava com atividades suspensas desde o fim de setembro, após operações da agência com a Receita Federal contra irregularidades no setor.
Segundo a ANP, a Refit comprovou que atendeu dez das 11 condicionantes que haviam sido apontadas na segunda fase da Operação Cadeia de Carbono, no dia 30 de setembro, quando a refinaria foi interditada.
“As instalações liberadas incluem as áreas de movimentação, tancagem, expedição e carregamento de produtos”, disse a ANP, em nota.
Porém, a agência manteve a interdição de um torre de destilação da refinaria, até a comprovação da necessidade de uso das colunas de destilação para a produção de gasolina. Segundo a ANP, até o momento, a Refit não conseguiu justificar o uso de torres de destilação para a produção de gasolina a partir dos insumos importados declarados pela empresa.
“Desta forma, no momento a Refit encontra-se liberada para realizar formulação de combustíveis, movimentação e comercialização de seus produtos e insumos, assim como aqueles de terceiros que estejam armazenados em suas instalações, desde que respeitadas as normas regulatórias aplicáveis”, disse a ANP, em comunicado.
A desinterdição total da refinaria será analisada pela diretoria da ANP, diante de recurso administrativo da Refit contra a suspensão das atividades da refinaria.
“O processo administrativo sancionador relativo ao auto de infração lavrado pela ANP seguirá seu curso, sempre respeitando a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal, conforme a legislação aplicável”, disse.
A Refit também havia tentado restabelecer a operação da refinaria com ações judiciais na 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), porém não conseguiu, dada a interpretação de que o tema é de alçada da Justiça Federal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/6/M/4yW051QAmlvbYsMGOZvg/predio-da-anp-divulgacao-anp.jpg)