Connect with us

Noticias

Mulheres pressionam Corte equatoriana para descriminalizar aborto

Published

on

Mulheres pressionam Corte equatoriana para descriminalizar aborto


Movimento sociais e organizações que defendem os direitos das mulheres pressionam a Corte Constitucional do Equador para que o aborto deixe de ser considerado crime no país. As organizações pedem a apreciação de uma ação apresentada em 2024 pela descriminalização do aborto. 

Atualmente, o aborto é permitido no Equador apenas quando a gravidez representa risco para a saúde da mulher, quando não há outra alternativa e nos casos de estupro. A pauta, no entanto, enfrenta resistência sobretudo religiosa e conservadora, uma vez que a maior parte da população do país é católica.

Em 19 de março do ano passado, organizações da sociedade civil apresentaram à Corte Constitucional uma ação de inconstitucionalidade referente ao Artigo 149 do Código Orgânico Integral Penal. O artigo vigente estabelece pena de um a três anos de prisão para pessoas que realizarem aborto em mulheres, mesmo de forma consentida. Para as mulheres que se submeterem ao aborto, a pena é de seis meses a dois anos de reclusão.

Segundo a mesma legislação, o aborto já é permitido em casos em que a gravidez represente risco para a vida ou a saúde da mulher e se esse risco não puder ser evitado de outra forma. O aborto em casos de estupro passou a ser permitido pela Corte em 2021 e, em 2022, foi regulamentado pela Assembleia Nacional do Equador. Até então, era permitido apenas o aborto em casos de estupro de mulheres com deficiência mental.

“Este é um crime que está previsto na nossa legislação desde 1872. Evidentemente, com uma constituição que não garantia a igualdade às mulheres, não tínhamos os mesmos direitos dos homens, estávamos em uma situação de subordinação jurídica e um dos resíduos que foram mantidos é este: a criminalização do aborto de mulheres que decidem abortar e de profissionais que ajudam as mulheres”, diz a advogada, mestre em direitos humanos e coordenadora da Aliança pelos Direitos Humanos do Equador, Vivian Idrovo. A Aliança reúne 14 organizações da sociedade civil equatoriana.

Um ano após ser apresentada à Corte Constitucional, a ação ainda não foi analisada. Para entidades que defendem a pauta, a descriminalização é urgente para garantir os direitos das mulheres. “É um crime arcaico, um crime que nasce com uma Constituição autoritária”, diz Vivian Idrovo.


Rio de Janeiro – 04/04/2025 Movimento sociais e organizações que defendem os direitos das mulheres no Equador pressionam a Corte Constitucional do país para que o aborto deixe de ser considerado crime. ( Na foto, Vivian Idrovo).  Divulgação/ Trenza Gestora Comunicacional, Justa Libertad
Rio de Janeiro – 04/04/2025 Movimento sociais e organizações que defendem os direitos das mulheres no Equador pressionam a Corte Constitucional do país para que o aborto deixe de ser considerado crime. ( Na foto, Vivian Idrovo).  Divulgação/ Trenza Gestora Comunicacional, Justa Libertad

Crime é arcaico, está na Constituição desde 1872, diz a advogada Vivian Idrovo – Foto:  Divulgação/Trenza  Gestora  Comunicacional,  Justa  Libertad

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 25 milhões de abortos inseguros ocorrem a cada ano em todo o mundo. A OMS estima que, a cada ano, entre 4,7% e 13,2% das mortes maternas ocorrem em consequência de abortos inseguros.

Há ainda uma diferença entre a situação socioeconômica dos países. Nas regiões desenvolvidas, estima-se que para cada 100 mil abortos inseguros ocorram 30 mortes, enquanto nas regiões em desenvolvimento, esta proporção sobe para 220 mortes por 100 mil abortos inseguros.

Dados oficiais compilados pelas organizações equatorianas mostram que, no país, nos últimos dez anos, 493 pessoas foram criminalizadas pela prática de aborto, das quais 21% eram meninas e adolescentes na faixa etária entre 12 e 17 anos. A maioria, 48%, tinha idade entre 18 e 29 anos e 14% estavam na faixa entre 30 e 64 anos.

Manifestações

Diante de tal situação, no dia 19 de março, as organizações sociais tomaram as ruas de cidades como a capital, Quito; Lago Agrio; Imbabura; Esmeraldas; El Oro; Cuenca; Guayaquil; Loja e São Cristóvão, no Arquipélago de Galápagos, pedindo que o aborto seja descriminalizado no país.

As 168 cartas reunidas nessas manifestações foram encaminhadas à Corte Constitucional, e eram tanto de pessoas que passaram por abortos quanto daquelas que acompanharam quem esteve nessa situação. Os relatos são de mulheres de diferentes idades e etnias. O número representa as 168 mulheres que abortam ilegalmente no país todos os dias, de acordo com estimativa da OMS.  

“Cento e sessenta e oito mulheres, seus relatos, sua urgência, seus problemas, suas dores e os riscos que estão correndo, que existem a cada dia”, diz Vivian Idrovo. “Queremos dizer à Corte que é urgente, que tem que acelerar essa causa, esse trâmite. Que não passem cinco anos, que não passem 10 anos sem apreciá-la, porque é urgente. Os direitos das mulheres são direitos humanos e, se não são garantidos, geram graves consequências.”

Segundo a advogada, os relatos das cartas têm em comum o medo de fazer o procedimento de forma clandestina. As pessoas que compartilharam as histórias dizem que não se arrependeram e que não teriam condições de agir de outra forma.

Uma das cartas traz a história de uma jovem que acabava de terminar a universidade quando conheceu um rapaz. Ele mentiu para ela sobre ter feito vasectomia e não quis tomar os cuidados necessários para prevenir uma gravidez. Quando descobriu que estava grávida, a jovem se desesperou e decidiu abortar porque não tinha condições de criar uma criança.  

“Depois do aborto, um mar de emoções me cercou, mas, no fundo do meu coração, eu tinha certeza de que tinha feito a coisa certa. Mesmo assim, viver numa sociedade que te julga, que te aponta, que te chama de assassina sem saber nada sobre você, tornou tudo ainda mais difícil. Vi comentários, ouvi opiniões e senti que cada palavra de ódio era dirigida a mim. Que eles estavam apontando o dedo para mim. E o pior foi o medo. Medo de falar. Medo de que alguém descobrisse. Medo de, a qualquer momento, ser acusada de um crime por ter tomado uma decisão sobre meu próprio corpo. E esse medo ainda não desapareceu”, relata a jovem, que não é identificada.

Ela faz um pedido: “Estimada Corte, falo por mim e por todas as mulheres que passaram por isso. Pedimos que o aborto seja descriminalizado. Não queremos que outras experimentem o que nós vivemos: o medo, a culpa imposta, o perigo de morrer fazendo-o em segredo. Criminalizar o aborto não impede que ele aconteça. Apenas faz com que isso aconteça em condições mais cruéis, mais injustas e mais desumanas”.

Situação no Brasil

A discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil tem semelhanças com o que está ocorrendo no Equador. Também no Brasil, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que pede a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação, está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O cenário brasileiro está um pouco conturbado. Hoje o Supremo está muito pressionado”,  diz a professora associada de Direito Penal e Criminologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ] Luciana Boiteux, uma das signatárias da ADPF. “Sempre que o Supremo está muito em voga e pressionado por outras pautas, fica difícil pautar direitos sexuais e reprodutivos das mulheres porque é um tema por si só polêmico. Acho difícil fazer qualquer previsão sobre esse tema”, acrescenta.  

No Brasil, o Código Penal proíbe o aborto, exceto em casos de estupro, de risco à vida da mãe e em casos de anencefalia, ou seja, malformação que impede o desenvolvimento do cérebro. A pena é de um a três anos para mulheres que decidem abortar e de um a quatro anos para os profissionais que realizam o procedimento. 

A questão é foco de disputa no Brasil. Alas conservadoras do Congresso Nacional chegaram a votar no Parlamento uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com as possibilidades de aborto autorizadas no Brasil. A PEC tramita na Câmara dos Deputados.

“A questão no mundo todo é uma questão de saúde pública, mas especificamente no Brasil, que a gente vê um número muito alto de mortes maternas que são mortes evitáveis, ou seja, de mulheres que não têm condições de ter filho e que não tiveram acesso a um aborto legal e seguro e acabam por isso morrendo, por uma conduta que não deveria nem ser crime”, defende Luciana.

Para ela, olhar para experiências de outros países e debater abertamente o assunto é importante. “Hoje esse tema é discutido abertamente. E, com isso, consegue-se  também sensibilizar as pessoas.”

*Colaborou Leonardo Vieira, do Serviço de Língua Estrangeira, que conferiu e traduziu as declarações feitas em espanhol

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monja Coen e Gustavo Arns dizem que felicidade está ligada à espiritualidade: ‘Um dos aspectos que nos torna felizes’ | São José do Rio Preto e Araçatuba
Noticias10 minutos ago

Monja Coen e Gustavo Arns dizem que felicidade está ligada à espiritualidade: ‘Um dos aspectos que nos torna felizes’ | São José do Rio Preto e Araçatuba

Governo do Brasil vai recorrer de negativa de extradição de Oswaldo Eustáquio | Blog da Daniela Lima
Política12 minutos ago

Governo do Brasil vai recorrer de negativa de extradição de Oswaldo Eustáquio | Blog da Daniela Lima

Ataque de Israel mata 10 da mesma família em Gaza, incluindo crianças, diz governo do Hamas | Mundo
Internacional13 minutos ago

Ataque de Israel mata 10 da mesma família em Gaza, incluindo crianças, diz governo do Hamas | Mundo

Mais de 48 mil veículos devem passar pela Mogi-Bertioga durante os feriados de Páscoa e Tiradentes
Noticias23 minutos ago

Mais de 48 mil veículos devem passar pela Mogi-Bertioga durante os feriados de Páscoa e Tiradentes

Chocolate x 'produto sabor chocolate': saiba identificar as diferenças
Economia53 minutos ago

Chocolate x 'produto sabor chocolate': saiba identificar as diferenças

Clínicas de estética no litoral de SP apostam em tratamentos com chocolate para atrair clientes na Páscoa | Santos e Região
Noticias1 hora ago

Clínicas de estética no litoral de SP apostam em tratamentos com chocolate para atrair clientes na Páscoa | Santos e Região

Câmara aprova pena maior para injúria racial contra mulheres e idosos
Política1 hora ago

Câmara aprova pena maior para injúria racial contra mulheres e idosos

Ataque russo no sudeste da Ucrânia mata 3 e deixa 30 feridos
Internacional1 hora ago

Ataque russo no sudeste da Ucrânia mata 3 e deixa 30 feridos

Cena de Satanás dialoga com atualidade na Paixão de Cristo de Piracicaba: ‘de um jeito que o público não costuma ver’, diz diretor | Piracicaba e Região
Noticias1 hora ago

Cena de Satanás dialoga com atualidade na Paixão de Cristo de Piracicaba: ‘de um jeito que o público não costuma ver’, diz diretor | Piracicaba e Região

'Bullying', unilateralismo e ameaça à paz: os argumentos da China pra levar para a ONU a conduta do governo Trump no tarifaço
Economia2 horas ago

'Bullying', unilateralismo e ameaça à paz: os argumentos da China pra levar para a ONU a conduta do governo Trump no tarifaço

Empresas são condenadas a indenizar mergulhador que perdeu movimentos das pernas e braços em acidente | Santos e Região
Noticias2 horas ago

Empresas são condenadas a indenizar mergulhador que perdeu movimentos das pernas e braços em acidente | Santos e Região

PF ouve diretor-geral e ex-número 2 da Abin nesta quinta sobre suspeitas de espionagem ilegal | Política
Política2 horas ago

PF ouve diretor-geral e ex-número 2 da Abin nesta quinta sobre suspeitas de espionagem ilegal | Política

Governo Trump aumenta controle sobre ‘cercadinho’ da Casa Branca e abre espaço para Youtubers pró-governo, diz jornal | Mundo
Internacional2 horas ago

Governo Trump aumenta controle sobre ‘cercadinho’ da Casa Branca e abre espaço para Youtubers pró-governo, diz jornal | Mundo

Alunas de medicina denunciadas por família de jovem transplantada são ouvidas pela polícia de SP, e inquérito por injúria é concluído | São Paulo
Noticias2 horas ago

Alunas de medicina denunciadas por família de jovem transplantada são ouvidas pela polícia de SP, e inquérito por injúria é concluído | São Paulo

Com tarifaço, Brasil pode ser grande destino de produtos chineses, mas precisará de preparo | Economia
Economia3 horas ago

Com tarifaço, Brasil pode ser grande destino de produtos chineses, mas precisará de preparo | Economia

Trio é preso suspeito de roubar farmácias em Jundiaí
Noticias3 horas ago

Trio é preso suspeito de roubar farmácias em Jundiaí

Em meio ao 'tarifaço' de Trump, governo Lula enviará comitiva a três países da Europa para tentar ampliar relações comerciais
Política3 horas ago

Em meio ao 'tarifaço' de Trump, governo Lula enviará comitiva a três países da Europa para tentar ampliar relações comerciais

Compra de carro de luxo e análise de operações financeiras: polícia italiana detalha como prendeu brasileiro procurado pela Interpol | São Paulo
Internacional3 horas ago

Compra de carro de luxo e análise de operações financeiras: polícia italiana detalha como prendeu brasileiro procurado pela Interpol | São Paulo

Saiba quem era Lucas Baldim, jovem que morreu em grave acidente com caminhão na SP-201 | São Carlos e Araraquara
Noticias3 horas ago

Saiba quem era Lucas Baldim, jovem que morreu em grave acidente com caminhão na SP-201 | São Carlos e Araraquara

Sexta-feira Santa e Tiradentes: vai trabalhar no feriado? Conheça os seus direitos
Economia4 horas ago

Sexta-feira Santa e Tiradentes: vai trabalhar no feriado? Conheça os seus direitos

Polícia Civil de SP indicia PMs por estupro de vulnerável de jovem dentro de viatura | Carnaval 2025 em São Paulo
Noticias4 horas ago

Polícia Civil de SP indicia PMs por estupro de vulnerável de jovem dentro de viatura | Carnaval 2025 em São Paulo

Aliados de Motta dizem que cassação de Glauber Braga é ‘desproporcional’, mas que deputado ‘não se ajuda’ | Política
Política4 horas ago

Aliados de Motta dizem que cassação de Glauber Braga é ‘desproporcional’, mas que deputado ‘não se ajuda’ | Política

Quem é a ex-primeira-dama condenada por corrupção que ganhou asilo no Brasil
Internacional4 horas ago

Quem é a ex-primeira-dama condenada por corrupção que ganhou asilo no Brasil

O que é o Tríduo Pascal, celebrado pela Igreja Católica a partir desta quinta-feira | Vale do Paraíba e Região
Noticias4 horas ago

O que é o Tríduo Pascal, celebrado pela Igreja Católica a partir desta quinta-feira | Vale do Paraíba e Região

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos ‘populares’ nos EUA | Agronegócios
Economia5 horas ago

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos ‘populares’ nos EUA | Agronegócios

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional8 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional8 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional8 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional8 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional8 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento8 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política5 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional7 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional7 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional7 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional7 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento7 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento7 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento7 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional7 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional7 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional7 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional7 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional7 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte5 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia3 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage
Economia4 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage