Connect with us

Educação

por que ONU, PT e PSOL são contra

Published

on

por que ONU, PT e PSOL são contra


Os bons resultados das escolas cívico-militares do Brasil se espalham pelo país. Um estudo publicado na revista científica International Journal of Educational Development mostra que a parceria com militares nas escolas estaduais de Goiás trouxe melhor desempenho acadêmico e redução da violência no ambiente escolar. A Secretaria Estadual de Educação do Paraná também afirma que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado — que lidera o ranking do país — é destaque nas instituições que seguem o modelo. Além disso, relatos de Roraima, no Norte do Brasil, apontam que a participação dos militares transformou colégios de áreas que antes eram controladas por facções criminosas, como o PCC.

No entanto, apesar dos resultados, o modelo educacional cívico-militar que se tornou política pública federal na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, foi revogado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023, e tem sido alvo constante de ataques da esquerda. A iniciativa educacional chegou até a receber uma recomendação de fechamento emitida pela Comissão dos Direitos da Criança (CDC) da Organização das Nações Unidas.

A manifestação desse comitê da ONU foi publicada no dia 5 de junho, após um pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Na solicitação enviada ao comitê, deputados psolistas de São Paulo criticaram o projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para implantação de 100 escolas cívico-militares estaduais no segundo semestre deste ano.

De acordo com o site do PSOL, os parlamentares argumentaram que o modelo educacional representaria “violação de direitos fundamentais”, sem especificar as violações. A Gazeta do Povo tentou contato com o partido para obter cópia do pedido encaminhado à ONU, mas não teve retorno.

Já a manifestação do CDC a respeito da solicitação foi realizada publicamente na Revisão Periódica Universal (RPU), documento emitido a cada quatro anos e meio pelo comitê para avaliar as políticas de direitos humanos no Brasil. De acordo com as recomendações, o país deveria proibir a “militarização das escolas públicas” em todos os estados e municípios com base no Decreto 11.611, que revogou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Após Lula assinar esse decreto, em julho de 2023, as escolas do programa perderam o financiamento federal e foram encaminhadas às secretarias estaduais de educação. Ao menos 19 estados do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste decidiram manter o modelo.

“A militarização das escolas públicas em Goiás teve impacto positivo no desempenho dos alunos e na segurança escolar”

Pós-doutor Jevuks Matheus de Araujo, pesquisador responsável pelo estudo sobre as escolas cívico-militares de Goiás

Revista internacional apresenta resultados positivos das escolas cívico-militares

Um desses estados é Goiás, onde uma pesquisa a respeito dos colégios que unem professores e militares na educação foi realizada em 2021 e teve resultados publicados internacionalmente no último mês de maio.

O estudo foi desenvolvido pela equipe do pós-doutor Jevuks Matheus de Araujo, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e abrangeu cerca de 66 mil estudantes de 60 escolas de Goiás entre 2007 e 2020.

Nesse período, segundo a pesquisa, as instituições que aderiram ao modelo cívico-militar tiveram redução de aproximadamente 10% nas taxas de reprovação, melhora de 15 pontos no desempenho em matemática e de 11,6 pontos em português.

Os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também subiram, enquanto a violência no ambiente escolar diminuiu em relação a ameaças contra profissionais, roubos e presença de álcool, drogas e armas entre os estudantes.

“Evidências robustas de que a militarização das escolas públicas em Goiás teve impacto positivo no desempenho dos alunos e na segurança escolar”, afirmou o professor Jevuks, à Gazeta do Povo.

De acordo com ele, o trabalho poderia contribuir para o debate a respeito da gestão militar na educação pública brasileira, mas não foi levado em conta pelos gestores públicos. “Percebo que, no Brasil, é bastante comum que questões ideológicas se sobreponham a fatos e evidências”, disse, ao apontar que, “frequentemente, decisões sobre a criação ou encerramento de programas são tomadas sem o devido embasamento em estudos”.

A prática, segundo o pós-doutor, “subordina a política pública ao interesse eleitoral” e reduz sua efetividade no país. “O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e o debate em torno de sua continuidade ou descontinuidade, bem como a discussão sobre o modelo em estados como São Paulo, são exemplos claros dessa dinâmica.”

São Paulo enfrenta briga judicial para implantar 100 escolas cívico-militares

O modelo paulista de escolas cívico-militares citado pelo pesquisador tem enfrentado dificuldades para sua implantação. Além das críticas de partidos como PSOL — que levou o tema para a ONU —, uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu a lei que instituiu o programa no governo estadual, e o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que pode derrubar a decisão.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) afirma que o processo de adesão ao modelo cívico-militar (foto abaixo, de Marcelo Camargo/Secom) na rede estadual foi conduzido de forma transparente, respeitando integralmente a autonomia das unidades escolares.

São Paulo tenta criar 100 novas escolas cívico-militares (Foto: Marcelo Camargo/Secom de São Paulo)

“A participação das escolas no modelo foi totalmente voluntária”, esclareceu a pasta, pontuando que a mudança não substitui o ensino tradicional, mas oferece uma alternativa baseada no civismo, excelência e respeito às comunidades que manifestam interesse. “É uma medida democrática, já que amplia as possibilidades de escolha dentro da rede pública de ensino”.

Qual é o peso da recomendação do Comitê da ONU?

Questionada a respeito da recomendação do Comitê de Direitos da Criança da ONU, que pede o encerramento total dos colégios cívico-militares, a Seduc-SP preferiu não se manifestar. Segundo a secretaria, o governo estadual segue seu cronograma, e o início das aulas está marcado para 28 de julho.

A decisão parece ter sido tomada devido ao peso da declaração emitida pelo CDC, que não é impositiva, como explica o professor Alexandre Pires, de relações internacionais e economia do Ibmec-SP. Segundo ele, “relatórios de recomendações de comitês da ONU não obrigam os Estados a adotarem as medidas propostas”.

Além disso, o especialista aponta que as sugestões dessa comissão estão distantes da realidade do Brasil, já que o Comitê de Direitos da Criança da ONU é composto por 18 membros, nenhum deles brasileiro, e apenas quatro de países desenvolvidos.

“Isso gera um olhar bem peculiar sobre os vários contextos que o comitê estuda”, afirma Pires, citando que a mesma comissão também quer proibir operações policiais próximas a escolas (foto abaixo, de Lucas Fermin/Seed-PR), “o que evidentemente levaria a criminalidade a operar nessas localidades porque passariam a ser áreas livres de policiamento”, continua.

Escola cívico-militar no Paraná: índices elevados de qualidade educacional (Foto: Lucas Fermin/Seed-PR)

Interesses por trás das críticas ao modelo cívico-militar no Brasil

“Por que, então, a escola cívico-militar tem sido combatida, em especial pelos partidos mais radicais à esquerda?”, questiona o cientista político Marcelo Suano. “Porque eles não querem um controle maior da Polícia Militar em determinadas regiões onde estão essas escolas, em especial nos bolsões das periferias”, responde.

Doutor em ciência política e bacharel em filosofia pela USP, Suano explica que a administração dessas instituições por militares impede, por exemplo, negociações criminosas, desvios de verbas e a cooptação de crianças e adolescentes para o narcotráfico.

Outro motivo para as críticas ao modelo cívico-militar, segundo o especialista, é que a esquerda radical costuma priorizar a formação de militantes em sala de aula com uso de abordagens ideológicas para ensinar História, Geografia e até problemas simples de matemática. “E isso não é um grito de revolta ou da oposição, mas é fato”, revela o professor, que já presenciou aulas assim.

“É importante frisar que eles apresentam o crime organizado, não como crime, mas como manifestação da sociedade civil revoltada com a condição de ter sido excluída por uma sociedade capitalista”, acrescenta, ao citar que o objetivo dos modelos educacionais para a militância é mostrar uma sociedade dividida em classes, que precisa superar o capitalismo.

“Ou seja, eles não querem o crescimento econômico dessas crianças, e essa é justamente a razão pela qual o modelo da escola cívico-militar faz tanto sucesso”, aponta. “Ela dá oportunidade para essas crianças poderem trabalhar, serem respeitadas e entrarem na sociedade como verdadeiros cidadãos”, finaliza.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda
Noticias36 minutos ago

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Ocupação hoteleira para o carnaval no Rio está em 83,70%
Economia46 minutos ago

Ocupação hoteleira para o carnaval no Rio está em 83,70%

Conciliação sobre greve de ônibus em São Luís termina em impasse
Noticias2 horas ago

Conciliação sobre greve de ônibus em São Luís termina em impasse

Thiago Pethit celebra ‘sonho realizado’ com edição de álbum com a trilha que compôs para o thriller gay ‘Ato noturno’
Entretenimento2 horas ago

Thiago Pethit celebra ‘sonho realizado’ com edição de álbum com a trilha que compôs para o thriller gay ‘Ato noturno’

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
Economia2 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Noticias3 horas ago

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

BC aperta regras de provedores de TI para instituições financeiras
Economia3 horas ago

BC aperta regras de provedores de TI para instituições financeiras

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães
Noticias4 horas ago

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Economia4 horas ago

Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Paulo Augusto é desclassificado do ‘BBB 26’
Entretenimento4 horas ago

Paulo Augusto é desclassificado do ‘BBB 26’

Inmet emite alerta laranja para tempestades no país até sábado
Noticias5 horas ago

Inmet emite alerta laranja para tempestades no país até sábado

Tesouro Nacional lança novo título público em março
Economia5 horas ago

Tesouro Nacional lança novo título público em março

TSE recebe até esta sexta sugestões para regras das eleições 2026
Noticias6 horas ago

TSE recebe até esta sexta sugestões para regras das eleições 2026

Taxa média de desemprego fica em 5,6% em 2025, o menor patamar desde o início da série histórica, diz IBGE
Economia6 horas ago

Taxa média de desemprego fica em 5,6% em 2025, o menor patamar desde o início da série histórica, diz IBGE

Família cobra extradição de brasileiro detido pelo ICE nos EUA
Internacional6 horas ago

Família cobra extradição de brasileiro detido pelo ICE nos EUA

Brasil enfrenta Peru para avançar à final da Copa América de futsal
Esporte6 horas ago

Brasil enfrenta Peru para avançar à final da Copa América de futsal

Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara: 'Mamãe, achei que tivéssemos tempo'
Entretenimento6 horas ago

Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara: 'Mamãe, achei que tivéssemos tempo'

Vídeo de árvore ‘explodindo’ em nevasca nos EUA foi feito com IA
Noticias7 horas ago

Vídeo de árvore ‘explodindo’ em nevasca nos EUA foi feito com IA

Gilberto Gil encerra a turnê ‘Tempo rei’ em março, em São Paulo, com show em que receberá a família musical no palco
Entretenimento7 horas ago

Gilberto Gil encerra a turnê ‘Tempo rei’ em março, em São Paulo, com show em que receberá a família musical no palco

Governo federal e Sesi ampliam oferta de cuidotecas no país
Noticias7 horas ago

Governo federal e Sesi ampliam oferta de cuidotecas no país

Quem é Kevin Warsh, indicado para comandar o Federal Reserve
Economia7 horas ago

Quem é Kevin Warsh, indicado para comandar o Federal Reserve

Catherine O’Hara: relembre a carreira da atriz em fotos
Entretenimento8 horas ago

Catherine O’Hara: relembre a carreira da atriz em fotos

Programa Brasil no Mundo, da TV Brasil, debate 1° ano do governo Trump
Noticias8 horas ago

Programa Brasil no Mundo, da TV Brasil, debate 1° ano do governo Trump

Consumo das famílias compensa juros e leva desemprego ao menor nível
Economia8 horas ago

Consumo das famílias compensa juros e leva desemprego ao menor nível

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE
Internacional8 horas ago

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri