Published
2 semanas agoon
By
O Banco Inter liderou o ranking de reclamações das maiores instituições financeiras referente ao terceiro trimestre de 2025. Em segundo lugar, ficou o Banco C6. O ranking considera as 15 maiores instituições em número de clientes e foi publicado nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC).
O ranking é feito a partir de um indicador calculado pelo Banco Central com base nas reclamações consideras procedentes que o público faz nos canais de atendimento da autarquia. Com essas informações, o BC constrói um índice que representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes.
O líder teve 96,37 no índice de pontos. Já C6, o segundo colocado, obteve 53,03 pontos. O terceiro foi Bradesco, com 51,74 pontos, e em quarto lugar, aparece o Mercado Pago, com 51,58 pontos também. Na quinta posição, o PicPay teve 50,06 pontos.
O BC ainda publica outro ranking que considera os bancos, financeiras e instituições de pagamento fora do top 15 e que tenham trinta ou mais reclamações reguladas procedentes no trimestre.
Neste ranking, a liderança é do Banco Ribeirão Preto, em seguida o Ame Digital Brasil , em terceiro o Facta S.A, em quarto o Lecca e em quinto o banco Digimais.
O ranking ainda mostra as reclamações mais frequentes por assunto. Em primeiro lugar ficaram as irregularidades relativas a “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”. Já o segundo tema é “restrição à realização de portabilidade de operação de crédito consignado relativas a pessoas naturais”.
Em nota, o Banco Inter apontou que o ranking do BC é um instrumento importante para aprimoramento do sistema financeiro e que acompanha “atentamente” todas as manifestações registradas. O banco ainda apontou que oferecer a melhor experiência para os clientes é “prioridade” e que segue focado em aumentar a satisfação e qualidade do relacionamento.
“Temos um plano ativo de evolução do nosso posicionamento no ranking, com avanços já projetados e melhorias esperadas ainda para 2025. Como reflexo desse compromisso, alcançamos 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), um dos índices mais altos do setor bancário, o que posiciona o Inter na zona de excelência em satisfação”, diz a nota da instituição.
O C6 Bank informou que tem a garantia da melhor experiência aos clientes e a redução contínua do número de reclamações como prioridade. “O banco acompanha as manifestações registradas e trabalha para promover melhorias em seus produtos, serviços e canais de atendimento, sempre com o compromisso de prestar um suporte ágil e eficiente”, diz a nota.
O Valor aguarda o posicionamento das demais instituições.