Connect with us

Internacional

A 'balsa do sexo', um dos experimentos mais estranhos de todos os tempos

Published

on

A 'balsa do sexo', um dos experimentos mais estranhos de todos os tempos


Em 1973, onze pessoas partiram em uma jornada transatlântica de 101 dias, como parte de um experimento sobre violência, agressão e atração sexual
Fasad/BBC
O antropólogo espanhol-mexicano Santiago Genovés estava voando para a Cidade do México, onde vivia desde os 15 anos, quando chegou ao país como refugiado da Guerra Civil Espanhola.
Ele havia embarcado na cidade de Monterrey, após participar de uma conferência sobre a história da violência, quando de repente um grupo assumiu o controle da aeronave, exigindo a libertação de alguns companheiros.
“Era bom demais para ser verdade… Imagina a ironia. Eu, um cientista que passou a carreira toda estudando comportamento violento, acabar dentro de um avião sequestrado.”
“Toda a minha vida eu tentei saber por que as pessoas brigam e entender o que realmente acontece na nossa mente”, escreveu depois Genovés, uma das grandes referências mundiais em antropologia física, doutor em antropologia pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que dava aulas na Universidade Autônoma do México.
O sequestro da aeronave inspirou o pesquisador a criar uma situação semelhante, que serviria como laboratório para estudar o comportamento humano.
Embora o Ra I não tenha chegado ao seu destino, Heyerdahl demonstrou com o Ra II que era possível viajar do Mediterrâneo e cruzar o Oceano Atlântico muito antes de Colombo
GettyImages/BBC
E a experiência que havia tido alguns anos antes com o renomado aventureiro e etnólogo norueguês Thor Heyerdahl deu a ele a ideia para colocar seu plano em prática.
Genovés havia colaborado com Heyerdahl na construção de embarcações de papiro Ra I e Ra II, no estilo dos barcos do antigo Egito, e fez parte da tripulação multinacional que cruzou o Atlântico para mostrar que os africanos poderiam ter chegado à América antes de Cristóvão Colombo.
Durante essas viagens, ele aprendeu o que todo marinheiro sabe: não há laboratório melhor para estudar o comportamento humano do que um grupo que flutua em alto mar.
Os participantes dormiam assim na cabine, conforme mostraram 45 anos depois, três dos seis voluntários do experimento reunidos pelo diretor Marcus Lindeen para o documentário ‘A Balsa’
Fasad/BBC
Casa na água
Com o mar como meio isolante perfeito, o antropólogo se encarregou de preparar seu experimento, elaborando estratégias para provocar conflitos e ferramentas para examiná-los.
“Graças a testes com animais em laboratório sabemos que a agressão pode ser desencadeada colocando diferentes tipos de ratos em um espaço limitado. Quero descobrir se acontece o mesmo com os seres humanos.”
O antropólogo mandou construir então um barco de 12 x 7 metros com uma pequena vela. A cabine media 4 x 3,7 metros, com “espaço apenas para o corpo de cada um, deitado. Não dá para ficar em pé”, escreveu na Revista de la Universidad de México, em 1974.
E tanto o chuveiro quanto o vaso sanitário ficavam ao ar livre, à vista dos colegas de tripulação.
Ele chamou a balsa de Acali, que na língua náuatle significa “casa na água”.
Nela, embarcariam 10 pessoas para fazer uma viagem que duraria 101 dias, sem motor, eletricidade, tampouco “barcos a acompanhando, ou possibilidade de recuar”.
‘Dez bravos desconhecidos’
Para encontrar voluntários, Genovés publicou um anúncio em vários jornais internacionais – centenas de pessoas responderam.
Ele escolheu quatro homens e seis mulheres – sendo apenas quatro deles solteiros e quase todos com filhos, de diferentes nacionalidades, religiões e contextos sociais, selecionados “para criar tensões no grupo”.
Entre eles, estava a capitã: a sueca Maria Björnstam, solteira, de 30 anos, a quem Genovés convidou para ser “a primeira mulher do mundo a ser nomeada capitão de uma embarcação”.
Não foi a única mulher a quem ele designou uma função dominante.
Genovés decidiu dar papéis importantes a todas elas, deixando para os homens tarefas insignificantes.
“Me pergunto se dar poder às mulheres levará a menos violência. Ou se haverá mais”, escreveu.
Em 13 de maio de 1973, a balsa Acali saiu de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, sendo lançada em alto mar como uma ilha flutuando preguiçosamente em direção ao seu destino: a ilha mexicana de Cozumel.
Os 11 participantes a bordo da balsa, com a capitã no meio
Fasad/BBC
Sexo dentro e fora
Junto com Acali também zarpou a imaginação da opinião pública, instigada pela imprensa.
Apesar de não contar com as câmeras que anos depois mostrariam todos os detalhes de situações semelhantes em reality shows, os meios de comunicação aproveitaram para criar histórias mirabolantes baseadas nos poucos minutos de contato de rádio com a embarcação.
Os jornais estampavam manchetes como “As orgias na jangada do amor” ou “O segredo da balsa do amor” – que falava sobre um suposto código secreto de rádio, para o caso de haver alguma emergência na “balsa da paixão”. Foram publicados artigos dedicados, inclusive, ao fato de a capitã usar biquíni, o que fez com que o projeto de Genovés começasse a ser conhecido como “a balsa do sexo”.
E, embora a realidade a bordo não fosse como os jornais pintavam, as relações sexuais estavam muito presentes no menu de experimentos preparado pelo antropólogo.
Entre outras coisas, o próprio estreitamento da jangada dificultava logisticamente o sexo… Embora essas dificuldades tenham sido superadas por vários casais, mas não da forma como os tabloides imaginavam
Fasad/BBC
“Estudos científicos com macacos mostraram que existe uma conexão entre violência e sexualidade, onde a maioria dos conflitos entre machos é consequência da disponibilidade de fêmeas que estão ovulando.”
“Para verificar se acontece o mesmo entre os seres humanos, selecionei participantes sexualmente atraentes.”
“E como o sexo está ligado à culpa e à vergonha, coloquei entre eles Bernardo, um padre católico de Angola, para ver o que acontece.”
Na embarcação, embora vários membros da tripulação tenham tido relações sexuais, esse aspecto do comportamento humano não gerou tensões ou hostilidades dignas de nota – a não ser que levasse em conta o desconforto sentido pelos participantes quando descobriram, ao fim da viagem, a narrativa lasciva dos tabloides sobre a expedição.
O observador observado
No entanto, o sexo era apenas uma das facetas de um experimento cujos objetivos eram considerados mais elevados – como o próprio Genovés confirmou ao ser questionado pela capitã Maria perante o grupo:
“Eu disse a eles que queria descobrir como criar a paz na Terra.”
Para alcançar este feito, era essencial entender a agressividade dos seres humanos.
No entanto, com o passar dos dias, o único indício de comportamento violento que se manifestou naquele laboratório flutuante foi diante de um tubarão – “para minha grande surpresa, não houve ciúme sexual, tampouco conflitos entre os participantes”.
‘Acordei no meio da noite, os outros dormiam tranquilamente à minha volta. Mas por alguma razão me senti completamente só’, escreveu Genovés
Fasad/BBC
Após 51 dias de convivência, Genovés escreveu frustrado:
“Ninguém parece lembrar que estamos aqui tentando encontrar uma resposta para a questão mais importante do nosso tempo: Podemos viver sem guerras?”
Ele levou um tempo até perceber que seus métodos estavam efetivamente surtindo efeito: causar irritação, provocar animosidade e despertar agressividade. Mas, surpreendentemente, não da maneira que havia imaginado.
“Me dei conta que o único que havia mostrado qualquer tipo de agressividade ou violência na balsa tinha sido eu.”
E não foi só isso. Ele também foi o único alvo dos sentimentos sombrios dos outros.
‘Assassinato’
Mais de quatro décadas depois, alguns membros da tripulação confirmaram que chegaram a imaginar a hipótese de “assassinato”.
“Estávamos todos pensando a mesma coisa ao mesmo tempo – será que vamos fazer isso?”, contou a engenheira americana Fe Seymour, no documentário A Balsa, do cineasta sueco Marcus Lindeen.
Lindeen reuniu os seis participantes do projeto Genovés que ainda estão vivos para compartilhar suas memórias, fotos e filmes em uma reconstituição do experimento.
Em sua ânsia de proteger o projeto, Genovés acabou se comportando como “um ditador”, segundo Björnstam, ao ponto de em determinado momento assumir o comando e se declarar capitão.
“Era difícil suportar sua violência psicológica”, acrescentou o japonês Eisuke Yamaki.
Os participantes imaginaram várias estratégias: desde jogá-lo “acidentalmente” ao mar até injetar drogas que causariam uma parada cardíaca – “com a mão de todos segurando a seringa”.
“Me dava medo pensar que chegaria ao ponto em que faríamos isso. Fiquei assustada. Como estávamos no mar, não é como quando você está em terra: nada era normal.”
“Naquele momento, percebi que tínhamos a capacidade de fazer algo terrível para sobreviver”, lembra Seymourno no documentário A Balsa.
Em terra firme
Mas nada grave aconteceu.
Os problemas com Genovés foram resolvidos diplomaticamente, assim como todas as outras desavenças que haviam tido durante a viagem – diferentemente do que previa o experimento.
Quando a balsa chegou ao México, todos que estavam a bordo – incluindo Genovés – foram mantidos isolados por uma semana e submetidos a uma série de exames com psiquiatras, psicólogos e médicos.
O antropólogo passou por momentos difíceis durante os exames e, depois, com as críticas que foram feitas ao experimento. Mas seguiu em frente com sua carreira de prestígio como antropólogo físico, com suas aventuras flutuantes (mais tarde, navegou sozinho para “conhecer a si mesmo”) e sua farta produção de artigos e livros, entre várias outras coisas.
Para os voluntários, a viagem começou e terminou como uma aventura. Apesar de terem vivido alguns momentos difíceis, não havia desavenças no grupo, muito pelo contrário. Eles criaram um vínculo que se mantém até hoje.
Após pesquisar minuciosamente o caso, o autor do documentário acredita que Genovés poderia ter encontrado parte do que buscava em Acali – mas não exatamente com seus questionários e estratégias.
“Se tivesse ouvido a explicação das pessoas de por que estavam na balsa – Maria fugindo de um marido abusivo, o racismo que Fe tinha sofrido -, ele teria aprendido sobre as consequências da violência e como às vezes podemos superá-la suavizando nossas diferenças”, avaliou Marcus Lindeen em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
Esta reportagem foi publicada originalmente em 2019
Operação da Marinha do Brasil resgata tripulante chinês de navio em alto mar

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH
Noticias5 minutos ago

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região
Internacional14 minutos ago

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones
Política44 minutos ago

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018
Noticias47 minutos ago

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'
Noticias50 minutos ago

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar
Esporte51 minutos ago

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar

Zé Ramalho lembra sucessos e ‘invoca’ Raul Seixas na Festa Junina de Sorocaba
Noticias57 minutos ago

Zé Ramalho lembra sucessos e ‘invoca’ Raul Seixas na Festa Junina de Sorocaba

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Noticias58 minutos ago

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias
Economia60 minutos ago

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias

Trinta e seis ônibus são incendiados em BH e Região Metropolitana de janeiro a julho, dizem empresas do transporte
Noticias1 hora ago

Trinta e seis ônibus são incendiados em BH e Região Metropolitana de janeiro a julho, dizem empresas do transporte

Classificar facções como terrorismo expõe Brasil à intervenção dos EUA
Internacional1 hora ago

Classificar facções como terrorismo expõe Brasil à intervenção dos EUA

Fiscalização nas redes sociais será desafio para eleições, avalia TRE-DF; leia entrevista
Noticias2 horas ago

Fiscalização nas redes sociais será desafio para eleições, avalia TRE-DF; leia entrevista

Mesmo com registro cassado no DF, Dr. Bumbum poderá atender se for solto
Noticias2 horas ago

Mesmo com registro cassado no DF, Dr. Bumbum poderá atender se for solto

Planetário do Rio inscreve para um dia de atividades nas férias
Noticias2 horas ago

Planetário do Rio inscreve para um dia de atividades nas férias

‘Não foi uma fatalidade’, diz viúva de homem morto em acidente no Beach Park
Noticias2 horas ago

‘Não foi uma fatalidade’, diz viúva de homem morto em acidente no Beach Park

Desempregado pedala 20 km e passa 12 horas em fila para concorrer a emprego no interior de SP
Noticias2 horas ago

Desempregado pedala 20 km e passa 12 horas em fila para concorrer a emprego no interior de SP

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira
Noticias2 horas ago

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira

Governo de MG recorre contra decisão que determina pagamento integral aos professores no 5º dia útil
Noticias2 horas ago

Governo de MG recorre contra decisão que determina pagamento integral aos professores no 5º dia útil

União Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030
Internacional2 horas ago

União Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030

Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais populares em Rio Preto e Araçatuba, diz IBGE
Noticias2 horas ago

Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais populares em Rio Preto e Araçatuba, diz IBGE

Justiça nega pedido de revogação de prisão do médico psiquiatra
Noticias2 horas ago

Justiça nega pedido de revogação de prisão do médico psiquiatra

Lula classifica Operação Contenção, no RJ, como “desastrosa”
Política3 horas ago

Lula classifica Operação Contenção, no RJ, como “desastrosa”

Gasto com polícia é quase 5 mil vezes maior do que com ex-presidiários
Noticias3 horas ago

Gasto com polícia é quase 5 mil vezes maior do que com ex-presidiários

Aneel adia avaliação de processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo
Economia3 horas ago

Aneel adia avaliação de processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo

Descarbonização é oportunidade competitiva, dizem executivos | Empresas
Noticias3 horas ago

Descarbonização é oportunidade competitiva, dizem executivos | Empresas

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri