Published
4 semanas agoon
By
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o sul das Filipinas na manhã de sexta-feira, informou a agência sismológica do país, com alertas de tsunami emitidos em vários países.
A agência Phivolcs alertou sobre danos e tremores secundários do forte terremoto, que atingiu as águas da cidade de Manay, em Davao Oriental, na região de Mindanao.
A magnitude foi revisada para baixo, de uma leitura inicial de 7,6 para 7,5, e a profundidade do terremoto foi estimada em 20 quilômetros.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos emitiu um aviso de tsunami, afirmando que ondas perigosas eram possíveis para as costas em um raio de 300 quilômetros do epicentro do terremoto.
O presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., disse que as autoridades estavam avaliando a situação em terra e que equipes de busca e salvamento seriam mobilizadas quando fosse seguro fazê-lo.
“Estamos trabalhando para garantir que a ajuda chegue a todos que precisam”, disse Marcos em um comunicado.
Não foi possível contatar as autoridades locais na região afetada imediatamente.
A Phivolcs pediu à população das cidades costeiras do centro e sul das Filipinas que se deslocasse imediatamente para áreas mais altas ou para o interior, afirmando que ondas com alturas de mais de um metro acima das marés normais poderiam ser esperadas.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico afirmou que ondas de 1 a 3 metros acima do nível da maré eram possíveis nas Filipinas.
O terremoto ocorreu duas semanas após as Filipinas sofrerem seu terremoto mais mortal em mais de uma década, com 72 mortos na ilha de Cebu. O terremoto teve magnitude 6,9 e também atingiu o litoral.
As Filipinas ficam no “Anel de Fogo do Pacífico” e sofrem mais de 800 terremotos por ano.
Um alerta de tsunami foi emitido na Indonésia para as regiões de Sulawesi e Papua, no norte do país, e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que algumas costas da Indonésia e a ilha de Palau, no Pacífico, poderiam receber ondas de até 1 metro.
O governador de Davao Oriental, nas Filipinas, disse que as pessoas entraram em pânico quando o terremoto ocorreu.
“Alguns prédios foram danificados”, disse Edwin Jubahib à emissora filipina DZMM. “Foi muito forte.”
O Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo estimou a magnitude do terremoto em 7,4 e sua profundidade em 58 km.