Published
2 semanas agoon
By
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (20), a eleição do novo presidente da Bolívia, o centrista Rodrigo Paz. Na mensagem, Lula disse que Paz pode contar com ele para trabalhar em benefício das relações bilaterais entre os países e que a democracia deve nortear a América Latina.
“Encaminhei carta nesta manhã ao presidente eleito do Estado Plurinacional da Bolívia, Rodrigo Paz, parabenizando-o pela vitória no segundo turno das eleições do domingo (19). A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”, escreveu Lula na rede social X.
O presidente brasileiro disse que, na carta, reiterou a prioridade do governo no relacionamento com a Bolívia, “com a qual compartilhamos extensa fronteira, mas também uma relação de amizade e respeito”.
“O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, finalizou o petista.
Rodrigo Paz venceu o segundo turno das eleições na noite de domingo (19). O novo presidente eleito, um candidato que saiu do zero, já havia surpreendido em agosto quando foi o mais votado com 32% dos votos.
Para superar o favorito, o ex-presidente conservador-liberal Jorge “Tuto” Quiroga (2001-2002), da coalizão Libre, Rodrigo Paz contou com o apoio do eleitorado indígena, que havia ficado sem representação uma vez que os socialistas ficaram de fora do segundo turno.
A eleição de Rodrigo Paz marca uma nova era política após duas décadas de governos de esquerda sob o comando do Movimento ao Socialismo (MAS). Paz, de 58 anos, é filho do ex-presidente de esquerda Jaime Paz Zamora (1989-1993).
Esta é a primeira vez que o senador concorre à Presidência após 20 anos de carreira política como deputado, prefeito e governador de Tarija. Paz conseguiu cativar o eleitorado desiludido com o MAS e o apoio de setores moderados.