Published
11 horas agoon
By
A nova cratera se abriu na manhã de quinta-feira (20) e, desde então, três casas foram interditadas. O local tem histórico de problemas. Cratera no Jardim Mourisco, em Taubaté, aumenta e engole muro e poste
Rauston Naves/TV Vanguarda
A cratera do bairro Jardim Mourisco, em Taubaté, aumentou e engoliu um muro e um posto do local. A Defesa Civil da cidade interditou mais uma casa – a terceira – após a abertura da nova. A última interdição aconteceu nesta sexta-feira (21).
A cratera foi aberta após o asfalto da avenida Santina Alvissus Fernandes – que tem histórico de problemas – ceder, por volta das 6h de quinta-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A casa que fica em frente ao buraco foi totalmente interditada, e um casal de idosos que mora nela precisou deixar o local. Depois, um imóvel foi interditado parcialmente.
Na tarde de sexta, uma terceira casa foi interditada. Segundo a Defesa Civil, os moradores do terceiro imóvel interditado foram para a casa de parentes.
“Enquanto não terminarem as obras de recuperação da rua, as três casas vão continuar interditadas, para resguardar e garantir a integridade física dos moradores”, informou a prefeitura neste sábado (22).
Nova cratera se abre no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté, e interdita casa de idosos
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
Conclusão das obras
Na sexta-feira (21), a Prefeitura de Taubaté informou que as obras da nova cratera devem ser concluídas em cerca de dois meses.
Em entrevista à TV Vanguarda, o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos de Taubaté, Oliveira Neto explicou que não há previsão de interdição de novas casas.
“Nós estamos fazendo uma estabilização nas laterais do buraco, para que ele não aumente. A partir daí, vai fazer a recuperação. Vamos abrir a tubulação para ver o que foi danificado efetivamente, para fazer a substituição e arrumar o local definitivamente”, disse.
Cratera leva à interdição de mais uma casa no Mourisco, em Taubaté
O vice-prefeito afirmou ainda que as obras devem ser concluídas em cerca de dois meses. A prefeitura aguarda a compra de materiais, que também serão usados nas obras de outra cratera da cidade, no bairro Estiva.
“Ainda estamos aguardando a licitação da avenida Antônio Philadelpho Pinto, na Estiva. Lá a gente não pôde fechar o buraco e finalizar, pois houve a necessidade da aquisição de um grande número de tubulação de concreto. Então abrimos uma licitação, pois não havia a pronta entrega (o material). A licitação foi aberta, deve ser finalizada até o início de março e vai ter o prazo de entrega do material. A partir daí, a gente vai arrumar os dois locais ao mesmo tempo.”
“Eu acredito que a gente consiga finalizar em dois meses, aproximadamente”, concluiu.
Em 2023, uma outra grande cratera se abriu na avenida Santina Alvissus Fernandes. Nove famílias precisaram deixar as casas na ocasião. A avenida está interditada.
Nova cratera se abre no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté, e interdita casa de idosos
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina